Notícias

Quaest: 55% acham justa prisão domiciliar de Bolsonaro; 39%, injusta

Por André Luis

Foram entrevistadas 2.004 pessoas, entre os dias 13 e 17 de agosto; margem de erro é dois pontos percentuais, para mais ou para menos

A maioria dos brasileiros acha justa a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). É o que mostra a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (25). As informações são da CNN Brasil.

São 55% os entrevistados que pensam desta forma.

Já para 39% a prisão domiciliar é injusta. Não sabe ou não respondeu ficou em 6%.

Bolsonaro está preso em sua casa desde 4 de agosto. Na decisão, Moraes argumentou que o ex-presidente tem feito “reiterado descumprimento das medidas cautelares”. Na época, o ex-presidente participou de manifestações por meio de chamadas de vídeo, o que, segundo o STF, vai contra a proibição de usar celular diretamente ou por meio de terceiros.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Foram entrevistadas 2.004 pessoas pela Quaest, pessoalmente, entre 13 e 17 de agosto.

A prisão domiciliar de Bolsonaro é justa ou injusta?

Justa: 55%

Injusta: 39%

Não sabe ou não respondeu: 6%

Outras Notícias

PSOL/REDE fazem convenção na próxima quarta-feira, em Recife

Na próxima quarta-feira (03.08), acontece a convenção da federação PSOL/Rede Sustentabilidade para formalização das pré-candidaturas dos partidos em Pernambuco. Os dois partidos reunirão seus filiados e filiadas a partir das 18h, no Salão da Paróquia da Soledade, na Av. Oliveira Lima, 1029 – Boa Vista, no Centro do Recife. Com o ato político, a federação […]

Na próxima quarta-feira (03.08), acontece a convenção da federação PSOL/Rede Sustentabilidade para formalização das pré-candidaturas dos partidos em Pernambuco.

Os dois partidos reunirão seus filiados e filiadas a partir das 18h, no Salão da Paróquia da Soledade, na Av. Oliveira Lima, 1029 – Boa Vista, no Centro do Recife.

Com o ato político, a federação ratifica o compromisso no campo da disputa majoritária com os nomes de João Arnaldo para governador, Alice Gabino para vice-governadora e Eugênia Lima para senadora compondo a chapa majoritária.

A parceria entre as legendas em Pernambuco fortalece em nível nacional o palanque de Lula para a presidência do Brasil e a luta contra o bolsonarismo no país.

“Nós da federação PSOL/Rede estamos juntos para fortalecer uma proposta de governo para todos, que não defenda apenas os interesses familiares e de uma política opressora. Construiremos um novo amanhã para todos e todas”, frisa Tiago Paraíba presidente do PSOL-PE e responsável no estado pela federação.

Já no ponto de vista da disputa proporcional, a Federação dos partidos PSOL/REDE contará com chapa completa tanto para a disputa por vagas na ALEPE, quanto na Câmara Federal. Serão 26 candidatos a Deputados Federais e 50 candidatos a Deputados Estaduais, com representantes de todas as regiões do Estado, e das mais diversas áreas de atuação e pautas. A convenção ratificará a entrada desses nomes na disputa, e reforçará o apoio da Federação PSOL/REDE ao Presidente Lula.

PEN filia ex-vereadores em Afogados

Com a presença do presidente Felipe Cassimiro Xavier, lideranças do Partido Ecológico Nacional (PEN) de Afogados da Ingazeira estiveram reunidos na noite da última segunda (10). Entre as pautas, destaque para os encontros periódicos do partido. Além da avaliação os primeiros cem dias de governo e a atuação dos parlamentares eleitos pela legenda na Câmara, […]

Com a presença do presidente Felipe Cassimiro Xavier, lideranças do Partido Ecológico Nacional (PEN) de Afogados da Ingazeira estiveram reunidos na noite da última segunda (10).

Entre as pautas, destaque para os encontros periódicos do partido. Além da avaliação os primeiros cem dias de governo e a atuação dos parlamentares eleitos pela legenda na Câmara, ficou definido a criação de um fundo partidário, cuja arrecadação será feita pelos próprios membros do PEN afogadense.  Ficou definido também um calendário mensal com  encontros políticos da sigla.

O partido que tem  três vereadores (Rubinho do São João, Sargento Argemiro e Wellington JK), também comemorou a chegada dos ex-vereadores Renon de Ninô e Pedro Raimundo, além do Sargento Osvaldo, que se filiaram à legenda.

Arcoverde também tem alto número de não vacinados com segunda dose, alertam leitores

Leitores de Arcoverde em contato com o blog alertaram que vendo a matéria sobre a quantidade de pessoas de 25 a 34 anos que não tomaram a segunda dose da vacina da COVID em Afogados, ficaram ainda mais preocupados com a realidade de Arcoverde. Verificados os dados, atestam que são alarmantes. Quando somadas as pessoas […]

Leitores de Arcoverde em contato com o blog alertaram que vendo a matéria sobre a quantidade de pessoas de 25 a 34 anos que não tomaram a segunda dose da vacina da COVID em Afogados, ficaram ainda mais preocupados com a realidade de Arcoverde.

