Notícias

AtlasIntel: Lula tem 57,5% contra Flávio em Pernambuco; no cenário nacional, os dois empatam tecnicamente

Por Michael Andrade

Levantamento estadual mostra vantagem do presidente entre os eleitores pernambucanos, enquanto pesquisa nacional AtlasIntel/Bloomberg aponta Flávio Bolsonaro com 47,2% e Lula com 46,8% em eventual segundo turno.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 57,5% das intenções de voto em Pernambuco em um eventual segundo turno contra Flávio Bolsonaro (PL), que registra 36,2%, segundo pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quinta-feira (17). Brancos, nulos e entrevistados que não souberam responder somam 6,3%.

A diferença entre os dois no estado é de 21,3 pontos percentuais, acima da margem de erro de dois pontos para mais ou para menos.

No primeiro turno em Pernambuco, Lula registra 54,9% das intenções de voto, contra 32,7% de Flávio. Augusto Cury (Avante) aparece com 3,7%, Renan Santos (Missão) com 3,5%, Ronaldo Caiado (PSD) com 0,7% e Romeu Zema (Novo) com 0,3%.

O levantamento estadual também testou outros cenários de segundo turno. Lula tem 56,1% contra 31,3% de Caiado; 55,6% diante de 30,3% de Cury; 57% contra 29,7% de Zema; e 56,4% ante 22,3% de Renan Santos.

Cenário nacional é diferente

Na pesquisa nacional AtlasIntel/Bloomberg, também divulgada nesta quinta, Lula e Flávio aparecem tecnicamente empatados em uma eventual disputa de segundo turno.

Flávio registra 47,2% das intenções de voto, enquanto Lula tem 46,8%. A diferença de 0,4 ponto percentual está dentro da margem de erro do levantamento, de um ponto percentual para mais ou para menos. Brancos, nulos e entrevistados que não souberam responder somam 6%.

O instituto também testou outros quatro confrontos nacionais. Lula aparece com 46,3% contra 43,7% de Romeu Zema; 46% diante de 41,7% de Ronaldo Caiado; 45,6% contra 37,8% de Augusto Cury; e 46,1% ante 29,7% de Renan Santos.

No cenário nacional de primeiro turno, Lula registra 44,1% e Flávio Bolsonaro, 41,7%. Renan Santos tem 5,1%, Augusto Cury, 3,5%, Ronaldo Caiado, 1,7%, Romeu Zema, 1,1%, e Samara Martins (UP), 0,7%. Brancos e nulos representam 1,6%, enquanto 0,5% não souberam responder.

Metodologia

A pesquisa realizada em Pernambuco ouviu 1.793 eleitores entre 11 e 16 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob os números PE-02989/2026 e BR-00357/2026.

Já a pesquisa nacional AtlasIntel/Bloomberg entrevistou 5.018 eleitores no mesmo período, por recrutamento digital. A margem de erro é de um ponto percentual, com nível de confiança de 95%. O registro no TSE é BR-06221/2026.Foto: Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr

Outras Notícias

Mário Filho diz que prefeito de Ingazeira foi ingrato por não ter votado em Dilma

por Anchieta Santos Presidente do PTB de Ingazeira e Coordenador da campanha de Armando Monteiro ao governo de Pernambuco, Mário Viana Filho falou nesta quinta (09) sobre a eleição em seu município a Rádio Cidade FM de Tabira. Mário disse que o prefeito Luciano Torres tinha obrigação de fazer os seus candidatos majoritários em Ingazeira. […]

download

por Anchieta Santos

Presidente do PTB de Ingazeira e Coordenador da campanha de Armando Monteiro ao governo de Pernambuco, Mário Viana Filho falou nesta quinta (09) sobre a eleição em seu município a Rádio Cidade FM de Tabira. Mário disse que o prefeito Luciano Torres tinha obrigação de fazer os seus candidatos majoritários em Ingazeira.

O petebista por várias vezes citou a baixa diferença de apenas 253 votos de Paulo para Armando. Mostrou números equilibrados da votação em Santa Rosa e outras áreas. Aproveitou para citar que o Prefeito Luciano Torres não visitou todas as residências, pois deixou de cumprir muitas promessas da eleição municipal.

