Santa Terezinha: salários atrasados serão pagos em parcelas
Por André Luis
Uma comissão formada por professores ativos e inativos juntamente com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Santa Terezinha, Damião do Nascimento Silva, se reuniu na última terça-feira (12), para tratarem sobre o atraso nos vencimentos referente ao mês de dezembro de 2020 com o prefeito Delson Lustosa e equipe.
Na sexta-feira (15), após a segunda reunião, ficou acertado entre o Sindicato, comissão de professores, o prefeito e sua equipe jurídica e financeira, que este mês de janeiro será pago no próximo dia 30 e a partir de fevereiro de 2021 será pago o atrasado em parcelas.
Os empréstimos consignados foram pagos para que os servidores não tenham maiores prejuízos. O Sindicato em contato com o Blog do Pereira disse está cumprindo com o seu papel de cobrar, reivindicar, defender os servidores e ajudar a gestão, “ficamos certos que o diálogo é a melhor saída para solucionar entraves”, disse.
Nesta quarta-feira (21), o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, utilizou suas redes sociais para comunicar o falecimento de sua mãe, Cândida Maria dos Santos Moura, aos 89 anos. Em uma emocionante mensagem, Adelmo expressou sua profunda tristeza e dor pela perda da mãe querida. “É com imensa tristeza e o coração dilacerado que comunico o […]
Nesta quarta-feira (21), o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, utilizou suas redes sociais para comunicar o falecimento de sua mãe, Cândida Maria dos Santos Moura, aos 89 anos. Em uma emocionante mensagem, Adelmo expressou sua profunda tristeza e dor pela perda da mãe querida.
“É com imensa tristeza e o coração dilacerado que comunico o falecimento da minha adorada e querida mãe, Dona Cândida, que nos deixou hoje”, escreveu o prefeito em sua publicação.
Adelmo Moura destacou as qualidades singulares de sua mãe, descrevendo-a como uma mulher incrível, cheia de bondade, sabedoria e amor incondicional por todos ao seu redor. A partida de Dona Cândida deixou um vazio imensurável na vida da família, mas seu legado de amor e dedicação será eternamente lembrado com carinho.
“Sua presença era uma luz em nossos dias, e seu legado de amor e dedicação será sempre uma inspiração para nós”, expressou o prefeito.
Em meio ao luto, Adelmo Moura ressaltou sua gratidão pelo apoio recebido de amigos, familiares e conhecidos. Ele agradeceu todas as mensagens de conforto e solidariedade que têm chegado até ele e sua família neste momento difícil.
“Que mamãe descanse em paz, e que possamos encontrar conforto na certeza de que ela está em um lugar melhor, olhando por nós lá de cima”, concluiu Adelmo Moura em sua comovente mensagem.
Velório e sepultamento – O velório está sendo realizado na casa deu seu filho, Argemiro Moura, no Sítio Clarinha, na saída para São Vicente. O sepultamento acontecerá nesta quinta-feira (22), às 8h, no Cemitério João XXIII.
O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) vai apoiar a pré-candidatura de George Duarte (PP) à Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, nas eleições de novembro. Vereador por três mandatos, o progressista agora vai para disputa pelo comando da gestão municipal ao lado da pré-candidata a vice, Elivânia Gomes (PSL). […]
O deputado estadual Antonio Coelho (DEM) vai apoiar a pré-candidatura de George Duarte (PP) à Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão do São Francisco, nas eleições de novembro.
Vereador por três mandatos, o progressista agora vai para disputa pelo comando da gestão municipal ao lado da pré-candidata a vice, Elivânia Gomes (PSL). A parceria foi oficializada, nesta segunda, durante encontro no escritório do parlamentar, em Petrolina.
Dessa parceria política, Antonio Coelho reforçou que o aliado poderá contar com todo apoio e força política para trabalhar por investimentos para a cidade. “Nós já estamos debatendo novas ações e, através da Codevasf, estamos planejando, entre outras ações, a reconstrução de canais e a realização de um trabalho para oferecer energia elétrica mais barata para a irrigação na cidade através da construção de uma usina solar, um projeto visionário apresentado por George. Dessa maneira, vamos permitir que toda a agricultura de Santa Maria da Vista possa se tornar mais competitiva”, destacou o democrata.
George Duarte, por sua vez, agradeceu a parceria com o grupo e demonstrou confiança em conseguir viabilizar uma solução para o problema do custo da energia para os agricultores de Santa Maria da Vista. O pré-candidato reafirmou sua disposição de tirar do papel o projeto da Usina Solar. “Se for preciso, poderemos doar o terreno, mas o que queremos é ver o sistema funcionando e beneficiando o agricultor de Santa Maria da Boa Vista”, assinalou o pré-candidato.
