Notícias

PT, PDT, PSOL e PCdoB: Lula sofre perseguição política

Por Nill Júnior

Após uma semana de conversas para ajustar o tom da mensagem, PT, PCdoB, PDT e PSOL divulgaram hoje uma nota conjunta em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, onde chamam o encarceramento do petista de “perseguição política”.

Dos partidos do bloco de esquerda, só o PSB, do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, não assina o documento. “O encarceramento apressado e injustificado do ex-presidente Lula, contra o qual não há uma única prova minimamente sólida de culpa, agrava sobremaneira o perigoso e crescente clima de ódio e de instabilidade política que tomou conta do País. A decisão, destituída de fundamentos jurídicos sólidos, configura ato de perseguição política, que tende a aprofundar a gravíssima crise econômica, social e política do Brasil”, diz a nota.

Passada mais de uma semana da prisão de Lula, PDT, PCdoB e PSOL disputam o eleitorado do petista. O presidente do PSB, Carlos Siqueira, chegou a ser consultado sobre o documento e fez sugestões de mudanças, mas elas não foram atendidas. A nota diz que a prisão de Lula foi feita “ao arrepio da Constituição Federal” e agride a democracia brasileira e a presunção de inocência.

“A origem das modernas democracias assenta-se justamente nesses princípios básicos, que têm no habeas corpus sua manifestação mais significativa. Assim sendo, a prisão de ex-presidente pode ser interpretada como uma decisão casuística, politicamente motivada, que cria insuportável insegurança jurídica no Brasil”, afirmam os presidentes Carlos Lupi (PDT), Gleisi Hoffmann (PT), Juliano Medeiros (PSOL) e Luciana Santos (PCdoB).

A divulgação da mensagem acontece no momento em que o PDT de Ciro Gomes tenta se aproximar dos petistas após a ausência de seus representantes no ato político em São Bernardo do Campo (SP) que antecedeu a rendição de Lula. Ciro, Lupi e o líder da bancada na Câmara, André Figueiredo (CE), pediram autorização judicial para visitar Lula esta semana na prisão.

Ao defender a libertação de Lula, o texto diz que respeitar a Constituição é respeitar a democracia. “A injusta cassação política-jurídica do líder nas pesquisas de intenção de voto significa aposta irresponsável no quadro de caos e incerteza que prejudica toda a população brasileira. Confiamos, contudo, que as forças democráticas, dentro e fora das instituições, saberão reverter essa funesta decisão e libertar Lula”, afirmam os dirigentes.

Outras Notícias

Faculdade Vale do Pajeú comemora seus quatro anos de história

Com direito a bolo, a Faculdade Vale do Pajeú completou hoje quatro anos. Em nota nas redes sociais,  a instituição comemorou o feito. “Quatro anos com relevantes cursos e bastante serviço prestado a sociedade Pernambucana”. Destacou contar com três unidades espalhadas pelo Estado de Pernambuco, a partir da mantenedora em São José do Egito, a […]

Com direito a bolo, a Faculdade Vale do Pajeú completou hoje quatro anos.

Em nota nas redes sociais,  a instituição comemorou o feito. “Quatro anos com relevantes cursos e bastante serviço prestado a sociedade Pernambucana”.

Destacou contar com três unidades espalhadas pelo Estado de Pernambuco, a partir da mantenedora em São José do Egito, a segunda unidade em Bezerros e a que em breve estará sendo  inaugurada na cidade de João Alfredo.

“Gratidão a todos os nossos alunos, colaboradores e professores. Esses quatro anos vão marcar a sua vida e a gente tá esperando por você”, comemorou.

Há poucos dias,  a Faculdade concluiu as três primeiras turmas de Pedagogia, Ciências Contábeis e Administração. No fim do ano conclui a primeira turma de Direito. Há também uma luta pela implementação do curso de Medicina.

Festa de Nossa Senhora da Saúde movimenta Tacaratu

Começou nesta quarta-feira, 23 de janeiro, em Tacaratu, no Sertão pernambucano, mais uma edição da tradicional Festa de Nossa Senhora da Saúde. O evento, que segue até de 2 de fevereiro, levou centenas de pessoas à cidade, que participaram da procissão que marcou o retorno da imagem da santa a Tacaratu. Repetindo a tradição da […]

Começou nesta quarta-feira, 23 de janeiro, em Tacaratu, no Sertão pernambucano, mais uma edição da tradicional Festa de Nossa Senhora da Saúde. O evento, que segue até de 2 de fevereiro, levou centenas de pessoas à cidade, que participaram da procissão que marcou o retorno da imagem da santa a Tacaratu.

Repetindo a tradição da peregrinação desde o Estado vizinho de Alagoas, nascida no século 17 por ocasião da gripe espanhola – Nossa Senhora foi levada a algumas cidades e onde ela chegava, não havia mais mortes pela doença – a imagem de Nossa Senhora foi acolhida no final da tarde e levada para o santuário.

Até o último dia, a festa dedicada à padroeira de Tacaratu segue com celebrações e novenas diariamente, além de uma programação paralela com shows. Em seus 11 dias festa, o evento totaliza em média 300 mil pessoas, sendo responsável por fortalecer o turismo religioso na região, atraindo peregrinos de todo o Nordeste a Tacaratu.

“É uma festa importante para o povo sertanejo, tanto pela fé que se tem em Nossa Senhora da Saúde, como pela importância econômica para Tacaratu. Pessoas de várias cidades e de outros Estados, como Alagoas, vêm a Tacaratu e consomem, se hospedam e, mais que isso, conhecem a rica cultura local, marcada fortemente pela presença indígena, dos índios pankararus, e pela produção de redes”, destaca o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.

