Notícias

Cimpajeú emite nota de pesar pelo falecimento do filho de Vaninho de Danda

Por André Luis

Esta semana,  faleceu um dos filhos do prefeito de Santa Terezinha, Vaninho de Danda. O jovem Erin Martins estava em Brasília onde realizava tratamento após a descoberta a pouco tempo de um tipo de leucemia.

O Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú), emitiu nota de pesar em nome dos integrantes do Consórcio.

NOTA DE PESAR

O CIMPAJEU, em nome da sua Diretoria Executiva

Presidente Marconi Martins Santana

Prefeito da cidade de Flores – PE

Vice-Presidente Domingos Sávio da Costa Torres

Prefeito da cidade de Tuparetama – PE

Secretário João Batista Rodrigues dos Santos

Prefeito da cidade de Triunfo – PE

Gerente Geral Albertino Bezerra Lima
Coordenadores Regionais
Coordenador do Alto Pajeú Djalma Alves de Souza

Prefeito da cidade de Solidão  – PE

Coordenador do Médio Pajeú Emmanuel Fernandes de Freitas Gois

Prefeito da cidade de Custódia – PE

Coordenador do Baixo Pajeú Luciano Duque de Godoy Sousa

Prefeito de Serra Talhada – PE

Conselheiros
José Coimbra Patriota Filho

Mário Gomes Flôr Filho

Prefeito da cidade de Afogados da Ingazeira – PE

Prefeito da cidade de Betânia – PE

Tânia Maria dos Santos Prefeito da Cidade de Brejinho – PE
Sandra de Cácia Pereira de Magalhães Novaes Ferraz Prefeito da Cidade de Calumbi – PE
José de Anchieta Gomes Patriota

Lino Olegário de Morais

José Torres Lopes Filho

Prefeito da Cidade de Carnaíba – PE

Prefeito da Cidade de Ingazeira – PE

Prefeito da Cidade de Iguaracy – PE

Adelmo Alves de Moura Prefeito da Cidade de Itapetim – PE
Sebastião Cabral Nunes Prefeito da Cidade de Quixaba – PE
Tássio José Bezerra dos Santos Prefeito da Cidade de Santa C. da B. Verde – PE
Evandro Perazzo Valadares Prefeito da Cidade de São José do Egito – PE
Ângelo Rafael Ferreira dos Santos Prefeito da Cidade de Sertânia – PE
Sebastião Dias Filho Prefeito da Cidade de Tabira – PE

Solidarizam-se com o amigo e Prefeito do Município de Santa Terezinha, Geovane Martins e toda a sua família pela perda do seu inesquecível do jovem Erin falecido nesta sexta-feira dia 05 vítima de leucemia.

Outras Notícias

Bolsonaro concede perdão a deputado Daniel Silveira, condenado pelo STF

UOL O presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu nesta quinta-feira (21) o instituto da graça (uma espécie de perdão) ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado na quarta (20) a oito anos e nove meses de prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por ameaças aos ministros da Corte. O instituto da graça é uma prerrogativa do […]

UOL

O presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu nesta quinta-feira (21) o instituto da graça (uma espécie de perdão) ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado na quarta (20) a oito anos e nove meses de prisão pelo STF (Supremo Tribunal Federal) por ameaças aos ministros da Corte.

O instituto da graça é uma prerrogativa do presidente da República para extinguir a condenação de uma pessoa.

“É uma notícia de extrema importância para nossa democracia e liberdade. Comecei a trabalhar nesse documento ontem, quando foi anunciada a prisão de 8 anos e 9 meses a Daniel Silveira. São decisões que não vou comentar”, disse Bolsonaro, antes de ler o decreto, que foi publicado minutos depois no “Diário Oficial” da União.

Durante transmissão nas suas redes sociais, Bolsonaro leu as justificativas para o decreto de graça. Disse que a sociedade “se encontra em legítima comoção em vista da condenação” de Daniel Silveira, que estaria “resguardado pela inviolabilidade de opinião deferida pela Constituição”. O presidente diz que o deputado “somente fez uso de sua liberdade de expressão”.

