Notícias

Governo de Pernambuco libera uso de máscaras em locais abertos

Por André Luis

Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 anunciou, ainda, o fim da limitação de público em eventos. As novas regras passam a valer a partir desta terça-feira

O Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 definiu novas flexibilizações no Plano de Convivência. A partir desta terça-feira (29), não será mais obrigatório a utilização de máscaras em ambientes abertos, e está liberada a realização de eventos com 100% do público, incluindo shows, festas e estádios de futebol.

A decisão é baseada nos recentes dados de saúde do Estado, que registraram, no último sábado (26.03), a sétima semana consecutiva de queda nos índices da Covid-19 em Pernambuco. Além dos casos, óbitos e solicitações de vagas em UTI estarem em patamares baixos, o índice de positividade nos exames processados chegou a 0,95%, o menor número desde o início da pandemia.

“Essas importantes medidas só estão sendo possíveis pela atitude de cada pernambucano e cada pernambucana que, desde março de 2020, compreendeu que só chegaríamos ao ponto atual respeitando as recomendações sanitárias e levando a sério a prevenção”, frisou o governador Paulo Câmara.

De acordo com o governador, permanece obrigatória a comprovação da dose de reforço para ter acesso aos eventos, bares e restaurantes. Paulo Câmara reforçou ainda a importância da vacinação na luta contra o novo coronavírus e incentivou a imunização daqueles que ainda não estão com o esquema vacinal completo.

Outras Notícias

Moro envia ao Supremo investigações da Lava Jato sobre a Eletronuclear

Agência Brasil – O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, enviou hoje (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) seis processos que tratam de supostos desvios de dinheiro na construção da Usina Nuclear Angra 3, investigados na Operação Lava Jato. Moro cumpriu determinação do ministro Teori Zavascki, que, semana passada, suspendeu os […]

2

Agência Brasil – O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, enviou hoje (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) seis processos que tratam de supostos desvios de dinheiro na construção da Usina Nuclear Angra 3, investigados na Operação Lava Jato. Moro cumpriu determinação do ministro Teori Zavascki, que, semana passada, suspendeu os processos.

Com a decisão, as audiências de testemunhas de acusação dos investigados também ficaram suspensas. Na sexta-feira (2), Zavascki decidiu que todos os processos relacionados à 16ª fase da Lava Jato, na qual as suspeitas são investigadas, devem ser remetidos ao STF por causa da citação do senador Edison Lobão (PMDB-MA) em depoimentos de delação premiada.

A decisão vale até que o ministro analise todo o conteúdo dos processos. Zavascki atendeu pedido de Flávio Barra, executivo da construtora Andrade Gutierrez e preso na Lava Jato. Segundo os advogados, as investigações não podem seguir com Moro, por haver menção a Lobão, que tem foro privilegiado e só pode ser processado pelo STF, e porque os supostos desvios na usina não estão relacionados com a Petrobras.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF), o ex-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, recebeu cerca de R$ 4,5 milhões para favorecer o consórcio de empresas, entre elas Andrade Gutierrez.

No mês passado, Sergio Moro abriu ação penal contra Othon Luiz e mais 13 investigados na 16ª fase da Operação Lava Jato. Na decisão, Moro destacou que, no caso da Eletronuclear, é obvia a conexão dos crimes com as empreiteiras que atuaram na Petrobras.

A partir do depoimento de delação premiada de Dalton Avancini, executivo da Camargo Correa e réu na Lava Jato, a força-tarefa de investigadores descobriu que os crimes ocorriam a partir do pagamento de propina de executivos da Andrade Gutierrez ao ex-presidente da estatal.

Em depoimento prestado à Polícia Federal antes de ser denunciado, Othon informou que nunca exigiu ou recebeu vantagem financeira e que não recebeu orientação do governo federal ou de partidos para cobrar doações financeiras de empreiteiras.

O fato e a foto: Iguaracy vista de cima, vale um abraço!

A bela imagem é de Bruno Lopes, responsável pelo Iguaracy News, gentilmente cedida ao blog. Mostra o município de Iguaracy em imagem noturna, a 165 metros, registrada a partir de um drone. Foi o mesmo equipamento que recentemente, filmou em plano amplo a Barragem da Ingazeira, importante manancial da região, em fase final de construção. […]

A bela imagem é de Bruno Lopes, responsável pelo Iguaracy News, gentilmente cedida ao blog. Mostra o município de Iguaracy em imagem noturna, a 165 metros, registrada a partir de um drone. Foi o mesmo equipamento que recentemente, filmou em plano amplo a Barragem da Ingazeira, importante manancial da região, em fase final de construção.

