Notícias

Porteiro cita visita de suspeito da morte de Marielle à casa de Bolsonaro

Por Nill Júnior

A Polícia Civil do Rio de Janeiro teve acesso aos registros do caderno de visitas do condomínio Vivendas da Barra, na Zona Oeste do Rio, onde o presidente Jair Bolsonaro e o ex-policial militar Ronnie Lessa, acusado de ser o autor dos disparos que mataram a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, têm casa.

Nesta terça-feira (29), foi informado pelo Jornal Nacional que, no dia 14 de março de 2018, horas antes do crime, o ex-PM Élcio Queiroz, outro suspeito do crime, disse na portaria do condomínio que iria visitar Jair Bolsonaro, mas foi para a casa de Lessa.

O porteiro que trabalhava na guarita do condomínio no dia do crime anotou no livro de visitantes o nome de Élcio, o carro, um Logan, a placa, AGH 8202, e a casa visitada, que seria a de Bolsonaro, a de número 58. A entrada aconteceu às 17h10. Depois de identificar o visitante na portaria, o porteiro ligou para a casa 58 para confirmar se havia autorização para ele entrar.

No depoimento, o porteiro ainda diz que acompanhou a movimentação do carro e que viu que o veículo parou na casa 66, onde morava Ronnie Lessa, outro acusado de matar Marielle e Anderson.

Élcio é um dos suspeitos do assassinato de Marielle. A polícia o acusa de ser o motorista do carro usado no crime.

Registros de presença da Câmara dos Deputados mostram que o então deputado federal Jair Bolsonaro estava em Brasília no dia do crime. Além disso, ele também postou vídeos nas redes sociais em que mostrava que ele estava na Câmara.

A citação a Bolsonaro pode levar a investigação da morte de Marielle ao Supremo Tribunal Federal (STF), já que o presidente na época era deputado federal, e, por isso, tem direito a foro privilegiado.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, soube com antecedência das provas colhidas pela polícia sobre a citação do nome do presidente na investigação do assassinato de Marielle Franco. De acordo com o Radar, coluna da revista Veja, um interlocutor informou que Witzel não escondia a euforia com os fatos revelados nesta terça-feira pelo jornal.

Outras Notícias

Patriota evita polemizar com Zé Negão: “Não merece resposta”

Gestor se mostrou magoado com xingamento do vereador à sua mãe. “Não aceito. Minha mãe era uma santa”. Por André Luis O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, falou nesta quarta-feira (01.07), ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, sobre a polêmica criada em fala anterior à emissora, sobre o “super concurso” que estaria […]

Gestor se mostrou magoado com xingamento do vereador à sua mãe. “Não aceito. Minha mãe era uma santa”.

Por André Luis

O prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, falou nesta quarta-feira (01.07), ao programa Manhã Total da Rádio Pajeú, sobre a polêmica criada em fala anterior à emissora, sobre o “super concurso” que estaria engatilhado para este ano.

A fala desta quarta-feira ocorreu dentro da tradicional entrevista institucional que a emissora promove todos os anos, no dia do aniversário de emancipação política da cidade, que este ano completa 111 anos.

Ao lado do vice-prefeito, Alessandro Palmeira e da primeira dama, Madalena Leite, Patriota reafirmou que existe a programação do concurso e que se for autorizado, lança o certame ainda este ano. “Eu estava devendo o concurso, mas não vou poder realizar esse ano. Estávamos prontos pra fazer o concurso, eu disse e reafirmo. Então, não preciso provar pra ninguém da minha intenção, do que tinha planejado internamente na gestão e não era só isso, tinha muito mais. Tava planejado, mas não vai poder fazer porque agora estamos proibidos. Se abrir espaço ainda esse ano e puder publicar vocês vão ver”, afirmou.

Sobre as críticas, e o questionamento do vereador e pré-candidato, Zé Negão, de que se realmente existisse a intenção de realizar o concurso, o prefeito teria colocado na Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO), Patriota rebateu: “é meninice, é coisa de criança. Hoje a despesa do concurso se mantém com o resultado da inscrição. Então lamento que pessoas fiquem tentando distorcer, inventando assunto dali, dacolá, sem uma bagagem, procurando assunto pra polemizar com o prefeito Patriota”. 

Para ele, as críticas surgem de pessoas com interesses contrariados. “São pessoas amarguradas, mal resolvidas, até amorosamente, às vezes, que vivem de dar pancada, que não reconhecem, ou, porque não gostam da cara, ou, porque o cara está insatisfeito. O que eu disse foi dito”.

Patriota se mostrou magoado com as críticas por Zé Negão, em áudio vazado, onde inclusive, o vereador usa um palavrão, ofendendo a sua mãe. “Jamais vou ofender a ninguém, que Deus abençoe a todos. É muito triste você ter sua mãe ofendida. Minha mãe era quase uma santa. Eu não aceito agressão à minha mãe. Me agrida. Minha mãe me deu a vida, fez tudo e vir alguém agora agredir minha mãe, desrespeitar, é muito duro”, desabafou.

