Notícias

São José do Egito: CDL realiza encontro e recebe Antonio Caiçara

Por Nill Júnior

A Câmara de Dirigentes Lojistas e a Aciagro de São José do Egito realizaram na noite dessa quinta (22), no auditório da Faculdade Vale do Pajeú, a segunda edição do Encontro Empresarial.

Como  objetivo incentivar a união do comércio egipciense para que todos possam crescer juntos e consequentemente ajudar o município crescer.

O palestrante da noite foi o empresário serratalhadense Antônio Caiçara, proprietário do Grupo Pajeú Nordeste, que tem mais de 1.200 colaboradores e cerca de 16 lojas espalhadas em todo Estado, sendo que uma dessas unidades, está instalada em São José do Egito.

Antônio contou um pouco da sua história de vida, de como iniciou sua trajetória e chegou a se tornar a referência que é atualmente no ramo de supermercado.

Além de empresários empreendedores e representantes de instituições bancárias, estudantes também participaram do bate papo que durou aproximadamente uma hora e meia, e terminou com vários conselhos dados pelo proprietário de uma das maiores redes de supermercados de Pernambuco.

No evento, o sargento João Luíz do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, também explicou um pouco das ações educativas que o Corpo de Bombeiros disponibiliza para os estabelecimentos comerciais, para prevenir incêndios e acidentes de trabalho por exemplo. As informações são do Blog do Erbi.

Outras Notícias

Maciel Melo viverá violeiro medieval na novela Velho Chico da Globo

Por Anchieta Santos Algumas das cenas da novela Velho Chico da Rede Globo que vai substituir A Regra do Jogo, serão ilustradas pela participação de dois violeiros medievais, representados pelos artistas populares Maciel Melo e Xangai. A informação foi passada pelo próprio Maciel Melo falando ao comunicador Anchieta Santos ontem na Rádio Cidade FM. Maciel […]

maciel-melo-helder-tavaresPor Anchieta Santos

Algumas das cenas da novela Velho Chico da Rede Globo que vai substituir A Regra do Jogo, serão ilustradas pela participação de dois violeiros medievais, representados pelos artistas populares Maciel Melo e Xangai. A informação foi passada pelo próprio Maciel Melo falando ao comunicador Anchieta Santos ontem na Rádio Cidade FM.

Maciel disse que inicialmente a direção da novela lhe deu o nome de Zé Tiú e de João Piralapo a Xangai que não gostou e sugeriu homenagear os avós dos artistas, ou seja, Maciel seria Gídio e Xangai, Avelino. No Figurino Maciel Melo disse que vai representar a figura de Lampião, de Luiz Gonzaga e do vaqueiro. Já Xangai vestirá o estilo gaúcho, tropeiro.

Maciel declarou que até a 4ª feira esteve gravando na região Ribeirinha do S. Francisco. Ontem seguiu para Salvador para novas cenas e de lá vai ao Rio de Janeiro para tomadas no Projac. Maciel disse está muito feliz com a oportunidade de mostrar a sua música, e viver a experiência como ator.

Iguaracy abre programação junina com noite cultural no Palhoção do Gonzagão

Na quinta-feira (19), a cidade de Iguaracy deu início à programação do São João 2025 com a Noite Cultural no Palhoção do Gonzagão. O evento, promovido pela Prefeitura em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, contou com apresentações de poetas, repentistas e artistas populares, celebrando as tradições culturais do município. Estiveram presentes […]

Na quinta-feira (19), a cidade de Iguaracy deu início à programação do São João 2025 com a Noite Cultural no Palhoção do Gonzagão. O evento, promovido pela Prefeitura em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, contou com apresentações de poetas, repentistas e artistas populares, celebrando as tradições culturais do município.

Estiveram presentes o prefeito Dr. Pedro Alves, a primeira-dama Dra. Graça Valadares, os vereadores Chico Torres e Lequinho, o secretário de Cultura Marcone Melo, a secretária de Finanças Helena Alves, a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social Juliany Rabelo, além do técnico em veterinária Carlinhos de Trindade.