Segundo dados do Wikipedia, Iguaracy tem população estimada de 12.175 habitantes, sendo o 10º município mais populoso da Microrregião do Pajeú. É composto pelos distritos: Jabitacá, Irajaí, povoado da Caatingueira e sede.

Primitivamente o município era uma área de pastagem conhecida como Logrador, de propriedade de Antonio Rabelo. As terras foram por ele doadas à Igreja, para o patrimônio de São Sebastião, em 1912. O padre Carlos Cottart construiu uma casa, onde celebrava o culto, o que atraiu o comércio e moradores para o local. Em 1914, o povoado era conhecido como Macacos. Em 1948, o nome foi mudado para Iguaraci.

Mais tarde, a Lei Estadual nº 4.954 , de 20 de dezembro de 1963 , desmembrou de Afogados da Ingazeira os distritos de Iguaraci , Jabitacá e Irajaí , para formar o novo município de Iguaracy (ex-Iguaraci) , cuja grafia foi alterada por essa mesma lei.

É conhecida por ser a terra de Maciel Melo, um dos maiores compositores do gênero do país, também intérprete. Maciel cantou Iguaracy na música Um Veio D’água:

Tudo isso retrata Iguaraci

Numa cura fiel dos meus anseios

Matuto sem estilo eu sou um veio

D’água do rio Pajeú

Lá onde tem festa de janeiro

Pro padroeiro S. Sebastião

E quando chego na porta da igreja

Me calo, e paro para ouvir

Um pifeiro soprando

Livrai-nos da peste S. Sebastião.

Rádio Pajeú mantém combate às Fake News

Elas só atrapalham, mas dominam WhattsApp no Pajeú. Duas delas ganharam força hoje, sobre a Barragem da Ingazeira e estouro de barragens em área rural, todas falsas Um dos principais que estamos tendo na linha de frente do compromisso de informar com responsabilidade são as chamadas Fake News, que correm aos montes nas redes sociais. […]

Elas só atrapalham, mas dominam WhattsApp no Pajeú. Duas delas ganharam força hoje, sobre a Barragem da Ingazeira e estouro de barragens em área rural, todas falsas

Um dos principais que estamos tendo na linha de frente do compromisso de informar com responsabilidade são as chamadas Fake News, que correm aos montes nas redes sociais. Geralmente, elas se disseminam pelo WhattsApp e costumam trazer áudios com alguém que disse que alguém falou que algum reservatório rompeu.

Hoje, o maior deles foi o de que a Barragem de Ingazeira estaria  transbordando. Na verdade, a Barragem de Ingazeira que está vertendo é a de Venturosa, em nada parecida na forma e capacidade com a Barragem de Ingazeira do Pajeú. Essa, segundo Joel Gomes, tem hoje cerca de cinco metros entre a lâmina d’água e o sangradouro. Dos 49 milhões de metros cúbicos de sua capacidade, ela estaria com cerca de 30 milhões, pois a cada metro que avança, maior a lâmina d’água e o volume necessário para que transborde.

Durante o dia, principalmente em Serra Talhada, nomes do governo, a partir do prefeito Luciano Duque e assessores, radialistas e nomes da CDL ligaram várias vezes perguntando sobre essa e outras notícias falsas, da notícia de uma Barragem rompida em Tabira até rumores sobre a segurança de Brotas e Rosário. Todas falsas.

Esse início de tarde, a Rádio Pajeú recebeu uma enxurrada de mensagens sobre uma barragem que teria estourado em Santo Antonio, Afogados da Ingazeira, com direito a vídeos. Mas a informação oficial da Secretaria de Agricultura é que isso foi anteontem. Resultado do grande volume de chuvas e de dois pequenos açudes que romperam e aumentaram o volume de água do riacho do Santo Antônio, sem ocorrências fatais.

O Pároco de Serra Talhada, Padre Josenildo Nunes, teve que ir às rádios e gravou um vídeo pedindo que as pessoas não se levem por falsas notícias e busquem o rádio. No Pajeú, a Rádio que leva seu nome tem buscado desfazer as várias Fake News  ao longo desse período, tanto em relação às chuvas quanto ao coronavirus. Uma missão que ajuda a salvar vidas.

Anvisa suspende estudo da Covaxin no Brasil

A aplicação da vacina em voluntários brasileiros não chegou a acontecer. A Coordenação de Pesquisa Clínica da Anvisa (Copec/GGMED) determinou nesta sexta-feira (23/7) a suspensão cautelar dos estudos clínicos da vacina Covaxin no Brasil. Os ofícios comunicando a suspensão cautelar foram enviados ao Instituto Albert Einstein e a patrocinadora do estudo, a empresa Precisa Comercialização […]

A aplicação da vacina em voluntários brasileiros não chegou a acontecer.

