São João de Arcoverde reúne bom público e diversidade musical na noite desta quinta-feira
Por André Luis
A sexta noite do São João de Arcoverde 2025, realizada nesta quinta-feira (19), registrou ampla participação popular no Pátio de Eventos, reforçando o caráter multicultural da programação promovida pela prefeitura. Desde as primeiras apresentações, o espaço recebeu um público expressivo, formado por moradores e visitantes.
A cantora Bia Villa-Chan abriu a programação com um repertório voltado ao público presente. Em seguida, Manin Vaqueiro trouxe canções conhecidas do forró de vaquejada, que foram acompanhadas em coro pela plateia. O encerramento ficou por conta de Zé Vaqueiro, que atraiu um grande número de fãs e manteve o público até o fim do show, mesmo com as baixas temperaturas do inverno sertanejo.
Além do palco principal, o dia marcou o início das atividades em polos descentralizados como Raízes do Coco Lula Calixto, CGA, Artes Henry Pereira, Pé de Serra João Silva, Alternativo Rubens Pastor, Corredor Cultural, Poesia Elizeu Pereira e Polo da Cruz. Os espaços receberam públicos diversos e deram destaque a artistas locais e expressões culturais juninas.
“A Prefeitura de Arcoverde reforçou a estrutura de segurança e apoio ao público em todos os polos. A festa segue até o dia 28 de junho com programação voltada à valorização cultural e ao fortalecimento da economia local”, destaca a assessoria de comunicação.
Em Itapetim, a prefeitura informa em nota que está construindo banheiros na área rural. Já são 12 concluídos, dos 35 totais programadas. Os sítios beneficiados são Cacimba Nova, Cacimba, Maniçoba, Querqueré, Prazeres, Clarinha, Lougradouro e Riacho Verde. O prefeito Adelmo Moura esteve visitando a área com Jussara Araújo, Secretária de Saúde, Dido Silva, diretor de […]
Em Itapetim, a prefeitura informa em nota que está construindo banheiros na área rural.
Já são 12 concluídos, dos 35 totais programadas. Os sítios beneficiados são Cacimba Nova, Cacimba, Maniçoba, Querqueré, Prazeres, Clarinha, Lougradouro e Riacho Verde.
O prefeito Adelmo Moura esteve visitando a área com Jussara Araújo, Secretária de Saúde, Dido Silva, diretor de Infraestrutura e Marinaldo do Sindicato visitando alguns sítios. O grupo foi na residência do senhor Odom Piancó, 92 anos, do senhor Vilanes Piancó e de sua esposa Rosa, todas no Sítio Maniçoba.
No sítio Cacimbas visitaram outras residências. As ações são fruto de parceria do Governo Municipal com o Ministério da Saúde, através da emenda parlamentar do Deputado Federal Gonzaga Patriota.
Foto: Arquivo Rádio Pajeú. Protesto realizado em 2019 Moradores de Afogados da Ingazeira e municípios vizinhos se mobilizam para um protesto nesta sexta-feira (22), com o objetivo de cobrar da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) melhorias no abastecimento de água. A concentração está marcada para às 9h, em frente à Catedral do Senhor Bom Jesus […]
Foto: Arquivo Rádio Pajeú. Protesto realizado em 2019
Moradores de Afogados da Ingazeira e municípios vizinhos se mobilizam para um protesto nesta sexta-feira (22), com o objetivo de cobrar da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) melhorias no abastecimento de água. A concentração está marcada para às 9h, em frente à Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, de onde os participantes seguirão em caminhada até a sede da Compesa na Avenida Artur Padilha.
A líder comunitária Danyele Suênia, uma das organizadoras do movimento, destacou durante entrevista ao repórter Marcony Pereira para o programa Manhã Total da Rádio Pajeú, a insatisfação dos moradores, que enfrentam longos períodos sem água, especialmente em áreas mais altas. “A gente paga nossas contas regularmente, mas não recebe o serviço de forma adequada. É um direito básico, e precisamos de respostas sobre essa má distribuição”, declarou Suênia durante entrevista ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.
Reclamações recorrentes
A situação de desabastecimento tem afetado diversos bairros de Afogados da Ingazeira, como o Residencial Dom Francisco, onde Danyele mora. Segundo ela, mesmo residindo em uma área baixa, o fornecimento de água é precário. “Na minha casa chegou água na sexta-feira à tarde e à noite já não tinha mais. Imagine o sofrimento de quem mora nas partes altas”, relatou.
O protesto busca pressionar a Compesa por explicações e soluções concretas. Até o momento, a empresa não respondeu às demandas da população ou ao convite para diálogo.
Participação de vereadores
Enquanto a população se organiza para o ato, uma comitiva formada pelos vereadores Vicentinho, César Tenório, Douglas Eletricista e Edson Henrique estão nesta quinta-feira (21) em Recife para cobrar melhorias diretamente à direção da Compesa. A vereadora Gal Mariano afirmou que a visita terá como objetivo reforçar as reivindicações da comunidade e buscar ações efetivas para resolver o problema.
Movimento pacífico
Os organizadores enfatizam que o protesto será pacífico e convidam os moradores de Afogados da Ingazeira e de cidades vizinhas a participar. “Levemos nossos apitos, bacias e nossa voz para exigir nossos direitos, mas com respeito. São mães de família, trabalhadores e pessoas que só querem ter acesso ao básico”, concluiu Danyele.
O protesto será mais um capítulo na luta dos moradores por um abastecimento de água eficiente e justo.
Em novembro de 2019, a população realizou um protesto em frente a Compesa em Afogados. A concentração aconteceu às 08h na Praça Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara, de onde os manifestantes saíram em passeata com apitos, buzinas de motos e carros e um carro de som até a sede regional da empresa na Avenida Artur Padilha, onde bloquearam a via com motos e carrinhos de picolé.
