Notícias

Prefeito de Santa Terezinha multado pelo TCE

Por Nill Júnior

A Segunda Câmara do TCE homologou um auto de infração contra o prefeito do município de Santa Terezinha, Geovane Martins, o Vaninho de Danda, por sonegação de documentos e de informações.

O Auto de Infração foi lavrado pelo o auditor das contas públicas, Ivan Camelo Rocha da Inspetoria Regional de Arcoverde.

Segundo o relator do processo, conselheiro Dirceu Rodolfo, o prefeito contrariou a Resolução do TCE (nº 25/2016) não enviando para o Sagres – Sistema de Acompanhamento da Gestão dos Recursos da Sociedade – informações referentes aos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Ainda segundo o relator, apesar de cientificado da irregularidade através de publicação no Diário Oficial do Tribunal, o prefeito só enviou as informações após a lavratura do auto de infração.

Em sua defesa, o gestor público alegou que o atraso no envio dos dados para o Sagres se deu por ineficiência da empresa encarregada de prestar assessoramento contábil ao município. E que o problema foi resolvido com a contratação de uma outra empresa. Quanto à notificação feita pelo Diário Oficial alertando para o prazo de cinco dias para o envio da documentação ao SAGRES, o prefeito alegou não ter lido a publicação, e que também não foi informado do assunto por sua assessoria.

Para o relator do processo (nº 1770007-3), no entanto, os argumentos do prefeito de Santa Terezinha são frágeis e sua justificativa para o não encaminhamento das remessas dos documentos Sagres, não foram suficientes para eliminar a irregularidade. Ao prefeito Geovane Martins foi aplicada uma multa no valor de R$ 7.590,00.

Outras Notícias

Waldemar se sensibiliza com escritores serra-talhadenses e diz que incentivos são fundamentais‏

O advogado e pré-candidato a prefeito de Serra Talhada pelo PR (Partido da República), Waldemar Oliveira (Dema), ligou para o Caderno 1 para dizer que é sensível a causa dos escritores de Serra Talhada, para ele, a Lei do Livro é algo extraordinário e que deveria ser vista pelo poder público com mais carinho. “No nosso entender […]

Foto: Farol de Notícias
Foto: Farol de Notícias

O advogado e pré-candidato a prefeito de Serra Talhada pelo PR (Partido da República), Waldemar Oliveira (Dema), ligou para o Caderno 1 para dizer que é sensível a causa dos escritores de Serra Talhada, para ele, a Lei do Livro é algo extraordinário e que deveria ser vista pelo poder público com mais carinho.

“No nosso entender esta é uma área que deve ter incentivos, como o que foi citado, com realização de concursos literários e com a Lei do Livro, fazendo a produção dos autores locais chegar aos mais distantes recantos do município. É nossa gente escrevendo para nossa gente, temos que valorizar esta iniciativa. Sou solidário a causa dos escritores”, declarou Waldemar.

Segundo ele, artistas, escritores, produtores culturais da cidade tem lhe procurado para se queixarem da política cultural do Governo atual do município,“imagino algo diferente, terei, com certeza, um olhar especial para cultura da nossa terra”, concluiu.

Totonho Valadares volta a cobrar participação efetiva na discussão sucessória. “Preciso e quero ser ouvido”

O ex-prefeito Totonho Valadares manteve seu estilo direto ao participar do Debate das Dez do Programa Manhã Total desta quarta (27). Por uma hora, Totonho foi sabatinado sobre sua posição política em 2016. Aliado de José Patriota, mas sem esconder restrições ao gestor a sua condução política, Totonho respondeu a pergunta que liderou a participação […]

foto

O ex-prefeito Totonho Valadares manteve seu estilo direto ao participar do Debate das Dez do Programa Manhã Total desta quarta (27). Por uma hora, Totonho foi sabatinado sobre sua posição política em 2016. Aliado de José Patriota, mas sem esconder restrições ao gestor a sua condução política, Totonho respondeu a pergunta que liderou a participação dos ouvintes: se seria candidato ou não a prefeito em 2016.

“Não passa pela cabeça desfazer essa união. Eu e o prefeito José Patriota tivemos um desacerto na última eleição quando apoiei todos os candidatos menos Anchieta Patriota, apoiado por ele, e fui apoiar Waldemar Borges”, afirmou ao pontuar que está inserdo no contexto da Frente..

