Notícias

Prefeitura de Iguaracy divulga programação do São João do Gonzagão

Por Nill Júnior

A cidade de Iguaracy se prepara para o tradicional São João do Gonzagão.

Segundo a prefeitura em nota, “uma festa que promete reunir cultura, música e alegria começando o grande ciclo junino por o distrito de Irajaí no próximo domingo 15/06 com show de Zílio em praça pública”.

Já a programação na sede do município de Iguaracy no Palhoção do Gonzagão acontecerá de 18 à 23 de junho na Praça Antônio Rabelo.

A programação seguirá por Jabitacá dia 27/06 e 28/06 na Caatingueira. Com a realização da Prefeitura de Iguaracy, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com o apoio do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Turismo e Lazer e Fundarpe, a programação traz uma diversidade de atrações que homenageiam o Rei do Baião e as raízes nordestinas.

O prefeito Pedro Alves destacou a importância de manter viva a tradição junina na cidade.

“Nosso São João é uma oportunidade de fortalecer nossa cultura, valorizar nossos artistas e unir a comunidade em momentos de alegria e celebração no Palhoção do Gonzagão”, afirmou.

O secretário de Cultura, Marcone Melo, reforçou o compromisso de oferecer uma festa de qualidade para toda a população. “Vamos proporcionar uma programação variada, recheada de shows, apresentações culturais e muita diversão”, destacou.

Confira a programação completa do São João do Gonzagão:

15/06 – Irajaí

22h00 – Zílio

18/06 – Iguaracy (Praça Antônio Rabelo)

22h00 – Walison Vaqueiro

00h30 – Assisão (Fundarpe)

19/06 – Iguaracy – Noite Cultural (Praça Antônio Rabelo)

22h00 às 02h00 – Repentistas, Emboladores, Apresentador, Declamador, Mesa de Glosa / Mulheres no Repente (Fundarpe)

20/06 – Iguaracy (Praça Antônio Rabelo)

22h00 – Camily Ramos

23h00 – Maciel Freitas

00h00 – Damião Mota

21/06 – Iguaracy 

(12 horas de Forró na Praça Antônio Rabelo)

14h00 às 16h00 – Trio Macambira

16h00 às 18h00 – Paulo Bom de Farra

18h00 às 19h00 – Arthur Vaqueiro

19h00 às 21h00 – Moacir e Zílio

21h30 às 23h30 – Quentura do Forró

00h00 às 02h00 – Farra de Paredão

22/06 – Iguaracy (Praça Antônio Rabelo)

22h00 às 00h00 – Júnior Mendes

00h00 às 02h00 – Jéssica e Diego

23/06 – Iguaracy (Praça Antônio Rabelo)

22h00 às 00h00 – Encanto de Mulher

00h00 às 02h00 – Allysson

27/06 – Jabitacá

22h00 às 00h00 – Moacir e Zílio

00h00 às 02h00 – Jenailson

28/06 – Caatingueira

Farra de Paredão – 22h00 às 00h00

Outras Notícias

Coluna do Domingão

Abstenção recorde, eleitorado mais jovem e campanha virtual: o novo normal das eleições O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou e foi oficializada com a promulgação do Congresso  a Emenda à Constituição (PEC) nº 18/2020, que determinou o adiamento das Eleições Municipais deste ano em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus. O texto fixou […]

Abstenção recorde, eleitorado mais jovem e campanha virtual: o novo normal das eleições

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou e foi oficializada com a promulgação do Congresso  a Emenda à Constituição (PEC) nº 18/2020, que determinou o adiamento das Eleições Municipais deste ano em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

O texto fixou as datas de 15 de novembro e 29 de novembro para os dois turnos de votação para eleger prefeitos e vereadores em 5.568 municípios do país.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, comemorou a aprovação da matéria pelos deputados, destacando que os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Davi Alcolumbre, “entenderam prontamente e conseguiram em tempo recorde aprovar uma emenda constitucional que era indispensável para esse adiamento”.

Ou seja, prevaleceu a posição de Barroso, sem que fossem ouvidos municípios e a população. Com isso, o novo prazo já antecipa o modelo eleitoral que vamos encontrar.

Primeiro, é certo que em novembro não haverá vacina para a Covid-19. Mesmo que haja redução na curva de contágio, a presença endêmica do virus vai afastar das filas dia 15 idosos e portadores de comorbidades.

No Brasil, são cerca de 35 milhões de pesoas acima de 60 anos. Há ainda jovens e adultos portadores de diabetes, hipertenção, sem falar nos que simplesmente tem medo do coronavirus, e não vão aparecer nas filas de votação. Resultado: uma abstenção recorde e a votação majoritária do público entre 16 e 55 anos. Será um eleitorado mais jovem na média.

