Prefeitura de Afogados negocia com FPF volta do público para Afogados x Santa Cruz
Por Nill Júnior
Pode ser primeira partida com público, dia 2 de maio. Prefeitura defende possibilidade graças ao “Passaporte Imunológico”
O estádio Valdemar Viana de Araújo, o Vianão, pode marcar a volta de público no Campeonato Pernambucano 2021. Segundo o prefeito Sandrinho Palmeira, falando ao programa institucional da prefeitura de Afogados na Rádio Pajeú, essa possibilidade está sendo negociada com a Federação Pernambucana de Futebol.
A possibilidade existe por conta do Passaporte Imunológico, ferramenta de circulação digital para o controle sanitário e de acesso a espaços públicos e privados. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o sistema permite que estabelecimentos restrinjam o acesso apenas a pessoas imunizadas contra a Covid-19, para evitar a propagação do vírus. A ferramenta também funcionará através de aplicativo em celulares.
Assim, poderiam ter acesso ao jogo torcedores que tenham recebido a vacinação contra a Covid-19. A possibilidade, mesmo com público restrito, poderá valer para Afogados x Santa Cruz, pela nona rodada, dia 2 de maio, um domingo, no Vianão às 16h.
As comemorações do 7 de setembro em Tuparetama, terão início às 8h da manhã. É o que informou a Prefeitura em nota enviada pela assessoria de imprensa ao blog, informando ainda que o evento será realizado através das secretarias de Educação e a de Cultura. Ainda segundo a nota, participarão dos desfiles: alunos e bandas […]
As comemorações do 7 de setembro em Tuparetama, terão início às 8h da manhã. É o que informou a Prefeitura em nota enviada pela assessoria de imprensa ao blog, informando ainda que o evento será realizado através das secretarias de Educação e a de Cultura.
Ainda segundo a nota, participarão dos desfiles: alunos e bandas de fanfarras das escolas municipais e estaduais e que os desfiles sairão de frente da Prefeitura Municipal, em direção ao Pátio de Eventos Prefeito João Tunu da Costa, onde as bandas de fanfarras irão fazer apresentações de oito minutos cada uma.
A nota diz que o prefeito Sávio Torres, destacou a importância do momento cívico para a população, especialmente para as crianças e jovens. “É importante despertar o interesse cívico dos alunos por a pátria”, disse, Sávio Torres.
Ainda segundo a nota, a secretária de Educação de Tuparetama, Rafaely de Souza, informou que o evento contará com a participação de quase duzentos alunos das escolas municipais e que os integrantes das fanfarras municipais estarão com um modelo de uniforme único. “Foram confeccionadas camisas para os componentes das bandas das escolas municipais”, disse Rafaely.
A nota diz ainda que de acordo com Rafaely, a apresentação das escolas vai seguir uma ordem alfabética desde a saída da prefeitura de Tuparetama até o final das apresentações das bandas de fanfarras. “A EREM vai fazer uma participação cultural”, disse Rafaely.
A prefeitura encerra a nota informado quais as escolas municipais irão participar do evento: as escolas do município que vão participar do desfile e da apresentação com bandas de fanfarras são a Escola Padre Adelmo Santos Simões, a Escola Francisco Chaves Perazzo, a Escola Anchieta Torres e a Escola Francisco Zeferino Pessoa.
O Cine Sesi, que desde 2002 democratiza o acesso à sétima arte pelo país volta à região do Pajeú. Nesta sexta-feira, diz 31 e no sábado, dia 1º, estará na cidade de Santa Terezinha, no Pajeú. A programação ainda irá girar por Tabira (08, 09 e 10 de setembro) na Praça Gonçalo Gomes, Itapetim (14, […]
O Cine Sesi, que desde 2002 democratiza o acesso à sétima arte pelo país volta à região do Pajeú. Nesta sexta-feira, diz 31 e no sábado, dia 1º, estará na cidade de Santa Terezinha, no Pajeú.
A programação ainda irá girar por Tabira (08, 09 e 10 de setembro) na Praça Gonçalo Gomes, Itapetim (14, 15 e 16 de setembro em frente a Matriz de São Pedro, Sertânia (21, 22 e 23) no Pátio da Igreja Matriz Imaculada Conceição e Afogados da Ingazeira (28, 29 e 30) em frente à Catedral Sr. Bom Jesus dos Remédios.
Totalmente gratuito, o projeto já percorreu várias cidades e atingiu um público de mais de cinco milhões de pessoas em todo o Brasil. Gente que, na sua grande maioria, nunca tinha visto cinema na vida. A mostra itinerante desbrava as estradas dos estados brasileiros levando projeções de qualidade a céu aberto para regiões interioranas que não têm mais, ou nunca tiveram salas de exibição.
