Notícias

Raquel Lyra afirma que não irá revogar aumento de ICMS

Por Nill Júnior

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), antecipou que não irá revogar o aumento do ICMS.

Falando ao jornalista César Lucena, da Rádio Cultura de Caruaru, ela respondeu à pressão que recebeu do Deputado e Presidente da ALEPE, Álvaro Porto, de outros parlamentares da oposição e de setores da atividade econômica do Estado.

“A gente encaminhou como todos os estados do Nordeste brasiliero uma readequação da alíquota de ICMS. Tudo isso conversado com a iniciativa privada de Pernambuco, com os empreendedores do nosso estado. A gente tá na média da alíquota do Nordeste brasileiro. Tem estado que mesmo que apresente uma alíquota de 19% tem um fundo de investimento de combate a pobreza, que tira do dinheiro do ICMS e coloca diretamente nesse fundo, o que leva pra quem tem 19% a ter 20%  de cobrança de ICMS”.

Ela disse ainda que o tema foi discutido amplamente com a Assembleia Legislativa e agora entra em vigor no ano que vem. Quando questionada se haveria uma revogação, ela afirmou que a medida permaneceria. “Não é um decreto, é uma lei”, afirmou. Com essa medida, o ICMS passará de 18% para 20,5% em Pernambuco, a partir de janeiro de 2024.

Quando questionada sobre as Eleições Municipais de  2024, Raquel Lyra não deu sinalizações sobre o apoio em Caruaru, seguindo a mesma linha sobre o que havia dito na vinda ao Pajeú.

“Imagina você que está nos ouvindo, você que está nos vendo, se eu deixo de governar Pernambuco e for cuidar das eleições municipais no ano que vem, na qual eu não sou candidata. Sou candidata a  melhor governadora de Pernambuco. E a gente vai falar de 2024 exatamente em 2024, mas Caruaru sabe que tem governadora e os prefeitos sabem que podem contar comigo”, disse a gestora.

Outras Notícias

Documentário Causos de Virgulino é liberado depois de polêmica sobre tema “Mulher Rendeira”

O curta metragem Causos de Virgulino, produção de  Adriano Roberto e o também jornalista Diogo Monteiro, rodado em Serra Talhada, Triunfo, Floresta e Recife já está disponível nas redes sociais, como comemorou o próprio Adriano em postagem no Facebook. O vídeo não havia sido liberado ainda segundo o próprio Adriano por conta de  uma briga jurídica […]

O curta metragem Causos de Virgulino, produção de  Adriano Roberto e o também jornalista Diogo Monteiro, rodado em Serra Talhada, Triunfo, Floresta e Recife já está disponível nas redes sociais, como comemorou o próprio Adriano em postagem no Facebook.

O vídeo não havia sido liberado ainda segundo o próprio Adriano por conta de  uma briga jurídica relacionada a música “Mulher Rendeira”, comprovadamente de domínio público.

Dentre os depoimentos, uma das maiores autoridades em cangaço, Frederico Pernambucano de Mello, Raimundo Pereira de Sá, Anildomá Williams, Carlos Evandro, Diana Rodrigues, o Juiz Francisco de Assis e Manuel Cavalcanti de Souza, último volante que viveu pra contar histórias da perseguição ao cangaceiro.

Produzido em 2013, o vídeo tem 18 minutos e é mais um documento sobre Virgulino Ferreira, o Lampião.

 

Erro de árbitro elimina Afogados FC do Pernambucano 2018

Jogando na Arena Pernambuco, com quase 20 mil torcedores do lado do adversário, o Afogados enfrentou o Náutico, em jogo válido pelas quartas de finais do Campeonato Pernambucano, na tarde deste domingo. Não foi um jogo fácil para o Náutico. Coruja do Sertão jogou de igual pra igual em alguns momentos com o Timbú. Quando […]

Jogadores reclamam do pênalti. Mais uma vez, camisa de um grande recifense pesa contra sertanejo

Jogando na Arena Pernambuco, com quase 20 mil torcedores do lado do adversário, o Afogados enfrentou o Náutico, em jogo válido pelas quartas de finais do Campeonato Pernambucano, na tarde deste domingo.

Não foi um jogo fácil para o Náutico. Coruja do Sertão jogou de igual pra igual em alguns momentos com o Timbú. Quando o alvirrubro era melhor, a arbitragem ajudou. Aos 18 minutos da segunda etapa, o árbitro Gilberto Castro Júnior marcou um pênalti insistente, de acordo com as imagens da TV e opinião de toda imprensa no estádio.

Junior Timbó converteu a penalidade máxima a favor do alvirrubro e o Náutico venceu por 1 a 0, e avançou as semifinais.

Com a derrota , o Afogados se despede do estadual 2018.

A direção do clube irá protocolar um oficio e enviar a FPF, contra o árbitro e solicitando que o mesmo saia das escalas do jogos do Afogados na próxima temporada.

