Raquel Lyra afirma que não irá revogar aumento de ICMS
Por Nill Júnior
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), antecipou que não irá revogar o aumento do ICMS.
Falando ao jornalista César Lucena, da Rádio Cultura de Caruaru, ela respondeu à pressão que recebeu do Deputado e Presidente da ALEPE, Álvaro Porto, de outros parlamentares da oposição e de setores da atividade econômica do Estado.
“A gente encaminhou como todos os estados do Nordeste brasiliero uma readequação da alíquota de ICMS. Tudo isso conversado com a iniciativa privada de Pernambuco, com os empreendedores do nosso estado. A gente tá na média da alíquota do Nordeste brasileiro. Tem estado que mesmo que apresente uma alíquota de 19% tem um fundo de investimento de combate a pobreza, que tira do dinheiro do ICMS e coloca diretamente nesse fundo, o que leva pra quem tem 19% a ter 20% de cobrança de ICMS”.
Ela disse ainda que o tema foi discutido amplamente com a Assembleia Legislativa e agora entra em vigor no ano que vem. Quando questionada se haveria uma revogação, ela afirmou que a medida permaneceria. “Não é um decreto, é uma lei”, afirmou. Com essa medida, o ICMS passará de 18% para 20,5% em Pernambuco, a partir de janeiro de 2024.
Quando questionada sobre as Eleições Municipais de 2024, Raquel Lyra não deu sinalizações sobre o apoio em Caruaru, seguindo a mesma linha sobre o que havia dito na vinda ao Pajeú.
“Imagina você que está nos ouvindo, você que está nos vendo, se eu deixo de governar Pernambuco e for cuidar das eleições municipais no ano que vem, na qual eu não sou candidata. Sou candidata a melhor governadora de Pernambuco. E a gente vai falar de 2024 exatamente em 2024, mas Caruaru sabe que tem governadora e os prefeitos sabem que podem contar comigo”, disse a gestora.
Clientes do Bradesco em São José do Egito, no Sertão do Pajeú, foram informados nesta semana sobre o encerramento das atividades da agência do banco no município. O atendimento será descontinuado a partir do próximo dia 22 de agosto. Em comunicado, o Bradesco orienta que os usuários passem a utilizar os serviços disponíveis nos correspondentes […]
Clientes do Bradesco em São José do Egito, no Sertão do Pajeú, foram informados nesta semana sobre o encerramento das atividades da agência do banco no município. O atendimento será descontinuado a partir do próximo dia 22 de agosto.
Em comunicado, o Bradesco orienta que os usuários passem a utilizar os serviços disponíveis nos correspondentes do Bradesco Expresso ou se dirijam à agência mais próxima, localizada na cidade de Afogados da Ingazeira.
O banco não detalhou os motivos que levaram à decisão de encerrar as atividades em São José do Egito, município considerado polo regional e que atende não apenas sua população, mas também moradores de cidades vizinhas de Pernambuco e da Paraíba.
A unidade do Bradesco foi implantada na cidade em 2011, dentro de um projeto de expansão da instituição financeira. À época, o banco havia vencido uma licitação para gerenciar o pagamento dos servidores estaduais na região. As informações são do blog do Marcello Patriota.
Dupla disputa cabeça de chapa. Ainda convidaram nomes para compor vice na chapa Os vereadores e atuais pré-candidatos a prefeito no município de Tuparetama Danilo Augusto e Plécio Galvão estão prestes a definir o partido pelo qual se lançarão na disputa do próximo ano. “Recebemos o convite e temos enormes possibilidades de ingressamos nas fileiras […]
Dupla disputa cabeça de chapa. Ainda convidaram nomes para compor vice na chapa
Os vereadores e atuais pré-candidatos a prefeito no município de Tuparetama Danilo Augusto e Plécio Galvão estão prestes a definir o partido pelo qual se lançarão na disputa do próximo ano.
“Recebemos o convite e temos enormes possibilidades de ingressamos nas fileiras do PV que compõem a federação com o PT. Solidariedade e PDT também são partidos que dispõem de pré-candidatos a vereador. Estamos em conversas com outros partidos importantes que também tem o desejo de nos acolher na disputa pela Prefeitura e Câmara Municipal de Tuparetama”.
Segundo eles, a oposição em Tuparetama está cada dia mais forte e organizada. “Fizemos o convite para compor a vaga de vice-prefeito ao Procurador do Município Gustavo Martins, ao empresário Denis Lima, também a Augusto César, Professor Inaldo Marques, Rosângela Leopoldino e ao médico Gabriel Pessoa. Tuparetama merece um novo tempo,onde as ações cheguem para toda população”.
