Notícias

Prefeitura de Afogados inaugura hoje Centro de Atendimento Psicossocial

Por Nill Júnior

CAPS

Por Rodrigo Lima

O Prefeito José Patriota, inaugura nesta Sexta (08), a primeira unidade de referência no atendimento a pacientes com problemas mentais do município. O Centro de Atendimento Psicossocial situa-se na Rua Coronel Luiz de Góes, na Vila da Estação, rua pavimentada na atual gestão. A inauguração será às 19 horas.

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) vai contar com dois psiquiatras, um enfermeiro, um terapeuta ocupacional, um preparador físico, um psicólogo e um assistente social, além de servidores administrativos. A triagem dos pacientes com transtornos mentais, com mais de 18 anos, será feita pelas unidades básicas de saúde.

O serviço funcionará de segunda à sexta, manhã e tarde. De início, o centro atenderá apenas moradores de Afogados. Após a homologação do Ministério da Saúde e o consequente envio de recursos federais para a ampliação do serviço, o CAPS passará a atender, também, moradores de Quixaba, Carnaíba, Iguaraci, Ingazeira, Tabira e Solidão.

“O atendimento psicossocial que iremos oferecer em Afogados da Ingazeira vai preencher uma grande lacuna assistencial e humanizar o tratamento ofertado na rede pública para os pacientes de transtornos mentais,” destacou o Secretário de Saúde, Artur Amorim.

Outras Notícias

Bandidos sequestram e roubam prefeito de Santa Maria do Cambucá

Segundo informações enviadas ao blog do Magno pelo repórter policial Araújo, que atua no Agreste de Pernambuco, o prefeito de Santa Maria do Cambucá, Nelson Sebastião de Lima (PSB), foi sequestrado na noite de ontem após participar de uma festa religiosa no município. Quatro elementos, fortemente armados, que estavam em um carro, abordaram o prefeito […]

Segundo informações enviadas ao blog do Magno pelo repórter policial Araújo, que atua no Agreste de Pernambuco, o prefeito de Santa Maria do Cambucá, Nelson Sebastião de Lima (PSB), foi sequestrado na noite de ontem após participar de uma festa religiosa no município.

Quatro elementos, fortemente armados, que estavam em um carro, abordaram o prefeito e o levaram até a sua casa.

Na residência, o prefeito teria sido espancado pelos criminosos, que estavam em busca de dinheiro. Após os espancamentos, os suspeitos conseguiram roubar aproximadamente R$ 15 mil.

Ainda conforme informações, a esposa e o filho do prefeito também foram espancados pelos bandidos, que também levaram as alianças do casal.

A noite de terror vivida pelo prefeito teria acontecido por volta das 22h, após ele ter participado do encerramento da Festa em Honra a Santo Amaro de Chã de Santo Antônio. As informações são do Blog do Magno.

Serra: Arena da Copa espera grande público neste sábado

No início da tarde deste sábado (28) os comandados de Luiz Felipe Scolari terão o primeiro grande desafio no sistema de mata-mata, o adversário é o perigoso Chile. Fazendo aquela corrente pra frente, a prefeitura de Serra Talhada lembra que o encontro está marcado para a “Arena”, montada na Estação Ferroviária. Já a partir do […]

unnamed (2)

No início da tarde deste sábado (28) os comandados de Luiz Felipe Scolari terão o primeiro grande desafio no sistema de mata-mata, o adversário é o perigoso Chile. Fazendo aquela corrente pra frente, a prefeitura de Serra Talhada lembra que o encontro está marcado para a “Arena”, montada na Estação Ferroviária.

Já a partir do meio dia o telão de alta definição, de 4×6 metros já estará funcionando, fazendo o verdadeiro esquenta esperando a bola rolar.

“Agora é matar ou morrer e esperamos uma multidão pra juntos fazermos a corrente pra frente. Vamos passar pelo Chile”, apostou o prefeito Luciano Duque.

Serra Talhada anuncia cronograma de retorno presencial das creches municipais

A Prefeitura de Serra Talhada informou o calendário de retorno presencial das turmas do Maternal I, II e III às creches municipais. O retorno será gradativo, dos alunos maiores para os menores. O Maternal III retornará no dia 23 de março e os Maternais I e II no dia 04 de abril. O Município tem atualmente […]

A Prefeitura de Serra Talhada informou o calendário de retorno presencial das turmas do Maternal I, II e III às creches municipais. O retorno será gradativo, dos alunos maiores para os menores.

O Maternal III retornará no dia 23 de março e os Maternais I e II no dia 04 de abril. O Município tem atualmente 693 alunos do Maternal entre entre 0 e 3 anos matriculados na rede pública. 