A programação começou com apresentações de Diomedes Mariano, Antônio José, Jorge Macedo, Luciano Fernandes, Vonaldo Pontes, Valdir Pontes e Welington Rocha, com mediação do poeta Alexandre Moraes. O encerramento da noite ficou por conta do show do forrozeiro Genailson.

Programação do São João 2025 em Iguaracy:

Dia 20 de junho em Iguaracy, às 19h: Apresentações Culturais / 22h: Camily Ramos / 23h: Maciel Freitas / 00h: Damião Mota

Dia 21 de junho em Iguaracy – 12h de forró – 14h: Trio Macambira / 16h: Paulo Bom de Farra / 18h: Arthur Vaqueiro / 19h: Moacir e Zílio / 21h30: Quentura do Forró / 00h – Farra de Paredão

Dia 22 de junho em Iguaracy, às 19h: Apresentações Culturais / 22h: Júnior Mendes / 00h: Jéssica e Diego

Dia 23 de junho em Iguaracy, às 19h –  Apresentações Culturais / 22h: Encanto de Mulher / 00h: Allysson (Fundarpe)

JABITACÁ

Dia 27 – 22h: Moacir e Zílio / 00h – Genailson

CAATINGUEIRA

Dia 28 – 22h: Farra de Paredão

A Prefeitura de Iguaracy reforça que os festejos têm como objetivo promover a cultura popular, valorizar os artistas locais e movimentar a economia durante o período junino.

Prefeitos do PSB/PE se reúnem com Alckmin em Brasília

Vice-presidente da República destacou os municípios como motores do crescimento do país Prefeitas e prefeitos filiados ao PSB de Pernambuco participaram, na noite da quarta-feira (29), de um encontro com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).  A reunião, realizada na sede da Fundação João Mangabeira, em Brasília, foi mais um ato de demonstração de […]

Vice-presidente da República destacou os municípios como motores do crescimento do país

Prefeitas e prefeitos filiados ao PSB de Pernambuco participaram, na noite da quarta-feira (29), de um encontro com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). 

A reunião, realizada na sede da Fundação João Mangabeira, em Brasília, foi mais um ato de demonstração de força dos gestores municipais, que estiveram em peso na capital federal, ao longo da semana, para participar da Marcha em Defesa dos Municípios. Também estiveram presentes ministros, senadores e deputados do PSB.

Em sua saudação aos presentes, o vice-presidente Alckmin ressaltou a necessidade de a pauta tributária ser mais justa para todos os brasileiros, em especial, os mais pobres, e destacou a experiência de gerir um município como muito desafiadora, por ser na instância local que as demandas da população mais se manifestam. 

Nesse sentido, ele indicou a importância de os municípios serem o foco das atenções na geração de oportunidades e na busca pela consolidação do crescimento do país.

 “A árvore cresce pelas raízes. Nós precisamos crescer pelos municípios, pelas lideranças municipais. O PSB é o partido do presente e do futuro. Qual é a questão da dicotomia? Uns só querem mercado. Outros, às vezes, se descuidam das questões econômicas. Nós temos que combinar, de um lado, o olhar social, com uma rede de proteção social em um mundo em que a concentração de renda é um desafio, e por outro, eficiência econômica, competitividade, conquista de investimentos, geração de emprego e renda. Essa é a combinação que representa muito bem a plataforma, o programa e as propostas do PSB”, disse.

 O prefeito do Recife, João Campos, que é vice-presidente nacional do PSB, afirmou que o modo de governar do partido à frente dos estados e municípios segue sendo referência no momento desafiador vivenciado pelo Brasil. 