Bolsonaro afirmou que a medida será concedida independentemente dos recursos que o parlamentar pode apresentar contra a decisão do STF. Condenado na quarta, Silveira ainda poderia questionar aspectos dos votos dos ministros do Supremo.

“A graça inclui as penas privativas de liberdade, de multa, ainda que haja inadimplência ou dívida ativa na União. E as penas restritivas de direitos”, disse Bolsonaro.

Diferentemente do indulto, que é voltado para grupos ou categorias específicas, a graça é um perdão individual, concedido exclusivamente pelo presidente da República para extinguir ou reduzir a pena imposta pela Justiça. Ela é proibida somente para crimes de tortura, tráfico de drogas e crimes hediondos.

Passando para agradecer

Mais uma vez, recebo com muita honra a informação de ter meu nome escolhido como melhor radialista na pesquisa Binóculo/Blog do Itamar. Todo reconhecimento traz consigo mais responsabilidade para que possamos tocar nossa luta na Pajeú e no blog. Aproveito para falar do motivo que tem me afastado diariamente dos microfones da Pajeú, diante de […]

GEDC3536-660x330Mais uma vez, recebo com muita honra a informação de ter meu nome escolhido como melhor radialista na pesquisa Binóculo/Blog do Itamar. Todo reconhecimento traz consigo mais responsabilidade para que possamos tocar nossa luta na Pajeú e no blog.

Aproveito para falar do motivo que tem me afastado diariamente dos microfones da Pajeú, diante de tantas pessoas amigas que tem perguntado.

No início do mês de novembro, passei por uma artroscopia, procedimento considerado simples e pouco invasivo, para corrigir lesão no menisco, adquirida nas partidas de futebol na Foot Arena Society, de quem sou sócio e peladeiro.

Após o procedimento, já na fase de recuperação, uma intercorrência acabou gerando um quadro que me obrigou a voltar a Recife para acompanhamento, novo procedimento e tratamento de uma infecção localizada, mas que inspirava alguns cuidados.

Alguns dias depois, estou em fase final de recuperação e, acredito, próximo de alta hospitalar. Tão grande quanto o desafio de passar por uma internação – algo raro para alguém que como eu briga e tenta zelar por saúde e qualidade de vida – é administrar tudo isso longe dos microfones.

Aqui ao menos com um laptop pude retomar essa semana as atividades do blog, que vinha sendo conduzido com competência por nossa equipe em solo sertanejo. Dito isso, os agradecimentos às orações e torcida de todos. Um até breve, se Deus quiser!

Três conselheiros tutelares negacionistas são impedidos de trabalhar em Santa Maria da Boa Vista

Eles não tomaram a vacina contra a Covid-19. Não se sabe se terão vencimentos cortados   Conselheiros tutelares de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, foram impedidos de trabalhar nesta segunda-feira. Motivo? Eles não tomaram a vacina contra a Covid-19, mesmo havendo um decreto municipal, publicado em novembro, que obriga a imunização […]

Eles não tomaram a vacina contra a Covid-19. Não se sabe se terão vencimentos cortados  

Conselheiros tutelares de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, foram impedidos de trabalhar nesta segunda-feira.

Motivo? Eles não tomaram a vacina contra a Covid-19, mesmo havendo um decreto municipal, publicado em novembro, que obriga a imunização dos servidores públicos.

O Conselho Tutelar de Santa Maria conta com cinco profissionais, dos quais apenas dois estão imunizados contra o vírus da Covid-19. Pelo menos um deles é evangélico.

O trio que não se vacinou alega que não são servidores municipais e que, portanto, o decreto não se enquadra à classe. Uma afronta ao bom senso mesmo diante de tantas mortes.

Entretanto, os conselheiros não imunizados seguem impedidos de trabalhar. A Polícia Militar de Pernambuco foi acionada para acompanhar a situação, conforme registro do Blog Nossa Voz.