Revelou que o governo contratou muita gente no período da campanha para demitir depois, só em troca de votos. Considerou uma ingratidão de Luciano Torres não ter votado em Dilma que tantas obras trouxe para Ingazeira. Mário deixou claro que se deve votar nas pessoas e não nos partidos e Luciano mesmo sendo do PSB, poderia ter sido grato a presidente Dilma.

Sobre os seus deputados Silvio Costa Filho e Ricardo Teobaldo, a liderança Ingazeirense disse que eles foram vencedores num processo desigual. Sobre a sucessão municipal, Mário deixou claro que colocará o seu nome a disposição do grupo de oposição e que poderá até mesmo compor uma chapa com Beta, vice atual que rompeu com o prefeito socialista.

Serra: aprovado piso dos agentes de saúde e endemias

Por Juliana Lima  A Câmara de Vereadores de Serra Talhada aprovou nesta terça-feira (26) o Projeto de Lei Nº 024/2022 do Executivo Municipal que regulamenta a fixação do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Controle de Endemias (ACE). Ficou regulamentado o vencimento dos respectivos cargos em R$ 2.424,00, conforme […]

Por Juliana Lima 

A Câmara de Vereadores de Serra Talhada aprovou nesta terça-feira (26) o Projeto de Lei Nº 024/2022 do Executivo Municipal que regulamenta a fixação do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Controle de Endemias (ACE).

Ficou regulamentado o vencimento dos respectivos cargos em R$ 2.424,00, conforme previsão da Emenda Constitucional Nº 120/2022, publicada em 06 de maio de 2022. 

Segundo o PL, as despesas decorrentes da execução da referida lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se houver necessidade. 

A aprovação ocorreu por unanimidade no Plenário da Casa Joaquim de Souza Melo. Houve a primeira votação na sessão ordinária e a segunda votação em sessão extraordinária.

Antes da sessão, a prefeita Márcia Conrado convocou os vereadores para uma reunião e orientou pela aprovação do projeto, atendendo à reivindicação da categoria, que esteve presente em peso na Câmara. 

Municípios do Pajeú alertados sobre propaganda eleitoral antecipada

Pré candidatos em Tabira, Ingazeira,  Solidão, Flores, Calumbi, Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde são alertados sobre propaganda antecipada O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a todos os possíveis pré-candidatos e eleitores dos  municípios das 50ª (Tabira, Ingazeira e Solidão), 60ª (Buíque), 67ª (Flores e Calumbi), 69ª (Triunfo e Santa Cruz da Baixa […]

Partidos-políticos-são-acionados-por-propaganda-irregular-e1406048897379

Pré candidatos em Tabira, Ingazeira,  Solidão, Flores, Calumbi, Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde são alertados sobre propaganda antecipada

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou a todos os possíveis pré-candidatos e eleitores dos  municípios das 50ª (Tabira, Ingazeira e Solidão), 60ª (Buíque), 67ª (Flores e Calumbi), 69ª (Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde) e 93ª (Vicência), a fim de combater o abuso de poder econômico e político e o uso indevido dos meios de comunicação social.

Também que se abstenham de realizar atos de pré-campanha por meios de publicidade vedados pela legislação, bem como de realizar despesas na divulgação de atos de pré-campanha, de candidatos ou de terceiros.

Segundo os promotores de Justiça Eleitoral Aline Florêncio Laranjeira (93ª Zona Eleitoral) e Diogo Gomes Vital (67ª Zona Eleitoral), Guilherme Graciliano Araújo Lima (69ª Zona Eleitoral), Henrique Souto Maior (60ª Zona Eleitoral) e Manoela Poliana Eleutério (50ª Zona Eleitoral) a Lei nº 13.165/2015, que altera a Lei das Eleições (Lei Federal nº 9.504/97), trouxe uma mudança significativa em relação à propaganda eleitoral antecipada que pode gerar equívocos interpretativos.

Na recomendação, os promotores de Justiça destacam que a edição da Lei nº13.165/2015 reduziu o tempo de campanha eleitoral propriamente dita, que agora só tem início em 15 de agosto de 2016, no entanto alargou as possibilidades de divulgação dos pré-candidatos, sem explicitar regras para essa pré-campanha, portanto faz-se necessário definir quais atos serão tolerados e quais são os seus limites, à luz dos princípios constitucionais que regem a Legislação Eleitoral.

