Notícias

São José do Egito realizou I Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Por Nill Júnior

DSCN6243

A Diretoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMPED, realizou nesta quarta-feira, 14 de outubro, a I Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com o tema: “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”. Esta audiência foi realizada no Centro de Inclusão Digital com a participação de professores, seguimentos da sociedade, alunos e pessoas com deficiência.

Na abertura da I Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência o participante Glauber de Lima, Vice Presidente do COMPED participou com a declamação de sonetos e estrofes poéticas. O Prefeito Romério Guimarães destacou, segundo nota, as ações realizadas no município voltadas para atender a acessibilidade.

A cidade tem aproximadamente três mil e quinhentas pessoas com alguma deficiência, segundo levantamento, para atender as necessidades destas pessoas São José do Egito foi a cidade pioneira no Pajeú na criação da Diretoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Esta conferência teve a participação de Sérgio Diego, representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência que ministrou palestra a cerca do tema exposto.

A professora Margarida Silva diretora municipal e presidente do conselho da pessoa com deficiência esteve a frente dos trabalhos desta primeira conferência municipal, que escolheu delegados para participarem da V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Estiveram também presentes a Secretária de Educação Acidália Pessoa, a Secretária de Ação Social Sandra Lima, onde estas secretarias municipais atuam em conjunto na Diretoria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Secretário de Cultura João Carlos Rocha.

Outras Notícias

Tuparetama: PT defende candidaturas proporcionais em 2019

Blog do Tácio Representantes e filiados do PT de Tuparetama reuniram-se na  manhã deste domingo para um café da manhã em que o cardápio principal foi o  diálogo acerca dos rumos da sigla partidária no município e sobre como o partido vem se organizando a nível local. A conversa girou em torna das questões sobre […]

Blog do Tácio

Representantes e filiados do PT de Tuparetama reuniram-se na  manhã deste domingo para um café da manhã em que o cardápio principal foi o  diálogo acerca dos rumos da sigla partidária no município e sobre como o partido vem se organizando a nível local.

A conversa girou em torna das questões sobre as próximas ações e as pretensões do PT para 2020.

O partido quer apresentar um projeto para 2020. Dentre os nomes, o de Josivan Antonio, atual presidente do PT de Tuparetama, para possível candidato a vereador.

Quanto a possíveis alianças para a chapa majoritária (prefeito e vice) o presidente afirmou que já recebeu uma proposta, mas  o coletivo dos filiados e filadas optou por  fazer uma análise criteriosa de todas as propostas que possam surgir e não tomar nenhuma decisão precipitada.

Em Paudalho, Governo de Pernambuco inaugura 30º Escola Técnica Estadual

A unidade será a terceira da Mata Norte, fortalecendo o ensino profissional em 17 municípios da região O governador Paulo Câmara entregou, na manhã desta quarta-feira (24.02), a 30° unidade de ensino técnico de Pernambuco. Localizada no município de Paudalho, na Mata Norte, a escola também vai fortalecer a rede pública profissional na região, que […]

Foto: Wagner Ramos/Sei
Foto: Wagner Ramos/Sei

A unidade será a terceira da Mata Norte, fortalecendo o ensino profissional em 17 municípios da região

O governador Paulo Câmara entregou, na manhã desta quarta-feira (24.02), a 30° unidade de ensino técnico de Pernambuco. Localizada no município de Paudalho, na Mata Norte, a escola também vai fortalecer a rede pública profissional na região, que já conta com outras duas unidades – uma em Goiana e a outra em Timbaúba. Além de atender os moradores de Paudalho, a Escola Técnica Estadual (ETE) Senador Wilson Campos vai beneficiar estudantes de outros 16 municípios. Erguido a partir de uma aporte de R$ 8,9 milhões, o novo prédio tem capacidade para 1,3 mil alunos. Pernambuco tem 32 mil estudantes matriculados no ensino técnico.

“Estamos, hoje, inaugurando a 30ª Escola Técnica de Pernambuco. Em breve, nós vamos chegar a ter 40 unidades no Estado. E, com certeza, vamos passar desse número porque o ensino profissionalizante é uma necessidade. É uma forma de termos pessoas qualificadas para um conjunto de oportunidades que vão surgir no Estado. Os nossos jovens terão a oportunidade de encontrar bons empregos, e, com isso, constituírem suas famílias e um futuro”, avaliou o chefe do Executivo estadual, salientando: “Só vamos avançar se tivermos condições de ter uma educação que forme cidadãos.”

Foto: Wagner Ramos/Sei
Foto: Wagner Ramos/Sei

A grade curricular da ETE foi desenvolvida para consolidar o arranjo produtivo local, que é marcado pela cultura canavieira e pelo setor de serviços. Inicialmente, a unidade ofertará formação profissional nas áreas de Administração, Redes de Computadores, Técnico em Enfermagem e Análises Clínicas. O início das aulas para cada curso disponível será distribuído em etapas, de acordo com plano pedagógico da instituição. Na próxima semana, os primeiros 169 alunos selecionados começam a estudar Administração e Redes. Os interessados em cursar Enfermagem e Análises Clínicas devem realizar a inscrição em julho.