Jornalista e apresentadora usou as suas redes sociais neste sábado para revelar o seu voto Por André Luis Neste sábado (01/10), a apresentadora e jornalista Fátima Bernardes, usou as suas redes sociais para declarar apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Fátima, que já foi apresentadora do Jornal Nacional ao lado do ex-marido, William […]
Jornalista e apresentadora usou as suas redes sociais neste sábado para revelar o seu voto
Por André Luis
Neste sábado (01/10), a apresentadora e jornalista Fátima Bernardes, usou as suas redes sociais para declarar apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Fátima, que já foi apresentadora do Jornal Nacional ao lado do ex-marido, William Bonner, escreveu na legenda de um vídeo no Instagram, que acompanhou muita gente revelando o seu voto em suas últimas postagens. “Agora, chegou a minha vez”, escreveu Fátima.
No vídeo, a jornalista diz que chega o dia das eleições com os candidatos buscando o voto dos indecisos e que ela mesma esperou até agora por uma terceira via que se mostrasse viável e que segundo ela fosse “uma renovação de opção para Presidência da República”.
“O país chega para mais uma eleição muito dividido, o que é triste. Eu sempre mantive o meu voto em sigilo porque é um direito meu e também uma necessidade pela atividade que eu exercia”, falou Fátima.
Em seguida a apresentadora revelou que irá votar no ex-presidente Lula, mas antes listou os seus motivos.
“Hoje, depois do que aconteceu nos últimos quatro anos, da falta de humanidade diante das centenas de milhares de vítimas da pandemia, dos seguidos ataques, às mulheres, a imprensa, a ciência, as artes, a democracia. Do retorno da fome de uma forma inaceitável, da campanha pelo aumento de armas nas mãos de civis, da mistura da religião, algo sagrado, com a política, eu achei importante revelar o meu voto, nestas eleições, diante do momento que estamos vivendo, eu voto 13, eu voto Lula”, revelou Fátima desejando um domingo de paz e respeito entre todos os brasileiros.
Em Afogados da Ingazeira, um dos mistérios da semana havia sido o desaparecimento de Antônio Valêncio Farias, o Jaçanã, 63 anos. Ele havia sido visto pela última vez perto de sua casa, no Residencial Laura Ramos. Neste sábado, depois que a família desesperada havia procurado a Rádio Pajeú, como a ave que lhe rende apelido, […]
Em Afogados da Ingazeira, um dos mistérios da semana havia sido o desaparecimento de Antônio Valêncio Farias, o Jaçanã, 63 anos. Ele havia sido visto pela última vez perto de sua casa, no Residencial Laura Ramos.
Neste sábado, depois que a família desesperada havia procurado a Rádio Pajeú, como a ave que lhe rende apelido, Jaçanã voou de volta pra casa, ou melhor, pedalou, como se vê no vídeo enviado pelo Cabo PM Vicente ao blog.
“Olha aí Nill Júnior, Jaçanã. E aí Jaçanã, o pessoal todo preocupado com você”, disse Vicente. “Oxi, eu fui encontrar meu povo”, respondeu Jaçanã antes de um espantado “qui foi?”. “Graças a Deus você tá vivo”, retrucou Vicente.
Só que o povo que ficou, seu familiares, estavam desesperados. Não eram poucos os que achavam até que Jaçanã teria sido vítima de latrocínio ou vingança por uma vez em que atuou como testemunha de acusação. Jaçanã teria, sem avisar aos que ficaram aqui, ido visitar familiares em Fortaleza. Pronto, pousou Jaçanã!
A informação é do vereador Luciano Pacheco (PSD): a prefeita do município, Madalena Britto (PSB), vai responder a inquérito aberto pelo Ministério Público de Pernambuco, pela prática de nepotismo e ilegalidade. O anúncio foi feito durante discurso no grande expediente da Câmara. Segundo ele, após encontro com os concursados e a promotoria, foi informado que o […]
A informação é do vereador Luciano Pacheco (PSD): a prefeita do município, Madalena Britto (PSB), vai responder a inquérito aberto pelo Ministério Público de Pernambuco, pela prática de nepotismo e ilegalidade.
O anúncio foi feito durante discurso no grande expediente da Câmara. Segundo ele, após encontro com os concursados e a promotoria, foi informado que o MPPE abriu inquérito civil, sob o número 04/2015, através de uma representação dos deputados Zeca Cavalcanti (Federal) e Júlio Cavalcanti (Estadual).
O inquérito aberto pelo MPPE via apurar a prática de nepotismo e ilegalidade pela nomeação da sobrinha da prefeita, Luciana Bezerra Santos, para o cargo de Controladora do Controle Interno da Prefeitura de Arcoverde.
A argumentação é de que, segundo a Lei Municipal nº 2.172/2009, que criou a Controladoria na administração local, em seu artigo 4º, parágrafo 7º, inciso 2º, fica vedado a nomeação de qualquer parente até 3º grau da prefeita para exercer o referido cargo.
O vereador Luciano Pacheco, que nesta sessão teve direito a mais 15 minutos em sua fala, repassados pelo vereador Warley Amaral (PSB), disse que a visita ao Ministério Público revelou que a Prefeitura tem 500 contratações temporárias que estão sendo apuradas no inquérito.
“A medida prejudica os concursados que vem suas vagas sendo ocupadas por contratados”, disse o vereador. Até o início de novembro, o Ministério Público vai emitir um Termo de Ajustamento e Conduta obrigando a prefeitura a convocar os concursados ainda não nomeados.
Você precisa fazer login para comentar.