Lula celebra derrota do extremismo de direita na França
Por André Luis
Neste domingo (7), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, utilizou suas redes sociais para comemorar a derrota do extremismo de direita na França. Em uma publicação, Lula destacou a importância da união das forças políticas francesas contra o extremismo nas eleições legislativas.
“Muito feliz com a demonstração de grandeza e maturidade das forças políticas da França que se uniram contra o extremismo nas eleições legislativas de hoje. Esse resultado, assim como a vitória do partido trabalhista no Reino Unido, reforça a importância do diálogo entre os segmentos progressistas em defesa da democracia e da justiça social. Devem servir de inspiração para a América do Sul”, afirmou o presidente.
Segundo o g1, as pesquisas de boca de urna indicam a vitória da esquerda no segundo turno das eleições legislativas na França. As projeções mostram que a coalizão de esquerda obteve uma maioria considerável, superando os partidos de extrema direita. Esse resultado é visto como uma resposta contundente ao avanço das políticas extremistas e um reforço ao compromisso com a justiça social e os direitos democráticos no país.
A vitória da esquerda nas eleições francesas é um reflexo de uma tendência maior que se observa também em outros países, como o Reino Unido, onde o partido trabalhista recentemente obteve uma vitória significativa. Esses acontecimentos destacam a relevância do fortalecimento das alianças progressistas em nível global para enfrentar os desafios impostos pelo extremismo e promover sociedades mais justas e inclusivas.
A reunião do diretório estadual do PT, inicialmente agendada para o próximo dia sábado (6), foi remarcada para o dia 14 de dezembro. “Marcamos a reunião sem reparar que era um feriadão”, disse a deputada estadual e presidente estadual do PT, Teresa Leitão. A petista se referiu ao dia 8 de dezembro, feriado de Nossa […]
A reunião do diretório estadual do PT, inicialmente agendada para o próximo dia sábado (6), foi remarcada para o dia 14 de dezembro. “Marcamos a reunião sem reparar que era um feriadão”, disse a deputada estadual e presidente estadual do PT, Teresa Leitão. A petista se referiu ao dia 8 de dezembro, feriado de Nossa Senhora da Conceição, um dos mais tradicionais do Estado.
O objetivo do PT em remarcar a reunião foi evitar que o encontro fosse esvaziado. Ao se darem conta da data, os dirigentes então começaram a contatar integrantes de todas as chapas do partido para ver se haveria quórum suficiente para o evento. Após algumas consultas, chegou-se à conclusão que o melhor seria adiar a reunião e remarcá-la para o fim de semana seguinte.
Até o final da tarde desta terça-feira (02), nem todas as chapas haviam sido consultadas. No entanto, o levantamento feito pelos dirigentes foi suficiente para definir o adiamento. As principais pautas do diretório já estão definidas. “Devemos aprofundar a avaliação das eleições e os desafios do PT para o próximo período”, destacou Teresa Leitão.
Recentemente, alguns petistas pernambucanos estiveram no encontro do diretório nacional do PT realizado em Fortaleza. O encontro, que ocorreu sexta e sábado passados, teve a participação da presidente Dilma Rousseff. Os dirigentes locais fizeram uma reunião à parte com os colegas de partido do Nordeste para debater a participação dos filiados da região no segundo mandato de Dilma. Esse tema de voltar à tona no encontro do diretório estadual.
Para o vice-presidente do PT estadual, Bruno Ribeiro, o assunto é de grande importância. “Essa é uma boa bandeira. O Nordeste tem que ser construtor das políticas de governo e não apenas beneficiário. Há um anseio pela ampliação (da participação nordestina”, destacou o dirigente.
Depoimento de irmãos Batista traz acusações que implicam Temer, Aécio e Rodrigo Rocha Loures Do Exame.com O Supremo Tribunal Federal (STF) liberou no início da tarde desta sexta-feira (19) a íntegra da delação premiada de sete executivos da JBS, incluindo os empresários Joesley e Wesley Batista, controladores do Grupo J&F. Segundo a Agência Brasil, o documento […]
Depoimento de irmãos Batista traz acusações que implicam Temer, Aécio e Rodrigo Rocha Loures
Do Exame.com
O Supremo Tribunal Federal (STF) liberou no início da tarde desta sexta-feira (19) a íntegra da delação premiada de sete executivos da JBS, incluindo os empresários Joesley e Wesley Batista, controladores do Grupo J&F.
