Prefeito de Solidão priorizou o equilíbrio das contas nos primeiros cem dias
Por Nill Júnior
Para fazer um balanço dos cem primeiros dias de seu governo, o Prefeito de Solidão Djalma Alves (PSB) falou ontem a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM. Inicialmente, o gestor fez um mea culpa. Admitiu ter se frustrado ao prometer começar o Governo com três Secretarias. “Mas diante das demandas de algumas áreas, fui obrigado a ampliar o número”.
O gestor afirmou que conseguiu reduzir já em fevereiro, a folha que em janeiro ultrapassava o limite de 53% orientados pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Lamentou não poder atender a expectativa de empregos diante da crise e sobre concurso, considerou precipitado fazer qualquer previsão.
Sem querer responsabilizar a antecessora e aliada Cida Oliveira, o Prefeito Djalma Alves disse ter pago o trabalho de topografia para o Ramal da Adutora do Pajeú que levará água ao Rio São Francisco para sua cidade. Cida havia sido questionada pelo MP por não incluir o ramal nem participar das reuniões regionais.
O gestor afirmou ter saldado logo em janeiro os restos a pagar deixados pela gestão anterior e em 31 do mesmo mês, já pagou os salários dos servidores, recuperou ônibus escolares, inclusive com aquisição de novos pneus para a frota. Também relacionou a recuperação da rede elétrica das escolas e melhoria de estradas rurais.
Provocado a falar sobre a denúncia de ter ferido a Lei Orgânica do Município por celebrar contrato com a Prefeitura quando exercia o cargo de vereador, Djalma disse não entender que tenha errado, pois nunca fez contrato e sim forneceu produtos em pequena quantidade de sua padaria, mas que como gestor não fará nada parecido.
A respeito da substituição do vereador adversário Totinha (PSD), afastado pela Justiça Eleitoral, o Prefeito disse ter havido erro do Eleitoral antes da eleição. Depois foi feita a substituição normal dentro da própria coligação adversária.
Djalma falou nunca ter alimentado a esperança do PSB ganhar a vaga, muito menos com dois nomes como se chegou a ser ventilado pelo jurídico do partido. O prefeito de Solidão se mostrou preocupado em manter as finanças equilibradas, pois segundo ele não vale a pena governar uma cidade tendo contas rejeitadas e pagando multas.
Anchieta Santos, com foto do PE Notícias Alguns moradores de Afogados da Ingazeira e visitantes foram à Avenida Rio Branco para ver sua belezura depois da revitalização, como também assistir ao show pirotécnico da virada do ano patrocinado pela Prefeitura Municipal. Com o esforço do Governo Municipal para entregar a praça e a avenida a tempo […]
Alguns moradores de Afogados da Ingazeira e visitantes foram à Avenida Rio Branco para ver sua belezura depois da revitalização, como também assistir ao show pirotécnico da virada do ano patrocinado pela Prefeitura Municipal.
Com o esforço do Governo Municipal para entregar a praça e a avenida a tempo de que os afogadenses festejassem a passagem do ano, o esforço não serviu para aqueles que procuraram o fim da festa para praticarem seus atos banais.
O Blog PE Noticias denunciou que jovens não respeitaram a lei do silêncio, usaram som de automóveis para praticar a desordem e consequentemente atazanar a vida daqueles que precisam de suas horas de descanso, das pessoas que residem nas imediações de toda avenida e sem controle e de quem os controla, deixam o som dos veículos nas alturas.
“Nessas horas a Polícia Militar aparece e pede educadamente que baixem o som e continuem as suas manifestações ordeiramente. Mas é só a Polícia dar as costas que a algazarra volta e de forma mais alta, parece até que para confrontar o poder das autoridades.
A Prefeitura tem o seu serviço de limpeza, com garis do município fazendo a limpeza em toda a extensão da Rio Branco mesmo aos domingos e feriados.
