Notícias

Sandrinho Palmeira e Rodrigo Novaes confirmam contrapartida para volta da exibição de filmes no Cine São José

Por Nill Júnior

Prefeito e Secretário visitaram o espaço. Contrapartida de prefeitura e Secretaria de Turismo, mais repasse da Fundação que gere o cinema permitirá retomada das exibições no cinema

O Secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes e o Prefeito de Afogados da Ingazeira visitaram agora a tarde o Cine Teatro São José e discutiram a contrapartida para  a retomada do seu funcionamento, em parceria com a mantenedora do espaço, a Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios.

Eles estiveram acompanhados do vice-prefeito Daniel Valadares, mais  Secretários Ney Quidute (Administração, Desenvolvimento Econômico e Turismo), Edgar Santos (Executivo de Administração, Desenvolvimento Econômico e Turismo e Presidente da Astur), Igor Sá Mariano (Assessoria Especial). A visita foi guiada pelo Diretor Administrativo da Fundação, Nill Júnior.

Rodrigo ficou encantado com a história do Cine, construído na década de 50 pelo empresário Helvécio Lima e adquirido por Dom Mota para a Diocese de Afogados da Ingazeira.  Novaes confirmou juntamente com o prefeito Sandrinho Palmeira a contrapartida de R$ 100 mil para aquisição do equipamento de projeção que soma-se a equipamentos adquiridos pela Fundarpe, após intervenção de Waldemar Borges e do atual vice, Daniel Valadares.

Somados aos R$ 129 mil repassados pela Fundação, o equipamento definitivo para a exibição de filmes será adquirido. A ideia é de que o cinema passe a exibir filmes já no segundo semestre.

A parceria prevê atividades culturais diversas e a definição de um horário para visitação do prédio, que terá sua história contada desde a fundação, passando pela organização da sociedade civil através da Associação Cultural São José, soerguimento pelo Governo do Estado em 2003 e nova fase a partir da transição da Associação para a Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, que assumiu a gestão plena do cine este ano.

Ao final da visita, a sirene do cinema foi tocada de forma simbólica, para marcar mais um momento histórico dessa etapa. Sandrinho Palmeira, Rodrigo e Edgar Santos falaram, em seguida para o programa A Tarde é Sua, da Rádio Pajeú, com André Luiz e Michelli Martins.

Outras Notícias

Anel viário de Sertânia faz sua primeira vítima

O Anel viário de Sertânia, foi inaugurado na tarde da sexta-feira e logo a noite já foi registrado o primeiro acidente grave, deixando uma vítima fatal e outro gravemente ferido. Segundo a Polícia Militar, um caminhão de cor vermelha, placas EZC- 0940, carregado com goiaba capotou no sistema viário do município. O passageiro do caminhão, […]

Do PE Notícias

O Anel viário de Sertânia, foi inaugurado na tarde da sexta-feira e logo a noite já foi registrado o primeiro acidente grave, deixando uma vítima fatal e outro gravemente ferido. Segundo a Polícia Militar, um caminhão de cor vermelha, placas EZC- 0940, carregado com goiaba capotou no sistema viário do município.

O passageiro do caminhão, por nome de José Ribamar, foi retirado das ferragens e socorrido para o hospital local e, em seguida, encaminhado ao Hospital Regional de Arcoverde. Já o motorista do veículo, por nome de Osvaldo Mateus, de 50 anos, ficou preso nas ferragens e veio a óbito.

Os Bombeiros da cidade de Arcoverde chegaram ao local e conseguiram retirar o homem das ferragens, porém, o mesmo já estava sem vida. Os dois ocupantes do caminhão são de Fortaleza-(CE).

No local do acidente foi encontrada uma carteira porta cédulas contendo a habilitação, documentos de identidade, um aparelho celular Samsung. Todo o material encontrado foi entregue na Delegacia de Polícia de Sertânia para as providências cabíveis.

Perigo antes da “reta de Sertânia”: o anel viário tem como pontos que mais necessitam de atenção o acesso pela PE no sentido Cruzeiro do Nordeste-Sertânia e o giradouro antes da PE no sentido inverso. Motoristas que não respeitam o limite de velocidade são surpreendidos após um trecho em decida com o giradouro, antes da PE, já saindo de Sertânia e entrando na PE para o distrito.

