Notícias

Sandrinho Palmeira é responsabilizado pelo TCE-PE por descumprir norma previdenciária

Por André Luis

Primeira mão

Na última quinta-feira (13), a Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) decidiu, por unanimidade, não homologar o Auto de Infração lavrado contra o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, mas o responsabilizou pelo descumprimento de normativo previdenciário.

O processo, de relatoria do conselheiro Marcos Loreto, trata da omissão no envio do Demonstrativo da Política de Investimentos do RPPS (DPIN) do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais ao Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (CADPREV), referente ao exercício de 2024. A obrigação está prevista na Resolução TC nº 230/2024.

Com a decisão, o TCE-PE reconhece a infração cometida pela gestão municipal, reforçando a necessidade de cumprimento das obrigações previdenciárias para garantir a transparência e a regularidade da administração dos recursos do regime próprio de previdência.

Outras Notícias

Morte de professor de educação Física causa comoção em Afogados

Elder Bezerra atuava na Vigilância Sanitária do município. Prefeitura emitiu nota de pesar. A morte do professor de Educação Física Elder Bezerra Alves, de infarto, repercute nas redes.  Era membro da Academia Força Total e foi vítima de um infarto fulminante,  quando estava em atendimento na Ciretran. A Prefeitura de Afogados da Ingazeira expressou profundo […]

Elder Bezerra atuava na Vigilância Sanitária do município. Prefeitura emitiu nota de pesar.

A morte do professor de Educação Física Elder Bezerra Alves, de infarto, repercute nas redes. 

Era membro da Academia Força Total e foi vítima de um infarto fulminante,  quando estava em atendimento na Ciretran.

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira expressou profundo pesar pelo falecimento do professor de Educação Física e colaborador. 

“Profissional cuidadoso com os seus afazeres, jovem, dinâmico, Elder atuava, desde o início da pandemia, nas equipes de fiscalização de nossa vigilância sanitária”, diz em nota. 

“Que Deus o acolha em sua infinita e misericordiosa morada, e que conforte os corações dos amigos e familiares enlutados”, conclui.

Eduardo Campos prestigia festa da Independência na Bahia

do Diário de Pernambuco Com o palanque na Bahia formado pela senadora Lídice da Mata (PSB), candidata ao governo, e a ex-ministra Eliana Calmon (PSB), que vai disputar o Senado, o presidenciável do PSB, Eduardo Campos, prestigiou nesta quarta-feira (2) a festa em comemoração à Independência da Bahia. O socialista acompanhou o cortejo cívico que […]

20140702160526473669a

do Diário de Pernambuco

Com o palanque na Bahia formado pela senadora Lídice da Mata (PSB), candidata ao governo, e a ex-ministra Eliana Calmon (PSB), que vai disputar o Senado, o presidenciável do PSB, Eduardo Campos, prestigiou nesta quarta-feira (2) a festa em comemoração à Independência da Bahia. O socialista acompanhou o cortejo cívico que teve início no bairro da Lapinha e terminou no centro histórico de Salvador, capital do estado.

Ao ser questionado sobre a importância da data, Eduardo comparou à luta dos brasileiros em solo baiano, em 2 de julho de 1823, para libertar o país de Portugal, com a disputa presidencial travada no momento atual, segundo ele, para construir um Brasil mais equilibrado socialmente, “com mais oportunidade, com menos corrupção, com seriedade e com ética”, frisou.

“Vivemos hoje no país a disputa para construir o Brasil com educação integral, inflação contida, com emprego de qualidade, com combate à insegurança, devolver a paz ao Brasil, o desenvolvimento para que a gente possa gerar oportunidade de trabalho para milhares e milhares de brasileiros”, observou Campos.

Quando indagado sobre o apoio de Lídice da Mata e Eliana Calmon, o presidenciável também recorreu ao passado. “Essa luta, de 2 de julho, teve forte participação das mulheres, e tantos anos depois aqui estamos com duas mulheres em um novo momento da luta pela construção do Brasil. Temos certeza que as mulheres vão fazer pela Bahia o que outras fizeram lá no século 18, no século 19 para construir um momento tão belo que até hoje é comemorado pelo povo brasileiro”, destacou Campos.

Trabalhou muito por Serra Talhada, diz assessor de Márcia sobre Sebá

O assessor da prefeita Márcia Conrado, César Kaique, fez uma declaração em um grupo de WhatsApp, por meio de um debate, afirmando que Sebastião Oliveira, enquanto foi Deputado Federal: “trabalhou muito por Serra Talhada, trouxe relevantes obras para o município, juntamente com o governo do estado e o governo federal”. César Kaique, falou como ele […]

O assessor da prefeita Márcia Conrado, César Kaique, fez uma declaração em um grupo de WhatsApp, por meio de um debate, afirmando que Sebastião Oliveira, enquanto foi Deputado Federal: “trabalhou muito por Serra Talhada, trouxe relevantes obras para o município, juntamente com o governo do estado e o governo federal”.