Segundo a Agência Brasil, o documento tem cerca de 2 mil páginas. Os depoimentos foram gravados em vídeo.
No depoimento, os executivos citam o presidente Michel Temer, os ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, os ministros Gilberto Kassab (PSD) e Marcos Pereira (PRB), o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e os senadores Aécio Neves(PSDB-MG), José Serra (PSDB-SP) e Marta Suplicy (PMDB-SP), entre outros.
Os vídeos foram disponibilizados no YouTube pelo jornal O Estado de S. Paulo:
O ex-prefeito de Triunfo, Eduardo Melo, que disputou as eleições pelo PODEMOS, declarou apoio à pré-candidatura do prefeito do Recife e nome do PSB ao Governo do Estado, João Campos. “Ontem tivemos o prazer de estar com o prefeito de Recife João Campos. Sempre tive uma grande relação com o saudoso Eduardo Campos, e poder conversar […]
O ex-prefeito de Triunfo, Eduardo Melo, que disputou as eleições pelo PODEMOS, declarou apoio à pré-candidatura do prefeito do Recife e nome do PSB ao Governo do Estado, João Campos.
“Ontem tivemos o prazer de estar com o prefeito de Recife João Campos. Sempre tive uma grande relação com o saudoso Eduardo Campos, e poder conversar com esse jovem que tanto tem trabalhado por nosso Estado e pelo Brasil, foi um prazer. Muito atencioso, discutimos sobre os desafios da nossa região e de Triunfo e ele como sempre se dispôs a ajudar”, disse.
O ex-gestor ainda destacou a conversa com o ex-prefeito de Carnaíba Anchieta Patriota. “Meu amigo e um dos maiores líderes da região. estive com ele para parabenizar pelo seu aniversário. Vamos juntos lutar por um Triunfo melhor”, disse após o encontro em Carnaíba.
Encerrando os compromissos da semana, no Agreste e no Sertão de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra realizou, na sexta-feira (31), mais uma entrega do programa PE na Estrada. Após visitar Águas Belas, Petrolina e Salgueiro, a gestora esteve no município de Sertânia, para entregar a PE-265 restaurada. A obra, realizada pela Secretaria de Mobilidade e […]
Encerrando os compromissos da semana, no Agreste e no Sertão de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra realizou, na sexta-feira (31), mais uma entrega do programa PE na Estrada.
Após visitar Águas Belas, Petrolina e Salgueiro, a gestora esteve no município de Sertânia, para entregar a PE-265 restaurada.
A obra, realizada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura e pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), recebeu um investimento de R$ 42,82 milhões. A rodovia liga o entroncamento da BR-232 – em Cruzeiro do Nordeste – a Pernambuquinho, ambos distritos de Sertânia, já na divisa com a Paraíba. Segundo o DER-PE mais de 35 mil habitantes da região serão beneficiados.
Durante o evento de inauguração, a governadora Raquel Lyra afirmou que a requalificação da rodovia trará avanços significativos para a mobilidade e a economia local. “Essa estrada restaurada vai trazer um desenvolvimento importante para o Sertão do Moxotó, pois são mais de 40 quilômetros conectando Pernambuco e a Paraíba. Trabalhamos esses desafios e lançamos o PE na Estrada, que antes de ter o nome já tinha ação. Hoje, então, temos a alegria de poder entregar essa obra”, destacou a gestora.
A rodovia também fortalece a ligação entre Sertânia e cidades como São José do Egito, Afogados da Ingazeira, Itapetim, Ingazeira, Iguaracy, Brejinho, Santa Terezinha e Solidão, facilitando o acesso ao Estado da Paraíba. O projeto incluiu terraplenagem, pavimentação, drenagem bem como sinalização viária, garantindo maior segurança e fluidez no tráfego.
