Notícias

Prefeita de Itapetim participa da Marcha em Defesa dos Municípios em Brasília

Por André Luis

A prefeita de Itapetim, Aline Karina, está em Brasília participando da XXVI Marcha em Defesa dos Municípios. O evento, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), começou nesta segunda-feira (20) e segue até a próxima quinta-feira (22), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

A prefeita também aproveitará a agenda na capital federal para buscar novos recursos e investimentos para o município de Itapetim, junto ao Governo Federal.

A Marcha é considerada o maior encontro municipalista da América Latina e reúne milhares de prefeitos e outras lideranças de todo o país, discutindo temas como o financiamento das políticas públicas, pacto federativo, educação, saúde, infraestrutura e o fortalecimento da autonomia municipal.

Outras Notícias

Hospital Eduardo Campos chega a 97% de ocupação, diz boletim

Hospam tem 90%. Serra Talhada se aproxima das 140 mortes por Covid-19 A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informou no boletim epidemiológico desta segunda-feira (17/05) que o município atingiu a marca dos 8.208 pacientes recuperados da Covid-19. Foram confirmados 43 novos casos positivos da doença nas últimas 72 horas, diagnosticados através de 18 testes […]

Hospam tem 90%. Serra Talhada se aproxima das 140 mortes por Covid-19

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada informou no boletim epidemiológico desta segunda-feira (17/05) que o município atingiu a marca dos 8.208 pacientes recuperados da Covid-19.

Foram confirmados 43 novos casos positivos da doença nas últimas 72 horas, diagnosticados através de 18 testes rápidos, 10 swabs e 15 exames particulares, sendo 11 pacientes do sexo masculino e 32 do sexo feminino, com idades entre 02 meses e 96 anos.

O município tem 223 casos em investigação, 42.821 casos descartados, 8.446 casos confirmados, 85 pacientes em isolamento domiciliar, 15 pacientes em internamento hospitalar, 100 casos ativos e 138 óbitos.

O 138° óbito se trata de paciente feminina, 96 anos, moradora do Alto da Conceição. Portadora de doença cardiovascular crônica e faleceu no dia 16/05/2021, no Hospital Santa Marta.

A cidade de Serra Talhada tem nesta segunda-feira (17/05) um total de 80 pacientes internados, incluindo pacientes de Serra Talhada e de outras cidades pernambucanas.

O Hospital Eduardo Campos está com 97% de ocupação, com três pacientes em leitos clínicos e 68 na UTI. Destes, são 09 serra-talhadenses na UTI e um em leito clínico.

O HOSPAM está com 90% de ocupação, sendo nove pacientes internados na UTI. Destes pacientes, cinco são de Serra Talhada. Nos Leitos de Retaguarda do Hospital São José não há serra-talhadenses internados. Hoje são 15 pacientes serra-talhadenses internados, sendo 14 na UTI.

Sicoob Pernambuco apresenta experiências em encontro nacional

A história do Sicoob Pernambuco e sua estratégia de expansão no Estado foi um dos destaques nos paineis com experiências exitosas do país no Pense Sicoob, evento que reuniu lideranças dos Sistemas Regionais do Sicoob, do Centro Cooperativo Sicoob e de instituições parceiras, além de autoridades e formadores de opinião do Brasil e do mundo. […]

A história do Sicoob Pernambuco e sua estratégia de expansão no Estado foi um dos destaques nos paineis com experiências exitosas do país no Pense Sicoob, evento que reuniu lideranças dos Sistemas Regionais do Sicoob, do Centro Cooperativo Sicoob e de instituições parceiras, além de autoridades e formadores de opinião do Brasil e do mundo.

O Pense Sicoob promoveu debates sobre temas relevantes para a consolidação estratégica do cooperativismo no cenário financeiro nacional.