E concluem: “com um a candidato a contra gosto e vindo da oposição, o atual prefeito (Sávio Torres) nem a indicação de vice consegue emplacar, pois o nome de sua preferência, Luciana Paulino, tem uma disputa duríssima com a vereadora Vandinha e com o Presidente da Câmara Arlã Markson”, cutucaram em nota.
G1 O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou neste sábado (7) em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo Campo, negou os crimes pelos quais foi condenado, disse que vai se entregar e provar sua inocência. Ele saiu do prédio para participar de um ato religioso e falou pela […]
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou neste sábado (7) em frente à sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo Campo, negou os crimes pelos quais foi condenado, disse que vai se entregar e provar sua inocência. Ele saiu do prédio para participar de um ato religioso e falou pela primeira vez desde sua ordem de prisão, expedida na quinta-feira (5).
Lula afirmou que está agindo de forma “consciente”. “Mas muito consciente. Eu falei para os companheiros: ‘Se dependesse da minha vontade, eu não iria. Mas eu vou’. Eu vou porque eles vão dizer a partir de amanhã que o ‘Lula está foragido’, que o ‘Lula está escondido'”.
“Eu não estou escondido. Eu vou lá na barba deles, para eles saberem que eu não tenho medo, para eles saberem que eu não vou correr e para eles saberem que eu vou provar a minha inocência. Eles têm que saber disso.”
Depois do discurso, Lula voltou ao prédio do sindicato. Para o ex-presidente, haverá continuidade após a prisão. “Minhas ideias estão pairando no ar, não há como prendê-las. Quando eu parar de sonhar, eu sonharei pela cabeça de vocês. Não adianta achar que tudo vai parar quando o Lula enfartar, o meu coração baterá pelo coração de vocês. Por milhões de corações. Não adianta acharem que vão fazer com que eu pare, eu não pararei porque não sou mais um ser humano. Eu sou uma ideia”, disse.
Eles se merecem Com martelo batido, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai passar a faixa presidencial para o presidente eleito e diplomado Luís Inácio Lula da Silva (PT), entretanto essa não é a novidade. O fato novo é a viagem de Bolsonaro para um resort do ex-presidente dos EUA, Donald Trump. O condomínio Mar-a-Lago, […]
Com martelo batido, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não vai passar a faixa presidencial para o presidente eleito e diplomado Luís Inácio Lula da Silva (PT), entretanto essa não é a novidade.
O fato novo é a viagem de Bolsonaro para um resort do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.
O condomínio Mar-a-Lago, em Palm Beach, na Flórida é de Trump, o mandatário pretende passar um mês de “férias”.
A postura antidemocrática uniu Bolsonaro e Trump. Ambos questionaram o processo eleitoral em seus países.
Ambos jantaram no local em março de 2020, durante uma visita oficial do presidente brasileiro ao então presidente americano, no começo da pandemia do coronavírus.
Registre-se, há algumas sutis diferenças. No tocante à pandemia, Trump teve que se dobrar à ciência. Bolsonaro manteve seu negacionismo até o fim. Sua postura custou pelo menos 350 mil mortos a mais.
No arroubo anti democrático de ambos, Trump foi além com o episódio do Capitólio. O Comitê da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, que investiga a invasão em 6 de janeiro de 2021 recomenda que Trump seja proibido de ocupar cargos públicos no país. O mandatário ainda pode ser responsabilizado criminalmente.
Diferente de Bolsonaro, que tentou golpear a democracia, mas não achou ambiente na maior parte da população (75% rejeitam essa aberração), nas Forças Armadas, na imprensa. O episódio mais grave, dos ataques em Brasília, ainda está sendo apurado.
Trump e Bolsonaro se merecem. Nunca dois líderes mundiais se pareceram tanto no agir, na ignorância, estupidez e, quem sabe, no futuro, onde poderão responder pelos crimes que cometeram contra a democracia e a humanidade. Na linguagem popular, dá-se um pelo outro sem querer troco…
Romério inelegível?
A audiência da Ação por Improbidade da gestão Evandro Valadares contra Romério Guimarães no processo 0800047-86.2017.4.05.8303 foi terrível para o ex-prefeito, acusado de movimentar R$ 500 mil de um convênio com o Ministério dos Esportes para pagar uma empresa quando não era mais gestor, em 4 de janeiro de 2017. Pra sair no lucro, a própria defesa de Romério propôs devolver o dinheiro corrigido e fazê-lo inelegível por 5 anos.
Pior não é
A avaliação do Secretário de Obras, Silvano Brito, o Bombinha, eleito o pior da gestão Sandrinho em uma pesquisa da Rádio Pajeú, prova que o auxiliar é sacrificado por falta de condições da própria gestão. Falta equipe, equipamentos e recursos para as demandas exigidas. E sobra demora em alguns projetos estruturadores da pasta. Aí o pau cai no lombo do velho guerreiro.