Disse ainda estar descansando. “Dei vinte e poucos anos para politica deixando minhas coisas pessoais e minha família”, afirmou ao dizer que não prioriza no momento  embate. Mas não deixou de novamente colocar condicionantes para a relação seguir sem arestas.

“Nunca disputei eleição sem pesquisa. Só fui candidato com pesquisas sérias. Quando era prefeito as pesquisas eu entregava primeiro a Patriota cópia pra analisar. Até hoje ele não me entregou uma sequer. Mas ele é Patriota e eu sou Totonho”.

Em outro momento voltou a dizer como espera que seja sua participação na discussão de 2016. “Eu preciso ser ouvido, sou uma liderança importante, participei no desenvolvimento de minha terra, tenho consciência disso. Preciso e quero ser ouvido, isso não é romper. Se tiver pesquisa, quero meu nome no meio”, acrescentou. Totonho afirmou ter consciência também de que o prefeito lidera qualquer cenário atualmente. “Claro que não fico na frente de Patriota em uma pesquisa. E se Deus quiser vou estar junto com ele”.

Outra queixa, segundo Totonho, teria sido ouvida de aliados. “Tem gente que diz a mim que ele em vez de ajudar pessoas que ajudaram ele a chegar ajuda quem votou contra ele”, reclamou. Também rechaçou qualquer antecipação de vice, quando questionado sobre suposta escolha de Eraldo Feijó. “É um companheiro importante, empresário bem sucedido, mas não está acima de ninguém no nosso grupo”. Sobre o filho Daniel Valadares, afirmou que seria orgulho vê-lo candidato a vice e crescendo na política. Perguntado se Daniel não teria que absorver mais o seu estilo, devolveu: “Acho que Totonho é que deveria ter mais de Daniel”.

Também disse que “está começando a passar a hora de discutir como vai ser a escolha do vice. Mas nada disso que coloco é pra ser contrário a ele”. Totonho ainda disse que a gestão vem sedo bem sucedida e rechaçou o discurso de crise dos prefeitos. “Nunca teve tempo bom para gestor. No meu tempo não tinha o FEM”.

Kassab quer Raquel na vice de Lula, diz jornalista

Em conversas reservadas, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, tem dado a entender que compor uma chapa com o presidente Lula da Silva (PT) para 2026 seria o ideal para o partido. O nome da governadora Raquel Lyra desponta como principal aposta de Kassab. Com isso, dois como que se apresentavam como pré-candidatos: Eduardo […]

Em conversas reservadas, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, tem dado a entender que compor uma chapa com o presidente Lula da Silva (PT) para 2026 seria o ideal para o partido.

O nome da governadora Raquel Lyra desponta como principal aposta de Kassab.

Com isso, dois como que se apresentavam como pré-candidatos: Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; e, Ratinho Júnior, do Paraná deveriam desistir da disputa pelo Planalto, concentram forças para candidaturas ao Senado Federal.

A informação foi publicada nesta sexta-feira (23) pelo experiente jornalista Romualdo de Souza, do Jornal do Commercio.

 

Tabira divulga resultado preliminar da seleção de educadores populares para o Programa Brasil Alfabetizado

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Tabira divulgou nesta quinta-feira (3) o resultado preliminar da chamada pública de seleção de alfabetizadores populares para a prestação de atividade voluntária no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Ministério da Educação (MEC). O Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo promover a alfabetização de pessoas com […]

A Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Tabira divulgou nesta quinta-feira (3) o resultado preliminar da chamada pública de seleção de alfabetizadores populares para a prestação de atividade voluntária no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), do Ministério da Educação (MEC).

O Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo promover a alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais, além de estimular a elevação da escolaridade e contribuir para o exercício pleno da cidadania. Os educadores selecionados desempenharão um papel fundamental nesse processo, oferecendo uma formação continuada com suporte de plataformas online e ações presenciais de capacitação.

