Notícias

Projeto Gestão Cidadã realiza nova oficina em Flores, no Sertão do Pajeú

Por Nill Júnior

Sociedade e Grupos de Trabalho (GT’s) são convocados para a capacitação

Aliar estratégias de processos de participação popular e transparência na gestão pública à ações que busquem a igualdade de gênero e raça. Este é o objetivo da terceira oficina promovida pelo Projeto Gestão Cidadã, da Amupe, em parceria com a União Europeia, nesta terça-feira (30/07), no auditório da Câmara Municipal de Flores.

A oficina de tema “Tomada de decisões e a atenção às demandas de gênero e raça no orçamento das políticas públicas”, será ministrada em dois módulos, o primeiro vai apresentar os participantes as organizações, grupos e setores de referência no assunto, além de trazer compreensões sobre gênero e raça e as relações com os direitos sociais construídos no Brasil, como também exemplificar as políticas públicas para as mulheres no Brasil e em Pernambuco.

O segundo módulo, já na quarta-feira (31/07), vai tratar o orçamento público como instrumento para assegurar Direitos. Os presentes vão discutir a estrutura orçamentária dos Estados e dos municípios, além de colher informações acerca da elaboração dessas estruturas visando a elaboração de políticas públicas voltadas para a redução das desigualdades de raça e gênero.

A segunda edição da Oficina, nos dias 20 e 21 de agosto, vai ocorrer no Agreste, na cidade de Caruaru e terá a mesma temática.

Inscrições: os interessados no evento do sertão podem realizar a inscrição pelo endereço [email protected]. Para o evento do Agreste, a pedido de inscrição deve ser enviado para o e-mail: [email protected]. Basta encaminhar um e-mail com o assunto “Inscrição Oficina Gestão Cidadã Sertão” acompanhado com o nome completo.

Outras Notícias

De novo? Juíza do RJ manda bloquear WhatsApp no Brasil

Uol A juíza Daniela Barbosa, da comarca de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, mandou suspender o WhatsApp no Brasil na noite de segunda-feira (18). As operadoras teriam sido avisadas nesta terça para iniciar o bloqueio. Essa seria a terceira suspensão do aplicativo no país por não cumprir ordens judiciais: as outras duas foram […]

daniUol

A juíza Daniela Barbosa, da comarca de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, mandou suspender o WhatsApp no Brasil na noite de segunda-feira (18). As operadoras teriam sido avisadas nesta terça para iniciar o bloqueio. Essa seria a terceira suspensão do aplicativo no país por não cumprir ordens judiciais: as outras duas foram em dezembro de 2015 e maio de 2016. O bloqueio duraria até que a empresa cumpra as determinações da Justiça.

O pedido é para que o serviço intercepte mensagens de envolvidos em crimes na região, mas, após três notificações, o Facebook não atendeu aos pedidos, diz a decisão. Então, a juíza pede que o aplicativo desvie mensagens antes da criptografia ou então desenvolva tecnologia para quebrar a criptografia. A multa para o Facebook pelo não cumprimento é de 50 mil por dia.

“O Juízo requer, apenas, a desabilitação da chave de criptografia, com a interceptação do fluxo de dados, com o desvio em tempo real em uma das formas sugeridas pelo MP, além do encaminhamento das mensagens já recebidas pelo usuário e ainda não criptografadas, ou seja, as mensagens trocadas deverão ser desviadas em tempo real (na forma que se dá com a interceptação de conversações telefônicas), antes de implementada a criptografia”.

A juíza diz que o serviço demonstra “total desprezo pelas leis brasileiras”. Já o WhatsApp alega que não pode cumprir as determinações por limitações técnicas. Em abril, o serviço instaurou a criptografia de “ponta a ponta”, e diz que não tem acesso às mensagens antes da criptografia.

Presidente da AMUPE coordena debate sobre Consórcios Municipais

Por Rodrigo Lima – especial para o Blog Ao todo, 96,7% dos municípios integram algum consórcio. É juntando forças que problemas comuns podem ter sua solução encaminhada. Na tarde desta terça (16), o Presidente da AMUPE e Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, coordenou uma mesa de debates sobre as experiências dos consórcios públicos […]

Por Rodrigo Lima – especial para o Blog

Ao todo, 96,7% dos municípios integram algum consórcio. É juntando forças que problemas comuns podem ter sua solução encaminhada. Na tarde desta terça (16), o Presidente da AMUPE e Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, coordenou uma mesa de debates sobre as experiências dos consórcios públicos municipais.

Com o tema “A formação de consórcios como ferramenta de implantação da Nova Agenda Urbana”, o debate reuniu especialistas de todo o Brasil, das mais diversas instituições, incluindo representantes da ONU e da Caixa Econômica Federal.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, há inúmeros casos de sucesso pelo Brasil que comprovam a efetividade desta prática, principalmente quando utilizada nas áreas de educação e saúde. Desta forma, a ideia da CNM ao realizar o seminário foi trabalhar o tema de forma a ser aprofundado para que seja utilizado no desenvolvimento urbano, em áreas que englobem saneamento, aterros sanitários, incorporando os consórcios dentro dos princípios da nova agenda urbana, que é uma agenda global, capitaneada pelas Nações Unidas.