Duplo X
A mesma pesquisa mostrou uma curiosidade: Rivelton Santos, da Agricultura, foi citado como o melhor secretário por 23,5% em virtude de sua atuação para uns. E é o pior para 27,5%, em virtude de sua falta de atuação para outros.
Click!
O jornalista Mario Viana Filho está tão empolgado com seu apoio a Raquel Lyra que foi de mala, cuia e fotógrafo contratado para sua diplomação. Cada mergulho era um flashe. Dizem que vai pra Ciretran. Ele não confirma.
“Só saio com…”
Na sessão que reelegeu João de Maria em São José do Egito, o que mais chamou atenção não foram os embates, as falas acaloradas ou a PM convocada para evitar que a sessão “tabirasse”. Foi a presença do ilustre agiota Zé Galinheiro, indo cobrar parlamentar que pegou dinheiro a juro. Zé ouviu dizer que tinha rolado muito dinheiro na negociação e chegou gritando: “quero meus 140 mil”.
Avaliação
Pra quem duvida que Márcia Conrado está em céu de brigadeiro. Uma pesquisa do programa Frequência Democrática, com Francys Maya, quis avaliar sua gestão em 2022. Ao todo, 81,5% disseram aprovar seu governo, contra apenas 18,5% que a reprovam.
Pegaram o malandro
Foi preso noite passada no São Braz o responsável pelo furto de mais de R$ 10 mil ao Mercadão Confiança. Ruan Gomes aguarda agora audiência de custódia. Estava com mais dois elementos de posse de meio quilo de maconha. Parte do dinheiro foi recuperado. Agora, que o judiciário use a lei por seu rigor e não por sua frouxidão.
Ação solidária
O PM e empresário Edson dos Cosméticos realizou por mais um ano seu Natal Solidário, com doação de cestas básicas a duzentas famílias carentes. “Com essas desde o início do projeto, são mais de seiscentas doadas”, disse à Coluna.
Quem é?
Prefeitos do Pajeú não gostaram nem um pouco das revelações do “prefeito fonte” ao blog sobre dinheiro sobrando nas prefeituras. Na boca miúda, até um prêmio estão prometendo a quem descobrir quem é o dedo-duro, que corre risco se ser condenado a enforcamento em praça pública.
Vai sair!
A governadora Raquel Lyra finalmente deve anunciar sua equipe com seus principais membros a partir dessa terça, pelo que o blog apurou. Registre-se, ela só tem mesmo essa semana para anúncio. Fato: a demora atrapalha os ungidos, que vão trocar o pneu com o carro em movimento.
Fim de feira
Representantes dos órgãos regionais já atiraram o modo “fim de feira”. O programa Manhã Total tentou ouvir quatro deles avaliando as atividades da pasta, convidando Igor Galindo (Compesa), Socorro Amaral (GRE), Mary Delanea (Saúde) e Heleno Mariano (Ciretran). Só o último topou.
Frase da semana:
“Natal sem os pobres não é o Natal de Jesus”.
Do Papa Francisco, na homilia da Missa solene da Noite de Natal deste sábado, na Basílica de São Pedro. Ele condenou a ganância dos homens, as guerras e a fome.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Serra Talhada-PE, promoverá nos dias 29, 30 e 31 de Março de 2019, o II Congresso Interdisciplinar de Atendimento à Pessoa com Deficiência (II CIAPED), com o tema: Participação, inclusão, autonomia e funcionalidade da pessoa com deficiência intelectual. O objetivo do evento é compartilhar com […]
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Serra Talhada-PE, promoverá nos dias 29, 30 e 31 de Março de 2019, o II Congresso Interdisciplinar de Atendimento à Pessoa com Deficiência (II CIAPED), com o tema: Participação, inclusão, autonomia e funcionalidade da pessoa com deficiência intelectual.
O objetivo do evento é compartilhar com a sociedade os desafios da pessoa com deficiência no âmbito técnico–científico entre estudantes, professores, profissionais da saúde, além de toda população, em benefício à Sociedade, além disso, apresentar a sociedade os trabalhos desenvolvidos na APAE de Serra Talhada com o intuito de incentivar as comunidades acadêmicas da região a submeterem trabalhos e dialogarem sobre os desafios da pessoa com deficiência para que encontrem formas de serem superados.
A proposta é trazer uma reflexão acerca da importância da integração das diferentes profissões para uma assistência melhor a pessoa com deficiência, unindo os saberes de diversas áreas e discutindo sobre um único desafio. Será feita uma abordagem Interdisciplinar, com profissionais de vários setores a fim de interligar os diferentes olhares e obter discussões amplas e bem fundamentadas. Assim, o II CIAPED tem a honra de convidar a todos para participar junto conosco dos referidos eventos.
Você precisa fazer login para comentar.