Notícias

Polo Pé de Serra congrega a tradição do forró no São João de Arcoverde

Por André Luis
Foto: Paulo Paiva/Arquivo DP

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação, em parceria com o Sesc Arcoverde, o Polo Pé de Serra acontece na Praça Winston Siqueira e agrega uma programação dedicada inteiramente ao genuíno forró. O espaço visa fomentar a tradição de artistas e bandas, sendo também um dos principais atrativos turísticos, através da valorização da cultura local.

De acordo com a secretária de Cultura e Comunicação, Teresa Padilha, o polo possui como característica principal oferecer uma variedade de atrações locais e regionais no decorrer da festividade. “Estão sendo contemplados este ano o total de 16 artistas e grupos, entre trios e bandas do segmento, que fortalecem com grande empenho a manutenção do forró pé de serra em nossa cultura”, afirmou.

Confira a programação:

Sexta-feira, 21/06

22h – Art Nordestina

0h – Trio catingueira

Sábado, 22/06

22h – Forró Pesado

0h – Cícero do Acordeon

Domingo, 23/06

22h – Paulinho do Forró

0h – Românticos do Forró

Segunda-feira, 24/06

21h – Giovane do Acordeon

23h – Alberone e Balão Popular

Quarta-feira, 26/06

21h – Trio Catingueira

22h – Zé Coco e forró Água de Coco

Quinta-feira, 27/06

21h – Tempero Nordestino

23h – Art Nordestina com Pé de Gréia

Sexta-feira, 28/06

22h30 – Zé Coco e Forró Água de Coco

0h – Tempero Nordestino

Sábado, 29/06

22h – Cintura de Pilão

0h – Paulinho do Forró

Outras Notícias

Gestão Messias do Dnocs precisa melhorar com urgência Lar Dom Hélder, diz MP

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de local, recomendou à gestão Messias do Dnocs, e à Secretaria Municipal de Assistência Social a adoção de medidas para aprimorar o funcionamento do Lar Dom Hélder Câmara. Trata-se da unidade de acolhimento institucional destinada ao atendimento de crianças e adolescentes afastados […]

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de local, recomendou à gestão Messias do Dnocs, e à Secretaria Municipal de Assistência Social a adoção de medidas para aprimorar o funcionamento do Lar Dom Hélder Câmara.

Trata-se da unidade de acolhimento institucional destinada ao atendimento de crianças e adolescentes afastados temporariamente do convívio familiar.

A recomendação tem como base um Relatório Psicológico de Inspeção elaborado pela Gerência Ministerial de Apoio Técnico (GMAT), que apontou fragilidades estruturais, insuficiência de profissionais e ausência de equipe técnica exclusiva para o atendimento dos acolhidos.

Entre as providências recomendadas está a contratação de profissionais para compor a equipe técnica mínima da unidade, com a inclusão de psicólogo e assistente social vinculados diretamente ao serviço.

O objetivo é garantir acompanhamento contínuo aos acolhidos, especialmente em situações de rompimento de vínculos familiares, institucionalização prolongada e outras demandas relacionadas à proteção social.

A 2ª Promotoria de Justiça de Custódia também recomendou o reforço da equipe de apoio, com a contratação de novos porteiros, cuidadores e profissionais para atividades de cozinha e serviços gerais, de forma a adequar as escalas de trabalho às normas vigentes e assegurar atendimento permanente às crianças e adolescentes

Cartão Postal, Catedral de Petrolina ganha nova iluminação

A Catedral Sagrado Coração de Jesus, cartão postal de Petrolina, ganhou reforço na iluminação. A prefeitura iluminou um dos principais pontos turísticos do município com mais 19 refletores. A ação faz parte da preparação do município para celebrar a festa da padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos, na próxima quinta-feira (15). Além do programa ‘Mais […]

A Catedral Sagrado Coração de Jesus, cartão postal de Petrolina, ganhou reforço na iluminação. A prefeitura iluminou um dos principais pontos turísticos do município com mais 19 refletores.

A ação faz parte da preparação do município para celebrar a festa da padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos, na próxima quinta-feira (15).

Além do programa ‘Mais Luz’, o local ainda recebeu limpeza e reparos das equipes do ‘Cidade Mais Limpa’ que preparam o local para o novenário. As novas luminárias são lâmpadas metálicas de 400 Watts e integram de maneira permanente a iluminação, junto com as outras 12 que já existiam no local.

“O programa ‘Mais Luz’ mais que dobrou a iluminação da Catedral. Além preparar para uma belíssima festa, os novos refletores colocam ainda mais em evidência um dos principais pontos turísticos de Petrolina”, enfatiza o secretário executivo de Serviços Públicos, Alisson Oliveira.

Devolução da BR 232 ao Governo Federal transfere promessa de duplicação até Serra Talhada

Ministro dos Transportes Renan Filho garantiu que obra será realizada Por André Luis A devolução da gestão da BR-232 anunciada neste sábado pelo Governo de Pernambuco ao Governo Federal, foi acertada durante reunião entre a governadora Raquel Lyra e o ministro dos Transportes, Renan Filho no dia 19 de maio. O anúncio levantou o questionamento […]

Ministro dos Transportes Renan Filho garantiu que obra será realizada

Por André Luis

A devolução da gestão da BR-232 anunciada neste sábado pelo Governo de Pernambuco ao Governo Federal, foi acertada durante reunião entre a governadora Raquel Lyra e o ministro dos Transportes, Renan Filho no dia 19 de maio.

