Quatro casos de chikungunya investigados em Pernambuco
do Diário de Pernambuco
Quatro casos de febre chikungunya estão em investigação em Pernambuco, sendo dois deles referentes a moradores de Petrolina, no Sertão. Na última segunda-feira (17), o estado confirmou o segundo caso da doença, de uma moradora de Petrolina infectada em Feira de Santana, na Bahia, em agosto deste ano. Nesta quarta-feira, às 9h30, haverá o lançamento do Plano Estadual de Contingência da chikungunya e da dengue 2015.
O material, com as ações para controle das doença e assistência aos pacientes, será apresentado em coletiva de imprensa na sede da Secretaria Estadual de Saúde, no bairro do Bongi.
Pernambuco não tem nenhum caso autóctone de chikungunya, ou seja, não houve transmissão do vírus em território local. Além do caso de Petrolina, cuja paciente está recebendo acompanhamento em casa – na área rural – da rede de saúde do município e segundo a secretaria de saúde apresenta um quadro estável, o primeiro caso foi de um recifense infectado na República Dominicana, que começou a apresentar os sintomas no Ceará.
Oito casos já foram descartados. Dois dos casos em investigação são referentes a pessoas que tiveram contato com o segunda infectada confirmada pela SES-PE. As amostras de sangue para os exames foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE). Os resultados deverão sair nos próximos 10 a 15 dias.
Mesmo que no primeiro teste o resultado seja negativo, serão feitas novas análises em um período de cerca de três meses para que os casos sejam efetivamente descartados.