Qualidade da iluminação pública foi alvo de Audiência Pública em Serra Talhada
A Câmara de Vereadores de Serra Talhada viveu Audiência Pública para esclarecimentos quanto à responsabilidade da iluminação pública no município.
Esteve presente o Gerente de Operações da CELPE, Temoji Araújo, o Gestor da Companhia, João Luís Tavares, o Promotor Vandeci de Souza, o Secretário de Obras e Infraestrutura Cristiano Menezes, o Procurador do Município Giovani Simoni, além dos vereadores Vera Gama, Alice Conrado, Ronaldo de Dja, Manoel Enfermeiro, Pinheiro de São Miguel, Zélia Raimundo, Antônio de Antenor, Zélia Raimundo, Jaime Inácio e Paulo Melo.
Na ocasião, o Vereador Sinézio Rodrigues, que presidia a audiência, apresentou algumas localidades que estão sem iluminação, para ilustrar os transtornos vividos a alguns meses pela população.
“Apesar de a participação popular ter sido baixa, foi uma audiência muito proveitosa. Saíram muitos encaminhamentos concretos e que eu tenho certeza que vai atender a demanda da população, que nos procura, que crítica que reclama, que usa a imprensa local e redes sociais para fazer a crítica. É importante que o cidadão entenda que ele deve procurar primeiramente a CELPE, e que só procure os representantes do povo, caso as demandas não sejam atendidas”, informou Sinézio.
Ficou decidido, na audiência, que a responsabilidade sobre a iluminação pública deve ser compartilhada entre CELPE e Prefeitura. A Companhia Energética de Pernambuco lida com a manutenção das lâmpadas queimadas ou que estão desgastadas, canais de atendimento aos consumidores e expansão de unidades consumidoras. Já a Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, fica com ampliação dos parques de iluminação, novas ruas, novos bairros e espaços públicos, além da manutenção destes parques, como também dos parques modificados, aqueles com lâmpadas LED.
Ficaram acordados também a diminuição do tempo de espera de atendimento e a suspensão de cortes de energia nas sextas-feiras e vésperas de feriados. A questão do deslocamento de postes, dependendo da situação, será responsabilidade da CELPE. Instabilidade da energia elétrica na zona rural e doações de rede serão analisadas, cautelosamente, pela empresa.