Questionado sobre uma resposta ao vereador e sobre o pedido de desculpas, feito durante entrevista à emissora, Patriota disse, que não sabia se merecia resposta. “Não sei como tratar isso, Deus é quem sabe. Nesse nível eu não estou acostumado a discutir. Esse nível não é adequado pra se tratar o desenvolvimento, de se tratar pessoas. Eu não tenho nada contra ninguém, nunca ofendi nem esse cidadão, nem outro, não me interessa ofender. Então eu não queria perder meu tempo em discutir esse tipo de assunto. Cabe a Deus tomar as providências e ao povo julgar politicamente o que achar conveniente”, destacou.

Falando sobre a gestão, Patriota elencou as ações realizadas nos últimos anos. Disse, que teve um mandato difícil, tendo que enfrentar a seca nos primeiros sete anos e agora no oitavo e último ano, a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Provocado por ouvintes, o prefeito falou ainda sobre a implantação do Procon na cidade – cobrança antiga da população, que segundo ele vai funcionar junto com o Núcleo de Práticas Jurídicas na FASP.

Também falou sobre a reativação do Abatedouro e da Invesa. O primeiro, segundo Patriota, o prefeito de São José do Egito, Evandro Valadares teria dito que havia um grupo interessado, “mas parece que recuou”. Já sobre a Invesa, o prefeito disse estar numa situação difícil. “Tem um nó grande, porque tem um conjunto de débitos enorme, tem muitas ações de penhora de cobrança e está um pouco abandonada posso assim dizer, além do débito que está também com o banco”. 

Patriota informou que está sendo discutido a implantação de um sistema novo de monitoramento do coronavírus, que deve ser lançado esta semana. “Chama-se, passaporte imunológico. Vamos testar e ver se funciona. A França implantou. Então, vai ser a caderneta de vacinação no seu celular, todas as suas vacinas vão estar lá e você vai estar sendo monitorado, inclusive quando fizer o teste da Covid, vai pra lá”, informou.

O prefeito também anunciou que em breve será inaugurado na Sala do Empreendedor, a Central de Oportunidades. “Vai ter Agência do Trabalho, Agência de Empreendedorismo e Junta Comercial, a JUCEPE”.

Patriota informou ainda sobre a chegada de uma empresa do núcleo de energia solar. “Me garantiram que vão fazer um grande investimento. Um novo posto de combustível,  mais sete hectares de placas solares. Investimento que gera emprego e nos ajuda muito também”, anunciou.

Por fim, o prefeito disse que a gestão, junto com o governo do Estado, está acompanhando a digitalização do Cine Teatro São José, junto à Secretaria Estadual de Cultura. Ele ainda fez um longo balanço da gestão, avaliando como positiva.

O blog e a história: quando Brotas secou

Em 2 de janeiro de 2014 Ver a Barragem de Brotas em Afogados da Ingazeira voltando a “sangrar” foi o maior desejo dos sertanejos atendidos pelo reservatório externado nas enquetes de ano novo realizadas na Rádio Pajeú. Da mesma forma, a imagem de Brotas seca pela primeira vez  desde que foi concebida, foi escolhida como […]

Em 2 de janeiro de 2014

Ver a Barragem de Brotas em Afogados da Ingazeira voltando a “sangrar” foi o maior desejo dos sertanejos atendidos pelo reservatório externado nas enquetes de ano novo realizadas na Rádio Pajeú.

Da mesma forma, a imagem de Brotas seca pela primeira vez  desde que foi concebida, foi escolhida como a mais impactante do ano que se foi.

Neste fim de ano, muitos sertanejos que residem fora e vieram tirar férias no seu torrão natal foram à Barragem para verifocar in loco o que atestaram as imagens registradas ano passado. Queriam ver, ainda sem acreditar, para crer.

A barragem é tida como uma  das obras hídricas mais importantes do Pajeú e Sertão do Estado, abastecendo dois dos municípios com maior população urbana da região, Afogados e Tabira.

Foram determinantes para sua construção  o governador Eraldo Gueiros Leite, o engenheiro Mário Antonino e o tuparetamense Francisco Perazzo, então Secretário daquele governo.

A construção da Barragem teve início em 1974 e o seu término ocorreu no ano de 1976. O gestor do município era Silvério Queiroz.

Prefeita de Arcoverde homenageia Eduardo Campos em assinatura de ordem de serviço

“Isso tudo que estamos assinando de ordem de serviço, a partir de hoje (20), é por causa de Eduardo Campos”, declarou a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto durante evento, que marcou a abertura da agenda de autorizações para obras de calçamentos na cidade. Nessa quarta-feira, foi a vez de três ruas do bairro da Boa Vista. Até […]

timthumb.php
Luto oficial foi decretado em Arcoverde

“Isso tudo que estamos assinando de ordem de serviço, a partir de hoje (20), é por causa de Eduardo Campos”, declarou a prefeita de Arcoverde, Madalena Britto durante evento, que marcou a abertura da agenda de autorizações para obras de calçamentos na cidade.

