Prefeitura de Serra Talhada destaca ações durante o Carnaval
Por André Luis
Durante todo o período de Carnaval, a prefeita de Serra Talhada, Marcia Conrado, liderou uma série de ações integradas entre as secretarias municipais para garantir uma folia segura e consciente aos foliões. Com campanhas preventivas, orientações e apoio logístico, a gestão municipal trabalhou em rede para promover um ambiente de alegria, respeito e segurança durante os festejos.
A iniciativa contou com a participação efetiva da Secretaria da Mulher, da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, além do apoio fundamental da Guarda Municipal e da STTRANS.
“Foi um Carnaval marcado pela união de esforços e pelo compromisso de todos em garantir que a festa fosse segura e inclusiva. Agradeço a cada cidadão que colaborou, brincou com responsabilidade e contribuiu para que tivéssemos um período de paz e diversão”, destacou a prefeita Marcia Conrado. Ela ainda ressaltou a importância do trabalho conjunto das secretarias e dos órgãos de segurança para o sucesso das ações.
A Secretaria da Mulher atuou com campanhas de conscientização contra o abuso sexual, enquanto a Secretaria de Assistência Social e Cidadania focou na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes, além de fiscalizar a proibição da venda de bebidas alcoólicas para esse público.
Paralelamente, foram distribuídos preservativos para prevenir doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada, pela Secretaria de Saúde. Já a Guarda Municipal e a STTRANS deram suporte na segurança e organização dos blocos, garantindo a tranquilidade de todos os participantes.
“Nosso objetivo foi proporcionar um Carnaval que unisse diversão e responsabilidade. Cada ação foi pensada para proteger nossos cidadãos, especialmente os mais vulneráveis, e garantir que todos pudessem curtir a festa com segurança”, finalizou a prefeita Marcia Conrado.
Pernambuco registrou, neste domingo (6), um caso de infecção por mucormicose, infecção popularmente conhecida como “fungo negro”, em uma paciente diagnosticada com a Covid-19. A ocorrência, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foi notificada pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) em uma paciente de 59 anos moradora de Casinhas, no Agreste do Estado. A […]
Pernambuco registrou, neste domingo (6), um caso de infecção por mucormicose, infecção popularmente conhecida como “fungo negro”, em uma paciente diagnosticada com a Covid-19.
A ocorrência, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foi notificada pelo Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) em uma paciente de 59 anos moradora de Casinhas, no Agreste do Estado.
A paciente teve o quadro de coronavírus confirmado em março. Em seguida, desenvolveu pneumonia bacteriana. A infecção por mucormicose foi confirmada por meio de exame histopatológico.
A SES-PE informou que notificou o Ministério da Saúde sobre o caso e investiga a possível associação com o novo coronavírus.
A paciente já está curada da Covid-19, mas no tratamento, apesar de não ter sido hospitalizada, fez uso de antibiótico e corticoides.
“Ela é diabética, hipertensa, asmática e obesa, e está internada em enfermaria no Huoc, desde a última sexta-feira (4),consciente e com quadro de saúde estável”, informou a SES-PE, em nota, neste domingo.
Antes de dar entrada no hospital universitário, a mulher passou por outros serviços, tendo, inclusive, realizado procedimento cirúrgico na região afetada, a boca.
“Ela possui fatores de risco clássicos para infecção por esse fungo e a associação com a Covid-19 ainda está sendo estudada, visto que a infecção veio a acontecer trinta dias após os sintomas da Covid e quando já estava curada. Essa paciente já está recebendo o tratamento medicamentoso, já foi submetida a uma cirurgia, que fez a maior parte da higiene cirúrgica para a retirada desse fungo”, afirma o infectologista do Huoc Tiago Ferraz.
O médico completa informado que a paciente vai ser submetida a outras investigações por imagem e reavaliações com especialistas, visto que ainda tem alguns sintomas característicos da presença desse fungo no nariz e nos seios da face.
O chefe do setor de doenças infectocontagiosas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, o infectologista Demetrius Montenegro, ressaltou que a doença ocorre em pessoas com baixa imunidade e que a diabetes é uma comorbidade de risco tanto para Covid-19 quanto para a infecção fungíca.
“A mucormicose é uma doença já conhecida, que ocorre em todo o mundo. Apesar da gravidade, a doença não passa de uma pessoa para outra e o diagnóstico precoce é o mais importante, para evitar a necrose dos tecidos infectados pelo fungo. A paciente continua sendo tratada e avaliada para que possamos ver a necessidade de intervenções cirúrgicas futuras”, afirmou.
A SES-PE ressaltou que nenhum dos contatos próximos ao caso da paciente de Casinhas apresentou a doença fúngica, que não representa nem risco aos familiares nem à comunidade.
