Notícias

Prefeitura de Afogados promoveu encontros sobre segurança no trabalho

Por André Luis

No mês em que se celebra o dia nacional de prevenção de acidentes de trabalho (27), a Prefeitura de Afogados promoveu reuniões com servidores de diversas secretarias levando orientações importantes sobre o tema. A ação é integrada e contou com orientações do corpo de bombeiros militar e envolveu diversas secretarias (Transportes e trânsito, Infraestrutura, Agricultura, Saúde e Assistência Social).

Na última sexta, dia do motorista (25), na sede da secretaria de transportes e trânsito, motoristas da gestão municipal puderam participar de um café da manhã, onde fizeram também exames de saúde e receberam orientações de atividades ergonômicas para melhorar a saúde laboral. 

Integrantes do corpo de bombeiros apresentaram dicas de prevenção de acidentes e uso correto de extintores no ambiente de trabalho. 

A secretaria municipal de transportes e trânsito fez uma apresentação sobre direção preventiva, com orientações sobre infrações, respeito à sinalização e à velocidade máxima permitida, manutenção preventiva e corretiva dos veículos e segurança do condutor e na condução de veículos e máquinas pesadas.

O vice-prefeito de Afogados, Daniel Valadares, participou da atividade. “Essa é uma ação muito importante, que busca qualificar as nossas equipes, com orientações sobre prevenção de acidentes de trabalho, e dicas para uma condução mais segura no trânsito,” afirmou Daniel.

Outras Notícias

Programa Qualifica Sertânia inicia aulas de curso de manutenção mecânica de motocicletas

O Programa Qualifica Sertânia iniciou nesta semana as aulas do curso de manutenção mecânica de motocicletas. O treinamento acontece na carreta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que está na Praça de Eventos Olavo Siqueira. Essa iniciativa é uma realização desta instituição junto ao SEBRAE e da gestão municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento […]

O Programa Qualifica Sertânia iniciou nesta semana as aulas do curso de manutenção mecânica de motocicletas.

O treinamento acontece na carreta do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que está na Praça de Eventos Olavo Siqueira. Essa iniciativa é uma realização desta instituição junto ao SEBRAE e da gestão municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

O curso de manutenção mecânica de motocicletas acontece em três módulos e segue até o dia 4 de janeiro de 2024. Em janeiro, serão iniciadas ainda as aulas de capacitação sobre injeção eletrônica de motocicletas.

Participaram da abertura, na última quarta-feira (29), o prefeito Ângelo Ferreira, o instrutor Josivan Rabelo, os vereadores Tadeu Queiroz e Antônio Henrique Ferreira Fiapo, os secretários Paulo Henrique Ferreira, Renato Remígio, Jozenilda Batista, Marco Aurélio, Neto Cajueiro e Mariana Araújo e o diretor do PROCON e coordenador interino da COPE, Ailton Júnior.

João Paulo Costa reforça parceria com lideranças de Lagoa do Ouro

O deputado estadual João Paulo Costa (Avante) recebeu, em seu gabinete na Assembleia Legislativa, a visita de lideranças de Lagoa do Ouro, no Agreste. O parlamentar recepcionou Wanderley, importante liderança que disputou a Prefeitura da cidade neste ano, e seu grupo de vereadores aliados. “É sempre bom rever os amigos de Lagoa do Ouro e […]

O deputado estadual João Paulo Costa (Avante) recebeu, em seu gabinete na Assembleia Legislativa, a visita de lideranças de Lagoa do Ouro, no Agreste. O parlamentar recepcionou Wanderley, importante liderança que disputou a Prefeitura da cidade neste ano, e seu grupo de vereadores aliados.

“É sempre bom rever os amigos de Lagoa do Ouro e reforçar nossa parceria para continuar trabalhando pelo município. Junto com o prefeito Marquidoves, nosso grupo passará a ser oposição na cidade em 2021. Nós faremos uma oposição responsável, construtiva e em defesa dos interesses e dos direitos da população”, afirmou.

A partir de 2021, o grupo de vereadores ligados ao deputado João Paulo Costa, Wanderley e Marquidoves, em Lagoa do Ouro, será formado por Espedito Paulino, Ageilza Couto, Lenivaldo Barros, Fábio Leite e Josias do Povo.

A cada dez mortes no trânsito, cinco envolvem motos no Nordeste

Em 11 anos, nº de mortos em acidentes de trânsito com motos triplica no Brasil O número de mortos e feridos em acidentes com motos mais que triplicou no país entre 2002 e 2013. Os dados são do estudo “Retrato da Segurança Viária no Brasil”, obtido pelo UOL. Das 43.075 mortes no trânsito ocorridas no […]

moto1_

Em 11 anos, nº de mortos em acidentes de trânsito com motos triplica no Brasil

O número de mortos e feridos em acidentes com motos mais que triplicou no país entre 2002 e 2013. Os dados são do estudo “Retrato da Segurança Viária no Brasil”, obtido pelo UOL.

Das 43.075 mortes no trânsito ocorridas no Brasil em 2013, 12.040 (28%) foram motociclistas ou passageiros de motos –mais de três vezes os mortos em 2002, quando 3.773 perderam a vida. Já o número de feridos em acidentes com moto quadruplicou no período: de 21.692 para 88.682. Para feridos, considerou-se aqueles que necessitaram de mais de 24 horas de internação.

Nordeste lidera: Na região Nordeste, por exemplo, 49% das vítimas mortas em acidentes de trânsito estavam em motos. No Norte, o índice é parecido: 45%. Já nas regiões mais ricas, as taxas são menores: 28% no Sudeste e 30% no Sul. Já no Centro-Oeste esse percentual é intermediário: 36% dos óbitos ocorrem com moto.