Pedro Alves cancela agenda eleitoral em Iguaracy devido ao falecimento de Júlio Trepidants

O candidato a prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (11) o cancelamento de uma agenda eleitoral que estava marcada para a sexta-feira (12), no Sítio Barauna Grossa. A decisão foi tomada em respeito ao falecimento de Júlio Trepidants, figura conhecida e querida na comunidade. Por meio de suas redes sociais, Dr. […]

O candidato a prefeito de Iguaracy, Dr. Pedro Alves (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (11) o cancelamento de uma agenda eleitoral que estava marcada para a sexta-feira (12), no Sítio Barauna Grossa. A decisão foi tomada em respeito ao falecimento de Júlio Trepidants, figura conhecida e querida na comunidade.

Por meio de suas redes sociais, Dr. Pedro Alves comunicou o adiamento do evento, que seria um bate-papo com os moradores da região.

“Em respeito ao falecimento do amigo Júlio Trepidants, o bate-papo marcado para esta sexta-feira (12), no Sítio Barauna Grossa, em Iguaracy, será adiado para uma nova data a ser divulgada em breve”, escreveu o candidato.

Serra Talhada: Feirantes e entidades discutem sobre produção agroecológica

Kátia Gonçalves – Comunicadora Popular do Cecor Na manhã desta terça–feira (29), famílias agricultoras da Feira Agroecológica de Serra Talhada (Fast) se reuniram no auditório do Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor)  para avaliar e planejar atividades para o mês de outubro. Uma das pautas discutidas em conjunto com  as Organizações Não Governamentais que assessoram […]

fast 1

Kátia Gonçalves – Comunicadora Popular do Cecor

Na manhã desta terça–feira (29), famílias agricultoras da Feira Agroecológica de Serra Talhada (Fast) se reuniram no auditório do Centro de Educação Comunitária Rural (Cecor)  para avaliar e planejar atividades para o mês de outubro. Uma das pautas discutidas em conjunto com  as Organizações Não Governamentais que assessoram a Feira foi o fechamento da programação em comemoração ao Dia da Árvore, que será no próximo domingo (4), das 8h às 12h, no Sítio Cachoeira, em Santa Cruz da Baixa Verde.

De acordo com a coordenadora da FAST, Maria Silvolúsia Mendes, o Dia da Árvore foi em 21 de setembro, mas devido à agenda de alguns agricultores e agricultoras, a comemoração será domingo. “Esse momento de encontro entre produtores, consumidores, parceiros e convidados será importante para o fortalecimento das cadeias produtivas agroecológicas”, enfatizou Silvolúsia.

Fast 2

A programação será das 08h às 12h. Além de oferecer café da manhã e almoço, os/as representantes do Cecor, do Centro Sabiá e da Adessu Baixa Verde, irão fazer uma roda de diálogo focando a importância da produção agroecológica, seus desafios e a conservação do meio ambiente.

Além disso, será discutido o Projeto de Lei da Câmara PLC 34/2015, de autoria do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), que pede o fim da obrigatoriedade de inserção do selo que identifica nos rótulos dos produtos vendidos ao consumidor final a presença de organismos geneticamente modificados, ou seja, os transgênicos.

“O PT do Recife pretende assumir um papel de coadjuvante”, diz presidente estadual da legenda sobre eleições 2024

O presidente do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco (PT) e deputado estadual, Doriel Barros, falou sobre as eleições 2024. O petista fez questão de destacar que a legenda está trabalhando em todo o estado para ter disputas políticas em vários municípios do Estado e explicou as perspectivas para o pleito no Recife. “O PT tem […]

O presidente do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco (PT) e deputado estadual, Doriel Barros, falou sobre as eleições 2024. O petista fez questão de destacar que a legenda está trabalhando em todo o estado para ter disputas políticas em vários municípios do Estado e explicou as perspectivas para o pleito no Recife.

“O PT tem uma força política importante em várias cidades, onde nós já governamos e em outras cidades onde nós temos quadros políticos com grande potencial”, disse Barros.

Sobre a preparação para o pleito no Recife o presidente do PT-PE destacou que o objetivo “é buscar construir algo a partir das alianças que nacionais do partido”.

Sobre a preparação para o pleito no Recife o presidente do PT-PE destacou que o objetivo “é buscar construir algo a partir das alianças que nacionais do partido”.

Especulações sobre um vice do PT na chapa de João Campos (PSB), já acontece há algum tempo, desde a aproximação do prefeito com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Em relação a Recife, nós estamos conversando, discutindo, dialogando, não tem ainda uma posição fechada, evidente que o PT vai buscar dialogar com vários elementos do contexto da conjuntura nacional. Temos a candidatura à reeleição de João que tem um alinhamento nacional com o partido e nós podemos caminhar na direção de ter aqui uma aliança política com o prefeito, isso para mim é uma avaliação” afirmou Doriel Barros. As informações são do JC Online.