Notícias

Pregão vai escolher nova empresa para operar Aeroporto de ST. “Até a DIX pode voltar”, diz Secretário

Por Nill Júnior

O Secretário de Transportes do Estado, Antonio Júnior, disse ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que questões burocráticas e uma recomendação da Procuradoria Geral do Estado dificultaram os repasses à empresa Dix Empreendimentos, que vinha operando o Aeroporto Santa Magalhães, em Serra Talhada a anunciou o fim das atividades e aviso prévio dos funcionários.

“Não há polêmica. Aconteceu um problema de ordem burocrática. Tivemos que atender uma recomendação da  Procuradoria Geral do Estado.  Tivemos que resolver essas questões. Acredito que nos próximos dias estaremos pagando a DIX”.

O Secretário garantiu que não haverá problemas na gestão do Aeroporto. “Não teremos problemas no cronograma dos voos comerciais para Serra Talhada. Tivemos que encerrar esse contrato. Enquanto isso, funcionários do DER irão assumir a operação no Aeroporto,  se necessário, com assistência da Infraero, compromisso assumido com o então Secretário Sebastião Oliveira quando Secretário de Transportes”.

O Secretário disse que a busca é para o início de voos fretados, os voos charter, antes da operação regular, prevista para o fim de outubro. “O esforço do governo Paulo Câmara é para que antes dos voos normais já possamos fazer voos charters, que foram autorizados pela ANAC”.

Nesse período, diz o Secretário, haverá pregão para escolha de nova empresa para operar o terminal.”O prazo é bem menor que na licitação convencional. Isso agilizará a nova operadora. A própria DIX poderá voltar se ganhar a licitação. Não existe nenhum mal estar com a empresa”, garantiu.

Outras Notícias

Ibope divulga primeira pesquisa sem Lula: Bolsonaro lidera, seguido de Marina e Ciro

G1 O Ibope divulgou nesta quarta-feira (5) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. Sobre esse levantamento, o Ibope divulgou a seguinte nota: “Como informado ontem, na pesquisa de intenção de votos realizada entre os dias 1 e 3 de setembro, para seguir as decisões decorrentes doindeferimento da candidatura de […]

G1

O Ibope divulgou nesta quarta-feira (5) o resultado da mais recente pesquisa de intenção de voto na eleição presidencial. Sobre esse levantamento, o Ibope divulgou a seguinte nota:

“Como informado ontem, na pesquisa de intenção de votos realizada entre os dias 1 e 3 de setembro, para seguir as decisões decorrentes doindeferimento da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, que proibiram, entre outras coisas, que o ex-presidente participasse, como candidato, de atos de campanha, o Ibope deixou de aplicar o questionário em que o nome de Lula aparecia como postulante ao cargo de presidente da República, como constava do registo da pesquisa feito no TSE.

O instituto pesquisou apenas o cenário em que o nome de Fernando Haddad, candidato a vice-presidente pelo PT, aparecia juntamente com os candidatos que pediram registro. O Ibope indagou ao TSE se este procedimento estava correto.

Em sua decisão de hoje, o ministro Luiz Felipe Salomão explicou que, segundo a lei, o TSE está impedido de responder a consultas como essa durante o período eleitoral.

Diante disso, e convicto de que agiu de boa fé e dentro da lei, e, ainda, no intuito de não privar o eleitor de informações relevantes sobre a situação atual das intenções de voto na eleição presidencial, o Ibope decidiu liberar os resultados da pesquisa para divulgação, decisão que contou com o apoio dos contratantes TV Globo e o ‘Estado de S.Paulo’.”

Na pesquisa,  Jair Bolsonaro (PSL) tem 22% seguido de Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) com 12% cada; Geraldo Alckmin (PSDB) com 9%, Fernando Haddad (PT): 6%.