Os candidatos que se sentirem prejudicados pelo resultado preliminar poderão interpor recurso à Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado, na terça-feira (08), das 8h às 17h, na sede da Secretaria de Educação e Esportes. Após a análise dos recursos, o resultado final será publicado no Diário Oficial e no site oficial da Prefeitura de Tabira. Ressalta-se que não serão aceitos recursos interpostos fora do prazo ou que não estejam devidamente fundamentados.

A divulgação do resultado final da primeira fase da seleção está prevista para a próxima quarta-feira (9).

Os alfabetizadores selecionados para uma turma ativa e em efetivo exercício receberão uma bolsa no valor de R$ 1.200,00, que será paga pelo Governo Federal.

Confira a lista dos selecionados: 

Edyanny Lima Pereira; 

Maria Natália Regina Nobre da Silva

Darlan da Silva Dias 

Valério de Freitas Gomes 

Maria Elisabethe Lima Lopes 

Alisson Renem Batista Duarte 

Vanessa Batista do Amaral 

Desterro Amancio Neto 

Tatiana Nunes Honorato 

Janielly Henrique Silva 

Tamyriz Allane de Souza Silva 

Ana Maria Nunes Palmeira 

Mayara Geane Ferreira da Silva 

Ellen Maria da Silva Souza 

Maria Rafaela Nogueira Alves 

Maria Leidianne dos Santos Torres 

Zeuda Silva Moraes Ramos 

Viviane Silvana Lima Justo Barbosa

O processo de seleção foi realizado pela Secretaria de Educação e Esportes, com uma comissão de servidores responsável pela análise dos currículos e pela avaliação da formação acadêmica e experiência profissional dos candidatos.

Tabira: Gestão Fiscal de 2018 é julgada irregular e Sebastião Dias é multado em R$54 mil

A Segunda Câmara do TCE julgou irregular um processo de Gestão Fiscal da prefeitura de Tabira, referente ao exercício financeiro de 2018. Sob relatoria da conselheira Teresa Duere, o voto analisou indícios de extrapolação na despesa total com pessoal (DTP) no município. O processo, de nº 21100566-6, demonstra que o Poder Executivo municipal não adotou as medidas […]

A Segunda Câmara do TCE julgou irregular um processo de Gestão Fiscal da prefeitura de Tabira, referente ao exercício financeiro de 2018. Sob relatoria da conselheira Teresa Duere, o voto analisou indícios de extrapolação na despesa total com pessoal (DTP) no município.

O processo, de nº 21100566-6, demonstra que o Poder Executivo municipal não adotou as medidas previstas na legislação para a redução da DTP ao limite estabelecido, 54% da Receita Corrente Líquida. O ex-prefeito de Tabira, Sebastião Dias Filho, foi responsabilizado pela irregularidade, tendo sido a ele aplicada uma multa no valor de R$ 54.000,00.

De acordo com o relatório de auditoria, a tabela histórica do município registra descumprimento do limite legal por 11 quadrimestres seguidos,  desde o segundo quadrimestre de 2015. O prefeito estava no cargo desde o ano de 2013, e o relatório de gestão fiscal relativo ao exercício anterior também foi julgado irregular, no processo nº 1970007-6.

O TCE enviou alerta ao gestor informando que o montante da despesa total com pessoal teria ultrapassado o limite e que, diante disso, ele deveria adotar medidas previstas na legislação, indicadas no documento. No entanto, a despeito dos ofícios enviados, o ex-prefeito não demonstrou ter tomado quaisquer providências.

Essa irregularidade se caracteriza como infração administrativa contra as leis de finanças públicas, conforme a Lei de Crimes Fiscais (Lei Federal n.º 10.028/2000). Além disso, a Constituição Federal prevê a suspensão de todos os repasses federais e estaduais para os municípios que não observarem os referidos limites.

Segundo o voto da relatora, “a manutenção das DTP acima dos limites compromete não apenas a implementação de políticas públicas indispensáveis, mas também a própria sobrevivência financeira das entidades federativas”. Ela afirmou que o ordenamento jurídico busca “uma proteção por meio da restrição à liberdade de gastar do governante presente, de modo a não comprometer gerações futuras”.

Sessão – O voto foi aprovado à unanimidade pelos conselheiros da Segunda Câmara. A procuradora Maria Nilda representou o Ministério Público de Contas. O interessado ainda pode recorrer da decisão.