Além da produção artesanal e em teares automatizados, na comunidade de Caraibeiras, que faz Tacaratu ser conhecida como a Capital Nacional da Rede, a cidade é conhecida como polo de ecoturismo. A Serra do Cruzeiro, o Sítio do Padre, a Fonte Grande e a Cachoeira do Salobro são os principais destinos para os visitantes que buscam curtir a natureza. Tacaratu é ainda a terra onde se dança o coco do tebei.

SERVIÇO:

Festa de Nossa Senhora da Saúde, até 2 de fevereiro, em Tacaratu. Missas, novenas e shows, diariamente.

Santa Terezinha adere a consórcio para aquisição de vacinas

O município de Santa Terezinha faz adesão ao consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), representado pela Secretária de Saúde Valéria Ferreira. A carta de intenções manifesta interesse na participação de consórcio para aquisição de imunizantes com a finalidade de instituir a adesão de vacinas para o enfrentamento a pandemia da COVID 19. Também aquisição […]

O município de Santa Terezinha faz adesão ao consórcio da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), representado pela Secretária de Saúde Valéria Ferreira.

A carta de intenções manifesta interesse na participação de consórcio para aquisição de imunizantes com a finalidade de instituir a adesão de vacinas para o enfrentamento a pandemia da COVID 19.

Também aquisição de medicamentos, equipamentos e outros insumos para o município de Santa Terezinha. O prefeito Delson Lustosa frisou em nota que esta iniciativa é de suma importância para ampliar o número de vacinados do município.

Para Humberto Costa, matéria da IstoÉ contra Dilma é criminosa

O líder do Governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), defendeu abertura de inquérito para apurar crime de ofensa praticado pela revista IstoÉ contra a honra da presidenta da República, Dilma Rousseff (PT). Na edição desta semana, a revista publicou reportagem de capa sugerindo que a presidente “estaria fora de si” por conta da crise política […]

Humberto-Costa-1

O líder do Governo no Senado, Humberto Costa (PT-PE), defendeu abertura de inquérito para apurar crime de ofensa praticado pela revista IstoÉ contra a honra da presidenta da República, Dilma Rousseff (PT). Na edição desta semana, a revista publicou reportagem de capa sugerindo que a presidente “estaria fora de si” por conta da crise política no Brasil.

“O que nós vemos é uma tentativa mentirosa e machista de tentar convencer a população de que a presidenta Dilma não tem controle emocional para administrar a crise politica. Já passamos por várias crises no Brasil, mas nunca um presidente sofreu com tantas ofensas e calúnias. A revista usa subterfúgios e faz acusações levianas para ferir a mulher e a presidente da República, Dilma Rousseff (PT). Esse tipo de postura tem que ser combatida”, disse o senador Humberto Costa.

Segundo o senador, há setores da oposição e uma parte da mídia que tentam “jogar contra o Brasil” e não medem esforços para isso. “Tem uma torcida que não se preocupa mais em jogar limpo. O que eles querem a qualquer custo é acabar o campeonato, invadir o campo, mesmo que isso signifique prejudicar o país. Mas isso não vai acontecer. A mobilização nas ruas é crescente em defesa da democracia e da Constituição. E o Governo, apesar de todo esse jogo sujo, tem trabalhado muito e vai conseguir driblar a crise”, afirmou.

No sábado, a Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou que irá acionar o Ministério da Justiça para apurar as ofensas e vai pedir direito de resposta junto ao Poder Judiciário, para garantir à presidenta “o mesmo espaço destinado pela revista à difusão de informações inverídicas e acusações levianas”.

Grupo de Xaxado Cabras de Lampião participa do Festival Internacional de Folclore do Ceará

O grupo Cabras de Lampião, de Serra Talhada, da região do Pajeú, leva aos cearenses, a partir da próxima quinta-feira (07/02) o verdadeiro Xaxado, dançado pelos cangaceiros do bando de Lampião para se divertir entre um combate e outro. O Cabras de Lampião participa do VII Festival Internacional de Folclore do Ceará, na região do Jaguaribe,apresentando o […]

O grupo Cabras de Lampião, de Serra Talhada, da região do Pajeú, leva aos cearenses, a partir da próxima quinta-feira (07/02) o verdadeiro Xaxado, dançado pelos cangaceiros do bando de Lampião para se divertir entre um combate e outro. O Cabras de Lampião participa do VII Festival Internacional de Folclore do Ceará, na região do Jaguaribe,apresentando o projeto Xaxado nos Festivais. Eles se apresentam de quinta (07/02) até o domingo (10/02), nas cidades de Alto Santo, Limoeiro do Norte e Morada Nova, com entrada grautita. O Festival vai reunir apresentações de diversas tradições do Brasil e da América Latina.

De acordo com a presidente da Fundação de Cultura Cabras de Lampião, Cleonice Maria, além de valorizar as tradições, a pesquisa e a experimentação, o Festival promoverá o encontro entre as mais distintas manifestações culturais e trará reflexões sobre as danças folclóricas em um contexto internacional, por meio do qual será possível conhecer aspectos da trajetória de um povo e ampliar conhecimentos.

O Cabras de Lampião é o maior divulgador da dança nordestina brasileira e mantém a originalidade e a autenticidade do ritmo dos cangaceiros do sertão. Trata-se de uma trupe de artistas sertanejos que reproduz no palco, como os cangaceiros se divertiam nas caatingas, nos intervalos dos combates. Além de várias cidades do Brasil, o grupo também já participou de diversos eventos internacionais na França, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Venezuela e BélgicaO Projeto Xaxado nos Festivais tem o incentivo cultural do Funcultura/Fundarpe/Secretaria Estadual de Cultura e Governo de Pernambuco.