Projeto Cinema no Interior foi o Brasil na França

Produções de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e Belém do São Francisco foram exibidas no Festival de Contis Por Alexandre Morais Fazendo jus ao ditado que diz que em todo lugar do mundo tem um brasileiro, o Projeto Cinema no Interior foi destaque no 20º Festival Internacional de Cinema de Contis, no sul da França. […]

No Festival de Contis, os sertanejos Claudio Gomes (quarto da esquerda pra direita), Alexandre Morais (oitavo) e Alessandro Palmeira (nono)
No Festival de Contis, os sertanejos Claudio Gomes (quarto da esquerda pra direita), Alexandre Morais (oitavo) e Alessandro Palmeira (nono)

Produções de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira e Belém do São Francisco foram exibidas no Festival de Contis

Por Alexandre Morais

Fazendo jus ao ditado que diz que em todo lugar do mundo tem um brasileiro, o Projeto Cinema no Interior foi destaque no 20º Festival Internacional de Cinema de Contis, no sul da França. O evento aconteceu entre 18 e 21 de junho, oferecendo uma programação extensa e variada, com exibições em três sessões todos os dias.

Três filmes do Cinema no Interior mais um documentário produzido no Brasil pela cineasta francesa Laurrane Sèmpere foram exibidos em sessões distintas, sempre antecedidas e sucedidas por apresentações e debates. Para o coordenador do projeto, cineasta Marcos Carvalho, os resultados foram satisfatórios pela boa avaliação do público e pela manutenção do programa de intercâmbio envolvendo os dois projetos e os dois países.

Cena de A Bailarina e a Moça, com legendas em francês. Produções de Serra e Belém de São Francisco também foram exibidas.
Cena de A Bailarina e a Moça, com legendas em francês. Produções de Serra e Belém de São Francisco também foram exibidas.

2015 – Este ano o Cinema no Interior chegou ao seu nono ano e foi realizado em cinco cidades de Pernambuco: Afogados da Ingazeira, Serra Talhada, Cabrobó, Belém do São Francisco e São José do Belmonte. Três filmes representaram o projeto em Contis: A bailarina e a moça (Afogados da Ingazeira), Amor gigante (Belém do São Francisco) e Zeomi (Serra Talhada). Representantes das três produções estiveram presentes, recebidos e apresentados pela coordenadora do Cinema no Interior residente na França, Ana Carolina Borges.

“Além das exibições, abrimos um diálogo com produtores de cinema e festivais de vários países, o que pode render boas parcerias futuras”, destacou Ana. Ainda este ano o projeto será executado no Estado da Paraíba e filmes já produzidos estão inscritos no Festival de Cinema de Triunfo.

Presenças – Representando seus filmes, estiveram no festival Alexandre Morais, Claudio Gomes e Alessandro Palmeira , ator, fotógrafo e roteirista de A bailarina e a moça, Tom Dunes, ator e roteirista  de Amor gigante e Manoel Lima, ator e roteirista de Zeomi. Além da delegação do Cinema no Interior, Vitor Carvalho, que é de Atibaia (SP) e há nove anos participa como convidado, esteve presente. Juntos, foram saudados como os representantes do Brasil no evento.

Lúcio sobre críticas: prefeitura é que atuou com dois pesos e duas medidas

O promotor Lúcio diz por sua vez que a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Afogados teria autorizado o evento na AABB e só se manifestou contra em cima da hora. “Aí não tinha sentido ter dois pesos e duas medidas de não ter o da AABB e ter o da Chácara Vitória.  Então intervimos para […]

O promotor Lúcio diz por sua vez que a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Afogados teria autorizado o evento na AABB e só se manifestou contra em cima da hora.

“Aí não tinha sentido ter dois pesos e duas medidas de não ter o da AABB e ter o da Chácara Vitória.  Então intervimos para autorizar os dois com rigorosa recomendação.  A prefeitura não poderia estar dando tratamento diferenciado”.

Sobre o fato de realizarem shows, Lúcio afirmou que os estabelecimentos tinham autorização para bar, reconhecendo que isso de fato não ocorreu na execução dos eventos. “Mas não concordo com censura prévia”.

Ele ainda diz que a fiscalização não está acontecendo e que vários eventos tem acontecido sem nenhuma fiscalização.  “A prefeitura não pode desvirtuar nossa atuação.  É o contrário.  Nós que temos cobrado atuação há dias”, afirmou.

