Notícias

Programação do Tributo a Virgolino começa no próximo dia 26

Por André Luis

Palestra, poesia, música, dança e missa fazem parte do evento online que será realizado nos próximos dias 26, 27 e 28. A transmissão ao vivo ocorrerá no canal do YouTube do grupo Cabras de Lampião

O evento “Tributo a Virgulino – A celebração do Cangaço”, que desde 1994 é apresentado anualmente em Serra Telhada, vai ser realizado em novo formato devido à pandemia da Covid-19. A programação, com diversas linguagens artísticas, e que traz a cultura do Sertão, vai acontecer de forma online, entre os dias 26 e 28 de fevereiro, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do grupo Cabras de Lampião.

Dessa forma, não apenas quem estiver em Serra Talhada poderá acompanhar a programação, mas sim gente de qualquer parte do Brasil ou do mundo.

O evento contará com palestras, apresentação de grupos de xaxado (dança típica dos cangaceiros), pastoril, capoeira e uma celebração religiosa. Quem abre o ciclo de palestras, na sexta-feira (26), é o pesquisador e escritor do Cangaço, Anildomá Willians de Souza, profundo conhecedor da história de Lampião, que falará sobre a vida e os causos do famoso cangaceiro. Ele vai tratar sobre “Lampião e o Sertão do Pajeú”.

Haverá ainda as apresentações dos poetas repentistas, Janailson Mariano e Janaildo Mariano, do grupo Grupo de Xaxado Zabelê, do Pastoril de Maria e da cantora triunfense Jéssica Caitano e A Cristaleira. “Não é apenas um evento, trata-se de uma ação cultural onde o centro da atividade é a arte do sertão do Pajeú”, explica Anildomá Willians de Souza.

A agenda do Tributo a Virgolino, no sábado (27), também conta com a palestra do poeta, dançarino e ator Karl Marx – “A influência do Cangaço na Cultura Popular”, além das apresentações dos poetas repentistas Damião Enésio e Zé Carlos do Pajeú, do grupo de Xaxado Gilvan Santos, do grupo Mistura Pernambucana e a banda As Severinas.

Para fechar o evento, no domingo (28), às 9h, será veiculada ainda a celebração da missa, com o Padre Josenildo, sendo um dos pontos alto da programação, pois no ofertório serão postos no altar os adereços de cangaceiros, como as cartucheiras, embornais, o típico chapéu e as alpercatas, com as participações da Banda de Pífanos Travessão do Caruá, Mestre Assisão, Bacamarteiros do Pajeú, Capoeira Muzenza, Poeta e Contador de Causos Clênio Sandes, Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, Cícero de Souza e Francinaldo Oliveira, Marquinhos do Acordeon e Naldinho Carvalho.

O “Tributo a Virgolino – A Celebração do Cangaço” conta com o incentivo cultural da Lei Aldir Blanc, Governo de Pernambuco, Prefeitura de Serra Talhada e Governo Federal. Programação completa em www.cabrasdelampiao.com.br

Endereço no youtube do Grupo Cabras de Lampião: www.youtube.com/channel/UCtxtdKSP4PdZKupF1W5mxYw

Outras Notícias

Afogados: chuva adia sorteio do IPTU Premiado

Em decorrência da chuva, o que compromete a presença de público, a Prefeitura de Afogados decidiu adiar o sorteio do IPTU premiado 2022, que ocorreria hoje. “A nova data e horário serão divulgados posteriormente, sem prejuízo para os contribuintes”, diz a prefeitura em nota. O adiamento implicará ainda na ampliação do prazo para quem ainda […]

Em decorrência da chuva, o que compromete a presença de público, a Prefeitura de Afogados decidiu adiar o sorteio do IPTU premiado 2022, que ocorreria hoje.

“A nova data e horário serão divulgados posteriormente, sem prejuízo para os contribuintes”, diz a prefeitura em nota.

O adiamento implicará ainda na ampliação do prazo para quem ainda não pagou seu tributo e deseja fazê-lo para ter o direito a concorrer à premiação. Dentre os prêmios,  a prefeitura sorteia um carro zero quilômetro entre os contribuintes.

Agência do Trabalho anuncia 63 vagas de empregos para o Sertão

As vagas estarão disponíveis nesta quarta-feira, 03 de novembro. São 21 vagas para Serra Talhada, 17 para Petrolina, 13 para Salgueiro, 06 para Arcoverde e 06 para Araripina. Por Juliana Lima A Agência do Trabalho de Pernambuco divulgou 63 vagas de empregos que estarão disponíveis na próxima quarta-feira (03/11) para as cidades do Sertão. No […]

As vagas estarão disponíveis nesta quarta-feira, 03 de novembro. São 21 vagas para Serra Talhada, 17 para Petrolina, 13 para Salgueiro, 06 para Arcoverde e 06 para Araripina.

Por Juliana Lima

A Agência do Trabalho de Pernambuco divulgou 63 vagas de empregos que estarão disponíveis na próxima quarta-feira (03/11) para as cidades do Sertão. No total, são 51 vagas para ampla concorrência, 10 vagas temporárias e 02 vagas para pessoas com deficiência.

A cidade que ofertará mais oportunidades é Serra Talhada, no Sertão do Pajeú. São 11 postos de trabalho para assistente administrativo, atendente de farmácia (balconista), atendente de lanchonete, gerente de vendas, operador de injetora de plástico e vendedor pracista e 10 vagas temporárias para eletricista, pedreiro, serralheiro e servente de obras.

O segundo maior número de vagas será ofertado em Petrolina, no Sertão do São Francisco, com 17 postos, sendo 2 para pessoas com deficiência. As vagas são para as funções de açougueiro, auxiliar de armazenamento, auxiliar de cozinha, auxiliar de linha de produção, auxiliar de manutenção predial, auxiliar de técnico de controle de qualidade, cartazeiro, costureira de máquinas industriais, lavador de automóveis, mecânico de refrigeração, pizzaiolo, recepcionista de hotel, técnico de suporte de TI, vendedor interno e vendedor pracista.

A Agência do Trabalho de Salgueiro, no Sertão Central, abrirá 13 vagas para as funções de despachante de veículos, gerente de área de vendas, gerente operacional, mecânico de manutenção de bombas, promotor de vendas e vendedor pracista.

Em Araripina, no Sertão do Araripe, serão 06 vagas para atendente de clínica dentária, corretor de seguros, mecânico de automóvel, promotor de vendas, recepcionista, secretária e vendedor interno.

E 06 vagas para Arcoverde, no Sertão do Moxotó, para auxiliar contábil, cozinheiro de restaurante, empregado doméstico nos serviços gerais, faxineiro no serviço doméstico, operador de caldeira e técnico em segurança do trabalho.

Antes de se candidatar a uma vaga, é necessário realizar um pré-agendamento no site da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco (www.seteq.pe.gov.br/). Assim, é possível visitar uma unidade de Agência e aplicar-se a uma das opções.

Aprovação ao governo Temer varia de 8% a 19% nas capitais, aponta Ibope

A avaliação do governo do presidente Michel Temer (PMDB) como “ótimo” e “bom” varia de 8% a 19% nas capitais, segundo pesquisas Ibope realizadas nesta semana e na semana passada. A maior parte dos levantamentos foi feita antes do impeachment de Dilma Rousseff, quando Temer ainda ocupava o cargo interinamente. O maior índice de aprovação […]

Do G1
Do G1

A avaliação do governo do presidente Michel Temer (PMDB) como “ótimo” e “bom” varia de 8% a 19% nas capitais, segundo pesquisas Ibope realizadas nesta semana e na semana passada. A maior parte dos levantamentos foi feita antes do impeachment de Dilma Rousseff, quando Temer ainda ocupava o cargo interinamente.

O maior índice de aprovação à administração de Temer é registrado em Manaus: 19% a classificam como ótima ou boa.

Já em Salvador e em Aracaju, 8% dos eleitores classificam sua gestão como ótima ou boa – o menor índice entre todas as cidades. Salvador também é a capital com a maior reprovação à administração de Temer: 53% dizem que seu governo é “ruim” ou “péssimo”.

Macapá é a capital com o maior percentual de avaliação “regular”: 44%. Em Recife, 12% avaliam o governo como ótimo ou bom, contra 34% que o acham regular e 48%, avaliam como ruim ou péssimo.

As pesquisas eleitorais, cujas margens de erro variam, podem ser acessadas na página especial. Todas têm nível de confiança de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. Elas estão registradas nos TREs (tribunais regionais eleitorais) e no TSE.

Iguaraci: debate sobre ocupação de área federal tem clima acirrado entre oposição e prefeito

Ao final, MP apresentou encaminhamentos que busquem contemplar moradores e interesse público Foi quente o debate sobre a ocupação da área da Rede Ferroviária por imóveis de forma desordenada no município de Iguaraci. A Audiência Pública envolveu vereadores, o prefeito Dessoles e o promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto, além de pessoas que construíram na […]

fd67fa21d2a9489517b60501e99b2d47
Famílias que construíram imóveis na área ocuparam Câmara

Ao final, MP apresentou encaminhamentos que busquem contemplar moradores e interesse público

Foi quente o debate sobre a ocupação da área da Rede Ferroviária por imóveis de forma desordenada no município de Iguaraci. A Audiência Pública envolveu vereadores, o prefeito Dessoles e o promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto, além de pessoas que construíram na área.

Há vários projetos para o local, como de um Pátio de Eventos, mas em praticamente quinze dias famílias começaram a erguer imóveis na área. O movimento de ocupação está sendo questionado e debatido. Pelo MP, participou o vereador Lúcio Luiz de Almeida Neto.

