Notícias

Raquel Lyra anuncia restauração do Mosteiro de São Bento em Olinda

Por André Luis

Serão realizadas obras de conservação dos bens artísticos decorativos e consolidação das fundações, com prazo de 30 meses

O Governo de Pernambuco vai restaurar os bens integrados que correspondem ao recheio artístico do Mosteiro de São Bento, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife. Em visita à igreja, nesta terça-feira (23), a governadora Raquel Lyra assinou as ordens de serviço que permitem o início da conservação, assim como a obra de consolidação e estabilização de suas fundações. Com investimentos de R$ 15,3 milhões, as ações serão realizadas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Novo PAC.

“Esse é mais um passo importante na recuperação do patrimônio histórico, cultural e religioso do nosso Estado. Estamos trabalhando de maneira muito intensa para devolver a Pernambuco o que representa a sua identidade, buscando fortalecer o nosso turismo, mas também podendo garantir a perpetuação da sua história. Essa ação se soma a tantas outras que já demos início nos últimos dias”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Serão realizados os serviços de restauração e conservação de todos os bens artísticos decorativos que integram a nave, a sacristia, o coro, a capela-mor, a capela do santíssimo, a capela abacial e a sala capitular da Igreja do Mosteiro de São Bento. Orçado em R$ 14,2 milhões, esses trabalhos serão iniciados no mês de novembro pela empresa Grifo Diagnóstico e Preservação de Bens Culturais Ltda, tendo prazo de execução de 30 meses.

Também foi autorizado o início da obra civil, com a contratação da empresa Multiset Engenharia, que realizará os serviços de drenagem e consolidação das fundações, implantação de subcobertura, proteção e implantação do sistema de prevenção e combate a incêndio da Igreja do Mosteiro. O investimento é de mais de R$ 1 milhão. 

“Essa era uma obra desejada há muito tempo e agora vamos devolvê-la para todos os pernambucanos, brasileiros e turistas que visitam a igreja”, disse a secretária de Cultura do Estado, Cacau de Paula, que esteve acompanhada da presidente da Fundarpe, Renata Borba, que reforçou: “O Governo de Pernambuco vem se comprometendo com a preservação do patrimônio cultural do Estado de forma transversal, como deve ser, à medida que executa a restauração de um monumento, resolve questões de educação, moradia, dinamização de centros históricos e fomento ao turismo”, complementou.

Também estão sendo recuperados o Cinema São Luiz, a Igreja Matriz de Santo Antônio, o antigo prédio do Diário de Pernambuco — que abrigará sede da Secretaria de Cultura —, a Fábrica Tacaruna e o prédio do Liceu de Artes e Ofícios. Estes últimos sediarão escolas técnicas estaduais. Além deles, o Edifício Frei Caneca, que foi sede da Vice-governadoria, e o Edifício Segadas Viana, antigo prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), serão transformados em moradia popular.

O Mosteiro de São Bento é um dos primeiros mosteiros brasileiros, que abrigou a primeira faculdade de direito no Brasil. Localizado em um terreno com quase 38 mil m², na Rua de São Bento, configura-se entre os principais conjuntos arquitetônicos barrocos do País, formado por igreja, mosteiro, pátios e edificações anexas.

Presente na solenidade, a senadora Teresa Leitão destacou a importância da recuperação dos patrimônios históricos. “Olinda não seria uma cidade patrimônio sem esse legado tão rico de tantas igrejas centenárias”, comentou.

Para o arcebispo emérito de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, esse é um momento histórico. “Quero agradecer, em nome da comunidade, por essas obras. É um privilégio estar testemunhando esse fato que já havia sido pensado há tanto tempo e agora vai se consolidar no meio de nós”, comemorou.

Por fim, o superintendente do Iphan em Pernambuco, Gilberto Sobral, evidenciou a boa parceria com o Governo de Pernambuco. “O Estado tem se mostrado um parceiro muito correto em tudo o que faz, acreditamos que a obra será concluída no tempo certo, e tudo vai transcorrer na mais perfeita tranquilidade”, finalizou.

Também estiveram presentes na solenidade a secretária interina da Mulher, Juliana Gouveia; e o abade do Mosteiro de São Bento, Dom Luiz Pedro Soares.