Brasil
No Brasil, neste ano, já foram notificados 29 casos da mucormicose, dos quais pelo menos quatro são investigados pela associação com a Covid-19.
Mucormicose
A mucormicose é uma doença conhecida há mais de um século, causada por fungos da ordem Mucorales, que têm dezenas de espécies e que existem por toda a parte.
Assim como outros fungos potencialmente inalatórios, afeta comumente pacientes com o sistema imunológico debilitado, podendo acometer nariz e outras mucosas.
Os sintomas variam de acordo com a localização da infecção. Nos pulmões, pode haver tosse, expectoração e falta de ar. Na face e nos olhos, pode ocorrer vermelhidão intensa e inchaço.
A causa dessa enfermidade é a inalação dos esporos dessas espécies de fungo, que estão normalmente presentes no ambiente, com destaque para locais com matéria orgânica em decomposição no solo, plantas, excrementos de animais e outras.
Casos são raros, mas não são inusitados. Estão mais vulneráveis a essa doença fúngica, principalmente, os imunodeprimidos (idosos, diabéticos, pacientes oncológicos, transplantados, casos de Aids não controlada, pessoas em tratamento quimioterápico e/ou com uso de corticóides).
O tratamento para a doença depende do avanço da infecção e inclui remoção cirúrgica dos tecidos necróticos e uso de drogas antifúngicas de uso intra-hospitalar.
O diagnóstico, após a suspeita clinica, é feito com biópsia do local afetado para microscopia e cultivo.
Na manhã desta sexta-feira (09), um grave acidente deixou uma pessoa morta na estrada que liga Ingazeira a Santa Rosa, a PE 283. Segundo informações de populares ao Mais Pajeú, a vítima, do sexo masculino, vinha em sua moto quando sobrou e veio a óbito no local, perto do Açude de João Corumba. Já o […]
Na manhã desta sexta-feira (09), um grave acidente deixou uma pessoa morta na estrada que liga Ingazeira a Santa Rosa, a PE 283.
Segundo informações de populares ao Mais Pajeú, a vítima, do sexo masculino, vinha em sua moto quando sobrou e veio a óbito no local, perto do Açude de João Corumba.
Já o blog apurou que a vítima foi identificada como Robson Silva, conhecido como Robinho. Ele é da Ingazeira. O pai estava em Serra Talhada, acompanhando um fam,iliar internado.
Também era conhecido como Robinho de Malaquias. Gostava de cantar com o grupo RPR e se apresentava sempre em algumas festas de bares na cidade.
Nas redes sociais, o prefeito Luciano Torres e a Prefeitura de Ingazeira lamentaram seu falecimento. O sepultamento deverá ocorrer neste sábado, dia 10, na Ingazeira.
Por Anchieta Santos O prefeito do município de Paraibano de Princesa Isabel, Ricardo Pereira do Nascimento, foi julgado ontem pelo Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba. O julgamento foi referente à apelação criminal distribuída sob o n. 0001247-45.2012.815.0311, originária da Terceira Vara da Comarca de Princesa Isabel e alusivo ao período no qual o […]
O prefeito do município de Paraibano de Princesa Isabel, Ricardo Pereira do Nascimento, foi julgado ontem pelo Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba.
O julgamento foi referente à apelação criminal distribuída sob o n. 0001247-45.2012.815.0311, originária da Terceira Vara da Comarca de Princesa Isabel e alusivo ao período no qual o atual chefe do poder executivo princesense foi secretário daquele município, na gestão do então prefeito Thiago Pereira de Sousa Soares.
No julgamento do TJPB o prefeito do município de Princesa Isabel, Ricardo Pereira do Nascimento foi inocentado da acusação de Associação criminosa, permanecendo uma condenação e seu corpo jurídico já trabalha na elaboração de recurso aos Tribunais para reforma da decisão.
Ricardo em nota à imprensa, reafirmou a confiança na Justiça e na sua absolvição. Divulgado o resultado do julgamento, aliados do Prefeito promoveram carreata e um foguetório na cidade. Adversários de Ricardo, acreditam que o inferno astral do gestor está longe de acabar.
O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco apresentou em nota “sua mais profunda consternação” com o assassinado do militante e ativista político Evandro Krillis, mais conhecido por Pastor Evandro, ocorrido na manhã de ontem, 20 de novembro, na Zona Rural de Orobó, Mata Norte do Estado. “Antes de tudo, prestamos nossa total solidariedade […]
O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de Pernambuco apresentou em nota “sua mais profunda consternação” com o assassinado do militante e ativista político Evandro Krillis, mais conhecido por Pastor Evandro, ocorrido na manhã de ontem, 20 de novembro, na Zona Rural de Orobó, Mata Norte do Estado.