Vereadores da oposição cobraram uma solução para o problema, como Fábio Torres, do PT. O legislador Francisco de Assis chegou a sugerir que a prefeitura desapropriasse a área. Várias alternativas foram debatidas. O debate também tratou da política habitacional do município e os loteamentos irregulares. Sempre que alguém falava em nome das famílias que ocuparam a área, era aplaudido efusivamente pelos ocupantes.

O vereador Fábio Torres (PT) disse que a prefeitura deveria negociar o terreno, mas que deixasse dentro da negociação parte do terreno para as famílias que ocuparam a área. O petista ainda acusou a gestão atual de se eximir de regulamentar a situação das famílias.

Mas o prefeito Dessoles foi direto: “Prefeito não só faz o que acha bom ou bonito, faz o que é legal, mesmo que não sejam medidas simpáticas. O vereador Francisco disse que o município poderia desapropriar, mas não existe essa facilidade de desapropriar área pública federal”.

f393ac7ebf92b1b7af615de843142453

Ele acrescentou que a lei o obriga a fazer o que tem que fazer no caso, sob pena de cometer crime de improbidade ou prevaricar. “Não sou homem de falar enganações. Não conheço sucesso em invasão de terra pública”. Ele defendeu a formação de uma associação para pleitear áreas para construir casas. “Não vim arrancar aplauso fácil”, disse, em recado aos vereadores que segundo ele “jogavam para a plateia”.

Representante dos moradores da área, José Nogueira Filho afirmou saber que são terras da União. “Sabemos do interesse do município de pôr lá um Pátio de Eventos. Mas as casas não ficam no perímetro do Pátio de Eventos”, defendeu. Ele disse que um representante da RFFSA comunicou sobre a invasão. “Mas disse: se o prefeito quiser vocês vão construir”.

O promotor Lúcio Almeida disse que o MP formalmente não foi comunicado pela Rede Ferroviária ou União. “Fomos oficiados dessa situação pela Prefeitura e essa questão foi judicializada invocando a Legislação Municipal. Foi deferida uma liminar sobre o caso”.

Ele falou sobre o repasse para municípios em várias cidades dessas áreas, citando Carnaíba e Serra. “Em Afogados avançou essa discussão mas não concluiu o processo. Há uma discussão de um Pátio também.  Houve desapropriação, mas em contrapartida migraram para um residencial”.

Ele voltou a defender a volta do trem ao Pajeú para carga  e passageiros, aproveitando a rede ferroviária, que está sucateada. “Não há projeto no Governo Federal para reativar nas cidades o trem”

O promotor indicou que devem ser buscados os meios para uma solução razoável para o imbróglio. “Há uma pertinência em relação a não prescrever ocupação federal ou privada. Se não houver encaminhamento plausível, mesmo em 20 ou 30 anos ainda pode ter decisão de derrubar”, alertou, corroborando com o prefeito.

“Temos que buscar alternativa que dê um título de propriedade que depois que vocês tiverem possam dormir em paz”. Como encaminhamento, um grupo de trabalho vai buscar alternativas para tentar encaminhar  uma solução para as famílias. Solicitou uma posição federal mais atualizada. Se preciso, haverá intervenção do MP.

“Uma solução seria concluir a formalidade do processo, cedendo o espaço para o município e se no projeto original a área ocupada coincide com a anteriormente definida”. Outra possibilidade é encontrar outra área, como a da Fazenda Estadual, às margens da PE 292, pertencente ao GovPE.

Uma reunião esta tarde com Comissão da Prefeitura, moradores da área e Câmara discute  solução para o caso.

Coluna do Domingão

Aos leitores Informo aos amigos, leitores e a quem interessar que acompanho minha irmã, Nívea Clea Ramos Galindo, em estado grave, na UTI do Imip, Recife. Nívea dirige a escola Ana Melo, em Afogados da Ingazeira. A internação tem relação com quadro grave gerado pelo diabetes descompensado. Isso serve de alerta para os portadores dessa […]

Aos leitores

Informo aos amigos, leitores e a quem interessar que acompanho minha irmã, Nívea Clea Ramos Galindo, em estado grave, na UTI do Imip, Recife.

Nívea dirige a escola Ana Melo, em Afogados da Ingazeira. A internação tem relação com quadro grave gerado pelo diabetes descompensado. Isso serve de alerta para os portadores dessa doença, tratável desde que respeitada com suas complicações evitadas.

Peço apenas orações para que se faça a vontade de Deus e que ela possa sair dessa. Deus sabe o tempo de tudo na terra. E compreensão para os que não tenho podido atender.

Também agradeço a atenção de todos os profissionais que tem amparado nesse momento difícil.

Em virtude disso, considerando ainda que, coincidentemente estaria nesse mês em licença depois da cobertura das eleições, excepcionalmente não publicaremos a Coluna do Domingão.

Também estarei por hora ausente dos meus projetos nas rádios Pajeú, Cultura e Gazeta FM.

O blog mantém seu trabalho sob a responsabilidade do jornalista André Luiz e colaboradores. Obrigado a todos.