Na manhã desta segunda-feira (10), o Hotel Casa Grande, em Gravatá, foi palco do Seminário de Acolhimento aos Novos Gestores Municipais de Saúde de Pernambuco, promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE). O evento reuniu mais de 500 participantes, entre gestores e técnicos, com o objetivo de estimular a troca de […]
Na manhã desta segunda-feira (10), o Hotel Casa Grande, em Gravatá, foi palco do Seminário de Acolhimento aos Novos Gestores Municipais de Saúde de Pernambuco, promovido pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE). O evento reuniu mais de 500 participantes, entre gestores e técnicos, com o objetivo de estimular a troca de experiências, aprimorar as políticas públicas de saúde e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
A cerimônia de abertura contou com a presença de importantes nomes da saúde pública em níveis local, regional, nacional e internacional. Entre os participantes estavam: Artur Amorim, presidente do COSEMS-PE e Secretário de saúde de Afogados da Ingazeira; Hisham Mohamad e Rodrigo Buarque, presidente e vice-presidente do CONASEMS, respectivamente; Mozart Sales, assessor especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; Felipe Proenço de Oliveira, Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde; Rosano Carvalho Frei, Superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco; Viviany Cavalcante de Oliveira, Secretária Municipal de Saúde de Gravatá; Zilda do Rego Cavalcanti, Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco; Dra. Socorro Gross Galiano, representante da OPAS/OMS no Brasil; Sônia Maria Pinto, Presidente do Conselho Estadual de Saúde; ss prefeitos Joselito Gomes (Gravatá) e Orlando Jorge (Limoeiro, ex-presidente do COSEMS-PE).
Para o presidente do COSEMS-PE, Artur Amorim, o evento representa uma oportunidade essencial para alinhamento estratégico e fortalecimento da gestão municipal de saúde. “Este evento é uma oportunidade ímpar para alinhar estratégias e promover um diálogo direto entre os novos gestores e as entidades que apoiam a saúde pública. Nosso objetivo é capacitar e fortalecer a gestão municipal para enfrentar os desafios de 2025”, destacou.
O presidente do CONASEMS, Hisham Mohamad, reforçou a importância da iniciativa. “Esse encontro é fundamental para os secretários que estão iniciando sua jornada e também para aqueles que já atuam na gestão. Discutir temas como responsabilidade dos gestores, regionalização da saúde e financiamento traz segurança e capacitação para aprimorar a qualidade de vida da população em seus municípios”, afirmou.
Já a Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco, Zilda do Rego, destacou a relevância do seminário. “Este é um espaço essencial para qualificação dos gestores e aprimoramento das políticas de saúde. Um momento de alinhamento, troca de experiências e fortalecimento do trabalho conjunto entre Estado e municípios”, pontuou.
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, anfitrião do evento, também ressaltou a importância do encontro. “Receber um evento dessa magnitude em nossa cidade demonstra o compromisso de Gravatá com a saúde pública e com o fortalecimento do SUS. É uma honra poder contribuir para essa troca de conhecimento e colaboração entre os gestores municipais”, afirmou.
Homenagens e reconhecimentos
Durante o evento, foram entregues os troféus Flor de Mandacaru, símbolo de resistência e esperança no Nordeste brasileiro. A homenagem foi concedida a personalidades que se destacam na luta pela saúde pública como Artur Amorim, presidente do COSEMS-PE; Dra. Zilda do Rego, Secretária Estadual de Saúde de Pernambuco; Dra. Tereza Campos, Superintendente do IMIP e à Dra. Socorro Gross, representante da OPAS/OMS no Brasil.
Em nome do povo de Pernambuco, foi feito um agradecimento especial à Dra. Socorro Gross pela sua dedicação e liderança na promoção da saúde e dignidade da população. Sua cooperação com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) deixou um legado de resultados expressivos e inspira novas gerações de profissionais da área.
Antes do início dos painéis temáticos, Dra. Jurema Telles, oncologista de destaque, abordou um painel temático sobre o câncer de colo de útero, trazendo aos novos e veteranos gestores de saúde o panorama do “Projeto Piloto Útero e Vida”, em Pernambuco.
Painéis Temáticos
Encerrando a programação da manhã, foram realizadas duas mesas temáticas sendo a primeira “Ser gestor municipal da saúde e o papel do CONASEMS e COSEMS” que teve como palestrante Hisham Mohamad, Artur Belarmino de Amorim e a presença de Elídio Ferreira de Moura Filho (Vice-presidente do COSEMS-PE). Logo em seguida, foi a vez do painel, “Atenção Primária à Saúde nos Municípios” que teve como palestrantes a Ana Cláudia Callou (Secretária de Saúde de Olinda-PE) e Felipe Proenço de Oliveira (Secretário de Atenção Primária à Saúde/MS), mediado Nadjane Arcanjo (Secretária Executiva de Saúde do Jaboatão dos Guararapes e Câmara Técnica do CIB-PE).
