Notícias

Poluição sonora: Padres tem vida difícil em tempo eleitoral

Por Nill Júnior
Em Iguaracy, Padre Erinaldo não conseguiu celebrar pela zoada de ato político
Em Iguaracy, Padre Erinaldo não conseguiu celebrar pela zoada de ato político

Sacerdotes e fiéis no Pajeú tem tido dor de cabeça com a falta de planejamento e desrespeito  de eventos políticos e divulgação através de carros de som na região. Isso porque falta aos candidatos sensibilidade e respeito à legislação eleitoral, que proíbe realização de atos com som a menos de 200 metros de locais de cultos ou órgãos públicos.

Pastores evangélicos também sofrem com o mal, mas como a maioria da comunidade na região é adepta do catolicismo,  as reclamações são mais fortes dessa parcela da comunidade. A última “vítima” foram o Padre Erinaldo Sultério e os fiéis que estavam na Paróquia de São Sebastião, em Iguaracy.

A Santa Missa do domingo simplesmente não aconteceu por conta de uma carreata e motocada política  de inauguração de um Comitê Eleitoral. O Padre até tentou iniciar a celebração, mas a zoada dos carros, alguns com porta malas aberto e som a todo volume não ofereceram a menor condição de que acontecesse.

Há alguns dias, o Padre Marco Maciel, Administrador Paroquial de Santa Cruz da Baixa Verde fez um desabafo em sua página no Facebook. Ele tentava ir para uma celebração em Serra Talhada mas não conseguiu chegar por conta da movimentação de uma carreata na cidade. Simplesmente não havia por onde passar. “Precisam respeitar o direito de ir e vir”, reclamou.

Em Afogados da Ingazeira, o problema são os carros de som no entorno da Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, principalmente nos horários de feira livre aos sábados de manhã, quando há disputa de carros no centro. Em casos como o de Iguaracy, o padre está solicitando providências para preservação do direito ao culto na Justiça Eleitoral.

Outras Notícias

Sicoob se reúne com setor econômico de Timbaúba e Aliança

O Sicoob Pernambuco participou de importante reunião com representantes do setor econômico de Timbaúba. Participaram Câmara de Dirigentes Lojistas, SEBRAE, Prefeitura de Timbaúba e também do vizinho município de Aliança. A reunião contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Pernambuco e do Sicoob Central NE, Evaldo Campos. As entidades puderam […]

O Sicoob Pernambuco participou de importante reunião com representantes do setor econômico de Timbaúba.

Participaram Câmara de Dirigentes Lojistas, SEBRAE, Prefeitura de Timbaúba e também do vizinho município de Aliança.

A reunião contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Pernambuco e do Sicoob Central NE, Evaldo Campos. As entidades puderam conhecer um pouco mais do potencial do Sicoob, seus produtos e serviços.

A boa notícia, a cooperativa estuda inaugurar uma agência na região, como fez em Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe.

Timbaúba é um município localizado na Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, o município possui destaque por forte influência do comercio e produção. Como polo regional, tem um papel importante no desenvolvimento sócio-econômico da Zona da Mata Norte.

Unidade em Jaboatão: no último dia 23 de setembro, o Sicoob entregou à população de Jaboatão dos Guararapes sua nova unidade,  alinhada à política de fomento e desenvolvimento de uma das instituições que mais crescem no Brasil.

A entrega da unidade Jaboatão foi bastante prestigiada, no caminho do que tem ocorrido na sua agenda de ampliação.

Estiveram presentes o Diretor Presidente da Central Nordeste e do Conselho de Administração do Sicoob Pernambuco, Evaldo Campos; o Diretor Executivo da Central Nordeste, Neilson Oliveira e o Presidente do Sescoop PE, Malaquias Oliveira.

Do Sicoob Pernambuco ainda participaram o Diretor Executivo Edmilson Ramos, o Diretor Organizacional e Riscos, Thiago Medeiros; a Supervisora de Produtos, Serviços e Marketing Lisandra Lucena; o Gerente Regional Almir Miranda; a Gerente da Agência de Jaboatão, Evellyne Marinho mais os gerentes das agências de Boa Viagem e Camaragibe, Daniele Pimentel e Vinícius Aragão.

Também prestigiou a entrega o Deputado Estadual Waldemar Borges, além de empresários, parceiros e sócios do Sicoob Pernambuco.

Jaboatão dos Guararapes tem mais de 700 mil habitantes,  sendo o segundo município mais populoso do estado. É o maior município sem ser capital no norte- nordeste, sendo também, maior fora do eixo Rio-São Paulo.

Tem o segundo maior PIB do Estado, com foco no setor de serviços, indústria, comércio e agricultura. Esse potencial encontra alicerce na política de desenvolvimento do Sicoob Pernambuco,  que adapta seu portfólio de serviços à realidade local.