Outras Notícias

Troca de registros na ETA e bomba causaram pane na distribuição, informa Compesa

Nesta sexta-feira (12-06), aumentou o volume de reclamações por desabastecimento de água por parte da Compesa em alguns bairros de Afogados da Ingazeira. Moradores dos bairros Planalto, São Braz e Padre Pedro Pereira, informaram problemas de falta água durante o programa Manhã Total da Rádio. Em nota, a Compesa informou que os bairros São Brás […]

Nesta sexta-feira (12-06), aumentou o volume de reclamações por desabastecimento de água por parte da Compesa em alguns bairros de Afogados da Ingazeira. Moradores dos bairros Planalto, São Braz e Padre Pedro Pereira, informaram problemas de falta água durante o programa Manhã Total da Rádio.

Em nota, a Compesa informou que os bairros São Brás e Planalto tiveram o abastecimento prejudicado, pois, nos dias 9 e 10 a distribuição precisou ser suspensa por um período de 12 h para que fossem trocados os registros da ETA (Estação de Tratamento de Água) Afogados.

Na nota, a Compesa explicou também, que nesta sexta-feira (12), a bomba que abastece o bairro da Ponte apresentou problemas elétricos e o abastecimento precisou ser suspenso novamente.

Na nota, a Compesa informou ainda, que está trabalhando no conserto e a previsão é de que o problema seja solucionado ainda nesta sexta-feira e o abastecimento retomado nos bairros prejudicados.

A empresa ainda informou que neste sábado (13), equipes serão enviadas às Ruas Maria Izabel e Severino Rodrigues, para realizar o conserto nas tubulações.

“A Compesa reforça que está à disposição da população através dos números (87) 3764-2386/ 3764-2395 /3764- 2388 ou ainda pelo 0800 081 0195”, diz a nota.

Sem Marília, Raquel lidera, diz Paraná pesquisas

Nome do Solidariedade dispara em simulação para o Senado O Instituto Paraná Pesquisas divulgou dados sobre a eleição em Pernambuco. De acordo com os números, na pergunta estimulada para o governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) tem 25,8%, Miguel Coelho (UB) 15,6%, Anderson Ferreira (PL) 13,6%, Danilo Cabral (PSB) 11,9%, João Arnaldo (PSOL) 3,3% e […]

Nome do Solidariedade dispara em simulação para o Senado

O Instituto Paraná Pesquisas divulgou dados sobre a eleição em Pernambuco. De acordo com os números, na pergunta estimulada para o governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) tem 25,8%, Miguel Coelho (UB) 15,6%, Anderson Ferreira (PL) 13,6%, Danilo Cabral (PSB) 11,9%, João Arnaldo (PSOL) 3,3% e Jones Manoel (PCB) 0,9%.

Não sabe/não respondeu 8,9% Nenhum/branco/nulo 8,9%.  O nome de Marília Arraes não foi colocado nessa pesquisa.

Para o Senado, entretanto, a candidata do Solidariedade foi colocada. E lidera, com 46,2%. Na sequência, André de Paula (PSD) 14%, Gilson Machado (PL) 5,4%, Carlos Veras (PT) 2,3% e Eugênia Lima (PSOL), com 1,4%.  Nenhum/branco/nulo 23,8% Não sabe/não respondeu chegam a  7%.

Começa cirurgia de Anchieta Santos

Começou por volta das 7h30 da manhã, no Hospital da Restauração, a cirurgia do radialista Anchieta Santos, para retirada de um tumor na cabeça identificado há 15 dias. O procedimento é conduzido pela equipe do neurocirurgião Paulo Brayner. Não se sabe quanto tempo durará a intervenção. A informação foi repassada por Rhayssa Huana, filha de Anchieta. […]

Começou por volta das 7h30 da manhã, no Hospital da Restauração, a cirurgia do radialista Anchieta Santos, para retirada de um tumor na cabeça identificado há 15 dias.

O procedimento é conduzido pela equipe do neurocirurgião Paulo Brayner.

Não se sabe quanto tempo durará a intervenção. A informação foi repassada por Rhayssa Huana, filha de Anchieta. “A cirurgia começou. Seguimos com as orações. Obrigada por todo apoio dado”, disse, prometendo atualizar as informações.