O anúncio levantou o questionamento sobre a promessa feita pela governadora em setembro do ano passado, em plena campanha eleitoral, de duplicar a rodovia até Serra Talhada.

Acontece que com a devolução da gestão para o Governo Federal, a promessa também foi transferida. Na reunião de maio, o ministro Renan Filho informou à Raquel Lyra que o Governo Federal vai investir na malha viária do estado.

Entre os investimentos garantidos pelo ministro na BR-232 estão a revitalização de Recife a Caruaru, que segundo ele deve ter continuidade em 2023 e o início das obras de duplicação dessa mesma rodovia do trecho de 259,9 quilômetros, que vai de São Caetano a Serra Talhada.

No dia 25 de maio, após o Governo Federal garantir a duplicação da BR-232 até Serra Talhada, a prefeita Márcia Conrado comemorou a decisão e destacou a importância da obra para a região. “Sabemos o quanto a infraestrutura é importante para garantir o desenvolvimento econômico do Interior do Estado. Temos muitos municípios na região com um potencial imenso em diversas áreas e essa obra será essencial para que possamos nos desenvolver ainda mais”.

Convocados novos servidores da saúde para os hospitais de Pernambuco

O governador Paulo Câmara assinou, nesta quarta-feira (06.12), uma nova convocação de profissionais de saúde para reforçar os hospitais da rede estadual. A convocação de 359 aprovados em concurso público será divulgada nesta quinta-feira (07.12) no Diário Oficial do Estado. Nos próximos dias, os convocados, totalizando 194 de nível técnico (técnicos de enfermagem e de radiologia) […]

O governador Paulo Câmara assinou, nesta quarta-feira (06.12), uma nova convocação de profissionais de saúde para reforçar os hospitais da rede estadual. A convocação de 359 aprovados em concurso público será divulgada nesta quinta-feira (07.12) no Diário Oficial do Estado.

Nos próximos dias, os convocados, totalizando 194 de nível técnico (técnicos de enfermagem e de radiologia) e 165 de nível superior, entre enfermeiros, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas (motor e respiratório), terapeutas ocupacionais, entre outros, serão chamados, por meio de telegrama, para perícia, posse e posterior lotação.

Após a posse, terão 30 dias para iniciar as atividades nos respectivos serviços de lotação. Eles irão exercer suas atividades em unidades hospitalares do Recife, Goiana, Limoeiro, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Salgueiro, Ouricuri, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada.

“O fortalecimento da rede estadual de saúde tem sido uma prioridade do nosso governo que, desde 2015, tem reforçado as escalas de profissionais dos hospitais e unidades de saúde na Região Metropolitana do Recife (RMR) e Interior”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Neste ano, foram 2.448, entre médicos (457) e outros profissionais de nível superior (395) e médio (1.596). Ao todo, desde o início do Governo Paulo Câmara, já foram 5,9 mil convocações, sendo 843 médicos e 5.062 não médicos (859 enfermeiros, 3.170 de técnicos de enfermagem, 303 de outras categorias técnicas e 730 de outros cargos de nível superior).

“O Governo de Pernambuco se destaca no Nordeste com os maiores percentuais de investimentos próprios na área de Saúde, numa clara demonstração da priorização do setor. Graças a isso, mesmo em um momento adverso, com uma grave crise que atinge todo o país, o nosso Estado, que possui uma das maiores redes próprias do Brasil, não só manteve o atendimento em todas as unidades, como vem reforçando as escalas dos serviços e, com isso, tem conseguido alavancar a produção hospitalar e ambulatorial”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, Iran Costa.

O secretário complementa fazendo um balanço das contratações. “Com esta nova nomeação, o governador Paulo Câmara entra para a história com a maior contratação de profissionais de Saúde concursados de todos os tempos em nosso Estado”.

Realizado em 2014, o concurso para profissionais de saúde de diversas áreas, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que teria seu prazo expirado em 2016, foi prorrogado até dezembro 2018.

João Batista diz ter organizado melhor festa de Triunfo

A 59ª Festa dos Estudantes reuniu cerca de 50 mil pessoas nos shows do palco principal, segundo números da Prefeitura Municipal.  Turistas, visitantes e triunfenses se reuniram, para durante esses oito dias de programação (de 22 a 29 de julho) para acompanhar o um clima agradável e atrações de repercussão nacional. Em conversa com o Triunfo Hoje, o […]

Foto: Triunfo Hoje

A 59ª Festa dos Estudantes reuniu cerca de 50 mil pessoas nos shows do palco principal, segundo números da Prefeitura Municipal.  Turistas, visitantes e triunfenses se reuniram, para durante esses oito dias de programação (de 22 a 29 de julho) para acompanhar o um clima agradável e atrações de repercussão nacional.

Em conversa com o Triunfo Hoje, o prefeito  João Batista avaliou a Festa como a melhor da cidade, pela diversidade de atrativos e qualidade dos serviços.  “Foi sem duvidas, a melhor festa de Triunfo. Pela qualidade e diversidade das atrações, por reunir em um só evento cultura de rua, esportes, artes plásticas, e grandes shows, com música de qualidade para todos os públicos e gostos”, disse o prefeito.

Batista ainda falou do bom momento que a cidade vive e comemorou os resultados positivos conseguidos pela organização do evento. “Triunfo vive um momento maravilhoso e a Festa dos Estudantes – Festival de inverno de Triunfo veio coroar isto. Fizemos um trabalho de divulgação anterior que deu resultados além da expectativa, lotando nossa rede hoteleira e com reflexo ainda nos próximos meses”, concluiu.