“O PSB de Pernambuco tem uma tradição de gestão muito forte, de política pública de qualidade, de política pública social, de equilíbrio fiscal e econômico. Esse modelo um dia foi liderado por Arraes e Eduardo, foi implementado em Pernambuco e hoje está presente nos municípios pernambucanos, muito bem conduzidos por esse time que está aqui, que sabe fazer gestão e tem representatividade”, declarou.

Programa “Alimenta Arcoverde” dá primeiro lugar ao município no Prêmio Sebrae

Arcoverde alcançou o 1º lugar no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Inclusão Socioprodutiva, com o programa Alimenta Arcoverde. O reconhecimento foi anunciado nesta terça-feira (28), durante cerimônia realizada no Recife Expo Center, dentro da programação do Congresso Pernambucano de Municípios, consolidando o município como referência estadual em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social. O […]

Arcoverde alcançou o 1º lugar no Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Inclusão Socioprodutiva, com o programa Alimenta Arcoverde.

O reconhecimento foi anunciado nesta terça-feira (28), durante cerimônia realizada no Recife Expo Center, dentro da programação do Congresso Pernambucano de Municípios, consolidando o município como referência estadual em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento social.

O programa Alimenta Arcoverde, estimulado pela gestão Zeca Cavalcanti,  atua diretamente nesse eixo, promovendo acesso à alimentação e, ao mesmo tempo, fortalecendo a inclusão socioprodutiva, com impacto real na vida de famílias em situação de vulnerabilidade.

A secretária de Assistência Social, Neila Lira, destacou o alcance da política pública e a construção coletiva do resultado. “Arcoverde é 1º lugar. O programa Alimenta Arcoverde recebeu o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. Esse reconhecimento reforça o nosso compromisso com o cuidado e a transformação de vidas. Essa conquista é fruto de muito trabalho, com o apoio do prefeito Zeca Cavalcanti e da governadora Raquel Lyra. Seguimos avançando, alimentando quem mais precisa e fortalecendo a nossa cidade”, afirmou.

O prefeito também reforçou o objetivo central da gestão. “Combater a fome é uma prioridade. Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo, com ações que garantem comida na mesa e mais dignidade para quem precisa. É assim que queremos seguir: com políticas públicas que transformam a realidade das pessoas”, declarou.

Lula sanciona lei que permite uso de multas de trânsito para custear CNH de pessoas de baixa renda

Foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei nº 15.153, que autoriza a aplicação de recursos arrecadados com multas de trânsito no custeio da habilitação de condutores de baixa renda. A norma foi publicada na edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial da União. A legislação estabelece que as receitas provenientes das […]

Foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lei nº 15.153, que autoriza a aplicação de recursos arrecadados com multas de trânsito no custeio da habilitação de condutores de baixa renda. A norma foi publicada na edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial da União.

A legislação estabelece que as receitas provenientes das multas podem ser utilizadas em áreas como sinalização, engenharia de tráfego, fiscalização, policiamento, renovação da frota circulante, educação no trânsito e, agora, também no processo de formação e concessão de habilitação para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A medida prevê o pagamento de taxas e demais despesas relacionadas à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica. Segundo o autor do projeto, deputado José Guimarães (PT-CE), o alto custo para tirar a carteira de motorista é um dos fatores que limita o acesso a oportunidades de trabalho, como nas áreas de entregas e transporte de passageiros.

Além do novo destino para os recursos de multas, a lei também traz alterações nas regras para a transferência de propriedade de veículos. O contrato de compra e venda poderá ser feito por meio digital, desde que contenha assinaturas eletrônicas qualificadas ou avançadas, conforme estabelecido pela Lei nº 14.063 e pelas normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A vistoria veicular também poderá ocorrer em formato eletrônico, seguindo critérios definidos pelos departamentos de trânsito estaduais e do Distrito Federal.

O contrato eletrônico devidamente assinado e formalizado junto ao órgão de trânsito da União terá validade em todo o território nacional e deverá ser reconhecido por todos os Detrans do país.