Prefeitos do Pajeú em Brasília
Na manhã desta quarta-feira (18), o prefeito de Itapetim, Adelmo Moura, esteve na Confederação Nacional dos Municípios, junto com outros prefeitos pernambucanos. Dentre eles, o de Afogados, José Patriota, Flores, Marconi Santana, Brejinho, Tânia Maria e Serra Talhada, Luciano Duque.
O objetivo da reunião foi solicitar aos deputados federais e ministros, recursos para amenizar a crise financeira que toma conta das cidades brasileiras, em especial das nordestinas.
O prefeito ainda aproveitou a oportunidade para pleitear ao Ministro da Educação, Mendonça Filho, uma escola modelo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o distrito de São Vicente.
Os deputados federais pernambucanos, Gonzaga Patriota e João Fernando Coutinho, além de José Patriota, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) também estiveram presentes.
Já o prefeito Zeinha Torres (PSB), de Iguaracy, deu detalhes de sua movimentação no Instagram.
“Acompanhado pelo Deputado Federal João Fernando, estive reunido com o Gerente do Banco do Brasil, Carlos Henrique, e o assessor Rodrigo Texeira, onde conversamos sobre o não fechamento da agência do Banco do Brasil em Iguaracy”.
Na sede da CNM em Brasília, destacou a conversa com a bancada de deputados e senadores votados em Pernambuco, em prol de um aporte financeiro para garantir repasses suficientes para o custeio dos serviços na área de saúde, educação e assistência social.
Outro gestor, o de Tuparetama, Sávio Torres, chegou na manhã desta quarta-feira (18) à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em Brasília. Na CNM Sávio esteve em reunião com outros 80 prefeitos da região decidindo a pauta das exigências da marcha dos prefeitos da CNM a ser entregue ao Presidente da República.
Um primeira necessidade dos prefeitos é provar que a situação financeira ruim do país tem agravado os problemas municipais.
“Queremos pedir que o presidente ajude a recuperamos a situação financeira das prefeituras, porque está difícil pagar todas as contas”, disse Sávio.
Seguindo a agenda da CNM, os prefeitos tiveram uma primeira reunião às 9hs na sede da CNM e vão ter outra às 17hs na sala das comissões com os parlamentares.