Outra certeza, a de uma eleição eletrônica,  virtual. Não haverá espaço para comícios, porta-a-porta e qualquer outro evento que cause aglomerações.  Assim, produção de conteúdo para as redes sociais,  lives, comícios virtuais e o guia no rádio e TV serão a única forma de comunicação entre candidatos e o eleitorado.

A aposta óbvia é de que candidatos que tenham mais poder de comunicação nas redes e mais identificação com o eleitorado jovem e adulto jovem terão uma vantagem. A dúvida é se ela será suficiente para mudar o eixo gravitacional do resultado.  Há quem diga que esse novo desenho poderá até mudar o prognóstico das eleições em algumas cidades. Aí,  só novembro vai dizer…

Melhores e piores

Segundo o blogueiro Erbi Andrade, que faz levantamento diário na região dos números da Covid, as cidades com mais transparência nos boletins epidemiológicos são Flores, São José do Egito e Afogados da Ingazeira. Dentre as piores, Santa Terezinha e Quixaba.

Broncas da lei

As mudanças do calendário eleitoral trouxeram algumas curiosidades. O radialista Dioneys Rodrigues, que disputará vaga na Câmara de Afogados pelo PTB, deixou a Afogados FM dia 30. Três dias depois, com o novo prazo, voltou ao ar. Se desimcompatibiliza agora dia 10.

Péssimo começo 

A semana foi da apresentação de como o pré-candidato da oposição em Ingazeira Luciano Moreira (Podemos) vai tratar a imprensa.  Em vez de diálogo,  ataque. Em vez de mão estendida,  ameaça de judicialização,  a considerar o tom do direito de resposta a uma informação de porta-a-porta na pandemia que ele negou.

Três no páreo 

Em São José do Egito,  a saída de Rênio Líbero do governo Evandro Valadares é uma prova de que sua sogra, Roseane Borja,  vai com a candidatura até o fim. Dos demais candidatos, o mesmo se diz de Evandro e Romério Guimarães.  Já a de Rona Leite ainda não passou segurança.

Pode se infectar…

O médico João Veiga atacou de novo. Em um post em rede social recomendou: “tire a máscara! Vá trabalhar! Se infectar-se, temos medicação eficiente e segura”. Até agora, a “medicação eficiente e segura” não foi capaz de salvar mais de 5 mil pessoas que morreram de Covid em Pernambuco.

Ciclovid

Em Tuparetama, a oposição acusa Sávio Torres de inaugurar uma ciclovia com grande aglomeração,  atentando contra as medidas de controle da Covid. Se havia pessoas positivadas no ato, o vírus é que vai pedalar…

Assim caminha o PT…

Em nota sucinta, o PT de Afogados, que chegou a ter quatro pré-candidatos a prefeito,   decidiu que não terá nenhum. “Ficou decidido por fortalecer a chapa proporcional”. Há quem enxergue alinhamento com o pré-candidato Alessandro Palmeira.

Vai ou não vai?

Filho de Carlos Evandro,  Cacá Menezes reagiu a posts de aliados de Márcia Conrado de que o ex-prefeito não será candidato pela Lei da Ficha Limpa. “Podem colocar qualquer nome que perde pra ele! Mostrem uma pesquisa que ela passa dos 30%, aí fico calado!”

Frase da semana: 

“Não é correto você chegar lá na rua e dar marmita, porque a pessoa tem que se conscientizar de que ela tem que sair da rua. A rua hoje é um atrativo, a pessoa gosta de ficar na rua”.

De Bia Doria, mulher do governador de São Paulo,  João Dóris, um retrato da visão elitista sobre desigualdade social.  A culpa é de quem sem oportunidades,  foi parar lá .

Afogados: prefeitura promove seminário de qualificação com merendeiras

Aproveitando o feriado escolar, a Secretaria Municipal de Educação realizou reunião com todos os profissionais responsáveis pela merenda escolar em um seminário de acolhida e qualificação. Foram entregues o novo fardamento e kits com equipamentos de proteção individual. O encontro aconteceu no auditório do Centro Tecnológico Municipal, com as presenças do Prefeito de Afogados da […]

Aproveitando o feriado escolar, a Secretaria Municipal de Educação realizou reunião com todos os profissionais responsáveis pela merenda escolar em um seminário de acolhida e qualificação.

Foram entregues o novo fardamento e kits com equipamentos de proteção individual.