O Sistema, formado por realidades diversas, encontrou na cooperação a chave para continuar avançando e gerando resultados. O Pense Sicoob reforça esse propósito: aproximar lideranças, compartilhar práticas e consolidar um caminho que já demonstra impactos positivos.

Um dos paineis foi apresentado por Thiago Medeiros, Diretor Organizacional e Riscos do Sicoob Pernambuco, que apresentou a história da cooperativa, que falou do início da Cooperativa, que começou oficialmente em 12 de junho do ano 2000, quando, com capital social de apenas R$ 36 mil e 101 associados, pela atuação de nomes como o atual presidente Evaldo Campos, abriu a primeira agência da então Cooperativa de Crédito Rural do Pajeú – CREDIPAJEÚ.

Thiago destacou o plano estratégico de expansão, dividindo o estado em três regiões de gestão, respeitando as particularidades locais e regionais, com protagonismo local, ultrapassando R$ 1 bilhão em ativos.

Hoje, são mais de 52 mil associados, mais de 40 pontos de atendimento e protagonismo em todo o Estado. espalhados estrategicamente pelo território de atuação. Outro destaque foi o projeto do Centro Sociocultural do Sicoob Pernambuco, que terá obras iniciadas em breve. O espaço será construído com recursos próprios e terá finalidade social, oferecendo à população cursos, atividades físicas, ações de lazer e iniciativas voltadas às demandas das comunidades locais.

Durante a apresentação, Thiago ressaltou que o empreendimento reforça o princípio cooperativista do interesse pela comunidade. Aliás, o princípio cooperativista e as características próprias da filosofia Sicoob é que traduzem o crescimento em Pernambuco, segundo Medeiros.

Na condição de membro do Conselho de Administração e por acreditar no cooperativismo financeiro, também estive participando dos dois dias de imersão do evento.

Destaques para os paineis com Salim Ismail,  empreendedor em série canadense, investidor anjo, autor, palestrante e estrategista de tecnologia, Diretor Executivo Fundador da Singularity University e autor principal de Exponential Organizations. Também para a participação do Presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e de Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Sicoob.

Protestos mostram que ‘valeu a pena’ lutar por democracia, afirma Dilma

Do G1 Um dia após os protestos contra o governo em várias cidades do país, a presidente Dilma Rousseffse emocionou ao falar do assunto durante cerimônia de sanção do novo texto do Código de Processo Civil, no Palácio do Planalto, em Brasília. Com a voz embargada, a presidente, ex-presa política durante a ditadura militar, disse que […]

capa_tuk7122-editar

Do G1

Um dia após os protestos contra o governo em várias cidades do país, a presidente Dilma Rousseffse emocionou ao falar do assunto durante cerimônia de sanção do novo texto do Código de Processo Civil, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Com a voz embargada, a presidente, ex-presa política durante a ditadura militar, disse que “valeu a pena” lutar por liberdade e democracia.

“Ontem, quando eu vi centenas e milhares de cidadãos se manifestando, não pude deixar de pensar que valeu a pena lutar pela liberdade, valeu a pena lutar pela democracia. Este país está mais forte que nunca”, declarou.

Segundo a presidente, o fortalecimento das instituições democráticas no Brasil torna o país “cada vez mais impermeável ao golpismo e ao retrocesso”.

A corrupção não nasceu hoje. Ela é uma senhora bastante idosa neste país e não poupa ninguém. Ela pode estar em qualquer área, inclusive no setor privado.”

“Um país amparado na separação, independência e harmonia dos poderes, na democracia representativa, na livre manifestação popular nas ruas e nas unas se torna cada vez mais impermeável ao preconceito, à intolerância, à violência, ao golpismo e ao retrocesso”, afirmou.

Segundo a presidente, “nas democracias, nós respeitamos as urnas, respeitamos as ruas”, afirmou . Ela reiterou que governo sempre irá “dialogar” com as manifestações das ruas e,como dois ministros haviam antecipado no domingo, anunciou que pretende enviar ao Congresso medidas de combate à corrupção.