“Pensando na segurança de todos, inclusive dos nossos alunos de Creche, o Município entendeu a necessidade de aguardar um período de adaptação dos estudantes que já retornaram, como forma de observar o cenário de contaminação do vírus causador da Covid-19, dentro das instituições de ensino, sendo necessários ao menos quinze dias de aulas para ter um parâmetro real desse cenário. Após esse período, as turmas de maternais iniciarão o retorno presencial de forma gradativa, dos maiores para os menores, sempre com um período para observação, tendo em vista que se tratam de crianças bem pequenas que ainda não conseguem fazer uso de máscaras de proteção facial e que permanecerão na instituição durante todo o dia, de forma integral, mantendo toda a rotina de alimentação, banho, hora do sono, atividades pedagógicas etc. Sendo assim, é muito difícil conseguir manter distanciamento entre elas”, explicou Marta. 

Os demais estudantes da rede municipal da cidade retornaram às aulas presenciais no último dia 03 de março. São mais de 11.000 alunos matriculados no município, segundo a Secretaria Municipal de Educação.

Sertão do Pajeú registra mais uma morte por Covid-19 e chega a 172

Iguaracy confirmou o 9º óbito por Covid-19. Por André Luis De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados neste domingo (08.11), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 10.172 casos confirmados de Covid-19.  Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região […]

Iguaracy confirmou o 9º óbito por Covid-19.

Por André Luis

De acordo com os boletins epidemiológicos divulgados neste domingo (08.11), pelas secretarias de saúde dos municípios do Pajeú, a região totaliza 10.172 casos confirmados de Covid-19. 

Portanto, os números de casos confirmados no Pajeú ficam assim: Serra Talhada continua liderando o número de casos na região e conta com 4.569 confirmações. Logo em seguida, com 1.245 casos confirmados está Afogados da Ingazeira, Tabira conta com 930, São José do Egito está com 869, Santa Terezinha tem 360, Triunfo tem 350 e Carnaíba está com 342.

Itapetim tem 218, Flores está com 197, Calumbi está com 182 casos, Brejinho tem 179, Iguaracy tem 163, Quixaba tem 155, Solidão tem  134, Tuparetama tem 114, Santa Cruz da Baixa Verde está com 96 e Ingazeira está com 69 casos confirmados.

Mortes – Com mais uma morte em registrada em Iguaracy, a região tem no total, 172 óbitos por Covid-19. Todas as dezessete cidades da região registraram mortes. São elas: Serra Talhada tem 62, Afogados da Ingazeira tem 15, Triunfo e Tabira tem 12 cada, Carnaíba tem 11 óbitos, São José do Egito tem 10, Iguaracy tem 9. Santa Terezinha e Flores tem 8 cada,  Tuperatema tem 7 óbitos, Itapetim tem 6, Quixaba tem 4, Brejinho tem 3, Calumbi tem 2, Ingazeira e Santa Cruz da Baixa Verde tem 1 óbito cada.

Recuperados – A região conta agora com 9.393 recuperados. O que corresponde a 92,34% dos casos confirmados. 

O levantamento foi fechado às 07h30 desta segunda-feira (09.11), com os dados Fornecidos pelas secretarias de saúde dos municípios.

Afogados da Ingazeira perde dona Socorro do Leite

Foto: Cláudio Gomes Na madrugada desta quinta-feira (20), faleceu, aos 77 anos, Maria do Socorro Silva Albuquerque, conhecida por dona Socorro do Leite, mãe de Tito Barbosa, funcionário da Rádio Pajeú. Dona Socorro estava internada há quase dois meses no Hospital Regional Emília Câmara, após sofrer um AVC. Nesses últimos meses, travou uma batalha em […]

Foto: Cláudio Gomes

Na madrugada desta quinta-feira (20), faleceu, aos 77 anos, Maria do Socorro Silva Albuquerque, conhecida por dona Socorro do Leite, mãe de Tito Barbosa, funcionário da Rádio Pajeú.

Dona Socorro estava internada há quase dois meses no Hospital Regional Emília Câmara, após sofrer um AVC.

Nesses últimos meses, travou uma batalha em luta pela vida e passou mais de 30 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O corpo estar sendo velado na Casa de Velório do Plafan, ao lado do cemitério São Judas Tadeu. O sepultamento será nesta quinta-feira, às 16h30, no cemitério Parque da Saudade.

Dona Socorro foi casada com Abílio Barbosa (in memoriam) e teve cinco filhos: Tito Barbosa, Leila Albuquerque, Alberes Silva, Cláudia Albuquerque (in memoriam) e Abílio (in memoriam). As informações são do Blog Alyson Nascimento.