Álvaro Dias (Podemos) tem 3%; João Amoêdo (Novo): 3%; Henrique Meirelles (MDB): 2%. Guilherme Boulos (PSOL), Vera (PSTU), e João Goulart Filho (PPL) tem 1% cada. Cabo Daciolo (Patriota) e Eymael (DC), 0%. Brancos e nulos são 21%. Não sabem ou não responderam 7%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S.Paulo”. É o segundo levantamento do Ibope realizado depois da oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral e o primeiro depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) barrou a candidatura de Lula.

No levantamento anterior, feito de 17 a 19 de agosto, os percentuais de intenção de votos no cenário em que o candidato do PT é Haddad foram os seguintes: Bolsonaro, 20%; Marina, 12%; Ciro, 9%; Alckmin, 7%; Haddad, 4%; Alvaro Dias, 3%; Eymael, 1%; Boulos, 1%; Meirelles, 1%; Amoêdo, 1%; Cabo Daciolo, 1%; Vera, 1%; João Goulart Filho, 1%; Branco/nulos: 29%; Não sabe/não respondeu: 9%.

Rejeição: O Ibope também mediu a taxa de rejeição (o eleitor deve dizer em qual dos candidatos não votaria de jeito nenhum). Nesse item, os entrevistados puderam escolher mais de um nome. Veja os índices:

Bolsonaro tem 44% seguido de Marina (26%), Haddad  (23%), Alckmin (22%), Ciro (20%), Meirelles (14%), Cabo Daciolo (14%), Eymael (14%), Alvaro Dias (13%), Boulos ( 13%), Vera (13%), Amoêdo (12%) e João Goulart Filho, 11%.

Simulações de segundo turno: 

Ciro44% x 33% Bolsonaro (branco/nulo: 19%; não sabe/não respondeu: 4%)

Alckmin41% x 32% Bolsonaro (branco/nulo: 23%; não sabe/não respondeu: 4%)

Bolsonaro33% x 43% Marina (branco/nulo: 20%; não sabe/não respondeu: 3%)

Haddad36% x 37% Bolsonaro (branco/nulo: 22%; não sabe/não respondeu: 5%)

Serra: Hospam conclui melhorias nas clínicas médica, obstétrica, cirúrgica e emergência

O Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, finalizou seu projeto de readequação e otimizou a infraestrutura da unidade de saúde para as quase oito mil pessoas que passam mensalmente na emergência e no ambulatório do hospital e para os 450 profissionais que atuam no Regional. As melhorias focam no […]

serra-talhada-hospamO Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam), em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, finalizou seu projeto de readequação e otimizou a infraestrutura da unidade de saúde para as quase oito mil pessoas que passam mensalmente na emergência e no ambulatório do hospital e para os 450 profissionais que atuam no Regional.

As melhorias focam no acolhimento, na regulação de doentes e na agilidade no atendimento a pacientes graves.

Um sistema de climatização foi instalado nas 12 enfermarias do hospital, que totalizam 47 leitos, beneficiando as clínicas médica, obstétrica e cirúrgica. O ambiente climatizado não apenas proporciona conforto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), mas melhora a qualidade do ar, contribuindo, assim, no tratamento e diminuindo o risco de infecções. Também foi criada uma Sala de Telemedicina para a realização de eletrocardiogramas. O sistema on-line permite a realização do exame digital com resultado em tempo real pelo médico.

“Teremos como fazer exames especializados de qualidade e ter laudos analisados por especialistas, o que contribui decisivamente para tomada de decisão”, comenta o diretor do Hospam, João Antônio Magalhães. Outro espaço foi disponibilizado para a criação do Núcleo Interno de Regulação, voltada para o internamento de pacientes.

A emergência da unidade também passou por readequações e, como parte da política de classificação de risco, estão sendo montadas as salas vermelha, verde e amarela. Além disso, houve a ampliação do ambiente do repouso de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros e assistentes sociais, dobrando a capacidade de instalação desses funcionários.

O município de Serra Talhada é considerado o quarto polo médico de Pernambuco. O Hospam recebe usuários de outros Estados, devido à localização geográfica privilegiada, e disponibiliza atendimento de média complexidade. Um heliponto facilita o pouso de aeronaves para a remoção de pacientes graves para outros centros de referência.