“É assim a nação que todos nós queremos fortalecer. (…) Eu tenho certeza de que o que nós queremos é um lugar em que todos possam exercer os seus direitos pacificamente sem ameaça às liberdades civis e políticas”, acrescentou.

A cerimônia contou com as presenças do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux e do ex-presidente da República José Sarney. Mais cedo, a presidente já havia se reunido com o seu conselho político, formado pelo vice-presidente da República Michel Temer e nove ministros, para avaliar o impacto das manifestações.

SJE: Júnior Siqueira renuncia ao cargo de secretário e adere à pré-candidatura de Fredson

Júnior Siqueira, importante figura política da Frente Popular, com vasta experiência em cargos públicos, desde secretário de Governo de Antônio Valadares até secretário de Obras nos primeiros mandatos do prefeito Evandro Valadares, entregou sua carta de demissão ao atual prefeito. Em seguida, logo se posicionou politicamente e anunciou sua adesão à pré-candidatura de Fredson. Siqueira, […]

Júnior Siqueira, importante figura política da Frente Popular, com vasta experiência em cargos públicos, desde secretário de Governo de Antônio Valadares até secretário de Obras nos primeiros mandatos do prefeito Evandro Valadares, entregou sua carta de demissão ao atual prefeito.

Em seguida, logo se posicionou politicamente e anunciou sua adesão à pré-candidatura de Fredson.

Siqueira, que também ocupou a pasta de secretário de Agricultura durante a gestão de Paulo Jucá  e há sete anos e meio ocupava o cargo de secretário Municipal de Trânsito na administração de Evandro Valadares. Sua decisão de renunciar ao cargo e se juntar ao grupo de Fredson surpreendeu a política local.

“A mudança  levanta questões sobre os rumos políticos da cidade e o impacto que isso pode ter nas próximas eleições. A trajetória de Júnior Siqueira, que agora se alinha a um novo grupo, sugere uma reconfiguração no xadrez político de São José do Egito”, diz o grupo de Fredson em nota.

Galeguinho das Encomendas diz ter ajuda para Festa Universitária negada pela organização

O influencer Galeguinho das Encomendas se manifestou hoje sobre a Festa Universitária de São José do Egito. Nos dias que antecederam o evento, nas redes sociais foi ventilada a possibilidade dele organizar ou levar algumas atrações.  O tema chegou até ao Debate do Sábado.  “Galeguinho traria mais atrações de peso para a festa”, disse um ouvinte. […]

O influencer Galeguinho das Encomendas se manifestou hoje sobre a Festa Universitária de São José do Egito.

Nos dias que antecederam o evento, nas redes sociais foi ventilada a possibilidade dele organizar ou levar algumas atrações.  O tema chegou até ao Debate do Sábado.  “Galeguinho traria mais atrações de peso para a festa”, disse um ouvinte.

No vídeo,  Galeguinho diz que tratou do tema com Marcílio, da organização do evento,  a cargo da Associação Cultural de São José do Egito.

“Eu disse que meu aniversário era dia 25 e que falasse com o pessoal da organização pra gente colocar Felipe Amorim, com entrada de quatro quilos de alimentos para ajudar a população.  Sabe o que disseram? Não,  a gente não aceita.  Beleza. E outra: esse ano não vou à Festa Universitária. Eu não vou nem aí”.

Disse que teria como levar outros nomes para o evento.   “A prova tá aí: João Gomes em Ouro Velho, Marcinho Sensação em Ouro Velho, Natanzinho e Márcia Felipe em Santa Terezinha,  através do Galeguinho das Encomendas “.

“Eu só vou onde me cabe. Eu nunca fui chamado nem pra tomar um café com todos que organizam a Festa Universitária.  Eles não querem ninguém perto deles.  Não querem ajuda.  É algum mistério”, disse, de Petrolina, onde está a trabalho.