Matriculado no curso de Administração, João Victor disse que o incentivo pela carreira veio da família e garantiu que a futura profissão proporcionará uma vida mais tranquila.”Tenho certeza que, a partir de agora, o meu futuro será melhor. Como minha mãe sempre falou: o futuro do pobre se faz com estudo”, pontuou o estudante, que tem apenas 14 anos. Naira Camila, que é colega de turma de João, ficou impressionada com a estrutura da ETE de Paudalho. “O prédio parece uma universidade. Eu tenho orgulho de estar matriculada aqui”, completou a estudante.

A gestora da ETE, Maria Anita Cantarelli, assegurou que o prédio está em boas mãos e que os alunos estão recebendo uma oportunidade ímpar. Ela pontuou ainda que o conhecimento repassado vai muito além do lado profissional, pois será um ensinamento para a vida. “Essa comunidade vai se tornar cada vez mais cidadã e profissional”, garantiu a gestora, que tem 37 anos de experiência na gestão de escolas públicas.

Foto: Wagner Ramos/Sei
Foto: Wagner Ramos/Sei

Construído para atender 1,3 mil alunos, o prédio segue o padrão das unidades já entregues pelo Executivo estadual. A escola tem 12 salas de aula, biblioteca, auditório para 200 pessoas, oito laboratórios e quadra poliesportiva. Além disso, o local dispõe de uma ampla área de convivência e refeitórios. Para concorrer a um vaga em uma das 30ª escolas técnicas do Estado, é preciso participar da seleção feita pela secretaria de Educação.

O prefeito do município, José Pereira, pontuou que a entrega da ETE destaca o esforço realizado pela administração estadual para garantir mais oportunidades a todos os pernambucanos. “A escola é diferenciada e garante mais condições de nossos estudantes brigarem por vagas qualificadas no mercado de trabalho”, observou.

Ao destacar os esforços do Governo do Estado para manter os investimentos no setor, o secretário de Educação, Frederico Amâncio, adiantou que outras cinco ETEs serão entregues até o fim de março. E que, além disso, outras cinco terão sua construção iniciada já no segundo semestre deste ano. “Todo o nosso trabalho é focado no bem-estar dos estudantes. Essa inauguração é apenas mais um degrau que nós subimos na educação”, afirmou Frederico.

Na avaliação do governador Paulo Câmara, a educação é um desafio permanente e deve ser trabalhado diariamente. O gestor reiterou o compromisso do Governo de Pernambuco com o segmento e destacou a importância do fortalecimento das parcerias para a viabilização de projetos de interesse público. “A educação é um desafio que a gente não pode, de nenhuma maneira, deixar de pensar nela no dia a dia. Mesmo diante dos desafios, nós vamos concluir o que está em andamento. E trabalhar para que a gente possa trazer coisas novas. Ações em favor da melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, completou o chefe do Executivo estadual.

HOMENAGEM – Nascido em Brejo da Madre de Deus, no Agreste, em 24 de fevereiro de 1924, Wilson de Queirós Campos foi um político que dedicou sua vida à educação. Devido aos inúmeros projetos do parlamentar voltados para o segmento educacional, Câmara classificou como “justa” a homenagem. “Essa é uma homenagem a uma pessoa que sempre buscou na política uma maneira de transformar a vida das pessoas. E nada representa mais esse sentimento do que uma escola que será responsável por muitas transformações”, avaliou o governador. A escolha do dia para a entrega da ETE de Paudalho também é uma homenagem ao político recifense. Se estivesse vivo, o senador Wilson Campos completaria 92 anos nesta data.

Moraes nega provimento a recurso sobre eleição em Arcoverde

Folha das Cidades O tão esperando julgamento do Tribunal Superior Eleitoral sobre as eleições 2020 de Arcoverde começou com o voto do ministro relator Alexandre de Moraes de negar provimento ao recurso interposto pela Coligação Muda Arcoverde, mantendo a decisão anterior do próprio ministro em agravo que devolveu o cargo de prefeito a Wellington Maciel […]

Folha das Cidades

O tão esperando julgamento do Tribunal Superior Eleitoral sobre as eleições 2020 de Arcoverde começou com o voto do ministro relator Alexandre de Moraes de negar provimento ao recurso interposto pela Coligação Muda Arcoverde, mantendo a decisão anterior do próprio ministro em agravo que devolveu o cargo de prefeito a Wellington Maciel (MDB). 

A partir de agora, os demais seis ministros que compõem o Pleno do Tribunal Superior Eleitoral  (TSE) vão dar seu voto seguindo o relator ou abrindo divergência. O julgamento ainda pode ir para o Pleno presencial caso algum dos ministros abra divergência e peça destaque.

Caso os ministros sigam o parecer do relator, a decisão anterior de Alexadre de Moraes que devolveu o comando da Prefeitura de Arcoverde a Wellington permanece, encerrando o processo. 