É vedado o pedido explícito de voto, bem como a promoção pessoal, seja ela própria, de terceiros, de servidores públicos ou de agentes políticos. Além disso, não podem ser realizados atos de publicidade de pré-campanha, mesmo que não haja pedido explícito de votos, em bens de uso comum, nem fixadas faixas em postes públicos, árvores, jardins públicos, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ônibus e outros equipamentos urbanos, pichação, inscrição a tinta e colocação de placas maiores que meio metro quadrado, contratação de outdoor, deterioração e uso indevido de bens públicos, que causam poluição ambiental, prejuízos à mobilidade urbana, sendo vedado ainda o uso de trios elétricos, shows ou eventos assemelhados, bem como a divulgação ou a anuência de divulgação de material de propaganda na cidade.

Os promotores de Justiça Eleitoral esclarecem ainda que os pré-candidatos e terceiros não podem realizar, de forma lícita, despesas com atos de pré-campanha, uma vez que a conta da campanha só pode ser aberta com o requerimento de registro de candidatura, quando poderão ser captados os recursos e realizadas as despesas, tudo sob o escrutínio da Justiça Eleitoral, conforme estabelecido pela Lei das Eleições. Assim, quando verificada a necessidade de realização de despesas nos atos de pré-campanha, o artigo 36-A da Lei nº13.165 atribui o ônus expressamente ao partido político.

A iniciativa do MPPE também se baseia no entendimento da Procuradoria Regional Eleitoral. As recomendações eleitorais foram publicadas nas edições do Diário Oficial do MPPE dos dias 16, 17 e 18 de junho.

Tabira, Ingazeira e Solidão: A promotora de Justiça Manoela Poliana Eleutério, em exercício na 50ª Zona Eleitoral, com atuação nos municípios de Tabira, Ingazeira e Solidão, ainda recomendou à Câmara Municipal e à Prefeitura de Tabira que providenciem a imediata retirada de adesivo afixado na traseira do ônibus destinado ao tratamento fora do domicílio (TFD), o qual faz menção aos nomes do presidente da Câmara dos Vereadores e do prefeito do Município.

A recomendação também é direcionada ao responsável pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB), em Tabira, para que providencie a imediata retirada de faixa estendida em logradouro público, afixada em dois postes na Avenida Pires Ferreira, na altura do número 58, com convite da população à filiação partidária na sigla.

De acordo com a promotora de Justiça, o adesivo no ônibus destinado ao TFD ofende a impessoalidade do Poder Público e se afigura como campanha antecipada. Já com relação à faixa estendida pelo PRB ofende, expressamente, o artigo 37 da Lei nº 9.504/97.

Luciano Duque defende flexibilização gradativa do comércio nos próximos dias

O Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, defendeu participando do Debate das Dez da Rádio Pajeú que os próximos decretos estaduais tenham maior participação das prefeituras e previsão de flexibilização gradativa de algumas áreas do comércio. “O comerciante médio e pequeno é diferente do grande empresário. O pequeno vai quebrar. Se a gente mantiver como […]

O Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, defendeu participando do Debate das Dez da Rádio Pajeú que os próximos decretos estaduais tenham maior participação das prefeituras e previsão de flexibilização gradativa de algumas áreas do comércio.

“O comerciante médio e pequeno é diferente do grande empresário. O pequeno vai quebrar. Se a gente mantiver como está por mais 30 ou 40 dias  a situação vai ser muito difícil e a retomada será catastrófica”.

“É bom se repensar o conceito do novo normal. Se abrir e tiver problema se reavalia, retorna”. Segundo o prefeito com a abertura do Hospital do Sertão, com até 160 leitos,  a região teria uma espécie de seguro.

Gestor defende unificação das eleições: o prefeito defende a realização de eleições gerais como propôs a CNM. “Vejo uma resistência de alguns do Congresso que estão decidindo esse assunto politicamente. Querem discutir eleição sem participação popular. Os políticos tem que convocar autoridades de infectologia, medicina”.

Duque disse que trata-se de um  processo que envolve 150 milhões de pessoas votando. “Temos condições de fazer isso? Não temos. Sem falar no custo que não é pequeno”.

E questionou: “Se pode fazer uma consulta para regime de governo, alteraram a lei trabalhista, lei de teto, prorrogaram mandato de Ministro de Supremo. Quando se quer fazer, se faz. Não podemos ser cobaias. Se fosse para unificar pleito de governador deputado e presidente já teriam, adiado. Casuísmo é fazer uma eleição sem o povo participar. Um candidato no grupo de risco não vai poder nem fazer campanha”, questionou.

