Notícias

Prefeitura de Solidão realiza reunião sobre o Museu Solidão 

Por André Luis

Encontro discutiu ações estratégicas para o fortalecimento do Museu Quintino Vicente Barbosa e o alinhamento de políticas públicas com a equipe da Prefeitura. 

Na última terça-feira (25), a Prefeitura de Solidão sediou duas reuniões para o desenvolvimento cultural e administrativo da cidade. A primeira reunião tratou do Museu Quintino Vicente Barbosa e contou com a presença do prefeito Mayco Araújo, da Coordenadora do Museu, Valquíria Rodrigues, do Secretário Municipal de Cultura, Antônio Correia, e do Conselho de Cultura. Durante o encontro, foram discutidas novas ações para fortalecer e ampliar as atividades culturais do Museu, promovendo o patrimônio histórico e artístico da cidade. 

Em seguida, a Prefeitura de Solidão realizou uma reunião com os secretários municipais e a equipe de gestão, incluindo a Coordenadora de Controle Interno, Emanuelle Vinni. O encontro teve como foco o planejamento de estratégias para otimizar a administração municipal e alinhar as ações de cada secretaria, sempre com o objetivo de melhorar o atendimento e os serviços prestados à população de Solidão. 

Outras Notícias

Shopping Serra Talhada será aberto ao público no início de 2018, prevê grupo JDS

O empresário Murilo Duque, um dos sócios do Shopping de Serra Talhada, o primeiro do gênero no Sertão do Pajeú, disse em coletiva de imprensa nesta segunda na sede da CDL que o grupo JDS, criado para tocar o projeto, está confiante de que o cenário político e econômico do país não alteraram a disposição […]

serra3

O empresário Murilo Duque, um dos sócios do Shopping de Serra Talhada, o primeiro do gênero no Sertão do Pajeú, disse em coletiva de imprensa nesta segunda na sede da CDL que o grupo JDS, criado para tocar o projeto, está confiante de que o cenário político e econômico do país não alteraram a disposição do grupo em tocar as obras.

A inauguração acontecerá até agosto, mas não representa efetivamente a entrega à população. A partir daí, começa a ocupação por parte das empresas que irão integrar o leque de marcas do empreendimento. Em 2018, as atividades deverão ser abertas ao público.

serra1

serra2

O cronograma financeiro e logístico da obra segue seu rumo normal, segundo ele. Serão mais de  19 mil metros quadrados, com 53 lojas satélites, cinema, Praça de Alimentação e duas lojas âncoras. Serão quatrocentos empregos diretos.

O desafio no cenário é atrair investidores, mas o grupo está confiante, segundo Murilo. O empreendedor e vai investir em um momento que é de oportunidades”. Pelo perfil, a perspectiva é de que o Shopping atraia pessoas de toda a região do Pajeú, mais Sertâo Central e cidades da Paraíba. UM  estudo de viabilidade técnica mostrou que o Shopping é sustentável.

Cresce mobilização para que Raquel Lyra revogue aumento do ICMS em Pernambuco

Segue crescendo a mobilização de políticos e instituições para que a governadora Raquel Lyra (PSDB) revogue o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que entrará em vigor a partir do próximo dia 1º em Pernambuco. Na quinta-feira (21), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE) e a Câmara […]

Segue crescendo a mobilização de políticos e instituições para que a governadora Raquel Lyra (PSDB) revogue o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que entrará em vigor a partir do próximo dia 1º em Pernambuco.

Na quinta-feira (21), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Pernambuco (FCDL-PE) e a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL Recife) divulgaram carta na qual solicitam que a gestora tucana assegure “a atual carga tributária das empresas do comércio”. Se o cenário de aumento se mantiver, a alíquota do ICMS vai passar de 18% para 20,5%, uma das mais altas do país.

Assinado pelos presidentes da FCDL-PE e da CDL Recife, Eduardo Catão e Frederico Penna Leal, respectivamente, o texto se reporta ao fato de que a Reforma Tributária, promulgada em sessão histórica no Congresso Nacional na quarta-feira (20), suprimiu um mecanismo que estabelecia a média de arrecadação registrada entre 2024 e 2028 como parâmetro da distribuição de receitas para os estados até 2077. Enquanto o texto ainda tramitava no Senado nessa versão, vários governos estaduais aprovaram nas assembleias legislativas a elevação do ICMS para assegurar uma arrecadação maior a partir de 2024, caso de Pernambuco.

“Ante o posicionamento legislativo acerca da matéria, [as entidades vêm] solicitar que sejam adotadas providências legislativas para suspender os efeitos da Lei nº 18.305, de 30 de setembro de 2023, no que diz respeito ao aumento de alíquota, assegurando a atual carga tributária das empresas do comércio de Pernambuco”, escreveram os dirigentes da FCDL-PE e da CDL Recife.

Os apelos à governadora Raquel Lyra para que reveja a posição sobre o aumento do ICMS começaram na terça-feira (19), quando o líder do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Sileno Guedes, anunciou que estava remetendo um ofício ao Palácio do Campo das Princesas solicitando a medida, que depende do envio de um novo projeto de lei pelo Poder Executivo para votação dos deputados estaduais. Pedidos de apoio também foram enviados por Sileno ao presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), e ao coordenador da bancada pernambucana na Câmara dos Deputados, Augusto Coutinho (Republicanos).