“Defendemos ainda que não basta multar, mas também suspender as atividades “, reclamou. Ele reiterou que neste caso, houve dois pesos e duas medidas.  “Não tinha como proibir um e outro não”. Para ele,  esse fato serve para maior reflexão.

Lúcio também diz ter recebido queixas de servidores que tem dificuldade até de ter carro pra trabalhar,  além do número reduzido de servidores.

Ele citou exemplo de um pagode chamado “Tardezinha”, no Hotel Brotas, que não teve nenhuma vedação pelo município.  “Na hora do pagode, não houve controle”.

Diz também que cidades como Flores, Serra Talhada, Brejinho, ao contrário,  tem tido eventos sem controle nenhum. Ele enobreceu a medida da prefeitura de São José do Egito que adotou decreto. “Mas festas clandestinas acontecem”.

Prefeitura de Salgueiro faz seleção para a contratação temporária de médicos

As inscrições do processo seletivo ficam abertas até o dia 2 de dezembro. Estão sendo oferecidas quatro vagas, sendo uma destinada para pessoa com deficiência. G1 Petrolina A prefeitura de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, está com inscrições abertas para o processo seletivo que visa a contratação temporária de médicos para atuar no Programa de […]

Foto: Reprodução / Google Street View

As inscrições do processo seletivo ficam abertas até o dia 2 de dezembro. Estão sendo oferecidas quatro vagas, sendo uma destinada para pessoa com deficiência.

G1 Petrolina

A prefeitura de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, está com inscrições abertas para o processo seletivo que visa a contratação temporária de médicos para atuar no Programa de Saúde da Família do município. Os interessados podem se inscrever até a próxima segunda-feira, 2 de dezembro.

As inscrições deverão ser feitas presencialmente, das 8h às 13h, no prédio da prefeitura ou através do e-mail: [email protected], mediante solicitação de ficha de inscrição. O processo seletivo será realizado através de prova de título.

O resultado preliminar do concurso será divulgado no dia 3 de dezembro, às 23h59. De acordo com o edital, o contrato de trabalho, inicialmente, tem validade de 12 meses, podendo ser prorrogado gradativamente, até o limite de 24 meses.

Estão sendo oferecidas quatro vagas, sendo uma destinada para pessoa com deficiência. Outras informações estão disponíveis no edital.

TJPE nega recurso e mantém condenação de ex-bancário por estupro

Exclusivo Um ex-bancário de Afogados da Ingazeira condenado a pena de 29 anos e 2 meses de prisão, por estupro de vulnerável, teve seu recurso negado à unanimidade na segunda instância (TJPE), sendo mantida a sentença de primeiro grau. O relator foi o Desembargador Demócrito Reinaldo Filho. “Percebo, portanto, contradição em suas falas, não tendo […]

Exclusivo

Um ex-bancário de Afogados da Ingazeira condenado a pena de 29 anos e 2 meses de prisão, por estupro de vulnerável, teve seu recurso negado à unanimidade na segunda instância (TJPE), sendo mantida a sentença de primeiro grau.

O relator foi o Desembargador Demócrito Reinaldo Filho.

“Percebo, portanto, contradição em suas falas, não tendo sido revelado qualquer motivo oculto ou interesse em prejudicá-lo. Dessa forma, a versão da vítima prevalece sobre a negativa de autoria, que destoa do arcabouço probatório inserto nos autos.

Pelo exposto, ficou comprovado que o acusado praticou o crime de estupro de vulnerável contra a ofendida, devendo ser mantida a sua condenação pela prática do crime previsto no art. 217-A c/c art. 226, II, na forma do art. 71, todos do CP.

O advogado da família da vítima,  João Cleto Nunes, alegou que recebeu a notícia com muita naturalidade, uma vez que há provas robustas do crime e que a justiça será feita em sua plenitude.

“Ainda cabe recurso para Brasília. Contudo, as chances de êxito são muito remotas, pois sequer existem questões de nulidade por violação à lei Federal ou dispositivos constitucionais levantadas pelo sentenciado em suas razões de apelação, o que torna inviável o seguimento de eventuais recursos perante as cortes superiores”, disse o advogado da família da vítima.