César Kaique, falou como ele via a aproximação do grupo de Sebastião com o de Márcia: “Sebastião e Dema (Waldemar Oliveira)… assim como nosso grupo, estão pensando em Serra Talhada primeiramente. Não existe ambição pelo poder. O diálogo e a boa política quem ganha é o povo! Serra Talhada não está indo contrária às outras grandes cidades, e todos que pensam no melhor e no desenvolvimento de nossa terra, sabe que o lugar certo é ao lado de Márcia Conrado, a prefeita do presidente Lula, a prefeita que realiza e entrega obras”, disse o assessor da Prefeita.

César Kaique deixou claro, em sua fala, que o alinhamento com o grupo de Sebastião está muito bem adiantado; estando a aliança entre o grupo, mais próxima de ser “selada”.

STF divide em 30 partes conteúdo de depoimentos de Ricardo Pessoa

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu dividir em 30 partes o conteúdo dos depoimentos do empreiteiro Ricardo Pessoa em seu acordo de delação premiada na Operação Lava Jato. O fatiamento foi feito para separar fatos narrados pelo executivo que poderão gerar novas investigações ou mesmo complementar inquéritos já em andamento com […]

ricardo-pessoaO ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu dividir em 30 partes o conteúdo dos depoimentos do empreiteiro Ricardo Pessoa em seu acordo de delação premiada na Operação Lava Jato. O fatiamento foi feito para separar fatos narrados pelo executivo que poderão gerar novas investigações ou mesmo complementar inquéritos já em andamento com novas informações.

O procedimento foi feito a pedido da Procuradoria Geral da República (PGR), que conduz as investigações sobre políticos supostamente envolvidos no esquema de corrupção da Petrobras. O mesmo ocorreu em relação ao conteúdo dos depoimentos do ex-diretor da estatal Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef em seus acordos de colaboração.

Os fatos narrados por eles levaram à abertura de 25 inquéritos no STF, sobre 50 pessoas, e outros 4 inquéritos no Superior Tribunal de Justiça (STJ), sobre 2 governadores, um ex-secretário e outras autoridades.

A divisão dos depoimentos de Pessoa geraram 30 peças no STF que ainda tramitam em segredo de Justiça. Na Corte, o conteúdo foi tratado com um nível maior de sigilo, pelo qual as peças sequer podem ser visualizadas no sistema aberto ao público para consulta do andamento processual.

Se ocorrer como nas delações de Paulo Roberto e Youssef, a tendência é que o teor dos depoimentos venha a público somente quando a PGR solicitar a abertura formal dos inquéritos, que dão início às investigações, com tomada de depoimentos e colheita de provas. Essa etapa inclui a apreensão de documentos, quebras de sigilos (telefônico, bancário ou fiscal) ou interceptações telefônicas, por exemplo.

No caso dos dois delatores, a PGR demorou mais de 3 meses para pedir a abertura de inquérito após a homologação das delações, em que o STF aprova os termos do acordo de colaboração. (G1)

Sertanejo Elilson Góis é reconduzido para Direção do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFPE

O diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da UFPE, Elilson Rodrigues Góis, foi reconduzido ao cargo, esta manhã, no Auditório 3 da Biblioteca Central (BC), no Campus Recife da Universidade. Na mesma cerimônia, as professoras Ana Júlia de Souza Melo e Luciana Leila Fontes Vieira tomaram posse, respectivamente, nos cargos de diretora do Centro de […]

IMG-20151214-WA0013

O diretor do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) da UFPE, Elilson Rodrigues Góis, foi reconduzido ao cargo, esta manhã, no Auditório 3 da Biblioteca Central (BC), no Campus Recife da Universidade. Na mesma cerimônia, as professoras Ana Júlia de Souza Melo e Luciana Leila Fontes Vieira tomaram posse, respectivamente, nos cargos de diretora do Centro de Convenções e diretora LGBT. Elilson foi reconduzido pelo Reitor da UFPE, Anísio Brasileiro, em solenidade concorrida.

Elilson Góis é graduado em Biblioteconomia (1996) pela UFPE, possui Especialização em Gestão e Tecnologia da Informação (2009) também pela UFPE e é pós-graduando do curso de Especialização em Gestão Pública pelo IFPE – Santa Cruz do Capibaribe. Elilson Góis também é radialista profissional. O bibliotecário é originalmente lotado no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru.

IMG-20151214-WA0014

Para nós, orgulha o fato de ser natural de Sertânia, também muito conhecido por aqui pelo trabalho como radialista ou gerente em  emissoras como Itapuama FM, Sertânia FM, Santa Maria de Monteiro e Transertaneja. Pra não viver liso, fez bem e trocou o rádio por carreira federal. Um gente boa, na plena definição da expressão.

O SIB é composto pela Biblioteca Central e outras 13 unidades setoriais distribuídas nos campi Recife, Vitória e Agreste. O sistema possui uma coleção com cerca de 300 mil títulos e mais de um milhão de exemplares. Dentre as missões já coordenadas por Elilson, a reformulação e modernização da Biblioteca Central da UFPE.

IMG-20151214-WA0017