História:  O Sicoob Pernambuco nasceu em 20 de dezembro 1999, em São José do Egito, município do Alto Sertão do Pajeú pernambucano, através da união de 101 pessoas, pequenos produtores rurais do setor avícola. Surgia  a CREDIPAJEÚ, hoje conhecida como Sicoob Pernambuco.

Em junho de 2000 foi aberta a primeira agência. Hoje já contam com mais de 30 pontos de atendimento espalhados pela área de atuação em Pernambuco e na Paraíba.

Surgiram em meio a um contexto de transformações do sistema agroindustrial local, com fortes alterações no ritmo de produção e vida dessa localidade. O objetivo principal sempre foi atender às necessidades financeiras dos cooperados, promovendo o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

Alinhado à expansão física, a cada dia, o Sicoob intensifica e acelera investimentos em tecnologia e inovação, buscando melhorar cada vez mais a experiência dos cooperados que preferem o atendimento digital, sem deixar de lado a essência acolhedora, humana e cooperativista.

São 22 anos de braços dados com a educação financeira e cooperativista dos nossos cooperados, através da ajuda mútua, da economia sistemática e do uso adequado do crédito, fomentamos a expansão do cooperativismo de crédito mútuo.

Diário Oficial ratifica promotor Lucio Luiz como promotor de Ouricuri

Afogados On Line O Diário Oficial do Ministério Público desta quinta (3) já apresenta o promotor de Justiça, Lucio Luiz de Almeida Neto como 2º Promotor de Justiça de Ouricuri. No D.O  diz que o Procurador-Geral de Justiça no uso de suas atribuições resolve: Designar Lúcio Luiz de Almeida Neto, 2º Promotor de Justiça de […]

Afogados On Line

O Diário Oficial do Ministério Público desta quinta (3) já apresenta o promotor de Justiça, Lucio Luiz de Almeida Neto como 2º Promotor de Justiça de Ouricuri.

No D.O  diz que o Procurador-Geral de Justiça no uso de suas atribuições resolve: Designar Lúcio Luiz de Almeida Neto, 2º Promotor de Justiça de Ouricuri, de 2ª Entrância, para o exercício simultâneo no cargo de 1º Promotor de Justiça de Ouricuri, no período de 03/08/2023 a 20/08/2023, em razão das férias do Dr. Manoel Dias da Purificação Neto.

Também, há a informação que o promotor de Justiça Wítalo Rodrigo de Lemos Vasconcelos, 3º  Promotor de Justiça de Afogados da Ingazeira, de 2ª Entrância, para oficiar perante a Justiça Eleitoral de primeira instância, na 066ª Zona Eleitoral da Comarca de Afogados da Ingazeira, no período de 03/08/2023 a 30/09/2023.

Funcionária da ADAGRO/IPA estaria positivada para Covid e trabalhando, diz Internauta Repórter

O leitor do blog e ouvinte da Rádio Pajeú, Juscelio Gomes, foi emitir uma Guia de Trânsito Animal na ADAGRO, onde também funciona o IPA, e diz ter ouvido que uma servidora testou positivo para Covid-19 e não cumpriu o isolamento. Dentre os próprios servidores, há a informação circulando. “Tá trabalhando normalmente. Lá frequentam idosos […]

O leitor do blog e ouvinte da Rádio Pajeú, Juscelio Gomes, foi emitir uma Guia de Trânsito Animal na ADAGRO, onde também funciona o IPA, e diz ter ouvido que uma servidora testou positivo para Covid-19 e não cumpriu o isolamento. Dentre os próprios servidores, há a informação circulando.

“Tá trabalhando normalmente. Lá frequentam idosos e podem pegar a doença”. Há um aumento de casos no Estado.

Apesar de controlada do que se entende como pandemia, a Covid-19 ainda pode matar idosos, portadores de doenças crônicas , principalmente no espectro de quem não tomou todas as doses preconizadas pelo Ministério da Saúde

A Vigilância Sanitária esteve no local. “Eles negaram a situação e dizem que já saíram do período de isolamento” disse Aline Alves, da Vigilância.

Depois da repercussão,  a versão da ADAGRO mudou: a pessoa só teria ido entregar o atestado.  “Foi feita a orientação de só entregar o atestado quando voltar ou então mandar por WhatsApp”. Ainda orientado que, quem estivesse com sintomas, procurasse a unidade de saúde pra realizar a testagem.