Se pelo menos quatro ministros abrirem divergência e derem provimento ao recurso da coligação Muda Arcoverde, o atual prefeito e vice perdem o mandato e Arcoverde terá novas eleições. O momento é de expectativa. 

Major Mariano tem 55% de rejeição em Custódia. Luiz Carlos, 46,3% e Manuca, 24%

O Major Mariano, do PTC lidera o item rejeição em Custódia, de acordo com pesquisa dos Instituto Múltipla encomendada pelo blog  e divulgada hoje. Ele tem 55% de rejeição, quando o eleitor é perguntado sobre em quem não votaria de jeito nenhum. Já no caso do prefeito candidato Luiz Carlos, a rejeição chega a 46,3%. […]

manuca-de-ze-do-povo-dO Major Mariano, do PTC lidera o item rejeição em Custódia, de acordo com pesquisa dos Instituto Múltipla encomendada pelo blog  e divulgada hoje. Ele tem 55% de rejeição, quando o eleitor é perguntado sobre em quem não votaria de jeito nenhum.

Já no caso do prefeito candidato Luiz Carlos, a rejeição chega a 46,3%. O vice Manuca tem rejeição de 24%. Não sabe ou não opinaram, 8,3%. O número somado chega a mais de 100%, porque neste cenário o eleitor pode rejeitar até três nomes.

custodia rejeição

O levantamento foi registrado sob o número PE-01190/2016. Os dados foram coletados dia 25 a processados esta semana. A margem de erro é de 5,7% para mais ou para menos, intervalo de confiança de  95% e  300 entrevistas.

Os Bairros pesquisados foram: Centro, Macambira, Nossa Senhora de Lourdes, Bairro do Hospital, COHAB, Cruzeiro, Redenção, Caixa D’Água, Iraque, Matadouro, Mandacaru 1, Frei Caneca, Polivalente, Joaquim Pereira, Mandacaru 2, Rodoviária, Renascer.

Localidades rurais: Logradouro, Açudinho, Caetano, Varzinha, Barbosa, Brabo, Lagoa da Onça, Povoado Marrecas, Cacimbinha, Malhadinha, Barro vermelho 2, Juá, Papagaio, Juá 2, Barriguda, Bigode, Prazeres, Lambedor, Pindoba, Vitória, Fazenda Nova, Umbuzeiro, Carvalho, Fazendinha, Cedro, Boi Velho, Pitombeira, Mulungu, Jati, Cardoso, Lagoinha, Serra da Torre, Alto do Moura, Mata Verde de Cima, Cachoeirinha, Areias, Mata Verde de Baixo, Açude da Barra, Barra, Lagoa Cercada, Mata verde de Cima,Marreca, Cachoeira, Cacimba Nova, Riacho do Meio, Vila DNOCS, Vaca Preta, Tamboril, Barbosa, Bom Sucesso, Lagoa Grande, Comissário, Maravilha, Riacho do Mel, Pau Ferro, Favela, Povoado Samambaia, Pindoba do Ingá, Carcará, Serrote das Cinzas, Fazenda Santa Rita, Fazenda Nova, Ingá, Riacho do Gado, São Francisco, Cacimba de Cima, Povoado Ingá, Pinhões, Açude das Costas, Maravilha de Cima, Quitimbu, Cabaça, Lagoa do Capim, Retiro de Cima, Baraúna, Cachoeira da Onça, Araras, Queimada Nova, Lamarão, São José, Lajedo, Caldeirão, Catolé, Buenos Aires e Mimoso de Baixo.

Flores: alunos de escola municipal ocupam ruas por falta de merenda, fardamento

Um grupo de estudantes da escola municipal Onze de Setembro, uma das mais importantes de Flores,  localizada no centro, fizeram um protesto na manhã desta segunda (11), contra a falta de merenda, fardamento e a falta de higiene da unidade de ensino. Segundo o Blog de Júnior Campos, os alunos se aglomeraram em frente à […]

floresalunos (1)

Um grupo de estudantes da escola municipal Onze de Setembro, uma das mais importantes de Flores,  localizada no centro, fizeram um protesto na manhã desta segunda (11), contra a falta de merenda, fardamento e a falta de higiene da unidade de ensino.

Segundo o Blog de Júnior Campos, os alunos se aglomeraram em frente à prefeitura municipal, a fim de chamar atenção para os problemas.

floresalunos (4)

De acordo com o estudante Gustavo Henrique, falta merenda, bancas e higiene na escola.“Não dão merenda, eu acho muito errado. Um mês já, sem merenda. Está faltando banca, não tem higiene”, denunciou.

A estudante Maria Laize, disse que crianças estão sentando no chão e que chegam a passar mal por falta de merenda. “Não tem banca, tem criança que senta no chão. A gente vai perguntar a diretoria e eles falam que não veio banca, que não veio lanche. Tem criança que passou mal”, reclamou.

floresalunos (5)