“Em muitas dessas cidades, as novas gerações sequer viram o cinema funcionando. Quando nasceram, as salas já haviam se transformado em igrejas, academias de ginástica ou supermercados. O projeto resgata o vínculo dessas localidades com seus antigos cinemas”, diz Lina Rosa Vieira, curadora do Cine Sesi, iniciativa que em 2018 entra na sua 17ª edição e 16 anos de atividade.
O Cine Sesi oferece ainda oficinas de cinema de animação e palestra temática em quatro cidades do Estado. O resultado do trabalho é exibido no formato de curta-metragem nas exibições itinerantes do projeto. Resumo da história da animação, vivências práticas da linguagem, experimentos óticos, possibilidades digitais e analógicas, fundamentos da representação do movimento quadro a quadro. Criação, planejamento e produção de filmes de um minuto cada estão dentre os focos do trabalho que acontece em Afogados da Ingazeira até 1 de setembro e Triunfo, de 03 a 08 de setembro.
O Cine SESI dá preferência a pequenos municípios, e as exibições – em telão de altíssima definição e som no mesmo padrão, acontecem sempre em local de grande circulação. No final de semana, a produção prepara um espaço todo especial, com cadeiras, tapete vermelho e, claro, pipoca quentinha. Tudo de graça.
A programação de filme terá curtas metragens como Plantae, resultados das oficinas de animação, Próxima, “A Iliada do Maracatu”, Médico de Monstros e o Longa-metragem “O Touro Ferdinando”.
A secretaria de cultura e esportes de Afogados da Ingazeira irá promover a 2a. conferência municipal de cultura, no próximo dia 4 de Outubro, a partir das 9h, no auditório da FASP. O tema da conferência será “Democracia e Direito à Cultura”. Os eixos temáticos serão: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Municipal, Estadual e Nacional […]
A secretaria de cultura e esportes de Afogados da Ingazeira irá promover a 2a. conferência municipal de cultura, no próximo dia 4 de Outubro, a partir das 9h, no auditório da FASP. O tema da conferência será “Democracia e Direito à Cultura”.
Os eixos temáticos serão:
Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Municipal, Estadual e
Nacional de Cultura;
Democratização do acesso à Cultura e Participação Social;
Identidade, Patrimônio e Memória;
Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
Economia Criativa, Trabalho, renda e Sustentabilidade;
Direito às Artes e às Linguagens Culturais.
A conferência municipal de cultura também debaterá a criação do Conselho Municipal de Cultura.
A previsão é de que a Conferência Estadual de Cultura ocorra até o dia 8 de Dezembro. A conferência nacional está prevista para ocorrer até março de 2024.
É este sábado o grande dia que ficará registrado na história de Afogados da Ingazeira. A Orquestra Criança Cidadã, grupo musical que já encantou o Papa Francisco em uma emocionante apresentação no Vaticano (Itália), em outubro de 2014, vem pela primeira vez ao Vale do Pajeú para prestigiar os moradores de Afogados e de outros […]
É este sábado o grande dia que ficará registrado na história de Afogados da Ingazeira.
A Orquestra Criança Cidadã, grupo musical que já encantou o Papa Francisco em uma emocionante apresentação no Vaticano (Itália), em outubro de 2014, vem pela primeira vez ao Vale do Pajeú para prestigiar os moradores de Afogados e de outros municípios da região.
A apresentação, marcada para este sábado, dia 10 de setembro, a partir das 19 horas e 30 minutos, faz parte das ações comemorativas dos 40 anos do laboratório Maria do Carmo Diagnósticos.
O concerto, sob a regência do maestro titular da orquestra José Renato Accioly, será na Praça Monsenhor Arruda Câmara, no centro de Afogados da Ingazeira. É gratuito e para toda a família.
A empresária Maria do Carmo explica o motivo pelo qual resolveu agradecer à população de Afogados da Ingazeira nas festividades de aniversário do laboratório.
“A apresentação da Orquestra Criança Cidadã é um presente nosso para toda a população de Afogados da Ingazeira e região, que durante essas quatro décadas entendeu nossa proposta, confiou no nosso trabalho e reconheceu a dedicação e qualidade daquilo que eu e minha equipe fazemos. E foi uma escolha muito feliz trazer a Orquestra Criança Cidadã, que é reconhecida mundialmente, inclusive pelo Papa, mas que Afogados da Ingazeira nunca havia tido o privilégio de recebê-la. Em uma data tão importante para a nossa empresa e com o coração cheio de gratidão, sentimos a necessidade de retribuir toda a confiança que nos foi dada”, destaca a Bioquímica.
Pouco antes da apresentação da orquestra, haverá também a exibição do documentário sobre os 40 anos do Maria do Carmo Diagnósticos para toda a população.