Operação tapa-buracos finalizada na PE-264, no Pajeú

A Secretaria Estadual de Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), concluiu os trabalhos da operação tapa-buracos na PE-264. O trecho contemplado possui 12,5 quilômetros de extensão e vai do distrito de Grossos, em São José do Egito, à divisa com o estado da Paraíba. A segunda etapa desta ação consiste na […]

A Secretaria Estadual de Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), concluiu os trabalhos da operação tapa-buracos na PE-264. O trecho contemplado possui 12,5 quilômetros de extensão e vai do distrito de Grossos, em São José do Egito, à divisa com o estado da Paraíba.

A segunda etapa desta ação consiste na restauração da base e do pavimento de um trecho de dois quilômetros, de acordo com do distrito do DER, situado no município de Sertânia. O Governo do Estado realiza um trabalho constante de conservação viária, com o intuito de garantir que as estradas pernambucanas ofereçam boas condições de trafegabilidade.

Além de interligar dois estados, melhorar a mobilidade das pessoas, a PE-264 facilita o escoamento da produção comercial e agrícola dos sertanejos. Os serviços realizados também reforçaram a segurança dos usuários.

Petrolina e Serra Talhada lideram geração de empregos no mês de junho no Sertão

Por Juliana Lima – Jornal do Sertão As cidades de Petrolina, no Sertão do São Francisco, e Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, lideram o saldo de vagas formais de trabalho criadas no último mês de junho no Sertão de Pernambuco, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do […]

Por Juliana Lima – Jornal do Sertão

As cidades de Petrolina, no Sertão do São Francisco, e Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, lideram o saldo de vagas formais de trabalho criadas no último mês de junho no Sertão de Pernambuco, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, divulgados no último dia 29 de julho no País.

A cidade de Petrolina teve saldo positivo em junho de 878 vagas de emprego, segundo melhor saldo do Estado. A cidade abriu 2.953 vagas no período e teve 2.075 desligamentos, com variação relativa de 1,30%. Serra Talhada ficou em segundo lugar com saldo de 98 postos de trabalho. Foram 263 admissões e 165 desligamentos, com variação relativa de 1,04%. Em seguida vêm São José do Belmonte, no Sertão Central, com 86, e Araripina, no Sertão do Araripe, com 84 vagas.

Considerando o acumulado do ano, de janeiro a junho de 2021, Petrolina lidera com 3.903 novos postos gerados. Foram 16.507 admissões e 12.604 desligamentos, com variação relativa de 6,06%. Araripina aparece em segundo lugar com saldo de 578 e São José do Belmonte em terceiro com 531 postos.

No balanço da geração de empregos nos últimos dose meses, de junho de 2020 a junho de 2021, os melhores resultados são de Petrolina (5.438), Araripina (853), São José do Belmonte (723), Serra Talhada (653) e Arcoverde (546). No período, Petrolina abriu 32.674 postos de empregos e somou 27.236 desligamentos, com variação relativa de 8,66%, enquanto Araripina teve 2.009 admissões e 1.156 desligamentos, com variação de 18,12%.

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, comenta os resultados positivos da cidade e afirma que a perspectiva é de mais crescimento no futuro. “Apesar das dificuldades que o Estado vive, Petrolina tem mantido há quatro anos um ritmo de geração de emprego forte. Nossa perspectiva é de um crescimento ainda mais forte no futuro, com a vacinação concluída ainda este ano e por conta de muitos investimentos realizados na infraestrutura. Será um novo ciclo de prosperidade com uma cidade que está pronta para grandes negócios e dinamismo para empreendedores”, afirmou.

O destaque negativo segundo o Caged é para Sertânia, no Sertão do Moxotó, e Afrânio, no Sertão do São Francisco. A cidade lidera a fila dos municípios que mais demitiram desde 2020 no Sertão, ano do surgimento da pandemia da Covid-19. No balanço de junho, Sertânia teve saldo negativo de -301 e Afrânio de -802; no acumulado do ano, Sertânia teve saldo negativo de -588 e Afrânio -652. Afrânio apresentou sinais de recuperação no balanço do período de doze meses, com saldo positivo de 184 vagas, enquanto Sertânia amargou -881 postos.

