São José do Egito: Romério Guimarães mantém pré-candidatura a prefeito
Por André Luis
Nesta segunda-feira (01/04), a cena política em São José do Egito se agitou com o anúncio do ex-prefeito Romério Guimarães, que utilizou suas redes sociais para reafirmar sua pré-candidatura à prefeitura da cidade. A declaração veio logo após o anúncio da aliança entre Fredson e Zé Marcos, divulgada no domingo (31/03).
Sua postura evidencia uma cisão dentro das forças opositoras do município. “Sou pré-candidato a prefeito de São José do Egito pelo Solidariedade 77”, afirmou o ex-prefeito.
A manutenção da pré-candidatura de Romério Guimarães é vista como um desafio para as oposições da cidade, uma vez que sua presença na corrida eleitoral tende a dividir a base opositora. A disputa interna entre os pré-candidatos pode gerar um cenário de fragmentação política, o que pode impactar no resultado final das eleições.
Com a definição de Romério Guimarães em seguir adiante com sua pré-candidatura, São José do Egito se prepara para um cenário político ainda mais complexo e acirrado nas próximas semanas. Resta agora aguardar os desdobramentos dessa disputa que promete ser intensa e marcada por reviravoltas.
O vereador Luciano Pacheco conseguiu a façanha de mudar de posição duas vezes na cidade de Arcoverde, uma das mais importantes do Sertão. Ligado anteriormente ao grupo de Zeca e Júlio Cavalcanti, abandonou o palanque da prefeita Madalena Brito, com a esperança de que fosse ungido à condição de candidato a prefeito pelos irmãos. No […]
O vereador Luciano Pacheco conseguiu a façanha de mudar de posição duas vezes na cidade de Arcoverde, uma das mais importantes do Sertão.
Ligado anteriormente ao grupo de Zeca e Júlio Cavalcanti, abandonou o palanque da prefeita Madalena Brito, com a esperança de que fosse ungido à condição de candidato a prefeito pelos irmãos. No afã de conseguir a indicação, passou pelo menos dois anos sendo um dos mais ferrenhos opositores à gestão municipal. Criticava sem piedade.
Veio a escolha de Nerianne Cavalcanti, esposa de Zeca, para sucessão municipal. Bastou isso para nova guinada do parlamentar. Zeca voltou a migrar para a base governista e agora é só elogios à gestão socialista.
Luciano já declarou guerra contra a candidatura de Neryane. “Farei um trabalho combativo firme e forte, mostrando a verdade, porque não admito imposição de quem quer que seja. Na política todo processo de escolha passa por uma discussão”, finalizou.
Seu discurso virou do tipo “o que eu falei da gestão era verdade, depois passou a não ser mais, agora virou de novo”. Coisas da política.
O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) esteve neste domingo (29) em mais uma agenda pelo Sertão pernambucano. Em Santa Filomena, na região do Araripe, o deputado participou da entrega para a população de uma máquina retroescavadeira e um caminhão caçamba, ambos conquistados através de emendas do parlamentar pernambucano. Pela cidade, o deputado federal viabilizou a […]
O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) esteve neste domingo (29) em mais uma agenda pelo Sertão pernambucano. Em Santa Filomena, na região do Araripe, o deputado participou da entrega para a população de uma máquina retroescavadeira e um caminhão caçamba, ambos conquistados através de emendas do parlamentar pernambucano.
Pela cidade, o deputado federal viabilizou a construção de aguadas, a aquisição de ambulâncias e kits odontológicos, articulações para a conclusão de obras de recapeamento asfáltico e calçamento e para a instalação de balsa flutuante no Açude do Governo, um dos principais mananciais do município, entre outros avanços.
Mais cedo, o deputado esteve com a prefeita Josimara Cavalcanti e aliados, em Dormentes, no Sertão do São Francisco, para prestigiar o aniversário da cidade.
