Notícias

São José do Egito: Padre Airton Freire visita área onde nascerá “Terra da Graça”

Por Nill Júnior

O Padre Airton Freire, responsável pela Fundação Terra, visitou esta tarde o município de São José do Egito, terra onde nasceu, para o marco inicial da Terra da Graça, local para acolhimento de crianças da comunidade de Alto da Bala, uma das mais carentes e de maior vulnerabilidade social do município.

A visita foi acompanhada pelo Prefeito Evandro Valadares, a Secretária de Assistência Social Isabelle Valadares nomes da equipe de governo e servidores da Secretaria. A área foi doada pelo senhor Olavo Gomes de Souza.

O poeta Antonio Marinho, Paulo Jucá, Secretário, vereadores como Beto de Marreco acompanharam a solenidade. No centro de convivência, em contra-turno escolar  as crianças terão acesso a atividades educativas como dança, arte, música. “As crianças poderão potencializar as habilidades que tem”, disse Isabelle.

O nome do projeto tem relação com a esposa do prefeito Evandro e pai de Isabella, Graça Valadares, falecida há exatos seis anos, em abril de 2011. Em virtude disso, houve muita emoção da Secretária e do gestor municipal em vários momentos da visita.

O Padre Airton falou da emoção em iniciar um projeto em sua terra natal. “A cidade onde eu nasci, banhada pelo Rio Pajeú. Junto às pessoas de boa vontade, os mais pobres entre os pobres serão beneficiados. Assim como aconteceu na Rua do Lixo, em Arcoverde, vamos quebrar esse ciclo de pobreza”.

O Padre lembrou a importância de que a sociedade e empresários contribuam com iniciativas como doação através do imposto de renda, com até 6% para pessoa física e 1% para pessoas jurídicas. Outras sugestões,  como arrecadação com pontos de coletas em estabelecimentos comerciais e bazar da solidariedade foram apresentadas.

O Prefeito Evandro Valadares afirmou que, apesar das dificuldades que disse ter enfrentado  no início de gestão, dará atenção especial à comunidade. Há perspectiva de que recursos do FEM sejam aplicados na área. Padre Airton visitou residências da comunidade, conversou com moradores e ao final rezou o Terço da Misericórdia com os presentes. Houve sugestão de que a comunidade passe a ser chamada de Alto da Paz.

Outras Notícias

Assessor de Duque nega antecipar 2024

Meu amigo Nill, Lendo a sua Coluna do Domingão me deparei com um comentário teu tentando associar as minhas posições no debate político deste ano com eleições municipais que ocorrerão ainda em 2024. Me permita dizer que o seu comentário é descabido e totalmente desconectado da realidade. Primeiro, sou militante do PT há quase duas […]

Meu amigo Nill,

Lendo a sua Coluna do Domingão me deparei com um comentário teu tentando associar as minhas posições no debate político deste ano com eleições municipais que ocorrerão ainda em 2024.

Me permita dizer que o seu comentário é descabido e totalmente desconectado da realidade. Primeiro, sou militante do PT há quase duas décadas e minhas posições são independentes das funções profissionais que exerço. Segundo, não estou debatendo as eleições municipais, e sim, a eleição que se avizinha para governo do estado, para a qual tenho posição clara e que defendo sem qualquer constrangimento.

Afirmo ao amigo que temos feito um grande esforço para combater as Fake News espalhadas contra Lula e contra Marília Arraes. São práticas desprezíveis que tumultuam o processo eleitoral na tentativa de enganar as pessoas. Contra essas práticas serei ainda mais intransigente na defesa da verdade e de uma eleição limpa.

Não podemos ter tolerância com quem acha natural fazer trucagens em audios, videos, fotos, com o único objetivo de destruir a imagem dos que escolhem como “inimigos”. Aliás, parece que quando se trata de mulheres liderando a política os ataques são mais violentos. Foi assim com Dilma, está sendo assim com Marília.

Agradeço o espaço e a sua colaboração na luta contra a desinformação e os propagadores de Fake News. Só assim teremos uma eleição onde, verdadeiramente, o povo seja, de fato, soberano.

Divonaldo Barbosa  – Jornalista

MP: Hospitais de ST devem permitir acompanhantes para parturientes, sem cobrar por isso

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos diretores dos hospitais e maternidades das redes pública e privada do município de Serra Talhada que adotem as providências necessárias no sentido de assegurar às parturientes o seu direito, previsto em lei, de ter a presença de um acompanhante por elas indicado durante o trabalho de pré-parto, […]

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos diretores dos hospitais e maternidades das redes pública e privada do município de Serra Talhada que adotem as providências necessárias no sentido de assegurar às parturientes o seu direito, previsto em lei, de ter a presença de um acompanhante por elas indicado durante o trabalho de pré-parto, parto e pós-parto imediato, sem custo adicional por isso.

O promotor de Justiça, Vandeci Sousa Leite, informou que a Promotoria de Justiça local recebeu notícias de que gestantes têm o seu direito ao acompanhante durante o trabalho de parto negado por um hospital integrante da rede privada, em virtude de resistências por parte dos médicos, especialmente anestesiologistas.

Esse comportamento é uma afronta aos termos do artigo 19-J da Lei nº 11.108/05, o qual obriga os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), da rede própria ou conveniada, a permitir a presença, junto à parturiente, de um acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato.