Cidades que mais contrataram em junho de 2021 no Sertão:

1º Petrolina (878)
2º Serra Talhada (98)
3º São José do Belmonte (86)
4º Araripina (84)
5º Salgueiro (68)
6º Trindade (49)
7º Afogados da Ingazeira (48)
8º Floresta (39)
9º Arcoverde (37)
10º Custódia (23)

Cidades que mais contrataram de janeiro a junho de 2021 no Sertão:

1º Petrolina (3.903)
2º Araripina (578)
3º São José do Belmonte (531)
4º Lagoa Grande (314)
5º Serra Talhada (288)
6º Salgueiro (222)
7º Custódia (202)
8º Trindade (191)
9º Arcoverde (182)
10º Afogados da Ingazeira (162)

Cidades que mais contrataram de junho de 2020 a junho de 2021 no Sertão:

1º Petrolina (5.438)
2º Araripina (853)
3º São José do Belmonte (723)
4º Serra Talhada (653)
5º Arcoverde (546)
6º Afogados da Ingazeira (325)
7º Custódia (311)
8º Trindade (309)
9º Afrânio (184)
10º Salgueiro (127)

Buíque: MPPE notifica Câmara e Prefeitura por pensão vitalícia a ex-vereadores e ex-prefeitos 

Após receber recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Prefeitura de Buíque informou que adotará as providências cabíveis no sentido de acatar a recomendação e suspenderá eventuais pagamentos que sejam decorrentes da Emenda à Lei Orgânica nº 01/2023, aprovada na Câmara de Vereadores, ano passado, a qual concedeu pensão vitalícia a ex-vereador e instituiu […]

Após receber recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Prefeitura de Buíque informou que adotará as providências cabíveis no sentido de acatar a recomendação e suspenderá eventuais pagamentos que sejam decorrentes da Emenda à Lei Orgânica nº 01/2023, aprovada na Câmara de Vereadores, ano passado, a qual concedeu pensão vitalícia a ex-vereador e instituiu também pensionamento a ex-prefeito.

A Câmara dos Vereadores, que também recebeu recomendação sobre o mesmo fato, afirmou que a Mesa Diretora da Casa Legislativa proporá ao Plenário emenda à Lei Orgânica no sentido de revogar os dispositivos referentes ao pensionamento.  

A recomendação, de autoria da Promotora de Justiça Joana Turton Lopes, pediu a revogação das pensões após apuração da notícia de fato sobre a promulgação, em 29 de dezembro de 2023, pela Câmara de Buíque, da Emenda à Lei Orgânica nº 01/2023, que, nos arts. 193, 194 e 195, garantia pensão a ex-vereadores e ex-prefeitos, inclusive a dependentes deles caso venham a falecer no exercício do mandato.

A Promotora de Justiça lembrou, no texto da recomendação, que a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), “é pacífica no sentido de que a concessão de qualquer benefício, em caráter permanente, a ex-ocupante de cargo político do Poder Legislativo e do Poder Executivo e seus dependentes por normas estaduais e municipais constitui afronta aos princípios da igualdade, da impessoalidade, da moralidade pública e da responsabilidade com gastos públicos, assim como não se revela compatível com o princípio republicano e o princípio da igualdade, ante o tratamento diferenciado a determinado indivíduo”.

Ela ainda citou que o juízo da Vara Única da Comarca de Buíque denegou a ordem pleiteada por ex-vereador, na qual se buscava a concessão da pensão prevista na Lei Orgânica, adotando, assim, o entendimento firmado no âmbito do STF de que a concessão de tal benesse não se compatibiliza com a Constituição Federal.

Em outro trecho da recomendação, Joana Turton Lopes acrescentou que “o §13 do art. 40 da Constituição de 1988, com a redação conferida pela EC 20/1998, determina que todos os ocupantes de cargos temporários, inclusive cargos eletivos, como os prefeitos e vereadores, sejam contribuintes obrigatórios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS)”.