Deputado falou das cidades onde tem base no Pajeú e disse que não tem pretensões por hora de disputar mandato federal A Quarta com Live do Blog ouviu o Deputado Estadual Clodoaldo Magalhães (PSB), Primeiro Secretário da Assembleia Legislativa sobre vários temas. Sobre a retomada gradual das atividades em Pernambuco, disse estar esperançoso e atento […]
Deputado falou das cidades onde tem base no Pajeú e disse que não tem pretensões por hora de disputar mandato federal
A Quarta com Live do Blog ouviu o Deputado Estadual Clodoaldo Magalhães (PSB), Primeiro Secretário da Assembleia Legislativa sobre vários temas.
Sobre a retomada gradual das atividades em Pernambuco, disse estar esperançoso e atento ao comportamento que a população vai ter. “Tudo depende muito da consciência que a população vai ter. A retomada precisa ser muito cuidadosa. A consciência das pessoas em manter os protocolos, como também empresários e lojistas”.
Falou também de questões regionais, principalmente nos municípios onde foi votado. Sobre a decisão de Mario Viana, que se afastou da política em Ingazeira, disse lamentar mas respeitar a posição dele. “Ele já vinha se inclinando e demonstrando essa tendência”.
Sobre Tabira, lamentou o movimento do PSB que vai para o palanque do PT, provavelmente indicando a vice. “Infelizmente o movimento do PSB em uma cidade não é dissociado do Estado. Dinca arregaçou as mangas para apoiar Paulo Câmara, mesmo com o PSB atrapalhando a eleição de Nicinha com a terceira via. Natural seria o PSB não atrapalhar e ajudar a vida dele. Mas governar o estado a 16 anos tem implicações”.
Ele sinalizou que Nicinha deve ser a candidata ao tratar do projeto do grupo. “Com Nicinha sendo candidata a prefeita a gente vai poder ajudar muito”. Depois, alertado que Dinca apesar das implicações jurídicas diz que pode ser o nome, minimizou dizendo que qualquer um tem boas chances. “Não faz muita diferença”.
Ele foi provocado sobre a possibilidade de os petebistas que o apoiam, Sávio Torres e Tássio Bezerra, migrarem para o bloco governista. “Com Sávio temos tendado construir uma relação administrativa. A relação política é algo natural. Estamos construindo essa ponte, desburocratizando essa relação, trazendo emendas. A aproximação política é um processo natural”. Sobre Tássio, lembrou que ele não vai mais à reeleição, como médico de uma carreira que será retomada. “Vamos estar juntos para aproximá-lo desse caminho do socialismo. Ele já testou os caminhos alternativos”.
Sobre São José do Egito, elogiou o prefeito Evandro Valadares, a quem chamou de uma figura “extremamente forte, de um coração generoso”. Falou de demandas para o município em que tem trabalhado com o gestor, citando manutenção do Hospital Maria Rafael de Siqueira, reforma da rodoviária, contrapartida para asfaltar as ruas com a Usina de Asfalto, recursos do FEM para destravar calçamento, quadras cobertas. Apesar do cenário de eleições equilibradas, defendeu o socialista. “Quem faz o coreto na hora do pega pra capar as pessoas enxergam isso”.
Perguntado sobre a disputa entre criador e criatura em Solidão, com o embate entre Djalma Alves e Cida Oliveira, defendeu o prefeito aliado e indiretamente criticou a atitude da ex-socialista. “Às vezes se mistura do que é pessoa e instituição. É muito comum apoiar um candidato, se achar dono do povo e depois ter ciúmes e querer continuar mandando, se achando dono dos votos, a própria municipalidade”, dizendo ser uma analise genérica.
Magalhães defendeu um projeto alternativo para as eleições desse ano com uma dilatação pequena de mandatos e depois ciclos de cinco anos. “Passaríamos a ter coincidência de mandatos. Dava segurança. O PSB defende e eu também”.
Ele negou que o PSB viva uma fadiga de material político em Pernambuco. “Só considero que há fadiga de material quando a gente consegue ver projetos alternativos seguros em que as pessoas confiem. Só haveria essa discussão se víssemos uma alternativa.