Em 31/10/2014, na Sala Paulo VI, Cidade do Vaticano, a Orquestra Criança Cidadã se apresentou para o Papa Francisco durante a 16a. Conferência Internacional da Fraternidade Catolica
A orquestra se apresentará com 35 músicos, todos adolescentes e jovens com idades entre 14 e 21 anos. Eles serão regidos pelo maestro José Renato Accioly. “A Orquestra Criança Cidadã se sente muito orgulhosa e prestigiada por ter recebido o convite para participar das atividades de comemoração dos 40 anos do laboratório Maria do Carmo Diagnósticos. E é uma alegria poder levar nosso trabalho para Afogados da Ingazeira, para o Vale do Pajeú, uma região tão importante para Pernambuco e para a cultura do nosso estado”, afirma o maestro.
O concerto contará com instrumentos de corda e percussão e um repertório que passeia por músicas clássicas e populares. “Os instrumentos de corda são o coração da orquestra, o que caracteriza uma orquestra sinfônica”, explica Acioly. A apresentação está prevista para ter uma hora e meia de duração.
O setlist inclui canções de Mozart, Villa Lobos, Carlos Gardel, Vivaldi, Gilberto Gil, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Ary Barroso, entre outros. Algumas das músicas são bastante conhecidas do público, como Lamento Sertanejo, Aquarela do Brasil e Sabiá.
HISTÓRIA – A Orquestra Criança Cidadã é um projeto social pernambucano que atua há 16 anos na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social para a construção da cidadania através da música. Inicialmente atendia os jovens da comunidade do Coque, na época um dos bairros mais violentos e de menor Índice de Desenvolvimento Humano do Recife.
Hoje, a Orquestra Criança Cidadã atende gratuitamente a mais de 400 jovens, entre 7 e 21 anos, não apenas no Coque, mas também no distrito de Camelo (Ipojuca) e na Zona Rural de Igarassu, ambos na Região Metropolitana do Recife (RMR).
Os alunos matriculados recebem aulas de instrumentos de cordas, sopros, percussão, além de teoria e percepção musical, solfejo, flauta doce e canto coral. Durante esses 16 anos, mais de 700 alunos já passaram pela orquestra.
O projeto conta com apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital, fornecimento de três refeições por dia e fardamento. Os alunos permanecem no projeto por um período de quatro horas por dia, no contraturno escolar.
A Orquestra Criança Cidadã também garante a profissionalização dos alunos através da Escola de Formação de Luthier e Archetier, onde os alunos aprendem a arte da construção e reparo dos instrumentos de cordas e seus respectivos arcos.
Entre as atividades extracurriculares oferecidas, estão, além de cursos em parceria com universidades, intercâmbios para a Europa e América do Norte, direcionados aos alunos de destaque. A Orquestra já enviou alunos para estudar música na Polônia, Áustria, República Tcheca, Alemanha, México, Canadá e Espanha.
O cantor e escritor Armandinho, da Banda Fulô de Mandacaru, disse em uma rede social que deixou o palanque de Raquel Lyra pelos compromissos não assumidos com seu projeto político. Armandinho, que é pré-candidato a Deputado Estadual trocou a campanha da ex-prefeita de Caruaru pela pré-candidatura de Marília Arraes, do Solidariedade. A mudança gerou especulações […]
O cantor e escritor Armandinho, da Banda Fulô de Mandacaru, disse em uma rede social que deixou o palanque de Raquel Lyra pelos compromissos não assumidos com seu projeto político.
Armandinho, que é pré-candidato a Deputado Estadual trocou a campanha da ex-prefeita de Caruaru pela pré-candidatura de Marília Arraes, do Solidariedade. A mudança gerou especulações e algumas críticas de aliados da caruaruense.
Recentemente havia se filiado ao PSDB, partido de Raquel. Mas a ex-prefeita de Caruaru lançou dois ex-secretários como possíveis nomes para estadual e federal.
“Começamos a construir nossa pré-candidatura em janeiro desse ano. E a dialogar com todos os grupos políticos de Pernambuco. A primeira pessoa que nos procurou foi o ex-senador Douglas Cintra, pré-candidato a Deputado Federal”.
Armandinho disse que começou a dialogar com todos os grupos de oposição, citando Raquel Lyra, Anderson Ferreira, Marília Arraes e Miguel Coelho. “Todos esses grupos nos fizeram convites”.
Pelo que deixou claro, o compromisso firmado com Raquel Lyra foi de dar espaço e prioridade à sua candidatura à ALEPE. Mas, diz Armandinho, isso caiu por terra no lançamento de sua pré-candidatura. “Não ficou claro pra gente quais seriam esses apoios. Não ficou claro que a gente seria prioridade na sua candidatura. Tanto que ela lançou no dia de sua renúncia dois ex-secretários pra serem candidatos a Estadual e Federal e esse foi o motivo. Existia um pacto para representar Caruaru e não foi cumprido para conosco”.
Ele diz que após essa fase, Douglas Cintra foi para o palanque de Miguel Coelho e ele, para o de Marília Arraes. Disse ainda que continua alinhado com o prefeito Rodrigo Pinheiro.
Você precisa fazer login para comentar.