Verificados os dados, atestam que são alarmantes. Quando somadas as pessoas que não tomaram a segunda dose nos grupos de 30 anos ou mais, bombeiros/policiais, pessoas com comorbidades e trabalhadores da educação, chega-se a um total de 4.873 pessoas.

Caso Arcoverde tivesse os dados de 25 a 34 anos, os números seriam mais estarrecedores. Arcoverde não separa nos seus boletins essa faixa etária.  Para ser ter uma ideia, até terça,  60,6% da população total tinham tomado as duas doses da vacina. Caso essas 4.873 tivessem tomado a segunda dose, teríamos hoje 67,1% da população com o ciclo completo da vacinação.

Claro, há uma pequena possibilidade de que a prefeitura esteja com esses dados desatualizados. Caso não, tem que trabalhar a procura das pessoas, realizar campanhas publicitárias e estabelecer decreto para passaporte vacinal em algumas situações, estimulando quem não foi atrás da segunda dose.

Patriota diz que viu ter entrado na convenção errada porque “estava desanimada”

O Prefeito do município de Afogados da Ingazeira  José Patriota (PSB), encontrou uma saída para não ficar mal na fita depois que acabou errando de convenção e caindo no evento de José Francisco Filho, o Didi e Luiz Alberto. Aos convencionais do PTB, Patriota se desculpou e saiu a procura de onde estava acontecendo a […]

patriotaO Prefeito do município de Afogados da Ingazeira  José Patriota (PSB), encontrou uma saída para não ficar mal na fita depois que acabou errando de convenção e caindo no evento de José Francisco Filho, o Didi e Luiz Alberto.

Aos convencionais do PTB, Patriota se desculpou e saiu a procura de onde estava acontecendo a convenção do PSB. Como noticiamos, não houve hostilidade ao gestor e o imbróglio foi resolvido com sua presença na convenção socialista.

Mas, respondendo ao colaborador do blog Marcelo Patriota, o gestor cutucou a campanha petebista na terra de Zédantas. “Logo percebi que não era a convenção de Anchieta Patriota, porque tinha pouca gente e o povo estava desanimado”. A declaração tentou responder as brincadeiras e exploração do grupo que sua presença na convenção gerou.

DNIT promete sinalização em trecho da BR-232 com alto índice de acidentes

Itapuama FM – Zalxijoane Ferreira Uma comissão de vereadores, representantes da Arcotrans e do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto (CRPAM) estiveram na manhã desta segunda-feira (15) na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para solicitar medidas urgentes de sinalização no trecho urbano da BR-232 em Arcoverde. A comissão foi […]

Itapuama FM – Zalxijoane Ferreira

Uma comissão de vereadores, representantes da Arcotrans e do Comitê Regional de Prevenção a Acidentes de Moto (CRPAM) estiveram na manhã desta segunda-feira (15) na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para solicitar medidas urgentes de sinalização no trecho urbano da BR-232 em Arcoverde.

A comissão foi recebida no DNIT pelo engenheiro civil Ademilton Fernandes, diretor da Unidade Local do DNIT em Arcoverde.

O vereador Luciano Pacheco apresentou ao diretor do DNIT as demandas da população para que haja mais segurança para quem transita pela BR, entre o Loteamento Rocha e o bairro Sucupira.

“O que nos traz aqui é o problema seríssimo que estamos vivendo com a insegurança para quem transita na BR-232 em Arcoverde. Só na última semana, foram dois acidentes com três vítimas fatais. Então nós estamos trazendo todas os requerimentos – de 2023 pra cá – cada vereador preocupado com essa questão”, destacou Pacheco.

Segundo Luciano Pacheco, muitos acidentes podem ser evitados com a iluminação do local, além das sinalizações verticais e horizontais. “Veja que Gravatá tem, Bezerros tem, Caruaru, toda tem. Toda tem essa iluminação evitaria muito os acidentes com animais que eles saem direto na margem para a pista. É um perigo muito grande. Além dos redutores de velocidade, precisamos de iluminação, entre a Faculdade de Medicina e o Serrano”, enfatizou.

Luciano também destacou que a população precisa de uma resposta urgente para essas demandas. “A palavra que nos traz aqui é desespero. Nós viemos saber o que o DNIT pode fazer para solucionar esses problemas já para amanhã, porque nós não temos mais o que dizer à população, mas continuamos sendo cobrados”, lamentou Luciano.

Ademilton Fernandes, diretor do DNIT em Arcoverde se comprometeu em realizar os ajustes necessários num prazo de até 15 dias. Ele esteve no local antes do encontro desta segunda.