O Prefeito de Solidão Djalma Alves, está em Brasília cumprindo agenda oficial em vários ministérios e gabinetes, dentre eles o do Deputado Federal Gonzaga Patriota.
O gestor solidanense está na capital brasileira em busca de recursos e projetos que visam a melhoria e crescimento da cidade.
“Temos que ser ágeis e ir em busca de oportunidades. Nossa administração está focada no desenvolvimento e bem-estar da nossa população. Diversos projetos nossos, para serem executados, precisam que se busquem recursos nos Ministérios ou através de emendas dos nossos amigos deputados. Tenho certeza que essa viagem trará retorno a curto prazo”, enalteceu o Prefeito Djalma Alves.
O gestor está acompanhado dos colegas prefeitos Luciano Torres de Ingazeira, Zeinha Torres de Iguaracy, Sandrinho Palmeira de Afogados da Ingazeira e o Prefeito de Lagoa Grande, Valmir Cappellaro.
O programa Manhã Total na Gazeta FM estreou hoje com a participação do Deputado Estadual Ângelo Ferreira por telefone, mais os médicos Eclérinston Ramos e Geraldo Bezerra, o Gerinha. Os dois últimos falaram sobre saúde no município e criticaram a gestão do Hospital Maria Rafael de Siqueira. Eclérinston disse ter atendido casos na unidade onde […]
O programa Manhã Total na Gazeta FM estreou hoje com a participação do Deputado Estadual Ângelo Ferreira por telefone, mais os médicos Eclérinston Ramos e Geraldo Bezerra, o Gerinha. Os dois últimos falaram sobre saúde no município e criticaram a gestão do Hospital Maria Rafael de Siqueira. Eclérinston disse ter atendido casos na unidade onde faltou medicação básica para evolução dos pacientes.
Ele criticou o prefeito Romério Guimarães, a quem acusou de tratar a saúde com descaso. Perguntado sobre quem estaria com a verdade, se ele ou o diretor da unidade, Tadeu do Hospital, que havia destacado a qualidade no hospital de média complexidade, Eclérnston afirmou ter inúmeros relatos que atestavam sua fala.
O medico Gerinha acusou as gestões petistas em Brasília e São José do Egito por sucateamento da saúde básica e de média complexidade na cidade.
“As realidades apresentadas por nós e por eles são diferentes porque é da prática do PT iludir. Dilma dizia que o Brasil era o país das maravilhas e estamos vendo o quadro agora. O mesmo acontece em São José do Egito“, criticou.
Sucessão: candidato a prefeito nas últimas eleições contra o atual prefeito, Eclérinston afirmou que seu nome estará a disposição do grupo para qualquer missão no tocante às eleições de outubro. “Estou a disposição para ser candidato a prefeito, a vice ou a nada. Estou para contribuir ”, afirmou.
Medidas propostas visam fazer com que o comércio siga medidas que evitem novo fechamentão, que seria terrível para os estabelecimentos O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto disse hoje ao Debate das Dez da Rádio Pajeú que o MP tem proposto medidas adicionais para o comércio, buscando evitar a proliferação do coronavirus e com isso […]
Medidas propostas visam fazer com que o comércio siga medidas que evitem novo fechamentão, que seria terrível para os estabelecimentos
O promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto disse hoje ao Debate das Dez da Rádio Pajeú que o MP tem proposto medidas adicionais para o comércio, buscando evitar a proliferação do coronavirus e com isso a possibilidade de mais medidas restritivas.
Na reunião de ontem do Governador com os Prefeitos do Agreste e Mata foram apresentados números de saúde e não foram satisfatórios. Resultado, mais uma semana de restrições.
A reunião do Pajeú com o Governador Paulo Câmara será nesra sexta. “Estamos trabalhando intensamente aqui para, uma vez abrindo, não abrir de qualquer jeito”, disse o promotor.
Ele disse estar discutindo com a Prefeitura de Afogados da Ingazeira e com a Câmara Municipal, juntamente com a CDL, a aprovação de Lei Municipal com medidas de controle e elevação do nível de segurança para quebrar a cadeia de transmissão do vírus. “Essa Lei, apresentaremos aos demais municípios do Pajeú como modelo”.
Dentre as medidas, cobrança de uso de máscaras como requisito de acesso e limitação do quantitativo de pessoas, com a figura do porteiro ou de dispositivo que impeça o cliente de entrar sozinho, como porta de vidro com chave nos estabelecimentos menores.