Nessa quarta-feira, foi a vez de três ruas do bairro da Boa Vista. Até o começo de setembro, serão autorizados mais 20  calçamentos, todos na periferia. Ao todo são 45 ruas, que devem ser entregues até o final do ano.

“Em cada canto da cidade teremos uma lembrança de Eduardo. Devemos tudo isso a ele.”, enfatizou Madalena, que fez questão de contar, que desde o primeiro encontro com ex-governador como prefeita, ele sempre se colocou a disposição para ajudar Arcoverde.

Amanhã (21), Madalena Britto assina ordem de serviço de oito ruas no bairro do JK, às 16h, onde fechará 100% de calçamento da comunidade. Na sexta-feira (22), é a vez da Cidade Jardim com mais sete ruas e a autorização da construção de uma Unidade de Saúde Básica.

Como esperado, André Maio deixa base de Márcia

O vereador André Maio (Podemos) comunicou a saída do grupo do governo Márcia Conrado (PT) no início do ano eleitoral. De acordo com o próprio legislador, ao Farol de Notícias, entrou em contato com a prefeita e com a vereadora Alice Conrado (PP), mãe da gestora. Maio afirmou que está deixando o grupo político porque […]

O vereador André Maio (Podemos) comunicou a saída do grupo do governo Márcia Conrado (PT) no início do ano eleitoral.

De acordo com o próprio legislador, ao Farol de Notícias, entrou em contato com a prefeita e com a vereadora Alice Conrado (PP), mãe da gestora.

Maio afirmou que está deixando o grupo político porque não tem mais condições de ficar e que são suas parentes, e mantém a consideração. Maio vinha criticando a condução de Márcia e seu grupo.

“Já tinha avisado que tinha dado um prazo, vinha criticando o governo e não tinha mais condição de ficar dentro do grupo. Eu saio numa boa, não tem mágoa”, comentou o vereador, ratificando que não será candidato a cabeça de chapa.

“Sou pré-candidato a reeleição e não a prefeito ou a vice-prefeito. Mas estou deixando o grupo do governo numa boa. Sem mágoas, mas que não dá mais para continuar comungando das mesmas ideias do governo”.

MMA promove seminário na Univasf Juazeiro-BA neste sábado

O dia 17 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. Para marcar a data, será realizado neste sábado (17) o Seminário “Dia Mundial de Combate à Desertificação”, no Campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).  O evento, […]

O dia 17 de junho foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. Para marcar a data, será realizado neste sábado (17) o Seminário “Dia Mundial de Combate à Desertificação”, no Campus Juazeiro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). 

O evento, que tem como tema “Mulheres, Suas Terras, Seus Direitos”, é promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) e a Univasf. A programação acontece no Complexo Multieventos, a partir das 8h.

O reitor da Univasf Telio Nobre Leite e a vice-reitoria Lucia Marisy de Oliveira participarão do Seminário como representantes da Universidade. O reitor integrará a mesa “Caracterização, Perfil Socioeconômico e Desenvolvimento do Semiárido”, que começará às 8h30 e terá a coordenação do deputado federal Fernando Mineiro (PT/RN). 

Completa a Mesa Alexandre Henrique Bezerra Pires, representante do MMA; Manoela Gomes de Oliveira Bezerra, coordenadora da Unidade Regional Sertão do São Francisco de Juazeiro (BA) (INEMA/ABEMA); Paulo Pedro de Carvalho, membro da Coordenação da ASA pelo Estado de Pernambuco (ASA/Caatinga – PE); e Paulo Carlos Gomes da Silva, pesquisador da Embrapa Semiárido.

Lucia Marisy participará da roda de escuta “Mulheres dos Povos e Comunidades Tradicionais da Caatinga e suas práticas de manejo da terra para o combate à Desertificação”. A roda de escuta inicia às 10h30 e também terá como participantes Edel Moraes, secretária nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA; Cícera Lindayane de Oliveira e Maria De Lurdes Delmondes Alves, agricultoras familiar do Sertão do Araripe de Pernambuco; e Ana Lúcia Santos da Silva, agricultora da Comunidade de Fundo de Pasto Lagoa do Meio de Juazeiro (BA).

Ainda como parte da programação, acontecerá às 14h o lançamento da Campanha Global de Prevenção e Combate à Desertificação Mulheres: Suas Terras, Seus Direitos. Já a partir das 15h acontece uma bate-papo sobre o tema “Perspectivas da Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos das Seca”, que também conta com a participação da vice-reitora da Univasf Lucia Marisy. O Seminário encerra com a atração cultural da Orquestra Sanfônica Acordes do Campestre. 

O Seminário “Dia Mundial de Combate à Desertificação” tem o apoio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) e Global Environment Facility (GEF).

A celebração terá transmissão ao vivo e pode ser assistido no YouTube clicando aqui, ou no canal da TV Caatinga.