‘Queremos reeditar a Frente Popular’, diz Paulo Câmara sobre aliança com PT
Por André Luis
Foto: Edílson Júnior / Divulgação
Foto: Edílson Júnior / Divulgação
O PT em Pernambuco ainda não se definiu sobre se aliar com o PSB de Paulo Câmara ou seguir numa candidatura própria, que deve ser de Marília Arraes
Do JC Online
Enquanto o Partido dos Trabalhadores (PT-PE) segue sem definição sobre ter uma candidatura própria ao governo do Estado ou aliança com o PSB, o governador Paulo Câmara (PSB) disse, nesta quinta-feira (10), que está aberto à conversa com os petistas e em nível nacional vai defender o diálogo com todos os partidos do campo de esquerda e centro-esquerda.
“É uma discussão que estamos fazendo com uma parte do PT que tem esse entendimento da importância de uma aliança e temos essa intenção de reeditar a Frente Popular, nos moldes que foi concebida por Eduardo Campos lá atrás. Então estamos conversando e tem tempo para isso. Temos que entender as questões internas de cada partido, vamos respeitar, mas estamos à disposição para o diálogo com o PT e todos os partidos de centro-esquerda que queiram estar junto conosco para ampliar a Frente Popular que no nosso entendimento tem contribuído com o desenvolvimento de Pernambuco”, disse o socialista após a assinatura de convênios em Abreu e Lima, no Grande Recife.
A declaração do governador vem um dia depois que o senador Humberto Costa (PT) defendeu, direto da tribuna do Senado, uma aliança entre petistas e socialistas. Humberto é um dos principais fiadores da aproximação com o PSB dentro do seu partido e é cotado para ocupar uma das vagas do Senado na chapa do governador Paulo Câmara (PSB), juntamente com o deputado federal Jarbas Vasconcelos (MDB). “Estou defendendo dentro do PT, juntamente com outros companheiros um diálogo para que construamos uma pauta de governo a partir da qual possamos discutir com o governador Paulo Câmara a formação de uma aliança no estado”, afirmou o senador.
A Secretaria de Saúde de Sertânia informou, nesta quarta-feira (3), que sete casos foram confirmados para Covid 19 no município, após realização de testes rápidos. A cidade chegou a 63 casos confirmados, cinco em investigação, 153 descartados, 13 recuperados e quatro óbitos. Mais nove casos foram descartados também com realização de testes rápidos. Um deles […]
A Secretaria de Saúde de Sertânia informou, nesta quarta-feira (3), que sete casos foram confirmados para Covid 19 no município, após realização de testes rápidos.
A cidade chegou a 63 casos confirmados, cinco em investigação, 153 descartados, 13 recuperados e quatro óbitos.
Mais nove casos foram descartados também com realização de testes rápidos. Um deles estava em investigação.
“Reforçamos que os resultados de testes rápidos podem ser informados diretamente sem a necessidade de passar pela situação de Investigado, tendo em vista que esses resultados são obtidos em um curto espaço de tempo, cerca de 15 minutos”, conclui a nota .
Convidado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) para participar do Diálogo com Candidatos, o governador Paulo Câmara (PSB) defendeu, nesta terça-feira (21), a formação de um pacto pela economia. O objetivo, segundo o socialista, é iniciar uma nova etapa de diretrizes para permitir ainda mais avanços para Pernambuco, com a atração de […]
Convidado pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) para participar do Diálogo com Candidatos, o governador Paulo Câmara (PSB) defendeu, nesta terça-feira (21), a formação de um pacto pela economia. O objetivo, segundo o socialista, é iniciar uma nova etapa de diretrizes para permitir ainda mais avanços para Pernambuco, com a atração de empreendimentos, o investimento em qualificação profissional, a geração de mais empregos e o crescimento da economia, que foi afetada pela crise nacional nos últimos quatro anos.
Paulo Câmara destacou que, após estruturar Pernambuco em um período de intensa dificuldade financeira constatada em todo o País, que permitiu que o Estado continuasse promovendo investimentos e mantendo os serviços essenciais para população, é necessário firmar novas metas para a economia pernambucana. “Temos que fazer um novo pacto, voltado à sociedade e ao setor produtivo, com participação do governo. Criar câmaras setoriais e regionais que enfoquem oportunidades e verifiquem a maneira de retomar empregos que a crise retirou. Pernambuco foi um dos mais afetados pela crise porque também estava em pleno crescimento. Temos que fazer um pacto pela nova economia, pela mobilização de empregos”, defendeu o governador.
Paulo Câmara destacou que Pernambuco precisa ter acesso a fontes de créditos, que vão contribuir para novas ações. O gestor lembrou que, mesmo num período de tantas dificuldades, 55% dos investimentos feitos no Estado nos últimos anos foram com recursos próprios. O socialista ainda destacou que o modelo de gestão implantado aqui permitiu que Pernambuco fosse considerado uma das quatro unidades federativas mais eficientes do País.
Aos representantes da Indústria, Paulo Câmara falou sobre as principais ações feitas no Estado, como a recuperação de importantes estradas, a exemplo da BR-104, no Agreste, a duplicação da PE-160, na mesma região, e a construção do Contorno Viário de Sertânia, no Sertão do Moxotó. Também falou sobre a viabilização de importantes obras de recursos hídricos, essenciais para o desenvolvimento econômico pernambucano.