O estudo aponta que os motociclistas representaram 37% das mortes e 56% dos feridos nos acidentes que tiveram o tipo de transporte identificado em 2013, apesar de as motos constituírem apenas 26% da frota nacional de veículos automotores.

O estudo aponta que existem “obstáculos” a serem enfrentados: melhoria nas condições de trafegabilidade das vias, mais campanhas educativas e de conscientização dos usuários, ampliação da fiscalização no trânsito e melhoria na geração e coleta de dados relacionados à violência no trânsito.

Ciro Bezerra assumirá as manhãs na Rádio Jornal

O amigo e gente boa Ciro Bezerra vai ocupar as manhãs na Rádio Jornal. É mais uma mexida no tabuleiro do rádio recifense depois da ida de Geraldo Freire e Wagner Gomes para a CBN Recife. “A partir de agora, me dedicarei exclusivamente à Rádio Jornal e volto ao horário da manhã. Ficarei das 5h […]

O amigo e gente boa Ciro Bezerra vai ocupar as manhãs na Rádio Jornal. É mais uma mexida no tabuleiro do rádio recifense depois da ida de Geraldo Freire e Wagner Gomes para a CBN Recife.

“A partir de agora, me dedicarei exclusivamente à Rádio Jornal e volto ao horário da manhã. Ficarei das 5h às 9h e na sequência teremos Igor Maciel e, logo depois, Natália Ribeiro. Deixo a TV, para dedicar-me ao novo projeto. Contamos com a energia positiva de todos. Viva o Rádio!” – disse a amigos.

Ciro tem uma longa história dedicada ao rádio. Particularmente, o conheço desde os anos 90, quando chegou a ocupar os microfones da Itapuama FM a convite de João Ferreira, alternativa que ele encontrou para enfrentar a nova grade da Rádio Cardeal. Foi quando Anchieta Santos e eu fomos contratados por Ronald Falabella, hoje Diretor do Múltipla, para a nova grade da pioneira da terra do Cardeal. Apesar da disputa por audiência, nos encontrávamos para bons papos no velho Albatroz, no centro da cidade.

Ciro chegou a conhecer bem o Pajeú. Lembro da história de uma ida dele comigo e Aldo  Vidal para uma comunidade rural no Sítio Cajueiro, onde havia um jogo de futebol. Até hoje Bezerra conta a história de uma jovem que, sabendo sua história, lhe entregou um bilhete pedindo para ele levá-la a Recife, pois “queria conhecer o mar”.

Sempre foi parceiro. É presença quando que convidado para eventos da ASSERPE, como em abril do ano passado, na reeleição da Diretoria. Fez sucesso na Rádio Olinda até que foi convocado para a Rádio Jornal. Dinâmico, logo ganhou destaque também na TV do Sistema. Quase foi seduzido pela política, envolvido com sua São Lourenço da Mata. Eu sempre fui contra. No rádio, Ciro é vereador, prefeito e doutor. No Rádio, Ciro também é rei!

Atletas que ficaram estão inconsoláveis, diz radialista de Chapecó em entrevista à Pajeú

Profissional da Super Condá AM afirma que informações dão conta da morte do goleiro Danilo, que chegou a ser resgatado vivo. Cidade amanhece com chuva torrencial e muita dor O radialista Paulo Gomes, da Rádio Super Condá AM 610, falou com exclusividade a este blogueiro, no programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, sobre a tragédia […]

skysports-chapecoense-copa-sudamericana_3842449

Profissional da Super Condá AM afirma que informações dão conta da morte do goleiro Danilo, que chegou a ser resgatado vivo. Cidade amanhece com chuva torrencial e muita dor

O radialista Paulo Gomes, da Rádio Super Condá AM 610, falou com exclusividade a este blogueiro, no programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, sobre a tragédia que se abateu com o acidente envolvendo jogadores da Chapecoense, que viajavam para a decisão da Copa Sulamericana, resultando em 76 mortes.

Ele relatou que a cidade registra esta manhã uma chuva torrencial. “Chapecó tem forte chuva com alagamentos. São várias ocorrências devido a alagamentos. A muito não se via isso. É uma simbologia do que está ocorrendo com essa tragédia”, afirmou.

Dois colegas de Paulo estavam na aeronave: um deles, Edson Ebeliny que inclusive cobriu partidas em Pernambuco. Em Chapecó, informa o radialista, chegou a informação da morte de Danilo, goleiro que era cotado para ser convocado para a Seleção Brasileira. “Ele havia sido resgatado com vida mas chegam informações de que ele faleceu”.

Paulo fala sobre a tese de negligência na escolha da aeronave, pois a Anac havia exigido que a Chapecoense contratasse um vôo fretado. “O avião era considerado novo, havia transportado inclusive a seleção da Argentina. Não era qualquer aeronave”.

Paulo destaca que antes da Chapecoense, os filhos da cidade, que está para completar 100 anos e tem pouco mais de 200 mil habitantes, costumavam torcer para equipes como Grêmio e Inter. “O time levava nome de Chapecó para o mundo mas também tinha esse compromisso, pois antes o povo respirava muito o futebol de Porto Alegre por questão cultural, mas a Chapecoense vinha mexendo com isso”.

Neste momento, mesmo com a chuva torrencial, torcedores estão em frente à Associação Chapecoense de Futebol. Atletas que permaneceram por não terem sido relacionados estão desolados. “Aos prantos, não estão entendendo o que aconteceu”.

Autoridades locais aguardam aceno das autoridades colombianas na liberação dos corpos.

Agora a pouco, chegou a informação de que um sexto sobrevivente, o zagueiro Hélio Zempier Neto, o Neto foi encontrado vivo no meio do destroços. Equipes de resgate ouviram gemidos e encontraram. Estaria sendo levado ao Hospital. Ouça a entrevista abaixo: