Notícias

Salgueiro: Audiência Pública discute calote de empresa a trabalhadores da Transposição

Por Nill Júnior
Ex-funcionários seguem acampados em frente ao escritório do Ministério da Integração Nacional. Foto: Robson de Souza

A Câmara de Vereadores de Salgueiro realiza na próxima sexta, dia 3 de agosto, Audiência Pública para discutir a polêmica dos pagamentos dos servidores e credores da Empresa Emza, no tempo em que a mesma esteve em atividade no município.

Na última terça, ex-funcionários da Empresa, que era responsável pelas obras de transposição do rio São Francisco, completaram sete dias de protesto em Salgueiro, no Sertão Pernambucano. Eles estão acampados em frente ao escritório do Ministério da Integração Nacional.

Os trabalhadores reivindicam o restante do pagamento das rescisões dos contratos. De acordo com os ex-funcionários, cerca de 1.600 pessoas esperam o acerto de contas com a empresa.

Até a publicação desta matéria a EMSA não se manifestou sobre o assunto. Em nota, o Ministério da Integração Nacional informou que “Não há pagamentos pendentes do Ministério para o consórcio Emsa-Siton, que era o responsável pela primeira etapa (1N) das obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco”.

Ainda que “os funcionários que já atuaram ou atuam na execução das obras do Projeto São Francisco são contratados diretamente pelas construtoras/consórcios, responsáveis pelo pagamento de salários e direitos de cada trabalhador. Sendo assim, essa é uma atribuição direta das empresas.”

Outras Notícias

Sebastião e Inocêncio Oliveira reforçam campanha de Victor em Serra Talhada

Com reprodução do Caderno 1 O Deputado Federal e Secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira e o ex-deputado federal Inocêncio Oliveira reforçaram neste domingo a campanha de Victor Oliveira e Marquinhos Dantas. Antes, o candidato fez uma visita ao bairro Vila Bela. Na área da Academia das Cidades no bairro do IPSEP, Victor, Marquinhos, […]

Victor-2-2

Com reprodução do Caderno 1

O Deputado Federal e Secretário de Transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira e o ex-deputado federal Inocêncio Oliveira reforçaram neste domingo a campanha de Victor Oliveira e Marquinhos Dantas. Antes, o candidato fez uma visita ao bairro Vila Bela.

Na área da Academia das Cidades no bairro do IPSEP, Victor, Marquinhos, Sebastião e Inocêncio falaram à população. Nos discursos, os candidatos e aliados buscaram rechaçar acusações de que, como adversários do PT, poriam fim a programas da gestão petista que deram certo, como Minha Casa Minha Vida e Bolsa Família.

“Estes direitos estão garantidos  e que ninguém vai mexer neles. O PT de Brasília, o povo e os deputados e senadores e a justiça já mandou pra casa. O ministro que cuida do Minha Casa Minha Vida está apoiando esta chapa”, disse Sebastião.

Victor-3-2

Ele ainda acusou Luciano de passar um cheque sem fundo pro povo em 2012. “Ele assinou pro povo ele prometeu hospital municipal e não construiu, ele prometeu botar o SAMU pra funcionar e não funciona”. Ainda acusou o gestor de calote de R$ 300 mil na empresa responsável pela construção da UPA”.

O ex-deputado federal Inocêncio Oliveira defendeu o neto. “Quem conhece Victor não deixa de votar em Victor”, defendeu. Candidatos a vereador e o deputado estadual Rogério Leão estiveram no evento.

Danilo Cabral inaugura comitê

Neste domingo (20), o deputado federal Danilo Cabral, que busca a reeleição, inaugurou seu comitê eleitoral em Casa Forte, Recife. A casa conta com bicicletário, acessibilidade plena e um quintal amplo onde irá funcionar o”Bar 4010″. Os candidatos majoritários Paulo Câmara, Raul Henry e Fernando Bezerra Coelho estiveram na inauguração.

Danilo Cabral
Neste domingo (20), o deputado federal Danilo Cabral, que busca a reeleição, inaugurou seu comitê eleitoral em Casa Forte, Recife. A casa conta com bicicletário, acessibilidade plena e um quintal amplo onde irá funcionar o”Bar 4010″. Os candidatos majoritários Paulo Câmara, Raul Henry e Fernando Bezerra Coelho estiveram na inauguração.
Compesa não paga e pipeiros suspendem abastecimento em cidades do Pajeú

Por Anchieta Santos A ameaça dos pipeiros que prometeram suspender o abastecimento das cidades de Itapetim e Brejinho por falta de pagamento se confirmou. Hoje completa 4 meses de atraso nos repasses da Compesa e os profissionais suspenderam o abastecimento desde a 2ª feira dia 18. A notícia que chegou é que hoje a Compesa […]

1267800502carropipaPor Anchieta Santos

A ameaça dos pipeiros que prometeram suspender o abastecimento das cidades de Itapetim e Brejinho por falta de pagamento se confirmou. Hoje completa 4 meses de atraso nos repasses da Compesa e os profissionais suspenderam o abastecimento desde a 2ª feira dia 18.

A notícia que chegou é que hoje a Compesa pagaria um mês apenas, e os pipeiros já teriam firmado posição de que não será suficiente para eles retomarem o abastecimento. Por seu lado se agravou a situação dos moradores de Itapetim que não têm água nas torneiras a 28 meses e de Brejinho a 12 meses. Ao todo, 16 pipeiros que atendem as duas cidades, cobram da Compesa 4 meses de pagamento.

TCE recomenda aprovação de contas de 2015 do ex-prefeito Arquimedes Machado

A Prestação de Contas de Governo da Prefeitura de Itapetim relativa ao exercício financeiro de 2015 foi julgada nesta terça-feira (04) pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). Por unanimidade, a Corte emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara de Vereadores a aprovação com ressalvas das contas, que são de responsabilidade do ex-prefeito Arquimedes Machado (PSB), […]

A Prestação de Contas de Governo da Prefeitura de Itapetim relativa ao exercício financeiro de 2015 foi julgada nesta terça-feira (04) pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).

Por unanimidade, a Corte emitiu Parecer Prévio recomendando à Câmara de Vereadores a aprovação com ressalvas das contas, que são de responsabilidade do ex-prefeito Arquimedes Machado (PSB), bem como fez determinações e encaminhamentos.

O processo foi julgado pela Segunda Câmara teve como relator o conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior.

Lar de idosos confirma 21 casos de Covid-19 em Salgueiro

Uma comunidade de assistência a idosos de Salgueiro confirmou em nota um surto de casos de Covid-19. A Comunidade Lar São Vicente de Paulo comunicou na tarde desta quarta-feira (12), que 21 idosos abrigados na instituição e três funcionários testaram positivo para a Covid-19. Segundo o radialista Thiago Lima em sua página, os idosos institucionalizados […]

Uma comunidade de assistência a idosos de Salgueiro confirmou em nota um surto de casos de Covid-19.

A Comunidade Lar São Vicente de Paulo comunicou na tarde desta quarta-feira (12), que 21 idosos abrigados na instituição e três funcionários testaram positivo para a Covid-19.

Segundo o radialista Thiago Lima em sua página, os idosos institucionalizados foram os primeiros a receber as doses da vacina contra o Sars-Cov-2, no município.

Eles receberam do imunizante coronavac, o que pode ter sido determinante para que não tivessem complicações graves.

A primeira vacina aplicada em Salgueiro foi em uma idosa que mora no Lar. O ato aconteceu no dia 19 de janeiro de 2021. Veja a nota da instituição:

Nós da comunidade Lar de São Vicente de Paulo, comunicamos a sociedade salgueirense que, embora tenhamos direcionado todos os esforços possíveis no sentido de minimizar qualquer possibilidade de contaminação com a covid-19, comunicamos que 21 idosos e 03 funcionários positivavam nas testagens em massa realizada pela Secretaria de Saúde do Município nos dias 10 e 11 de maio de 2021.

Tomamos todos os cuidados possíveis na prevenção da covid-19, mas algumas saídas se fazem necessárias e a exposição em algum momento aconteceu. Realizamos monitoramentos diários em funcionários e idosos, mas a vacina, cumprindo seu papel, minimiza os sintomas, fazendo com que o vírus possa ser transmitido de forma silenciosa e atrelado ao alto poder de contágio de algumas variantes, acabou dificultando o bloqueio, e levando a esse quantitativo de casos positivos.

Informamos que, até a presente data, todos os idosos estão bem e monitorados diariamente pela equipe de saúde do município.

Alertamos a todos que continuem tomando todos os cuidados possíveis, o vírus mostrou seu alto poder de disseminação, em um curto período de tempo, mesmo tomando todos os cuidados.

Contamos, como sempre, com o apoio e as orações de vocês!