O evento segue com uma programação voltada à capacitação dos novos gestores e ao fortalecimento das políticas de saúde em Pernambuco.
Senador Humberto Costa (PT-PE) foi um dos poucos que defendeu mais recursos para o financiamento dos partidos. Por André Luis – Com informações da Agência Senado Com a decisão de rejeitarem todas as mudanças polêmicas do Projeto de Lei 11.021/18, que altera várias regras eleitorais – chamado de minirreforma eleitoral, o Senado Federal funcionou como […]
Senador Humberto Costa (PT-PE) foi um dos poucos que defendeu mais recursos para o financiamento dos partidos.
Por André Luis – Com informações da Agência Senado
Com a decisão de rejeitarem todas as mudanças polêmicas do Projeto de Lei 11.021/18, que altera várias regras eleitorais – chamado de minirreforma eleitoral, o Senado Federal funcionou como freio de contenção para impedir uma indecência proposta pela Câmara dos Deputados aprovado na terça-feira (03.09).
Nesta terça-feira (17), o Plenário do Senado Federal aprovou o substitutivo do senador Weverton (PDT-MA) ao PL 5.029/2019. Em suma, decidiram rejeitar todas as mudanças polêmicas do projeto e manter apenas a garantia de que o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (Fundo Eleitoral) não será aumentado e terá para as eleições de 2020 o mesmo montante das eleições de 2018, ou seja, R$ 1,7 bilhão.
O texto original do projeto enviado pela Câmara previa exceções ao limite de gastos de campanhas; estabelecia novos itens nos quais podem ser usados recursos do Fundo Partidário; definia critérios para análise de inelegibilidade; e autorizava o retorno da propaganda partidária semestral. Também alterava regras relacionadas à gestão de partidos políticos.
Ampliava, ainda, as possibilidades de uso dos recursos do Fundo Partidário por parte das legendas, com a permissão para contratação de serviços de consultoria contábil e advocatícia, inclusive em qualquer processo judicial e administrativo de interesse ou litígio que envolva candidatos do partido, eleitos ou não, relacionados ao processo eleitoral, ao exercício de mandato eletivo ou que possa acarretar reconhecimento de inelegibilidade.
O texto enviado pela Câmara dos Deputados foi considerado por muitos senadores como uma aberração e grave retrocesso recheado de equívocos e vícios que trariam prejuízos nas questões de inelegibilidade de candidatos e enfraqueceria a Lei da Ficha Limpa.
O senador Humberto Costa (PT-PE) defendeu não apenas mais recursos para o financiamento dos partidos, mas a volta do direito de as legendas falarem ao país por meio de programas de TV semestrais.
Os senadores alertam que há risco de os deputados reintroduzirem pontos rejeitados por eles, visto que agora a proposta volta para nova votação na Câmara dos Deputados. Cabe agora à sociedade fiscalizar os deputados para que não aprovem esse pacote de retrocessos e aberrações.
Nessa quarta-feira (16), o Instituto de Previdência de Triunfo – TriunfoPrev – teve sua nova sede inaugurada. Localizada em frente a praça Monsenhor Elizeu Diniz, o espaço contou com ampla reforma após doação do Município. No prédio funcionou por muitos anos o Museu do Cangaço e da cidade de Triunfo e nos últimos anos abrigou […]
Nessa quarta-feira (16), o Instituto de Previdência de Triunfo – TriunfoPrev – teve sua nova sede inaugurada. Localizada em frente a praça Monsenhor Elizeu Diniz, o espaço contou com ampla reforma após doação do Município.
No prédio funcionou por muitos anos o Museu do Cangaço e da cidade de Triunfo e nos últimos anos abrigou também a Secretaria Municipal de Turismo e seus departamentos.
Na solenidade de hoje participaram o prefeito Luciano Bonfim, a presidente do TriunfoPrev, Michelle Barbosa, o presidente da Câmara de Vereadores, Anselmo Martins, a ex-presidente do Instituto, Lúcia Lima, o ex-prefeito João Batista Rodrigues, servidores, e demais convidados.
A cerimônia foi restrita apenas a convidados, para não gerar aglomeração e assim descumprir as normas sanitárias quanto ao combate a Covid-19.
Você precisa fazer login para comentar.