“Antes de tudo, prestamos nossa total solidariedade aos familiares do Pastor Evandro, sua esposa e filhos, irmãos e demais parentes. Também somos solidários ao povo de Machados e da região, que tinha no Pastor Evandro o exemplo de um militante político firme, com atuação destinada aos mais necessitados e com posições políticas coerentes e honestas.
Estamos indignados com este crime que, para nós, assume características de execução por motivações que desconhecemos, pois a atuação do Pastor Evandro era respeitada pelos meios políticos e sociais do município de Machados. Este tipo de crime se constitui em uma das maiores ameaças à democracia e aos direitos humanos.
Portanto, exigimos do Governo do Estado de Pernambuco agilidade e rigor na apuração deste crime, confiando de que a investigação iniciada pela Polícia Civil do Estado reúna todos os esforços necessários para solucionar o caso e prender os responsáveis por tirar a vida de um pai de família, cidadão e militante político”, conclui.
Ele coordenava uma igreja evangélica em Chã do Rocha/Orobó e foi assassinado a tiros na manhã da sexta-feira, (20). O crime aconteceu em uma estrada da zona rural, localizada no Sítio Jussaral. O Pastor Evandro Krillis fazia parte da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Vida e Paz, localizada na Vila Chã do Rocha/Orobó. O mesmo era casado e tinha casal de filhos.
Ele foi assassinado dias após denunciar ao Ministério Público Federal e a Polícia Federal indícios de desvio de recursos públicos pela Prefeitura Municipal de Orobó, governada por Cleber José de Aguiar (PSD). A denúncia protocolada por Evandro no MPF e no PF relatava um esquema de desvio de dinheiro público nas contratações de empresas para coletar lixo.
O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) fez uma série de recomendações à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para aprimorar as ações de combate à desertificação e aos efeitos da seca. A decisão foi tomada por unanimidade em sessão da Primeira Câmara, na terça-feira (10), no julgamento de auditoria operacional sobre […]
O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) fez uma série de recomendações à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para aprimorar as ações de combate à desertificação e aos efeitos da seca.
A decisão foi tomada por unanimidade em sessão da Primeira Câmara, na terça-feira (10), no julgamento de auditoria operacional sobre a execução da Política Estadual de Combate à Desertificação e de Mitigação dos Efeitos da Seca nos anos de 2022 e 2023, com foco no semiárido e nos impactos sobre o bioma caatinga.
Em seu voto, o relator do processo (nº 22100653-9), conselheiro Carlos Neves, menciona os achados do relatório de auditoria, como a falta de coordenação entre os diferentes níveis de governo, o baixo número de unidades de conservação (UCs) na caatinga (apenas 14% de todas as UCs no estado), e a insuficiência dos recursos investidos no combate à desertificação e na convivência com o semiárido.
O voto também destaca que o semiárido já representa quase 90% do território pernambucano e podem estar suscetíveis à desertificação cerca de 135 municípios e uma população de 3,7 milhões de pessoas.
“É um problema que tem reflexos na segurança alimentar, migração e pobreza”, disse o conselheiro Carlos Neves na sessão.
Entre as recomendações feitas à Semas está a criação do Fundo Estadual de Combate à Desertificação, já previsto na lei estadual nº14.091/2010, para financiar o desenvolvimento e execução de políticas públicas transversais.
No voto aprovado, o relator também recomendou a ampliação das unidades de conservação na caatinga, e o cadastro e monitoramento das áreas suscetíveis à desertificação.
São 25 recomendações, entre as quais:
Coordenar, em conjunto com os órgãos das diferentes esferas de governo, as ações referentes ao combate à desertificação;
Elaborar um plano de ação integrado com o apoio técnico e financeiro de diferentes setores do governo, da iniciativa privada e de organizações não governamentais;
Regularizar e aplicar as normas previstas em lei para a política estadual, incluindo a criação do Fundo Estadual de Combate à Desertificação;
Desenvolver incentivos para projetos sustentáveis, combate à desertificação e preservação da caatinga;
Elaborar cadastro de áreas suscetíveis à desertificação e criar sistema de informações sobre a prevenção e combate à desertificação;
Criar sistema de monitoramento e fiscalização ambiental das áreas suscetíveis à desertificação;
Ampliar a quantidade e estruturar as Unidades de Conservação (UCs) do bioma caatinga.
A auditoria foi conduzida pela equipe da Gerência de Fiscalização de Saneamento, Meio Ambiente e Energia do TCE-PE, e fez parte de uma Auditoria Operacional Coordenada Regional que envolveu também os Tribunais de Contas do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe, e o Tribunal de Contas da União (TCU).
O trabalho recebeu elogios dos conselheiros Rodrigo Novaes e Eduardo Porto, presentes à sessão. Leia aqui a íntegra do voto com as recomendações.
Você precisa fazer login para comentar.