O encontro aconteceu no auditório do Centro Tecnológico Municipal, com as presenças do Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, Vice-Prefeito Alessandro Palmeira e a Secretária de Educação, Veratânia Moraes. Os servidores puderam conferir uma palestra sobre “Normas técnicas da ANVISA para ambientes que produzem alimentação para a coletividade”, ministrada pela nutricionista Cristiana Oliveira, que tem especialização na área de saúde púbica.

“É muito importante esse momento de reencontrar esses profissionais, tão importantes para o processo de aprendizado, e poder lhes proporcionar um espaço de qualificação. A Prefeitura tem arcado, praticamente sozinha, com os custos da alimentação de nossos alunos. Uma alimentação saudável na escola é fundamental para os bons resultados que estamos obtendo na educação,” destacou o Prefeito José Patriota

São mais de seis mil alunos da rede municipal de ensino. O Governo Federal repassa apenas 32 centavos por aluno. Do valor recebido, a Prefeitura precisa disponibilizar quase cem por cento de recursos próprios para garantir comida na mesa dos aluno.

Hoje, além do cardápio tradicional, regionalizado, a Prefeitura também oferece um cardápio especial para crianças com necessidades específicas ou restrições alimentares, como por exemplo, crianças com sensibilidade ao glúten.

Sandrinho Palmeira parabeniza Coco do Leitão da Carapuça por título de Patrimônio Vivo

O grupo de Coco de Roda Negros e Negras do Leitão da Carapuça, de Afogados da Ingazeira está entre os novos agraciados com o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.  O título garante, além do amplo reconhecimento do grupo, um valor em dinheiro mensal que o Grupo passará a receber para custear despesas de manutenção […]

O grupo de Coco de Roda Negros e Negras do Leitão da Carapuça, de Afogados da Ingazeira está entre os novos agraciados com o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. 

O título garante, além do amplo reconhecimento do grupo, um valor em dinheiro mensal que o Grupo passará a receber para custear despesas de manutenção e manter a salvaguarda da sua cultura. 

O projeto foi conduzido pela Secretaria de Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira sob a coordenação e produção da poetisa Isabelly Moreira, já conhecida por também ter feito o Projeto que elegeu o poeta Dedé Monteiro como Patrimônio em 2016.

O Prefeito Sandrinho Palmeira celebrou essa importante conquista para a cultura de Afogados. “A cultura é um dos elementos fundamentais que marcam a nossa identidade enquanto povo, nossas raízes mais profundas. E o título de patrimônio vivo hoje recebido pelo nosso coco de roda do Leitão, é fundamental para a preservação e difusão dessa nossa tradição cultural tão rica. Quero parabenizar a todos os que estiveram, direta ou indiretamente envolvidos nessa importante conquista,” destacou o Prefeito de Afogados Sandrinho Palmeira. 

“Nós da gestão estamos imensamente felizes pelo trabalho tão bem cumprido. Estive à frente de todas as etapas com o total apoio do Prefeito Sandrinho e de nossa equipe que contou com contribuição de muitas pessoas da sociedade civil, instituições e demais secretarias do Governo,” avaliou o Secretário Municipal de Cultura e Esportes, Augusto Martins.  

Veja a Lista completa de todos os Patrimônios selecionados clicando aqui.

Leite de Cabra Pajelat começa a ser comercializado no Pajeú

O Leite de Cabra Pasteurizado Integral produzido no Sertão de Pajeú com a marca PAJELAT – Pajeú Laticínio, começa finalmente a chegar à mesa do consumidor da região. A confirmação veio esta semana com o cadastramento e divulgação dos pontos de venda a partir do município de Afogados da Ingazeira, mas com perspectiva de introdução […]

thumbnail_foto-2
Lançamento do Leite Pajelat na II Feira do Empreendedor, em Afogados da Ingazeira, com as “Pajeletes” e o promotor Lúcio Almeida Neto.

O Leite de Cabra Pasteurizado Integral produzido no Sertão de Pajeú com a marca PAJELAT – Pajeú Laticínio, começa finalmente a chegar à mesa do consumidor da região. A confirmação veio esta semana com o cadastramento e divulgação dos pontos de venda a partir do município de Afogados da Ingazeira, mas com perspectiva de introdução gradativa em outras cidades da região.

Na verdade, os últimos dias tem marcado uma revolução na divulgação da marca PAJELAT. Depois de ser lançado em Recife, no último dia 12 de novembro, na Exposição de Animais do Parque do Cordeiro, o produto já foi apresentado ao público no início deste mês na II Feira do Empreendedor, em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú.

