Notícias

Prefeitos de Iguaracy, Solidão e Ingazeira no Debate das Dez

Por Nill Júnior

Os prefeitos de Iguaracy, Zeinha Torres, Solidão, Djalma Veras e Ingazeira, Lino Morais, são os convidado do Debate das Dez de hoje, na Rádio Pajeú.

Eles falam da realidade dos seus municípios.  Essa que se passou, pode-se dizer, foi a “Semana Chororô” dos prefeitos pernambucanos, orquestrada pela Amupe, para expor a grave situação financeira dos municípios e alertar para a necessidade de corte de gastos em várias prefeituras.

A Associação Municipalista do Estado anunciou que irá a Brasília, nesta semana, em busca da liberação de verbas, por parte do Governo Federal. A entidade estima que pelo menos 50 cidades de Pernambuco precisarão demitir funcionários. Os prefeitos dessas cidades falam sobre a realidade de cada município e seus desafios.

O Debate vai ao ar às 10h na Rádio Pajeú, dentro do programa Manhã Total. Você pode ouvir e fazer perguntas sintonizando AM 1500 e ligando para (87) 3838-1213, pelo WhattsApp (87) 9-9658-0554, pela Internet no www.radiopajeu.com.br ou em celulares com Android, pelo aplicativo da emissora disponível no Google Play, ou Apple Store, para iPhone. Basta procurar Pajeu e baixá-lo. Também em aplicativos como o Rádio.net e Tunein Rádio. Você ainda pode assistir ao vivo pela Fanpage da Pajeú, Facebook.com/radiopajeuam .

Outras Notícias

Câmara de Camaragibe coloca em pauta projeto de auxílio emergencial para os artistas

Os artistas estão sem poder fazer shows e atividades artísticas em apresentações por causa da pandemia do novo coronavírus. Durante a sessão na manhã de terça-feira (6) o presidente da Câmara dos vereadores de Camaragibe, Paulo André (PSB), colocou em pauta de discussão o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo para a criação […]

Os artistas estão sem poder fazer shows e atividades artísticas em apresentações por causa da pandemia do novo coronavírus.

Durante a sessão na manhã de terça-feira (6) o presidente da Câmara dos vereadores de Camaragibe, Paulo André (PSB), colocou em pauta de discussão o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo para a criação de um auxílio emergencial para os artistas do município.

“É importante vermos a situação dessas pessoas que estão sendo atingidas diretamente com o fechamento do comércio e que precisam levar comida para casa e sustentar suas famílias. Precisamos discutir e chegar rapidamente em um consenso para ajudar essas pessoas”, explicou o vereador.

Os artistas estão sem poder fazer shows e atividades artísticas em apresentações por causa da pandemia do novo coronavírus, por isso a preocupação com essas pessoas que necessitam da implementação do auxílio para o sustento de suas famílias.

“A classe artista é uma das áreas que estão mais afetadas pela proibição de shows e apresentações e essas pessoas precisam de ajuda e colocar em pauta esse projeto é muito importante pois essas pessoas têm pressa e precisamos avaliar isso o mais rápido possível”, concluiu o presidente da Câmara.

Afogados da Ingazeira lidera geração de empregos em janeiro no Pajeú

Afogados gerou saldo positivo de 40 vagas no período, seguida por Serra Talhada, Triunfo e São José do Egito. O desempenho mais negativo foi registrado em Tabira. Por Juliana Lima O Sertão do Pajeú gerou saldo de 106 vagas de trabalho formais no último mês de janeiro, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados […]

Afogados gerou saldo positivo de 40 vagas no período, seguida por Serra Talhada, Triunfo e São José do Egito. O desempenho mais negativo foi registrado em Tabira.

Por Juliana Lima

O Sertão do Pajeú gerou saldo de 106 vagas de trabalho formais no último mês de janeiro, segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED. 

O melhor resultado da região foi registrado em Afogados da Ingazeira, com saldo de 40 postos formais. No total, a cidade contabilizou 137 admissões, 97 desligamentos e variação relativa de 1,64%. 

Além de Afogados da Ingazeira, obtiveram saldo positivo as cidades de Serra Talhada (20), Triunfo (18), São José do Egito (12), Calumbi (5), Iguaracy (4), Itapetim (4) e Tuparetama (3). Em contrapartida, Brejinho, Ingazeira, Quixaba, Santa Terezinha e Solidão ficaram com saldo zerado, enquanto as demais fecharam no vermelho: Santa Cruz da Baixa Verde (-3), Flores (-5), Carnaíba (-11) e Tabira (-29). 

No ranking geral das 56 cidades sertanejas, Afogados da Ingazeira ocupa o 7º lugar, Serra Talhada o 10º, Triunfo o 11º, São José do Egito o 13º, Calumbi o 15º, Iguaracy o 16º, Itapetim o 17º, Tuparetama o 19º, Brejinho o 24º, Ingazeira o 29º, Quixaba o 30º, Santa Terezinha o 32º, Solidão o 33º, Santa Cruz da Baixa Verde o 40º, Flores o 46º, Carnaíba o 50º e Tabira o 53º. 