Para o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, a entrega da PE-265 era uma demanda histórica. “Essa rodovia conecta Pernambuquinho e todas as cidades vizinhas que dependem de serviços em Monteiro (PB) e Sertânia. Com um investimento de mais de R$ 42 milhões, refizemos, então, 46,47 quilômetros de asfalto. A estrada restaurada é, portanto, um marco do PE na Estrada”, afirmou o gestor.
O diretor-presidente do DER-PE, Rivaldo Melo, ressaltou a importância da PE-265 para o Sertão. “Ela conecta a BR-232 à Paraíba, passando por Sertânia. Era uma antiga BR-110, concedida ao governo estadual há 16 anos, e finalmente recebeu os investimentos necessários para uma requalificação completa”, explicou Melo.
A prefeita de Sertânia, Pollyanna Abreu, também comemorou a conclusão da obra. “Foram mais de 20 anos de buracos, acidentes e prejuízos para a população. Hoje, com a estrada nova, nossa economia já apresenta sinais de crescimento”, enfatizou.
O evento contou com a presença de diversas lideranças, incluindo o secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça; os prefeitos de Arcoverde, Zeca Cavalcanti; Betânia, Bebe Água; Custódia, Manoel Messias; Ibimirim, Welliton Siqueira; Inajá, Marcelo de Alberto; Manari, Júnior de Aldálio; Ingazeira, Luciano Torres; Iguaracy, Dr. Pedro Alves; Tuparetama, Diógenes Patriota; e Santa Terezinha, Delson Lustosa. Também marcaram presença a vice-prefeita de Sertânia, Teresa de Sinval, e o vice-prefeito de Monteiro (PB), Cajó Menezes.
Uma Medida Cautelar, expedida pelo conselheiro Ranilson Ramos e homologada nesta quinta-feira (26) pela Primeira Câmara do Tribunal de Contas, determinou a suspensão de todos e quaisquer atos relativos ao edital de seleção pública nº 01/2016, realizado pelo Consórcio dos Municípios do Sertão de Itaparica e Moxotó – COMSIM. O processo licitatório (nº 05/2016) previa […]
Uma Medida Cautelar, expedida pelo conselheiro Ranilson Ramos e homologada nesta quinta-feira (26) pela Primeira Câmara do Tribunal de Contas, determinou a suspensão de todos e quaisquer atos relativos ao edital de seleção pública nº 01/2016, realizado pelo Consórcio dos Municípios do Sertão de Itaparica e Moxotó – COMSIM.
O processo licitatório (nº 05/2016) previa a contratação de entidades sem fins lucrativos, como Organizações Sociais, para gerenciar e operacionalizar o sistema de saúde dos municípios que fazem parte do consórcio, com um custo anual de R$ 17 milhões.
Irregularidades – A Medida Cautelar foi sugerida pela equipe do Núcleo de Auditorias Especializadas do TCE, após análise do edital de seleção pública que apontou diversas inconsistências no processo como, basear a seleção pública em leis que não se prestam para a qualificação de Organização Social no âmbito do município; omitir garantia contratual; deixar de informar nomes do gestor e fiscal do contrato e permitir pagamento antecipado de despesa, sendo esta a mais grave irregularidade considerada pelo conselheiro Ranilson Ramos, relator do processo 1604265-7, e que levou à suspensão da licitação.
“Há uma tentativa de terceirizar os serviços de atenção básica de saúde nesses municípios”, afirmou o conselheiro durante leitura do relatório na Primeira Câmara. “E a possibilidade de se fazer o pagamento antecipado das despesas sugere que o interesse do consórcio não era puramente o de melhorar os serviços de saúde prestados à população”, disse ele.
A Medida Cautelar, que foi referendada ontem (25) pelo Pleno do TCE, recebeu a aprovação unânime da Primeira Câmara, em sessão que teve como representante do Ministério Público de Contas a procuradora Germana Laureano.
O voto do relator foi elogiado pelos conselheiros João Campos e Teresa Duere, não só pela importância da decisão, mas também pela sua celeridade, uma vez que a sessão inaugural da seleção pública do Consórcio estava prevista para acontecer na última segunda-feira (23).
Por determinação do Tribunal de Contas, a licitação fica suspensa até que as irregularidades encontradas no edital sejam corrigidas.
Você precisa fazer login para comentar.