Em seu pronunciamento, o governador citou também as principais ações para o incentivo ao desenvolvimento da indústria, a exemplo a consolidação da Lei Geral do ICMS, a instituição do Programa de Estímulo à Indústria (Proind), a simplificação dos procedimentos de fiscalização nos postos fiscais e adoção do SPED nacional.
Durante o debate, o governador respondeu a perguntas de representantes do setor sobre a criação de novos empregos e a manutenção das estradas pernambucanas. “Vamos continuar a buscar avanços nos incentivos fiscais para garantir principalmente a produção de emprego. Tivemos avanços importantes. Abrimos novas usinas, garantimos benefícios para o Polo de Confecções do Agreste, para o Polo Gesseiro, com a diminuição do ICMS, e também benefícios para o Polo da Avicultura, além do hub da Azul”, citou.
O presidente da Fiepe, Ricardo Essinger, agradeceu a presença do governador Paulo Câmara no debate e destacou que o objetivo do encontro, que tem sido realizado nas últimas eleições, é enriquecer o debate sobre o setor em Pernambuco. “Nós, industriais pernambucanos, estaremos aqui, trabalhando, produzindo e contribuindo para o crescimento do estado. Da parte do Sistema Fiepe, os futuros gestores encontrarão sempre um aliado, parceiro interessado, dedicado e devotado às ações pertinentes ao desenvolvimento das atividades industriais e ao bem-estar da população”, declarou o dirigente.
Nesta quinta-feira (16), o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, foi recebido pela superintendente estadual substituta da Fundação Nacional da Saúde – FUNASA. Na ocasião foi tratado de assuntos de interesse do município. Uma das demandas, foi mais saneamento para a cidade. “Saí muito satisfeito com a conversa, e acreditando que seremos atendidos nesse pleito” disse […]
Nesta quinta-feira (16), o prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, foi recebido pela superintendente estadual substituta da Fundação Nacional da Saúde – FUNASA.
Na ocasião foi tratado de assuntos de interesse do município. Uma das demandas, foi mais saneamento para a cidade.
“Saí muito satisfeito com a conversa, e acreditando que seremos atendidos nesse pleito” disse o prefeito.
A Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (19), o grupo empresarial GR Investimento, responsável pela construção do Shopping Arcoverde. Na ocasião, foi assinada a escritura do terreno e apresentados pontos sobre o empreendimento a equipe de secretários da administração municipal. “Viemos a Arcoverde também para dar entrada às licenças necessárias, […]
A Prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, recebeu em seu gabinete, nesta quarta-feira (19), o grupo empresarial GR Investimento, responsável pela construção do Shopping Arcoverde. Na ocasião, foi assinada a escritura do terreno e apresentados pontos sobre o empreendimento a equipe de secretários da administração municipal.
“Viemos a Arcoverde também para dar entrada às licenças necessárias, para que até a próxima semana possamos divulgar toda estrutura e projeto do shopping a imprensa e a população” , explicou o empresário Jairo Rocha Filho.
“Cerca de 80% da mão de obra será local, assim como, desenvolvimento de parcerias com instituições sociais, como a Fundação Terra, que já estamos em contato.”, falou o empresário. “Esperamos em todo ciclo empregar cerca de 1500 pessoas e 500, quando o centro de compras já estiver funcionando”, esclareceu Jairo Filho.
O Shopping Arcoverde será construído as margens da BR232, no KM 256, em três etapas. Na primeira, serão feitas 90 lojas, com praça de alimentação, duas salas de cinemas, entre outros serviços como o Expresso Cidadão. “Os shoppings hoje em dia não são apenas centros de compras e sim um espaço de convívio, diversão, entretenimento e muitos serviços.”, finalizou Jairo.
GR Investimentos – É um grupo empresarial brasileiro com mais de 40 anos no mercado imobiliário e hoje atua nos ramos de Construção, Aluguel de propriedades, Administração de bens, Loteamentos, Shopping, Energia e Cosméticos.
A GR Shopping participa do desenvolvimento dos shoppings Bem Viver, na Bahia, o de Carpina e o Empório Gourmet, na Reserva do Paiva. A GRI tem matriz em Recife e escritórios na Itália, Portugal e Suíça.
A adolescente Maria Clara Lira, de 17 anos, que mora em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, foi selecionada em primeiro lugar no curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP). O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (17). A estudante diz que o resultado mostra a capacidade da Paraíba de formar seus cidadãos. Maria Clara […]
A adolescente Maria Clara Lira, de 17 anos, que mora em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, foi selecionada em primeiro lugar no curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP).
O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (17). A estudante diz que o resultado mostra a capacidade da Paraíba de formar seus cidadãos. Maria Clara é sobrinha dos atores Nanego Lira – que interpreta Padre Zezo na novela ‘Mar do Sertão’ – e Buda Lira.
“Sabemos que as pessoas acreditam que no Nordeste não temos educação e instrução, mas isso mostra ao contrário, tenho orgulho de mostrar o quanto a Paraíba é capaz de formar seus cidadãos”, disse.
Filha de mãe pedagoga e pai aposentado, Maria Clara cursou o ensino médio em escola pública. Ela era aluna do curso técnico de informática, integrado ao ensino médio, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus Cajazeiras.
A Universidade de São Paulo utiliza as notas do Enem, mas tem um sistema de seleção próprio, o Enem-USP, ao invés do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Maria Clara relatou que não acreditava muito que conseguiria ser aprovada no processo seletivo.
“Eu fiz a inscrição na mentalidade de que ‘o não eu já tenho’ Acabou que deu certo! Já me emocionei muito hoje com isso”, relatou.
Você precisa fazer login para comentar.