Confira o resultado por região: 

Sertão do Moxotó

Inajá (60)

Custódia (50)

Arcoverde (43)

Manari (-1)

Betânia (-2)

Ibimirim (-3)

Sertânia (-6)

 

Sertão do Pajeú 

Afogados da Ingazeira (40)

Serra Talhada (20)

Triunfo (18)

São José do Egito (12)

Calumbi (5)

Iguaracy (4)

Itapetim (4)

Tuparetama (3)

Brejinho (0)

Ingazeira (0)

Quixaba (0)

Santa Terezinha (0)

Solidão (0)

Santa Cruz da Baixa Verde (-3)

Flores (-5)

Carnaíba (-11)

Tabira (-29)

 

Sertão Central 

Parnamirim (1)

Cedro (0)

Mirandiba (-2)

Salgueiro (-74)

São José do Belmonte (-56)

Serrita (-3)

Verdejante (-4)

 

Sertão de Itaparica 

Belém do São Francisco (-84)

Carnaubeira da Penha (0)

Floresta (-21)

Itacuruba (-2)

Jatobá (-6)

Petrolândia (34)

Tacaratu (-3)

 

Sertão do Araripe

Araripina (1)

Bodocó (-4)

Exu (9)

Granito (0)

Ipubi (17)

Moreilândia (3)

Ouricuri (-5)

Santa Cruz (0)

Santa Filomena (2)

Trindade (28)

 

Sertão do São Francisco 

Afrânio (1)

Cabrobó (0)

Dormentes (-11)

Lagoa Grande (308)

Orocó (-4)

Petrolina (525)

Santa Maria da Boa Vista (45)

Terra Nova (0)

Ranking do Caged em janeiro de 2022 no Sertão:  

  1. Petrolina (525)
  2. Lagoa Grande (308)
  3. Inajá (60)
  4. Custódia (50)
  5. Santa Maria da Boa Vista (45)
  6. Arcoverde (43)
  7. Afogados da Ingazeira (40)
  8. Petrolândia (34)
  9. Trindade (28)
  10. Serra Talhada (20)
  11. Triunfo (18)
  12. Ipubi (17)
  13. São José do Egito (12)
  14. Exu (9)
  15. Calumbi (5)
  16. Iguaracy (4)
  17. Itapetim (4)
  18. Moreilândia (3)
  19. Tuparetama (3)
  20. Santa Filomena (2)
  21. Afrânio (1)
  22. Araripina (1)
  23. Parnamirim (1)
  24. Brejinho (0)
  25. Cabrobó (0)
  26. Carnaubeira da Penha (0)
  27. Cedro (0)
  28. Granito (0)
  29. Ingazeira (0)
  30. Quixaba (0)
  31. Santa Cruz (0)
  32. Santa Terezinha (0)
  33. Solidão (0)
  34. Terra Nova (0)
  35. Manari (-1)
  36. Betânia (-2)
  37. Itacuruba (-2)
  38. Mirandiba (-2)
  39. Ibimirim (-3)
  40. Santa Cruz da Baixa Verde (-3)
  41. Serrita (-3)
  42. Tacaratu (-3)
  43. Bodocó (-4)
  44. Orocó (-4)
  45. Verdejante (-4)
  46. Flores (-5)
  47. Ouricuri (-5)
  48. Jatobá (-6)
  49. Sertânia (-6)
  50. Carnaíba (-11)
  51. Dormentes (-11)
  52. Floresta (-21)
  53. Tabira (-29)
  54. São José do Belmonte (-56)
  55. Salgueiro (-74)
  56. Belém do São Francisco (-84)
Sebastião diz que Flávio Marques está preparado para governar Tabira

Prefeito também disse que ainda não recebeu recursos federais para o enfrentamento a pandemia. O Prefeito Sebastião Dias comunicou nesta quarta-feira (06.05), durante entrevista ao comunicador Anchieta Santos na Rádio Cidade FM que tudo que foi investido até agora no combate ao Coronavírus, teve a responsabilidade do tesouro municipal. “Dos R$ 2,7 milhões anunciados para […]

Prefeito também disse que ainda não recebeu recursos federais para o enfrentamento a pandemia.

O Prefeito Sebastião Dias comunicou nesta quarta-feira (06.05), durante entrevista ao comunicador Anchieta Santos na Rádio Cidade FM que tudo que foi investido até agora no combate ao Coronavírus, teve a responsabilidade do tesouro municipal.

“Dos R$ 2,7 milhões anunciados para a nossa cidade até o momento, seguimos esperando a chegada desse dinheiro.”

O Prefeito Poeta adiantou que o recurso basicamente será utilizado na aquisição de EPIS , respiradores e medicamentos.

Ele elogiou o desdobramento de toda equipe de saúde envolvida a partir das barreiras sanitárias e em todo trabalho de prevenção contra o Covid-19.