Se testar positivo para covid-19:

Manter isolamento domiciliar por 7 dias, com possibilidade de redução para 5 dias se estiver afebril nas últimas 24h e testar negativo ao final do 5º dia;

Monitorar os sinais de agravamento e procurar um serviço de saúde caso piorem os sintomas;

Após o retorno ao trabalho ou outro ambiente coletivo como escola, creche, transporte público, serviço de saúde, usar máscara até completar 10 dias do início dos sintomas a fim de evitar a transmissão para outras pessoas;

Nesse período de retorno ao trabalho, se precisar retirar a máscara, evitar estar próximo das pessoas de risco; dentre outras medidas.

Plano de Convivência com a Covid-19 avança em Pernambuco

Pernambuco entra, nesta segunda-feira (2), em mais uma nova fase do Plano de Convivência com a Covid-19. Com os índices epidemiológicos mantendo a tendência de desaceleração, de acordo com os dados oficiais do governo, a flexibilização continua com o aumento da carga horária de serviços de alimentação, bem como de atividades esportivas e cinemas. Bares, restaurantes, […]

Pernambuco entra, nesta segunda-feira (2), em mais uma nova fase do Plano de Convivência com a Covid-19. Com os índices epidemiológicos mantendo a tendência de desaceleração, de acordo com os dados oficiais do governo, a flexibilização continua com o aumento da carga horária de serviços de alimentação, bem como de atividades esportivas e cinemas.

Bares, restaurantes, lanchonetes e serviços similares de alimentação agora poderão funcionar das 5h até meia-noite, em todos os dias da semana. Os horários valem para todos os municípios de todas as macrorregiões de saúde. Atividades esportivas coletivas e individuais e clubes sociais também seguirão o limite de 5h à meia-noite.

Eventos corporativos, que continuam com permissão de realização até 23h, poderão ser feitos com público de até 200 pessoas ou 50% da capacidade, o que for menor. Salvo os jogos profissionais de futebol em estádio, está permitida a presença de público nos estádios, ginásios esportivos e similares de até 100 pessoas ou até 50% (cinquenta por cento) da sua capacidade, prevalecendo o que for menor.

As colações de grau, aulas da saudade, cultos ecumênicos, cinemas, teatros e circos também poderão ampliar a capacidade para 300 pessoas, ou 50% do local, o que for menor.  Cinemas e teatros, especificamente, poderão funcionar até a meia-noite, durante todos os dias, a partir desta segunda-feira.

Na Semana Epidemiológica (SE) 29, que compreende o período de 18 a 24 de julho, foram notificados 606 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) no Estado. O quantitativo representa uma queda de 14,6% em relação à SE 28 e de 34% em relação à SE 27. Já em relação às solicitações de leitos, foram registrados 442 pedidos de vagas na Central de Regulação na SE 29, uma redução de 20% em relação à semana anterior.

Presidente do BNB discute parcerias para educação do Nordeste com ministro Camilo Santana

O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, anunciou em suas redes sociais uma reunião realizada nesta quarta-feira (7) em Brasília com o ministro da Educação, Camilo Santana, para discutir parcerias que visam fortalecer a educação na região Nordeste.  Durante o encontro, Câmara destacou o compromisso do BNB com a melhoria dos indicadores educacionais, […]

O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara, anunciou em suas redes sociais uma reunião realizada nesta quarta-feira (7) em Brasília com o ministro da Educação, Camilo Santana, para discutir parcerias que visam fortalecer a educação na região Nordeste. 

Durante o encontro, Câmara destacou o compromisso do BNB com a melhoria dos indicadores educacionais, especialmente no que diz respeito ao ensino de jovens e adultos.

“Fortalecer a educação é investir no futuro. Conversei nesta quarta-feira, em Brasília, com o ministro da Educação, Camilo Santana e sua equipe sobre parcerias para incentivar o ensino de jovens e adultos no Nordeste. O BNB tem compromisso com a melhoria dos indicadores da região e vamos somar esforços para continuarmos avançando”, afirmou Câmara em sua publicação.

A reunião reflete a prioridade dada à educação como ferramenta essencial para o desenvolvimento socioeconômico do Nordeste, uma região que historicamente enfrenta desafios em termos de acesso e qualidade no ensino. A parceria entre o BNB e o Ministério da Educação busca criar novas oportunidades para os jovens e adultos nordestinos, garantindo que a educação seja um motor para a inclusão e o crescimento regional.

Camilo Santana reforçou a importância de alianças estratégicas para ampliar o alcance de políticas educacionais na região. A cooperação com o BNB é vista como uma oportunidade de potencializar os recursos e esforços para melhorar os índices educacionais no Nordeste.

O encontro sublinha a sinergia entre instituições financeiras e o governo federal para enfrentar os desafios educacionais no Nordeste, com o objetivo de transformar a realidade local e preparar as novas gerações para um futuro promissor.