O lançamento fez tanto sucesso que houve necessidade de acelerar a distribuição para pontos de venda na cidade. Hoje já são onze supermercados e cinco panificadoras a contar com o leite de cabra pronto para ser consumido nos lares sertanejos. O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto, um dos estimuladores do projeto, destaca que não é apenas uma questão de fortalecimento da economia, mas para saúde pública. “Configura uma verdadeira revolução no semiárido, tendo potencial de proporcionar renda e dignidade à milhares de famílias. Mas também é uma excelente opção para gerar saúde a partir dos inúmeros benefícios do leite”.

Apresentação do Leite de Cabra Pajelat ao governador Paulo Câmara e ao Presidente da AMUPE, Luciano Torres, por ocasião do encontro da AMUPE em Gravatá
Apresentação do Leite de Cabra Pajelat ao governador Paulo Câmara e ao Presidente da AMUPE, Luciano Torres, por ocasião do encontro da AMUPE em Gravatá

Ele tem razão. Inúmeros estudos no Brasil e fora indicam a força do leite de cabra. Ele é o melhor leite de origem animal para o ser humano, sendo indicado como primeiro substituto do leite materno, com digestão seis vezes mais rápida que o leite de vaca. Comprovadamente, é indicado a quem tem intolerância a lactose, não gera alergia, tem elevado teor de cálcio, mais flúor e cloro do que qualquer  outro produto de origem animal, alto teor de potássio ajudando a normalizar a pressão arterial e reduzir o risco de AVC e  outras doenças cardiovasculares.

Ainda é o leite indicado para quem tem diabetes, pois tem menor teor de açúcar e ajuda na produção de insulina, reduz a acidez do estômago, é rico em ferro, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, rico em Ácido Linoleico Conjugado, gordura que ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, combate os radicais livres, combate o envelhecimento precoce, ajuda na manutenção da massa magra, no ganho de massa muscular e a perda de peso, tem reconhecido efeito anti-inflamatório, ajuda a prevenir asma e a reduzir o mau colesterol.

32d54b8f-f8d5-4c23-9199-0802b05ea7f2Uma campanha de estímulo à compra do Leite de Cabra Pajelat na Rádio Pajeú foi bastante exitosa, pois, ao invés de simplesmente divulgar o leite e seus benefícios, a emissora passou a receber inúmeros relatos de quem tem casos na família ou pessoalmente já conhece os benefícios do leite de cabra.

Até personalidades estaduais estão gravando depoimentos em vídeo para a campanha. Todos relatam também a qualidade e o sabor do leite produzido a partir da região, sem o “cheiro ou gosto de bode”, resultado de um aprofundamento nas pesquisas para manejo do criatório, ordenha higienizada e beneficiamento dentro das normas sanitárias e com sustentabilidade ambiental.

O produto foi desenvolvido pela Cooperativa dos Caprinocultores e Ovinocultores do Distrito de Jabitacá – CCODJA, do município de Iguaraci, que conseguiu vencer os obstáculos da burocracia, obtendo todas as licenças necessárias para a comercialização, inclusive o Selo de Inspeção Estadual – SIE da ADAGRO.

Em Afogados da Ingazeira, o leite já pode ser encontrado nos seguintes pontos de venda: Mercadão Confiança, C & V, Multibom, Cordeiro, Mercantil Tavares, Mercado Emanoelle, Heleno Salvador, O Barateiro, Pague Menos da Manoel Borba, Mercadinho São Francisco, Mercadinho Silva e nas Panificadoras Samuel, Degustar, Estrela do Norte, ServiBem e Pão de Mel. Maiores informações ou solicitação para representação como ponto de venda: Fone: 87 98164-2997  Site: www.pajelat.com Facebook e Instagram.

Anchieta Patriota e Lucas Ramos cobram retomada da Estrada de Ibitiranga

Entre os compromissos do prefeito Anchieta Patriota na capital pernambucana, nesta segunda-feira (27), esteve a visita ao secretário de Infraestrutura do Estado, Evandro Avelar. Na ocasião, o prefeito tratou novamente sobre o retorno às obras da estrada de Ibitiranga. “Embora ainda não tenhamos nada conclusivo, relatamos toda a situação e pedimos novamente o retorno da […]

Entre os compromissos do prefeito Anchieta Patriota na capital pernambucana, nesta segunda-feira (27), esteve a visita ao secretário de Infraestrutura do Estado, Evandro Avelar.

Na ocasião, o prefeito tratou novamente sobre o retorno às obras da estrada de Ibitiranga.

“Embora ainda não tenhamos nada conclusivo, relatamos toda a situação e pedimos novamente o retorno da obra, Continuo muito otimista e acreditando que em breve, as ações retornam nessa estrada”, afirmou Anchieta Patriota.

Ele esteve acompanhado do deputado federal Lucas Ramos, na visita.