Mas no dia 1º de janeiro foram impedidos de fazer isso porque os jovens, alguns classificados como “filhinhos de papais”, não permitiram. Garrafas de vidros (uma arma), latas de cervejas, sacos plásticos de gelo, copos descartáveis, emporcalhavam a avenida.
Sem banheiros químicos, jovens, inclusive meninas, faziam necessidades fisiológicas lá mesmo. Um deles, flagrado pelo blog.
Ainda há tempo do poder público fazer alguma coisa pensando no futuro. A revitalização da Praça e os moradores da Avenida Rio Branco irão agradecer imensamente.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou em seu site um resumo sobre a auditoria e fiscalização dos sistemas eleitorais, que ocorrem antes, durante e após as eleições. O objetivo do TSE é garantir a transparência, a segurança e a confiabilidade do processo eleitoral brasileiro. As auditorias e fiscalizações são realizadas por diversas entidades, incluindo partidos […]
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou em seu site um resumo sobre a auditoria e fiscalização dos sistemas eleitorais, que ocorrem antes, durante e após as eleições.
O objetivo do TSE é garantir a transparência, a segurança e a confiabilidade do processo eleitoral brasileiro. As auditorias e fiscalizações são realizadas por diversas entidades, incluindo partidos políticos, entidades da sociedade civil e órgãos de controle externo.
Antes das eleições: realização de testes de segurança e confiabilidade dos sistemas eleitorais; análise do código-fonte das urnas eletrônicas; verificação da autenticidade dos lacres das urnas; simulações de votação.
Durante as eleições: acompanhamento da votação por parte dos mesários e fiscais dos partidos políticos; transmissão dos resultados em tempo real para o Tribunal Superior Eleitoral; realização de auditorias de votação.
Após as eleições: apuração dos votos; totalização dos resultados; realização de auditorias de totalização; proclamação dos resultados.
O TSE destaca que o processo eleitoral brasileiro é um dos mais transparentes e seguros do mundo. As auditorias e fiscalizações são mecanismos importantes para garantir a lisura das eleições e fortalecer a democracia brasileira. Leia aqui a íntegra da matéria.
Marina Silva, Guilherme Boulos, Ciro Gomes, Fernando Haddad e Geraldo Alckmin têm visitas marcadas a Pernambuco Do blog da Folha Pernambuco entrou na rota dos candidatos à Presidência da República. Ao menos cinco deles são aguardados ainda este mês, sendo três nesta semana. A primeira a desembarcar no Estado é a ex-senadora Marina Silva (Rede), […]
Boulos, Alckmin e Marina são os primeiros presidenciáveis a vir a Pernambuco nos próximos dias. Foto: Folha de Pernambuco
Marina Silva, Guilherme Boulos, Ciro Gomes, Fernando Haddad e Geraldo Alckmin têm visitas marcadas a Pernambuco
Do blog da Folha
Pernambuco entrou na rota dos candidatos à Presidência da República. Ao menos cinco deles são aguardados ainda este mês, sendo três nesta semana. A primeira a desembarcar no Estado é a ex-senadora Marina Silva (Rede), na terça-feira (21). Guilherme Boulos (PSOL), chega no dia seguinte, e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tem previsão de visitar Petrolina, no Sertão, até o final desta semana.
Ainda sem data fechada, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), e o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), oficialmente candidato a vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso há 141 dias em Curitiba, planejam visitas na última semana deste mês. Com exceção do petista, todos eles já passaram por Pernambuco no período pré-campanha.
Ao lado do ex-prefeito Júlio Lóssio (Rede), Marina participará, amanhã, de uma agenda no Porto Social, na Ilha do Leite, com instituições ligadas à entidade, e debaterá com elas a importância do terceiro setor para o desenvolvimento social e sustentável do Brasil. Depois, ela se encontrará com os candidatos da Rede e do PV, no Hotel Luzeiros, no bairro do Pina, na Zona Sul da capital. Com Dani Portela (PSOL), Boulos se reunirá, na quarta-feira, com a militância do PSOL e participará à noite de um comício no Pátio de São Pedro, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife.