Na quarta-feira, Porto também se pronunciou, defendendo o alinhamento da alíquota ao índice antes previsto (de 17%) e colocando a Alepe à disposição para votar, em sessão extraordinária, um eventual texto proposto pelo Executivo. Sob o argumento de que elevar o ICMS prejudica a população mais vulnerável e a competitividade de Pernambuco, outros parlamentares também já se posicionaram, como a líder da Oposição na Alepe, Dani Portela (PSOL), e o deputado Rodrigo Farias (PSB).

“O Mágico di Ò” ocupa o Cineteatro São José na véspera do feriado

Espetáculo da Cia Artística Brincantes, de Afogados da Ingazeira, é inspirada no clássico O Mágico de Oz e tem apresentação única com ingressos a preços populares de R$ 10 Véspera de feriado é tempo de levar a criançada ao CineTeatro São José, em Afogados da Ingazeira (PE): além de filmes infantis comerciais na programação, o […]

Espetáculo da Cia Artística Brincantes, de Afogados da Ingazeira, é inspirada no clássico O Mágico de Oz e tem apresentação única com ingressos a preços populares de R$ 10

Véspera de feriado é tempo de levar a criançada ao CineTeatro São José, em Afogados da Ingazeira (PE): além de filmes infantis comerciais na programação, o palco do local ainda receberá a apresentação teatral “O Mágico di Ò” na quarta-feira, 11/10, a partir das 19h.

O público irá conferir o espetáculo inspirada no clássico “O Mágico de Oz” mas com uma pegada nordestina. Com sete atores em cena, todos da Cia Artística Brincantes, natural e sediada em Afogados da Ingazeira, a história promete surpreender a plateia com pautas como regionalismo, sustentabilidade e cultura nordestina.

Os ingressos para o espetáculo “O Mágico di Ò” no instagram @ciaartisticabrincantes e também no local (sujeito a lotação na hora do espetáculo). Professor Luiz Andrade assina direção e produção.

SERVIÇO

Espetáculo: O Mágico di Ò

Local: Cine Teatro São José

Dia: Quarta-feira 11 de outubro.

Hora: às 19h

Ingressos: R$ 10,00

“Situação se agravou com a nova variante”, diz Gerente Regional de Serra Talhada

A situação é de pré-colapso no sistema de saúde de Serra Talhada, cenário que não é diferente em Pernambuco. O domingo (7) fechou com a ocupação de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) em 95% e 91% na rede privada. Já em Serra Talhada, O Hospam opera com 80% dos […]

A situação é de pré-colapso no sistema de saúde de Serra Talhada, cenário que não é diferente em Pernambuco.

O domingo (7) fechou com a ocupação de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) em 95% e 91% na rede privada.

Já em Serra Talhada, O Hospam opera com 80% dos leitos ocupados no setor respiratório, e o Hospital Eduardo Campos com 90%.

“Já estão transformando dez leitos de enfermaria em UTI no Eduardo Campos, que conta com 46 internos. É uma situação difícil que se agravou com as novas variantes”, admitiu Karla Millena, gestora da XI Gerência Regional de Saúde (Geres), em conversa com o Farol de Notícias. De acordo com Millena, a rede de saúde que funciona entre os estados de Pernambuco e Bahia também está esgotada.

Acolhimento do Hospital Municipal de Carnaíba passa a ser por classificação de risco

A partir da terceira semana de fevereiro, o Hospital Municipal Dr. José Dantas Filho, de Carnaíba, passa a adotar o sistema de classificação de risco para acolher os pacientes que chegam ao local. O objetivo principal é garantir o atendimento imediato do usuário com grau de risco elevado, ao passo que também informa aos demais […]

A partir da terceira semana de fevereiro, o Hospital Municipal Dr. José Dantas Filho, de Carnaíba, passa a adotar o sistema de classificação de risco para acolher os pacientes que chegam ao local.

O objetivo principal é garantir o atendimento imediato do usuário com grau de risco elevado, ao passo que também informa aos demais sobre o tempo provável de espera, visto que o atendimento deixa de ser por ordem de chegada para o grau de risco apresentado pelos pacientes.

Como vai funcionar?

Após a recepção inicial, o paciente é encaminhado para o consultório de enfermagem, onde a classificação de risco é baseada nos seguintes dados:

Situação, queixa e duração; Breve histórico (relatado pelo paciente, familiar ou testemunhas); uso de medicações; Verificação de sinais vitais (SSVV); Exame físico sumário buscando sinais objetivos; Verificação da glicemia e ECG, se necessário. 

O usuário recebe então, uma pulseirinha, onde a cor sinaliza o grau de urgência daquele atendimento:

Vermelho – Atendimento emergencial, paciente com risco eminente, deverá ser atendido imediatamente.

Amarelo – Urgente não é emergência, possui condições clínicas para aguardar atendimento em (até) 1 hora.

Verde – pouco urgente, casos menos graves, mas que exige atendimento médico podendo aguardar (até 2 horas).

Azul – Casos de menor complexidade e sem problemas recentes, será atendido em (até) 4 horas.

Além das pulseiras classificatórias de grau de urgência existem mais duas de sinalização: a lilás para uso do acompanhante, autorizando o mesmo para entrar na unidade. Importante: só será liberado um acompanhante por paciente. 

Por fim a pulseirinha branca para sinalizar aqueles com sintomas respiratórios, neste caso a pessoa receberá às duas pulseiras: a classificatória e a branca. Os usuários com sintomas respiratórios deverão ser atendidos na ala especialmente criada para este tipo de agravo.