Notícias

Raquel Lyra afirma que não irá revogar aumento de ICMS

Por Nill Júnior

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), antecipou que não irá revogar o aumento do ICMS.

Falando ao jornalista César Lucena, da Rádio Cultura de Caruaru, ela respondeu à pressão que recebeu do Deputado e Presidente da ALEPE, Álvaro Porto, de outros parlamentares da oposição e de setores da atividade econômica do Estado.

“A gente encaminhou como todos os estados do Nordeste brasiliero uma readequação da alíquota de ICMS. Tudo isso conversado com a iniciativa privada de Pernambuco, com os empreendedores do nosso estado. A gente tá na média da alíquota do Nordeste brasileiro. Tem estado que mesmo que apresente uma alíquota de 19% tem um fundo de investimento de combate a pobreza, que tira do dinheiro do ICMS e coloca diretamente nesse fundo, o que leva pra quem tem 19% a ter 20%  de cobrança de ICMS”.

Ela disse ainda que o tema foi discutido amplamente com a Assembleia Legislativa e agora entra em vigor no ano que vem. Quando questionada se haveria uma revogação, ela afirmou que a medida permaneceria. “Não é um decreto, é uma lei”, afirmou. Com essa medida, o ICMS passará de 18% para 20,5% em Pernambuco, a partir de janeiro de 2024.

Quando questionada sobre as Eleições Municipais de  2024, Raquel Lyra não deu sinalizações sobre o apoio em Caruaru, seguindo a mesma linha sobre o que havia dito na vinda ao Pajeú.

“Imagina você que está nos ouvindo, você que está nos vendo, se eu deixo de governar Pernambuco e for cuidar das eleições municipais no ano que vem, na qual eu não sou candidata. Sou candidata a  melhor governadora de Pernambuco. E a gente vai falar de 2024 exatamente em 2024, mas Caruaru sabe que tem governadora e os prefeitos sabem que podem contar comigo”, disse a gestora.

Outras Notícias

Salgueiro vence Afogados na largada do Campeonato Pernambucano

Foto: Cláudio Gomes Atual campeão pernambucano, o Salgueiro começou a luta pelo bicampeonato com o pé direito. Jogando em casa, no estádio Cornélio de Barros, o Carcará venceu o clássico sertanejo contra o Afogados por 1×0, nesta quarta (24), também pela primeira rodada do Campeonato Pernambucano. O gol da equipe comandada pelo técnico português Daniel […]

Foto: Cláudio Gomes

Atual campeão pernambucano, o Salgueiro começou a luta pelo bicampeonato com o pé direito. Jogando em casa, no estádio Cornélio de Barros, o Carcará venceu o clássico sertanejo contra o Afogados por 1×0, nesta quarta (24), também pela primeira rodada do Campeonato Pernambucano.

O gol da equipe comandada pelo técnico português Daniel Neri foi marcado pelo zagueiro Leozão aos 35 minutos do segundo tempo.

Depois de muita celeuma por ter anunciado que não iria jogar a Copa do Brasil e a Copa do Nordeste por conta da crise financeira, o Salgueiro voltou atrás, mas deixou uma grande dúvida sobre seu desempenho nas competições. Porém, pelo menos na estreia no Estadual, o Carcará foi melhor do que a Coruja, equipe treinada agora por Sérgio China.

O Salgueiro volta a jogar domingo, contra o Bahia, pela Copa do Nordeste. O Afogados joga na quarta-feira (3) em casa, no estádio Vianão, contra o Retrô.

Amupe completa 54 anos

Da Ascom Amupe Protagonista no Estado em defesa do municipalismo e da melhoria de vida das pessoas, a Amupe é referência nacional. Atualmente, o seu presidente, José Patriota, ocupa o cargo de 1º secretário da Confederação Nacional de Municípios (CNM) contribuindo com o fortalecimento da gestão pública. Sua atuação é reforçada pelas parcerias com o […]

Da Ascom Amupe

Protagonista no Estado em defesa do municipalismo e da melhoria de vida das pessoas, a Amupe é referência nacional.

Atualmente, o seu presidente, José Patriota, ocupa o cargo de 1º secretário da Confederação Nacional de Municípios (CNM) contribuindo com o fortalecimento da gestão pública.

Sua atuação é reforçada pelas parcerias com o legislativo (Congresso nacional e Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe), Executivo (Federal e Estadual) e várias outras instituições.

Seu objetivo é se aproximar cada vez mais dos municípios em prol dos cidadãos e cidadãs.

Damares anuncia diagnóstico de câncer em sessão no Senado

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) anunciou, nesta quarta-feira (27), que está com câncer. A senadora não especificou o tipo, mas o Metrópoles apurou que se trata de um câncer de mama. “Dado o horário da reunião, e a senadora presidente não está se sentindo muito bem. Inclusive, hoje, na reunião mais cedo, eu fiz um […]

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) anunciou, nesta quarta-feira (27), que está com câncer. A senadora não especificou o tipo, mas o Metrópoles apurou que se trata de um câncer de mama.