“Através da compra consorciada, estamos conseguindo economias de mais de 30% na compra de medicamentos para vários municípios, inclusive Afogados,” destacou o Prefeito José Patriota. No início da noite ele acompanhou o Presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, na inauguração da nova sede da entidade, na asa norte, quadra 601, em Brasília. A CNM deverá ter um novo presidente, uma vez que Paulo Ziulkoski anunciou o seu afastamento da presidência da entidade no próximo ano.

Agenda – O Prefeito José Patriota receberá nesta quarta (17), durante as atividades da marcha, o Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o Prefeito de Recife, Geraldo Júlio. Os gestores participarão das atividades programadas pela CNM para esta quarta-feira. Patriota informou que terá ainda uma reunião de trabalho com o Governador.

Carta aberta de apoio e solidariedade a Dom Limacêdo Antônio

Por Padre Izidorio Batista de Alencar* “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10). É do coração do Evangelho de Jesus Cristo que ecoa, ontem e hoje, o clamor por justiça, dignidade e vida plena para todos(as), especialmente para os pobres, os trabalhadores(as), os esquecidos e aqueles(as) que mais […]

Por Padre Izidorio Batista de Alencar*

“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10,10).

É do coração do Evangelho de Jesus Cristo que ecoa, ontem e hoje, o clamor por justiça, dignidade e vida plena para todos(as), especialmente para os pobres, os trabalhadores(as), os esquecidos e aqueles(as) que mais sofrem as consequências das desigualdades sociais. Foi precisamente nesta perspectiva evangélica e pastoral que Dom Limacedo, Bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira, pronunciou-se publicamente sobre temas que atingem diretamente a vida do povo, como a chamada PL da Blindagem e, mais recentemente, sobre a redução da escala 6×1 e a derrubada do veto da PL da Dosimetria.

Ao levantar sua voz diante dessas questões, Dom Limacedo não faz politicagem, como injustamente o acusam alguns setores. Antes, exerce fielmente sua missão de pastor, profeta e discípulo de Jesus de Nazaré, assumindo a responsabilidade de iluminar a realidade social à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja. Silenciar diante das injustiças seria negar a própria essência da missão cristã.

É importante recordar que a Igreja não pode fechar os olhos às dores do povo. Quando um bispo denuncia estruturas que ferem a dignidade humana, quando questiona decisões políticas que favorecem interesses de poucos em detrimento da maioria trabalhadora, ele não está servindo a partidos ou ideologias, mas à verdade, à justiça e ao Reino de Deus. Politicagem fazem aqueles que, enquanto afirmam “não gostar de política”, utilizam-se dela para defender privilégios, interesses particulares e projetos de poder que pouco ou nada dialogam com as necessidades do povo simples.

Dom Limacedo tem demonstrado coragem evangélica ao assumir uma postura profética diante das injustiças sociais. Seu testemunho recorda a missão dos profetas bíblicos, que jamais se omitiram diante da opressão dos pobres e marginalizados. Sua voz incomoda justamente porque permanece comprometida com o Evangelho vivo e libertador de Jesus Cristo.

Eu, Padre Izidorio Batista de Alencar, como amigo e irmão na fé, uno-me a Dom Limacedo em oração, solidariedade e apoio fraterno. Reafirmo minha comunhão com sua missão pastoral e profética, encorajando-o a permanecer firme, sem se curvar aos interesses dos poderosos. As críticas, incompreensões e ataques dirigidos à sua pessoa são sinais da fidelidade ao Evangelho daquele que anunciou a verdade mesmo diante da perseguição: Jesus Cristo, o Crucificado de Nazaré.

Sua postura pastoral também concretiza aquilo que o saudoso Papa Francisco tanto pediu à Igreja: “pastores com cheiro de ovelhas”, próximos do povo, atentos às suas dores e comprometidos com a defesa da vida e da dignidade humana.

Que Deus continue fortalecendo sua caminhada episcopal e que o Espírito Santo lhe conceda sabedoria, coragem e serenidade para continuar sendo voz profética no meio do povo sertanejo.

*Padre Izidorio Batista de Alencar Presbítero da Igreja Diocesana de Salgueiro-PE.

Albérico Rocha se reúne com Waldemar Oliveira

Nesta sexta-feira (12), Albérico Rocha, pré-candidato a prefeito de Iguaracy pelo PSB, anunciou em suas redes sociais um encontro com o deputado federal Waldemar Oliveira (Avante). O encontro, que ocorreu em um momento estratégico para a pré-campanha, foi destacado como um passo importante na preparação para a convenção do partido. “Encontro com o deputado Waldemar […]

Nesta sexta-feira (12), Albérico Rocha, pré-candidato a prefeito de Iguaracy pelo PSB, anunciou em suas redes sociais um encontro com o deputado federal Waldemar Oliveira (Avante).

O encontro, que ocorreu em um momento estratégico para a pré-campanha, foi destacado como um passo importante na preparação para a convenção do partido.

“Encontro com o deputado Waldemar Oliveira, onde discutimos a pré-campanha e alguns procedimentos para a nossa convenção. Seguimos firmes”, escreveu Albérico Rocha em sua publicação.

Rocha também enfatizou o apoio do deputado Waldemar Oliveira, tido  como fundamental na sua pré-campanha. 

O deputado Waldemar Oliveira reforçou o apoio e a cooperação entre os partidos aliados, essencial para o fortalecimento das pré-candidaturas.

Ainda nesta sexta-feira, Albérico prestigiou o aniversário do deputado estadual Waldemar Borges.