A Coordenação de Pesquisa Clínica da Anvisa (Copec/GGMED) determinou nesta sexta-feira (23/7) a suspensão cautelar dos estudos clínicos da vacina Covaxin no Brasil.

Os ofícios comunicando a suspensão cautelar foram enviados ao Instituto Albert Einstein e a patrocinadora do estudo, a empresa Precisa Comercialização de Medicamentos Ltda.

A suspensão foi realizada em decorrência do comunicado da empresa indiana Bharat Biotech Limited International, enviado para a Anvisa nesta sexta (23/7). 

No comunicado a Bharat informa que a empresa Precisa não possui mais autorização para representar a Bharat no Brasil, o que na avaliação da Anvisa inviabiliza a realização do estudo. A Bharat é a fabricante da vacina Covaxin.

A aplicação da vacina em voluntários brasileiros não chegou a acontecer.

Tratamento de resíduos sólidos é grande desafio para cidades do Pajeú

Por André Luis No Debate das Dez da Rádio Pajeú FM 104,9 dessa segunda-feira (5), o vereador Augusto Martins e o professor Adelmo Santos, trataram da problemática do descarte irregular do lixo, que além de poluir o meio ambiente causa grandes transtornos tanto para a zona urbana como rural de Afogados da Ingazeira e região. […]

Fumaça do lixão de Afogados da Ingazeira. No Sertão, poucas cidades tem tratamento adequado

Por André Luis

No Debate das Dez da Rádio Pajeú FM 104,9 dessa segunda-feira (5), o vereador Augusto Martins e o professor Adelmo Santos, trataram da problemática do descarte irregular do lixo, que além de poluir o meio ambiente causa grandes transtornos tanto para a zona urbana como rural de Afogados da Ingazeira e região.

Para Augusto, o Código de Obras e Postura do município prevê multas para várias práticas ilegais, como ´para quem joga lixo em terrenos baldios, queima áreas urbanas, poda árvores radicalmente. “Existe previsão para multa e punição. Basta ao município colocar em prática”. Adelmo lembrou que há um desafio muito grande com a falta de ação nas áreas rurais onde também há lixo depositado. O professor e ambientalista destacou que é urgente a tomada de medidas por governos e sociedade para lidar com o tema.

Ainda participaram do debate o promotor Aurinilton Leão, que destacou a importância de ações coletivas das prefeituras da região para colocar em prática o Plano de Tratamento de Resíduos Sólidos e o representante da Secretaria de Infraestrutura de Afogados, Assis Santos.

Foram inúmeros os relatos de pessoas que costumam descartar lixo em terrenos baldios da cidade e outras que colocam fogo no lixo, com graves riscos de incêndios. Também foram discutidas questões como o Plano de Tratamento de Resíduos Sólidos, que abrange a construção de aterros sanitários, extinção dos lixões e coleta seletiva do lixo.

Segundo o promotor Aurinilton, o Cimpajeú já havia feito um grande projeto articulando trinta e três municípios pra fazer alguns aterros e tendo toda uma articulação para a coleta seletiva de lixo e desenvolvimento de projetos com ações individuais, coletivas e consorciadas. “No entanto o boicote ao Consórcio por parte de alguns prefeitos, fez com que o projeto além de atrasar ficasse defasado”. Tanto que o MP está ameaçando até Ações de Improbidade para quem não der sequência ao plano.

O promotor chamou a atenção para o fato de que os prefeitos que saíram do consórcio não apresentaram projetos para resolver o problema. “Esses mesmos prefeitos que saíram do Cimpajeú não apresentaram soluções efetivas para o que farão em relação a esses resíduos, inclusive à erradicação dos lixões, lembrando que o prazo para isso já passou há muito tempo. Já deveríamos ter erradicado todos os lixões”, destacou.

O promotor lembrou que se trata de um debate muito amplo e importante e que o Ministério Público tem encontrado algumas barreiras para implementar o Plano de Tratamento de Resíduos Sólidos. “Temos encontrado uma série de barreiras, algumas culturais, outras políticas e outras de déficit de infraestrutura”, atestou.

O promotor informou ainda que a principal reclamação dos prefeitos é com relação à falta de recursos, mas lembrou que o conjunto de ações e medidas previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, muitas não dependem de recursos e sim de boa vontade e de articulações entre Secretarias.

“Já existem as infraestruturas montadas, e já fazem serviços. Por exemplo, ações de formação e de educação ambiental, elas dependem basicamente da articulação das secretarias de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente”, lembrou Aurinilton.

Para ele, não basta apenas fechar os lixões. “Tem que haver um local para onde as prefeituras iriam demandar os resíduos e que para muitos municípios se torna inviável ter um aterro sanitário individual”, relatou.