“Dado o horário da reunião, e a senadora presidente não está se sentindo muito bem. Inclusive, hoje, na reunião mais cedo, eu fiz um anúncio público na outra comissão e acho justo eu fazer esse anúncio aqui também. Há um mês, eu fui diagnosticada com câncer. Eu estou no enfrentamento da doença. Estou tomando a coragem de fazer este anúncio público. Requer muita coragem”, disse. 

O anúncio foi feito durante a Comissão de Direitos Humanos do Senado. A senadora pediu para encerrar a sessão, porque, segundo ela, estava em seu “limite físico”.

Mais cedo, a senadora falou na Comissão de Assuntos Sociais, quando fez a primeira fala sobre o assunto. Ela diz que foi diagnosticada com a doença em 18 de julho. Contou que fez todos os exames em 18 dias e conseguiu fazer uma cirurgia. Com cinco dias de operada, já estava trabalhando.

“Há um mês eu fui diagnosticada com câncer no dia 18 de julho. Eu fiz, senador Hiran, todos os exames. Em 18 dias, eu consegui fazer biópsias, ressonâncias, todos os exames, e, em 18 dias, eu consegui fazer a cirurgia. Com cinco dias, eu estava trabalhando. Em cinco dias, eu estava aqui no Senado trabalhando, depois da cirurgia. Com dor, com um pouquinho de dor, todos os cuidados. Só foi difícil não abraçar os colegas nesse período. Mas o diagnóstico precoce foi fundamental para eu estar como estou. Segunda-feira eu começo a radioterapia, mas já estou declarando vitória, já estou declarando que estou curada”, disse. As informações são do Metrópoles.

Prefeita Nicinha nega espaço da Praça Pedro Pires para realização da festa do sindicato e da Amurt

Sem uma justificativa que fizesse realmente sentido, a prefeita Nicinha Melo, através da secretaria de Administração, negou o espaço da Praça Pedro Pires para realização do Arraiá das Margaridas que será promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tabira e pela associação de mulheres. A princípio, a solicitação do sindicato, através de sua presidente, a […]

Sem uma justificativa que fizesse realmente sentido, a prefeita Nicinha Melo, através da secretaria de Administração, negou o espaço da Praça Pedro Pires para realização do Arraiá das Margaridas que será promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tabira e pela associação de mulheres.

A princípio, a solicitação do sindicato, através de sua presidente, a senhora Vanderlúcia Raimunda, solicitou a liberação da Avenida Coronel Zuza Barros, rua do próprio sindicato, no dia 30 de julho, a partir das 19h.

Posteriormente houve uma mudança de planos e um novo ofício foi enviado solicitando a Praça Pedro Pires no dia 1º de julho. Em resposta ao ofício a prefeitura disse que não seria possível a liberação do espaço e alegou que o local é uma via de bastante circulação de pedestres e de veículos.

A justificativa da prefeita para negar o espaço não encontra embasamento, uma vez que tradicionalmente as festas têm acontecido naquela localidade. Recentemente houve, inclusive, a festa de emancipação.

Há quem diga que a negativa da prefeita é mais uma ação dela de perseguição ao deputado federal Carlos Veras, uma vez que ele estaria diretamente ligado a essa festa. Inclusive seria, segundo informações obtidas pela produção do Programa Cidade Alerta, por meio dele que as atrações foram conseguidas junto ao Governo do Estado. As informações são de Júnior Alves.

Secretaria de Educação de Petrolina retifica horário da seleção simplificada para motoristas e barqueiros escolares

A Secretaria de Educação de Petrolina divulga retificação em edital do processo de seleção simplificada para o processo seletivo de motoristas e barqueiros escolares. O documento modifica o horário de entrega dos documentos para a seleção dos títulos. De acordo com a coordenação do processo, por conta do grande número de inscritos e para garantir […]

A Secretaria de Educação de Petrolina divulga retificação em edital do processo de seleção simplificada para o processo seletivo de motoristas e barqueiros escolares. O documento modifica o horário de entrega dos documentos para a seleção dos títulos.

De acordo com a coordenação do processo, por conta do grande número de inscritos e para garantir a ordem, foi necessária a mudança no horário. Os candidatos terão que entregar a documentação no próximo domingo (22), na Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina (Facape).

Os portões serão abertos das 14h até às 15h e 15h15min será iniciada a entrega dos documentos, considerando sempre o horário local. Para os cargos de Auxiliar de limpeza e merendeira, a prova objetiva continuará acontecendo no turno da manhã.