O candidato ao Senado do “Pernambuco Vai Mudar”, deputado federal Bruno Araújo (PSDB), confirmou que a coordenação do tucano planeja visitar Pernambuco ainda essa semana. Alckmin, que visitou Caruaru – maior reduto tucano no Estado – em junho, estuda agenda no Sertão, onde a família Bezerra Coelho possui ampla base.
A governadora Raquel Lyra participou, na noite deste sábado (31), da abertura oficial do São João 2025 de Caruaru, no Agreste, celebrando o início de um dos maiores ciclos juninos do país. Neste ano, a expectativa é de que a festa receba 3,8 milhões de visitantes, segundo estimativa da prefeitura do município. Acompanhada da vice-governadora […]
A governadora Raquel Lyra participou, na noite deste sábado (31), da abertura oficial do São João 2025 de Caruaru, no Agreste, celebrando o início de um dos maiores ciclos juninos do país.
Neste ano, a expectativa é de que a festa receba 3,8 milhões de visitantes, segundo estimativa da prefeitura do município. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, a gestora caminhou pela Estação Ferroviária da festa cumprimentando o público presente, além de ter prestigiado shows no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.
“O investimento do Governo do Estado é permanente aqui em Caruaru e não poderia ser diferente para essa festa tão cultural que movimenta o Agreste. Hoje, estamos abrindo aqui o São João, com a participação direta do Governo de Pernambuco, na cultura, turismo, na área de saúde, com o apoio de segurança pública. Não tenho dúvida nenhuma que faremos o São João mais seguro da nossa história, além de mais bonito, mais cheio de cultura”, destacou a governadora Raquel Lyra.
A chefe do Executivo estadual foi recebida pelo prefeito da cidade, Rodrigo Pinheiro. Juntos, também visitaram o Centro de Operações Integradas (COI), instalado no Pavilhão do Espaço Cultural Tancredo Neves, onde são monitoradas, em tempo real, as ocorrências registradas durante os festejos juninos. A central reúne forças operativas, garantindo uma atuação coordenada para o pronto atendimento ao público.
Este ano, o Governo de Pernambuco investe mais de R$ 5 milhões no São João de Caruaru. “A parceria é muito forte principalmente com o Governo do Estado, que vem apoiando não só ações na cidade, mas eventos como o São João, dando todo suporte, principalmente com as forças operativas de segurança. Assim a gente consegue evoluir com um São João cada vez maior, movimentando economicamente a região”, afirmou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.
No Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, ao lado de secretários, deputados e outras autoridades, a governadora prestigiou a apresentação da Orquestra de Pífanos com o maestro Mozart Vieira e os shows de Ivete Sangalo, Solange Almeida e Matheus Vinni.
A Secretaria de Turismo e Lazer informou que 75% do valor investido pelo Estado em fomento nas festividades juninas, em todos os municípios apoiados, será utilizado para contratação de artistas da região. “A nossa expectativa é muito positiva, pelo trabalho que o governo vem fazendo em prol do turismo de Pernambuco, cuidando da infraestrutura. Então, sem dúvida nenhuma, todo esse incremento faz com que a gente possa fazer um grande São João, apoiando mais de 100 cidades do nosso Estado, apoiando a cultura popular, fazendo com que isso possa chegar a todos os municípios”, afirmou o secretário de Turismo e Lazer, Kaio Maniçoba.
Para a moradora de Caruaru Cícera Zilda, frequentar os polos juninos virou tradição. “Eu sempre venho, todo ano eu estou aqui. Começou primeiro no São João na Roça e foi muito bom. E agora para mim está sendo perfeito no polo principal da cidade”, disse Cícera.
OPERAÇÃO SÃO JOÃO 2025 – Com foco na proteção de pernambucanos e turistas, a Secretaria de Defesa Social (SDS) está coordenando uma grande operação de segurança em Caruaru. Ao todo, serão mais de 12.300 lançamentos extras de servidores das forças policiais apenas no município, com atuação em tempo real por meio do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O investimento é da ordem de R$ 2,2 milhões para a festa na cidade. No total, o investimento em segurança durante o ciclo junino em Pernambuco chega a R$ 8,4 milhões, com mais de 46 mil postos de trabalho criados para a operação.