Também medidas de higienização das mãos com álcool em gel e/ou pias com Água e sabão e aferição de temperatura com termômetro de testa.
“Tudo isso com o propósito, com a finalidade, com o objetivo, de termos um mínimo de controle e maior nível segurança possível para a população, nessa retomada de atividades”, disse.
O debate teve ainda Glauco Queiroz, consultor da CDL, que disse que uma pesquisa indicou que a grande maioria do comércio está disposta a cumprir as medidas. Isso porque não suporta mais um período de fechamento.
A CDL mantém o entendimento de que lojas de móveis e eletrodomésticos tenham considerada área útil e não total de 200 metros quadrados. O MP e prefeitura tem o mesmo entendimento mas aguardam posicionamento do governador Paulo Câmara.
O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) pediu o apoio dos promotores do Ministério Público do Estado (MPPE) no Interior para fiscalizar as prefeituras nos gastos de recursos próprios com os festejos juninos deste ano. O objetivo é evitar que as cidades, que estão com salários dos servidores atrasados, gastem com festas e shows. […]
O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) pediu o apoio dos promotores do Ministério Público do Estado (MPPE) no Interior para fiscalizar as prefeituras nos gastos de recursos próprios com os festejos juninos deste ano.
O objetivo é evitar que as cidades, que estão com salários dos servidores atrasados, gastem com festas e shows.
As medidas repetem ações tomadas em janeiro e fevereiro, quando os prefeitos foram alertados, pelo MPCO e MPPE, para evitarem despesas com o Carnaval, caso tivessem folhas em atraso.
“O São João é uma festa tradicional, mas não se justifica gastar neste evento com servidores há três meses sem receber, como em alguns municípios”, disse o procurador geral do MPCO, Cristiano Pimentel.
Segundo o MPCO, a mobilização sobre gastos no Carnaval surtiu efeito, pois quase todos os prefeitos acataram a recomendação feita à época pelo MPCO e MPPE, cancelando as festas.
“É importante dizer que não somos contra o São João, apenas temos cuidado com esta situação objetiva, de gastar os recursos próprios do município, enquanto os servidores não recebem em dia. Para nós, é uma evidente contradição gastar com festa, enquanto o servidor não tem dinheiro nem para fazer a feira”, destacou Pimentel.
Para o MPCO, caso o município consiga o apoio do Estado ou patrocínio de empresários particulares, não há impedimento para as festas. A preocupação é com recursos do próprio município, que poderiam ser melhor aplicados no pagamento dos atrasados dos servidores, além da saúde ou educação.
A controvérsia entre os órgãos de fiscalização e os prefeitos já foi parar na Justiça. O promotor Marcelo Tebet Hafeld, do Ministério Público do Estado em Lagoa dos Gatos, agreste de Pernambuco, ajuizou, em janeiro, uma ação de improbidade contra a prefeita Verônica Soares por gastos com festividades, mesmo com a folha de pagamento em atraso há meses.
“A subversão da ordem pública viola frontalmente a legalidade e a moralidade pública, pois deixar de pagar pela contraprestação do serviço do agente público para realizar festa, em período sabidamente de crise econômica nacional, beira a ostentação”, disse o promotor na ocasião.
Além de uma eventual ação de improbidade administrativa, em caso de violação da recomendação, o tema pode ser tratado pelo MPCO nas contas dos gestores, a serem julgadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
As recomendações começaram a ser feitas. A promotora Vanessa Cavalcanti notificou as Prefeituras de Xexéu e Água Preta para suspender as festas. Em maio, o Ministério Público do Estado também recomendou que a Prefeitura de Bom Conselho, no agreste, não realizasse qualquer evento junino, já que o município enfrenta uma crise econômica e o prefeito planejava fazer shows ao custo de até R$ 500 mil.
O MPCO espera contar com a compreensão dos prefeitos e da população. Caso haja alguma desobediência a este entendimento, os servidores prejudicados devem denunciar nas Promotorias de cada cidade ou na Ouvidoria do MPPE.
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informou em seu boletim epidemiológico, que nesta segunda-feira (21), foram registrados 44 casos para Covid-19 no município. Desses, 34 já estavam em investigação. São 29 pacientes do sexo feminino, com idades entre 7 e 80 anos; e 15 pacientes do sexo masculino, com idades entre 1 mês e 60 […]
A Prefeitura de Afogados da Ingazeira informou em seu boletim epidemiológico, que nesta segunda-feira (21), foram registrados 44 casos para Covid-19 no município. Desses, 34 já estavam em investigação.