A respeito do encontro com representantes de partidos, empresários, vereadores e lideranças religiosas onde teria anunciado o secretário de Administração Flávio Marques como o seu candidato a prefeito para sucessão municipal, Sebastião Dias informou que a reunião fazia parte de um calendário planejado no início do ano e paralisado por causa da pandemia.

“Flávio tem experiência na administração pública e está preparado para governar o nosso município. Tem história, tem a nossa confiança e a confiança de todos que estavam na reunião. A resistência por ele estar no PT foi vencida.”

O prefeito disse que poderia ter levado Flávio Marques com ele para o PSB o seu futuro partido, mas entende a livre escolha do secretário e o PT foi parceiro de suas duas gestões.

Dias disse respeitar outros nomes apresentados pela sigla como Djalma das Almofadas e Aristóteles Monteiro e que ainda conversará com o Deputado Federal Carlos Veras para comunicar sua decisão em favor de Flávio Marques.

O prefeito considerou dialogar com o vice-prefeito José Amaral e o ex-prefeito Rosaldo Sampaio (Mano) pai da vereadora Maria Nely, em defesa da unidade do bloco governista.

Advocacia pernambucana se reúne para debater futuro da categoria

O evento “A Advocacia Merece Mais” é uma convocação do advogado Almir Reis e pretende debater a transparência das iniciativas e das contas na OAB-PE Na próxima sexta-feira (30), a advocacia pernambucana tem encontro marcado em evento no formato jantar-adesão, no Fiordes Bistrô, situado na Rua da Aurora, em Santo Amaro. O encontro “A Advocacia […]

O evento “A Advocacia Merece Mais” é uma convocação do advogado Almir Reis e pretende debater a transparência das iniciativas e das contas na OAB-PE

Na próxima sexta-feira (30), a advocacia pernambucana tem encontro marcado em evento no formato jantar-adesão, no Fiordes Bistrô, situado na Rua da Aurora, em Santo Amaro.

O encontro “A Advocacia Merece Mais” é uma iniciativa do advogado previdenciário Almir Reis e deve reunir nomes do direito que atuam do cais ao sertão, não apenas para fortalecer a classe, mas também para discutir temas cruciais para o futuro da categoria.

Com uma programação focada nos desafios enfrentados pela advocacia pernambucana, o evento promete ser uma oportunidade única para a troca de experiências e construção de soluções coletivas. “Chegou a hora e a vez da advocacia militante. Estaremos unidos em torno de um momento histórico, reunindo advogados e advogadas do Litoral ao Sertão”, diz Almir Reis.

O evento irá tratar de diversos assuntos importantes para o exercício da profissão, como inclusão, representatividade, equidade, protagonismo e transparência. De acordo com Almir Reis, a falta de representatividade da OAB Pernambuco contribui para uma advocacia menos prestigiada e respeitada, trazendo consequências psicológicas e financeiras para os advogados.

“O resgate da dignidade profissional passa por uma advocacia inclusiva, que lance um olhar plural, atento às reais demandas do advogado militante. Este evento é uma oportunidade para nos comprometermos com a mudança que nós queremos ver nas nossas vidas profissionais”, destaca o advogado.

A expectativa é que o encontro “A advocacia merece mais” atraia um grande número de participantes interessados em pensar o futuro da categoria. “Este encontro não é apenas sobre o presente, mas principalmente sobre o futuro da nossa profissão. Estaremos reunidos para planejar a construção de uma advocacia que seja respeitada e que respeite a todos”, finaliza Almir Reis.

Serviço

Encontro “A Advocacia Merece Mais”

Sexta-feira (30), às 17h

Fiordes Bistrô, na rua da Aurora, 1583, no bairro de Santo Amaro

Waldemar Borges diz em Rádio de Tabira que não será candidato a Federal

Por Anchieta Santos Durante sua passagem por Tabira na última semana o Deputado Waldemar Borges líder do governo Paulo Câmara na Assembleia Legislativa falou a Rádio Cidade FM. Inicialmente descartou qualquer possibilidade de disputar mandato de federal em 2018. “Não tenho nenhum interesse de sair de Pernambuco. Aqui é o meu lugar. Como estadual estou […]

WaldemarBorges-CidadeFMPor Anchieta Santos

Durante sua passagem por Tabira na última semana o Deputado Waldemar Borges líder do governo Paulo Câmara na Assembleia Legislativa falou a Rádio Cidade FM.

Inicialmente descartou qualquer possibilidade de disputar mandato de federal em 2018. “Não tenho nenhum interesse de sair de Pernambuco. Aqui é o meu lugar. Como estadual estou mais próximo das coisas do estado”.

Borges declarou que a oposição na assembleia joga pra galera quando cobra do Governador Paulo Câmara a extinção de secretarias. “O enxugamento de cargos em Pernambuco foi iniciado na gestão de Eduardo Campos. Paulo Câmara durante o seu governo também reduzi u e o nosso estado está entre os que menos gastam com cargos comissionados no País”.

Waldemar se comprometeu a lutar pela retomada da obra do Curral do Gado de Tabira.