“Estamos dando uma atenção muito grande, não só em Caruaru, mas em todas as cidades que realizam um São João tradicional. Fizemos um planejamento com bastante antecedência, todo o aporte financeiro necessário foi dado pelo Governo do Estado. Serão mais de 12 mil policiais atuando em Caruaru para que qualquer um, seja da cidade ou de qualquer parte do Estado ou de fora, venha curtir o maior São João de todo o Brasil”, disse o secretário de Segurança, Alessandro Carvalho.
A estrutura conta com câmeras de videomonitoramento, totens com visão 360°, tecnologia de reconhecimento facial, drones e helicópteros do Grupamento Tático Aéreo (GTA). O efetivo também será reforçado com unidades especializadas da Polícia Militar, delegacias móveis da Polícia Civil, Delegacia da Mulher no Pátio de Eventos, além de equipes do IML e Instituto de Criminalística.
A SDS também garante a presença de viaturas do Corpo de Bombeiros, fiscalização preventiva e postos de atendimento pré-hospitalar, com atuação em todos os polos do evento.
A Prefeitura de Petrolina promoveu, nesta quinta-feira (11), no auditório da Secretaria de Saúde, o 1° Encontro do Programa de Prevenção e Controle da Doença de Chagas. O evento, que contou também com o Serviço de Infectologia de Petrolina (Seinpe); Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) e VIII Gerência Regional de Saúde, teve […]
A Prefeitura de Petrolina promoveu, nesta quinta-feira (11), no auditório da Secretaria de Saúde, o 1° Encontro do Programa de Prevenção e Controle da Doença de Chagas. O evento, que contou também com o Serviço de Infectologia de Petrolina (Seinpe); Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) e VIII Gerência Regional de Saúde, teve o objetivo de debater a prevenção, controle e tratamento da doença, além de fortalecer o trabalho que já vem sendo realizado no município.
A doença de Chagas é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que tem como o principal vetor o barbeiro. Ela apresenta uma fase aguda que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva. Para o técnico em Epidemiologia, Francisco Freitas, que também coordenou o evento, esses encontros são importantes para uma maior efetividade no combate da doença.
“Tivemos a oportunidade de discutir e debater com todos os setores da saúde, no âmbito municipal e estadual, para ajustarmos e melhorarmos, ainda mais, o trabalho que já vem sendo feito em Petrolina. Esse foi o primeiro encontro, mas já estamos preparando outros, inclusive, com maiores abrangências”, frisou.
Segundo a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro, caso alguma pessoa encontre um barbeiro, o procedimento correto é capturar o inseto com cuidado, não matá-lo, e, com as mãos protegidas colocá-lo em um recipiente e encaminhar para a Secretaria de Saúde. É importante esclarecer que nem todo barbeiro é infectado, por isso, a importância da captura do inseto vivo. Após análise laboratorial, a secretaria enviará uma equipe de profissionais para realização de ações preconizadas pelo Programa de Controle da Doença de Chagas.
“Esclarecemos ainda que não há indícios de surto, assim como não há alteração no quadro de infestação do barbeiro no município. Pedimos a colaboração das pessoas para não causar um pânico desnecessário na população. Estamos trabalhando diariamente e caso a pessoa seja picada ou desconfie dos sintomas, deve procurar à unidade de saúde mais próxima e relatar o ocorrido para tomada de medidas cabíveis”, explicou.
O Trypanosoma cruzi é transmitido pelo contato com as fezes do inseto vetor contaminado, mas também existem outras formas de transmissão, como por via oral, pela ingestão de alimentos contaminados com os parasitas. Petrolina possui referência regional para diagnostico, tratamento e acompanhamento dos pacientes com Chagas na Policlínica, próximo a Câmara de Vereadores.
Você precisa fazer login para comentar.