O Deputado prometeu se empenhar pelas estradas da região, dizendo ser cobrado por lideranças do Pajeú, bem como pelo Aeroporto de Serra Talhada e outras demandas. Ainda se disse preocupado com o aparelhamento militar do governo Bolsonaro. “É uma maneira intimidatória de gerir. É um filme de terror”.
Sobre o governo Paulo Câmara, disse que não é um momento fácil pelo momento fiscal. “Quando a gente vinha saindo da recessão entramos em uma recessão mais dramática. Não é simples passar o que ele tá passando”. Sobre as operações da PF, inclusive em Pernambuco, disse que a Alepe tem acompanhado. “Tudo isso tem que ser investigado e só podemos formar opinião quando as investigações forem concluídas”.
Perguntado sobre sua projeção política, afirmou que não passa por sua cabeça disputar um mandato de Deputado Federal. “Eu tenho tido um desafio muito grande de desempenhar um mandato estadual e conduzir a Primeira Secretaria da Alepe. Já é um desafio muito grande. Não tô planejando nada diferente de concluir esse mandato e por minhas conversas com o Pai, continuar esse mandato”. Veja abaixo, na IGTV do nosso Instagram:
A Prefeitura de Ingazeira, sob a gestão do prefeito Luciano Torres, anunciou a adesão oficial ao Selo UNICEF, iniciativa que reconhece o esforço de municípios na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Com a adesão, o município se compromete a implementar ações voltadas ao fortalecimento do acesso à saúde, à educação, à […]
A Prefeitura de Ingazeira, sob a gestão do prefeito Luciano Torres, anunciou a adesão oficial ao Selo UNICEF, iniciativa que reconhece o esforço de municípios na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Com a adesão, o município se compromete a implementar ações voltadas ao fortalecimento do acesso à saúde, à educação, à proteção contra a violência e à promoção da participação infantil na comunidade.
“A nossa gestão está empenhada em construir um ambiente mais acolhedor e seguro para nossas crianças e adolescentes. Acreditamos que, investindo em suas vidas, estamos garantindo um futuro de oportunidades e esperança para toda a sociedade”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Iara Pires.
O prefeito Luciano Torres destacou a parceria com o UNICEF e agradeceu pelo apoio. “Essa adesão é um passo fundamental para que possamos ampliar as ações de proteção e promoção dos direitos das nossas crianças, fortalecendo as políticas públicas voltadas para eles”, declarou.
A iniciativa integra o conjunto de políticas públicas da administração municipal com foco na garantia de direitos e na promoção do desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.
No levantamento de maio, o Paraná Pesquisa divulgou também a avaliação e aprovação da administração Paulo Câmara no Estado de Pernambuco. O número é acompanhado pelos candidatos e eleitores para medir se o mandatário será um bom cabo eleitoral ou não. De acordo com o Paraná Pesquisa, a gestão Paulo Câmara conseguiu piorar a avaliação […]
No levantamento de maio, o Paraná Pesquisa divulgou também a avaliação e aprovação da administração Paulo Câmara no Estado de Pernambuco. O número é acompanhado pelos candidatos e eleitores para medir se o mandatário será um bom cabo eleitoral ou não.
De acordo com o Paraná Pesquisa, a gestão Paulo Câmara conseguiu piorar a avaliação negativa entre os eleitores, em relação a maio.
Na primeira medição, de março, a desaprovação era de 62,8%. Neste levantamento de agora, a desaprovação chegou aos 67,3% dos entrevistados. Quem aprova, soma 27,7%. Outros 5% informaram que não sabiam ou não opinaram.
Por faixas de idade, a maior rejeição está no público entre 35 e 44 anos de idade, quando a reprovação chega a 74%. Entre as pessoas com 25 e 34 anos, os mais jovens, a reprovação bate nos 73,8% dos entrevistados.
E Bolsonaro? O levantamento divulgado nesta manhã não apresenta a avaliação do governo federal, em relação ao mesmo tema. O blog de Jamildo pediu os números em relação ao governo Federal. O Paraná Pesquisa prometeu divulgar à tarde.
Você precisa fazer login para comentar.