São 29 pacientes do sexo feminino, com idades entre 7 e 80 anos; e 15 pacientes do sexo masculino, com idades entre 1 mês e 60 anos. Entre as mulheres: nove agricultoras, cinco estudantes (rede pública), duas atendentes, duas sem informação, duas auxiliares administrativas, duas autônomas, uma aposentada, uma radialista, uma dona de casa, uma advogada, uma manicure e dois professoras (rede pública).
Já entre os homens: um jornalista, um menor, quatro agricultores, três de profissão não informada, um operador de betoneira, um profissional de segurança, dois autônomos, um estudante (rede pública) e um técnico em refrigeração.
Hoje, 96 pacientes apresentaram resultados negativos para Covid-19 no município.
Entram em investigação os casos de 36 mulheres, com idades entre 2 e 79 anos; e de 24 homens, com idades entre 5 meses e 73 anos.
Nesta segunda-feira, 48 pacientes apresentaram cura após avaliação clínica e epidemiológica. O município atingiu a marca de 1.723 pessoas (91,84%) recuperadas para Covid-19. Atualmente, 131 casos estão ativos.
Afogados atingiu a marca de 8.897 pessoas testadas para Covid-19, o que representa 23,87% da nossa população.
Semana Epidemiológica: No último sábado se encerrou a SE 51 (56 casos) e média móvel (8 casos/dia). Analisando às últimas quatro semanas antes da 51, nota-se: SE 47 (93 casos) e média móvel (13,28 casos / dia);
SE 48 (63 casos) e média móvel (9 casos/dia); SE 49 (145 casos) e média móvel (20,71 casos/dia) e
SE 50 (132 casos) e média móvel (18,75 casos/dia). Analisando o cenário observa-se uma tendência de crescimento no número de casos nas semanas analisadas. Dados sujeitos a alterações.
Visando promover um período junino tranquilo aos condutores, ciclistas e pedestres que irão circular pelas cidades polos do Estado, a Secretaria Estadual das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, em parceria com a Secretaria de Transporte – SETRA/Departamento de Estrada e Rodagem – DER, montaram um esquema especial com […]
Visando promover um período junino tranquilo aos condutores, ciclistas e pedestres que irão circular pelas cidades polos do Estado, a Secretaria Estadual das Cidades, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE, em parceria com a Secretaria de Transporte – SETRA/Departamento de Estrada e Rodagem – DER, montaram um esquema especial com campanhas educativas, através da Coordenadoria de Educação de Trânsito, com o apoio da Operação Trânsito Seguro – OTS. Serão sete dias de atividades, começando já na próxima segunda-feira, 19.
Estarão contemplados, em especial, os municípios de Carpina, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Gravatá, Caruaru, Limoeiro, Arcoverde e Pesqueira. Além desse, todas as ações rotineiras realizadas pelo DETRAN-PE nos demais municípios pernambucanos continuam em funcionamento, garantindo a segurança, prevenção, fluidez e a educação no trânsito.
Neste ano, o Órgão preparou uma campanha educativa diferenciada, escolhendo o “Bode Gaiato” como personagem principal, tendo em vista que ele ocupa um espaço de destaque entre os influenciadores digitais assumindo em suas publicações, muitas vezes, a função de fomentar discussões sobre o papel do individuo na sociedade, buscando incitar a participação e manifestação individual e coletiva relacionada a temas político-sociais, utilizando-se do componente humor.
“Nosso conceito escolhido foi Estrada não é lugar de gaiatice. Tais aspectos oferecem à campanha educativa, o universo semântico ideal para influenciar o nosso público alvo, que são condutores que se deslocam para as festas juninas, a aderirem de uma forma mais divertida, às recomendações de segurança no transito”, enfatiza o diretor presidente do DETRAN-PE, Charles Ribeiro.
Ainda segundo Ribeiro, as peças das campanhas, que englobam outdoors, publicidade em rádio e tv, distribuição de sacolas de lixo, adesivos e folders com historias do Bode Gaiato, abordaram entre os temas: cinto de segurança também no banco de trás, álcool e direção e respeito aos limites de velocidade. Somando a isso, serão realizadas blitzes educativas, com entrega de bafômetros descartáveis e as peças da campanha.
Você precisa fazer login para comentar.