Raquel Lyra participa de assembleia na Amupe 

A governadora Raquel Lyra (PSDB) participa, na manhã desta terça-feira (20), de assembleia extraordinária na Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). O encontro com prefeitos ocorre em um cenário de pressão por maior agilidade em repasses estaduais e conclusão de obras estruturadoras no interior. A presença da gestora em Gravatá busca estreitar o diálogo político com […]

A governadora Raquel Lyra (PSDB) participa, na manhã desta terça-feira (20), de assembleia extraordinária na Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE). O encontro com prefeitos ocorre em um cenário de pressão por maior agilidade em repasses estaduais e conclusão de obras estruturadoras no interior. A presença da gestora em Gravatá busca estreitar o diálogo político com as gestões municipais, base fundamental para a governabilidade e para a manutenção dos princípios democráticos no estado.

Às 14h, a agenda segue para Bezerros, onde será entregue o Lote 5B da Adutora do Agreste. O trecho Caruaru/Gravatá é uma etapa de um projeto histórico, marcado por anos de atrasos, que agora deve beneficiar cerca de 65 mil pessoas. A obra é vital para uma região que convive com o racionamento severo, embora o desafio de levar água a todas as torneiras do Agreste ainda dependa da conclusão de outros lotes e da integração com a Transposição do São Francisco.

O dia termina em Santa Cruz do Capibaribe com a inauguração de uma Cozinha Comunitária. Esta será a 256ª unidade no estado, com a meta de fornecer 200 refeições diárias a pessoas em situação de vulnerabilidade. Em um cenário de persistente desigualdade social e insegurança alimentar, a expansão da rede de cozinhas surge como uma medida paliativa urgente, mas que expõe a necessidade de políticas públicas estruturais para a geração de renda e justiça social em Pernambuco.

Agenda detalhada da Governadora (20/01/2026):

10h30: Assembleia da AMUPE (Hotel Canariu’s de Gravatá).

14h00: Entrega do Sistema Adutora do Agreste (Avenida Genivaldo de Andrade Lima, Bezerros).

17h00: Inauguração de Cozinha Comunitária (Loteamento Polispacas, Santa Cruz do Capibaribe).

Márcia Conrado empossada em Serra Talhada

A prefeita Márcia Conrado e o vice-prefeito Márcio Oliveira tomaram posse na noite desta sexta-feira (1°), em solenidade realizada na Câmara Municipal de Vereadores. Após fazer o juramento e assinar o termo de posse, Márcia Conrado discursou pela primeira vez como a primeira mulher prefeita da história de Serra Talhada. No início do seu discurso, […]

A prefeita Márcia Conrado e o vice-prefeito Márcio Oliveira tomaram posse na noite desta sexta-feira (1°), em solenidade realizada na Câmara Municipal de Vereadores.

Após fazer o juramento e assinar o termo de posse, Márcia Conrado discursou pela primeira vez como a primeira mulher prefeita da história de Serra Talhada.

No início do seu discurso, ela falou da responsabilidade em gerir a maior cidade do Sertão do Pajeú e da importância de sua eleição como exemplo para todas as mulheres.

“Para assumir tamanha responsabilidade tenho comigo a força e o exemplo da mulher sertaneja. Venho para abrir portas para que muitas outras mulheres também possam, no futuro, ser prefeitas de nossa cidade, e para que, no dia de hoje, todas as mulheres serra-talhadenses sintam o orgulho e a alegria de ser mulher. Meu compromisso supremo é honrar as mulheres, proteger os mais frágeis e governar para todos”, disse.

Ela reiterou seu orgulho em suceder Luciano Duque, dando continuidade ao maior processo de afirmação que Serra Talhada já viveu. “Luciano, sob sua liderança Serra Talhada fez a travessia para uma outra margem de nossa história e a minha missão agora é consolidar essa passagem e avançar no caminho de uma cidade geradora de mais amplas oportunidades”.

Assim como Márcia Conrado, o vice-prefeito Márcio Oliveira reafirmou, em seu discurso, o compromisso com Serra Talhada.

“Quero reafirmar a todos o meu compromisso de continuar, junto com Márcia, junto com nosso grupo político, junto com nossa equipe e com o nosso povo, trabalhando para construir um futuro ainda melhor “, disse.

Logo após a solenidade de posse na Câmara de Vereadores foi realizada a transição de cargo do ex-prefeito Luciano Duque para a prefeita Márcia Conrado, na Prefeitura Municipal.

Márcia Conrado e Márcio Oliveira foram eleitos com 26.565 votos, o que representaram 60,54% dos válidos, a maior votação da história de Serra Talhada.