“Segundo o Conselho Federal de Medicina, existem inúmeras vantagens na garantia às parturientes da presença de acompanhante, podendo-se destacar a diminuição da tensão da mulher, melhoria nas condições de amamentação, redução do risco de doenças para a criança, dentre outros”, argumentou o promotor de Justiça.

O MPPE ainda fixou prazo de dez dias para que as unidades de saúde informem à Promotoria de Justiça de Serra Talhada sobre as providências tomadas para dar cumprimento à recomendação, sob pena de aplicação de multa de R$ 1 mil a R$ 5 mil à entidade que desrespeitar a legislação mencionada.

Governistas aproveitam presença de João Campos para declarar apoio ao socialista

O prefeito de São José do Belmonte, Vinícius Marques (PSB), o vice-prefeito Erik Diniz (Republicanos), o ex-prefeito Romonilson Mariano (PT) e os 13 vereadores da base governista se reuniram para recepcionar o prefeito do Recife, João Campos (PSB). João Campos esteve na cidade para participar do casamento de seu assessor especial, Antônio Limeira, com a […]

O prefeito de São José do Belmonte, Vinícius Marques (PSB), o vice-prefeito Erik Diniz (Republicanos), o ex-prefeito Romonilson Mariano (PT) e os 13 vereadores da base governista se reuniram para recepcionar o prefeito do Recife, João Campos (PSB).

João Campos esteve na cidade para participar do casamento de seu assessor especial, Antônio Limeira, com a belmontense Andressa Sá, filha de Antônio de Livino e Sandra Sá, da tradicional família Quirino.

Mas o encontro político promovido pelas lideranças locais acabou se tornando o centro das atenções da noite, segundo o Blog Geo Belmonte. 

Durante o evento, o prefeito Vinícius Marques destacou a união do grupo político de Belmonte e reafirmou o compromisso com João Campos. “João, como você pode ver, aqui não estamos tratando de política é amizade é carinho que esse povo tem por você. Belmonte está fechado contigo. A gente vai contigo pra onde for: Sertão do Pajeú, Sertão Central, Recife. Estamos prontos preparados e querendo”, declarou.

Em nome dos vereadores presentes, Vinícius ainda anunciou que a Câmara já se organiza para conceder a João Campos o título de Cidadão Belmontense.

“João já é belmontense há muito tempo. Já esteve aqui em diversas ocasiões, participou da Cavalgada à Pedra do Reino, conhece nossa gente e nossas tradições”, afirmou o ex-prefeito Romonilson Mariano.

Romonilson também agradeceu à presença da mãe de João, Renata Campos, e convidou o grupo a visitar a cidade mais vezes.

“Romonilson foi um dos primeiros a acreditar em mim. E a gente nunca esquece quem estendeu a mão nas primeiras vitórias”, disse João Campos.

“Romonilson, tenho certeza de que Belmonte vai ficar pequeno pra você. A gente vai te dar muitas tarefas pra realizar por aqui”, acrescentou. A fala deixou no ar a possibilidade de Romonilson disputar uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026.

Violência: corpo esquartejado é encontrado em rodovia no município de Afogados

Parte de um corpo esquartejado foi encontrado na manhã deste sábado em Afogados da Ingazeira. De acordo com informações preliminares apuradas pelo Afogados Conectado, as partes do um corpo, envolvendo tronco e membros foram encontradas nas proximidades do Sitio Poço da Pedra, próximo à pista que dá sentido a Carnaíba e à barragem dos Valdevinos. A […]

Parte de um corpo esquartejado foi encontrado na manhã deste sábado em Afogados da Ingazeira.

De acordo com informações preliminares apuradas pelo Afogados Conectado, as partes do um corpo, envolvendo tronco e membros foram encontradas nas proximidades do Sitio Poço da Pedra, próximo à pista que dá sentido a Carnaíba e à barragem dos Valdevinos.

A Polícia está no local para evitar aglomerações e para investigar o caso. A área foi isolada. Ainda de acordo com informações, trata-se do corpo de um homem. A Polícia Civil trabalha para identificar o corpo. Preliminarmente, acvredita-se que a vítima não seja do município.

Sinézio Rodrigues lamenta morte de colega

O Vereador Sinézio Rodrigues, do Partido dos trabalhadores, se manifestou agora a pouco pelo Facebook sobre a morte do Vereador Cícero Fernandes (PRP), o  “Cição”, após atentado nesta quinta (12), em Serra Talhada: “Lamento profundamente a repentina perda do colega de parlamento, o vereador Cícero Fernandes – “Cição” -, ocorrido na tarde desta quinta-feira. Aos familiares, […]

cicao-44123O Vereador Sinézio Rodrigues, do Partido dos trabalhadores, se manifestou agora a pouco pelo Facebook sobre a morte do Vereador Cícero Fernandes (PRP), o  “Cição”, após atentado nesta quinta (12), em Serra Talhada:

“Lamento profundamente a repentina perda do colega de parlamento, o vereador Cícero Fernandes – “Cição” -, ocorrido na tarde desta quinta-feira.

Aos familiares, amigos e amigas, companheiros de trabalho e demais vereadores que conviviam com Cícero, o meu pesar e a minha solidariedade neste momento difícil para todos nós”, completou.