Pedro Campos avalia cenário eleitoral no Pajeú e celebra homenagem a Eduardo Campos como herói da Pátria

O deputado federal Pedro Campos (PSB) participou de uma entrevista, por telefone, nesta quarta-feira (23) no programa Manhã Total da Rádio Pajeú, onde abordou tanto questões eleitorais quanto uma homenagem especial ao seu pai, o ex-governador Eduardo Campos. Durante a conversa, o parlamentar destacou a sanção presidencial que adicionou o nome de Eduardo ao Livro […]

O deputado federal Pedro Campos (PSB) participou de uma entrevista, por telefone, nesta quarta-feira (23) no programa Manhã Total da Rádio Pajeú, onde abordou tanto questões eleitorais quanto uma homenagem especial ao seu pai, o ex-governador Eduardo Campos. Durante a conversa, o parlamentar destacou a sanção presidencial que adicionou o nome de Eduardo ao Livro de Aço, uma honra destinada a heróis e heroínas da Pátria.

Campos expressou profunda gratidão pelo reconhecimento oficial do legado de seu pai, que faleceu em 2014 em um trágico acidente aéreo. Ele lembrou que a proposta de inscrever o nome de Eduardo no Livro de Aço foi idealizada pelo deputado federal Felipe Carreras e contou com a coautoria de toda a bancada socialista na Câmara. “É uma honra ver o nome do meu pai eternizado como um herói da Pátria, para que futuras gerações possam se inspirar em seu exemplo de dedicação ao país”, afirmou Pedro.

Além de relembrar o impacto que Eduardo Campos teve em Pernambuco, Pedro ressaltou ações importantes de sua gestão, como o modelo de educação em tempo integral que se tornou referência nacional e sua atuação como ministro da Ciência e Tecnologia, onde implementou a Lei do Bem e a Lei de Biossegurança.

Avaliação do cenário eleitoral

Na parte política da entrevista, Pedro Campos comentou o cenário eleitoral no Sertão do Pajeú, com especial atenção ao resultado do PSB nas eleições de 2024. Segundo ele, o partido teve um desempenho positivo, com a reeleição ou sucessão em diversas cidades estratégicas da região, como Afogados da Ingazeira, Itapetim, Solidão e Carnaíba. Ele destacou que, no estado de Pernambuco, o PSB foi o partido mais votado, com mais de 1,4 milhão de votos, elegendo 31 prefeitos.

Por outro lado, Campos também reconheceu o crescimento da oposição em algumas cidades, como Iguaracy e São José do Egito, onde o PSB não obteve vitória, mas manteve votações expressivas. “O papel da oposição é natural e importante no processo democrático”, afirmou. Ele destacou que essas lideranças continuarão sendo figuras relevantes na política local.

Crescimento da oposição em Afogados da Ingazeira

Questionado sobre o crescimento da oposição liderada por Danilo Simões em Afogados da Ingazeira, Pedro Campos foi cauteloso. Para ele, a principal resposta a esse cenário é a eficiência na gestão pública. “O prefeito Sandrinho deve focar em fazer uma gestão eficiente e mostrar trabalho. Agora é hora de avançar nas ações, e daqui a quatro anos a população fará sua avaliação”, ponderou.

Campos ainda mencionou a importância de estar sempre alerta às demandas da população, mas evitou encarar o avanço da oposição como um sinal de alerta imediato, reforçando a necessidade de foco no trabalho cotidiano.

Desafios e mudanças em outras cidades

Além de Afogados, Pedro comentou sobre o resultado eleitoral em cidades como Sertânia e São José do Egito, onde o PSB não conseguiu reeleger seus prefeitos. “Eleições municipais têm um contexto local muito forte, e às vezes há um desejo de mudança que é natural”, disse. Ele lembrou que em ambos os municípios as margens de diferença foram apertadas e que o partido agora atua no campo da oposição, fiscalizando as gestões eleitas.

Ao final da entrevista, Pedro reafirmou seu compromisso com a região, mencionando uma nova ação da Codevasf para calçamento em Afogados da Ingazeira, fruto de emendas parlamentares de seu mandato.