Na cidade, o prefeito George Duarte tem tido uma atitude de forte enfrentamento da Covid-19. Nas postagens da prefeitura, a municipalidade tem reforçado importância da vacinação. Na cidade foram mais de 63 mil doses aplicadas.

Sudene dá sinal verde para financiamento de empresa de energia solar em Salgueiro

A Diretoria Colegiada da autarquia analisou demanda de financiamento do FDNE A Sudene aprovou, na terça-feira (4), a consulta prévia da empresa Solar Serrita Energia para a implantação de uma usina de geração de energia fotovoltaica em Salgueiro, no Sertão pernambucano.  Esse é o passo inicial para que a empresa possa pleitear acesso ao financiamento […]

A Diretoria Colegiada da autarquia analisou demanda de financiamento do FDNE

A Sudene aprovou, na terça-feira (4), a consulta prévia da empresa Solar Serrita Energia para a implantação de uma usina de geração de energia fotovoltaica em Salgueiro, no Sertão pernambucano. 

Esse é o passo inicial para que a empresa possa pleitear acesso ao financiamento através de recursos do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que tem R$ 1 bilhão disponível para investir neste ano. 

“O FDNE é um importante instrumento de financiamento para a indução do desenvolvimento da nossa região, especialmente de setores que foram reduzidos nos últimos anos, como o industrial. É preciso destacar que a Sudene tem desempenhado um papel importante no fomento da produção de energia renovável do Brasil, financiando os empreendimentos. O Nordeste tem hoje 83% da capacidade de produção de energia eólica e solar fotovoltaica instalada no país e nós contribuímos para que isso se tornasse realidade”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. 

A Enerfin do Brasil Sociedade de Energia Ltda, filial brasileira da Elecnor, foi a vencedora do leilão do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) do Governo de Pernambuco. O objetivo do empreendimento é alcançar uma economia de 20% no custo de energia ao longo dos 28 anos. Na época da assinatura do contrato da PPP, em novembro do ano passado, a previsão era de que a usina ficasse pronta em 36 meses, seguindo o modelo de concessão administrativa de 28 anos.

Ao todo serão atendidas 52 unidades consumidoras das áreas de Saúde (hospitais, prontos de socorros, ambulatórios etc.), Segurança (penitenciárias, presídios e quartéis), Educação (universidades, escolas, centros técnicos etc.), Turismo, Lazer e Cultura (estádio de futebol, museus etc.) e Administração (secretarias).

O Brasil é o segundo mercado mais importante do grupo depois da Espanha. Entre os parques instalados do Elecnor no Brasil, estão o complexo eólico no Rio Grande do Sul e o Parque FotoVoltaico São João do Piaui, no Piauí. 

Após a aprovação pela Diretoria Colegiada da Sudene, a empresa deve apresentar o projeto do empreendimento a uma instituição financeira federal, como o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal. Feita a análise do banco, a autarquia volta a avaliar o projeto e, então, decide sobre a autorização do financiamento.

Prefeitura de Sertânia suspende aulas da rede municipal e antecipa recesso escolar

O prefeito de Sertânia, Sertão do Estado, divulgou neste sábado (12) o decreto nº 019/2021, que prevê a suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino no período de 14 a 28 de junho, antecipando o recesso escolar previsto para o mês de julho. A medida visa frear o avanço da pandemia e ajudar a […]

O prefeito de Sertânia, Sertão do Estado, divulgou neste sábado (12) o decreto nº 019/2021, que prevê a suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino no período de 14 a 28 de junho, antecipando o recesso escolar previsto para o mês de julho.

A medida visa frear o avanço da pandemia e ajudar a diminuir a circulação de pessoas nas ruas, considerando o atual momento de aumentos significativos nos números de casos e de óbitos causados pela Covid-19.

Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.

A medida está em conformidade com o Decreto n° 50.846, de 11.06.2021, referente ao novo Plano de Convivência estabelecido pelo Governo do Estado de Pernambuco.

O documento prevê medidas mais duras para parte dos municípios do Sertão, entre os quais está Sertânia, no período de 14 a 20 de junho, quando deverão funcionar apenas algumas atividades consideradas essenciais.