Polícia Civil realiza Operação Pecúnia com alvos no Sertão
Por Nill Júnior
71ª Operação de Repressão Qualificada do ano investiga a prática dos crimes de Tráfico de Drogas e Lavagem de Dinheiro.
A Polícia Civil de Pernambuco desencadeou na manhã desta sexta-feira (29), a 71ª Operação de Repressão Qualificada do ano, denominada “Pecúnia”, vinculada à Diretoria Integrada Especializada – DIRESP, sob a presidência do Delegado Douglas Camilo, titular da 2ª Delegacia de Polícia de Repressão ao Narcotráfico – 2ª DPRN, unidade integrante do Departamento de Repressão ao Narcotráfico – DENARC.
A investigação foi iniciada em março de 2020, com o objetivo de identificar e desarticular Organização Criminosa voltada à prática dos crimes de Tráfico de Drogas e Lavagem de Dinheiro. Ontem foram cumpridos 09 (nove) Mandados de Prisão, 12 (doze) Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar e Bloqueio de Ativos Financeiros, nas cidades de Recife, Olinda, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Glória do Goitá, Belo Horizonte (MG) e Ponta Porã (MS), todos expedidos pela Décima Quarta Vara Criminal da Comarca de Recife.
Na execução, foram empregados 70 (setenta) Policiais Civis, entre delegados, agentes e escrivães. Recife, Olinda, Santa Maria da Boa Vista, Petrolina, Glória do Goitá Belo Horizonte (MG) e Ponta Porã (MS)
As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL e pelo Laboratório de Lavagem de Dinheiro – LAB/PCPE e contaram com o apoio da GISO/SERES e das polícias civis dos estados de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Ainda no PT, Luciano Duque pode reavaliar saída A movimentação recente da pré-candidata Márcia Conrado ao lado de petistas como o ex-presidente Lula, que o blog antecipou essa semana, somada à movimentação interna de setores que querem segurar o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, no Partido dos Trabalhadores, como Teresa Leitão e Marília Arraes, […]
A movimentação recente da pré-candidata Márcia Conrado ao lado de petistas como o ex-presidente Lula, que o blog antecipou essa semana, somada à movimentação interna de setores que querem segurar o prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, no Partido dos Trabalhadores, como Teresa Leitão e Marília Arraes, pode ser a pedra que faltava no quebra-cabeça dos rumos que ele deve tomar a partir do próximo ano, quando pela primeira vez, terá que defender um nome à prefeitura. Até agora, ele foi “o defendido”, quando apoiado por Carlos Evandro em 2012 e auto defensor em 2016.
Uma certeza, Luciano Duque ainda não saiu oficialmente do partido. Ha quem afirme que ele nem entregou ficha de desfiliação, fato a ser conferido. Continua na relação oficial do partido com sua inscrição de número 5413554, datada de 7 de outubro de 2011, um ano antes de disputar a prefeitura pela primeira vez.
Recentemente, Duque disse ao blog que após esse curto período de férias, avaliaria sua situação. Tem por outro lado uma relação muito boa com a ala de Marília Arraes e Teresa Leitão. A ex-presidente do PT foi clara à Coluna, quando perguntada sobre sua disposição de brigar para que Duque fique no PT. “Vou manter acesas essas conversas pra ele não sair. Tive oportunidade de conhecer Márcia Conrado naquela viagem (ao Sertão). Gostei muito dela e do admirável trabalho que faz na Secretaria de Saúde . Tive o prazer de indicá-la para recepcionar o nosso presidente Lula no dia do Festival. Vamos continuar nossas conversas,visando fortalecer o PT”, afirmou.
Assim, outra possibilidade não descartada é Márcia Conrado no PT. Registre-se, para muitos difícil de engolir. Márcia não teria perfil para o PT e vice-versa. De um jeito ou de outro, o vereador Sinézio Rodrigues, que disse que a legenda terá candidato próprio, Cristiano Menezes, e já contava com afastamento de Luciano terá que reavaliar seu futuro político caso isso vá pra frente. Pode ser voz minoritária no processo e ir pra briga política contra esse alinhamento, ou não. O fato importante, Duque não saiu oficialmente do PT. A constatação, pode acontecer de tudo no xadrez político da cidade mais importante do Pajeú.
Pra Sinézio, Duque é carta fora do PT – o vereador Sinézio Rodrigues disse à Coluna: “Luciano Duque já deixou claro que não faz mais parte do PT. Evidente que gostaríamos de tê-lo entre os nossos quadros, mas não sendo o desejo dele, temos que respeitar e seguir em frente.
Quanto a Márcia Conrado, nunca fomos procurados por ela ou por qualquer emissário dela para filiar-se ao PT. E como no nosso partido qualquer filiação passa pelo crivo do Diretório Municipal, é preciso primeiro que ela demonstre interesse para que possamos pelo menos debater o assunto.
No entanto, temos entre os nossos filiados uma pré-candidatura posta, que é a de Cristiano Menezes. Portanto, quem vier para o PT com a intenção de ser candidato pelo partido tem que saber que vai se submeter às nossas regras internas, inclusive, em caso de mais de uma pré-candidatura, as prévias internas. Tudo isso só pode ser debatido se em algum momento ela demonstrar interesse no PT. Até onde sabemos esse tema não está em discussão”.
Pão e emprego, mas pode?
Bibi Alves, pré-candidato à Prefeitura de Iguaracy apoiado por Sebastião Oliveira diz que se for prefeito, o dinheiro da prefeitura vai ser aplicado em duas coisas: cestas básicas pro povo e emprego. Faz oposição a Zeinha Torres e ao grupo do ex-prefeito Dessoles, de quem até foi aliado. Quem acompanha a política em Iguaracy diz que ele vai dar uma animada na eleição com seu estilo populista e discurso. E só…
Batendo em Sávio
Adversário de Sávio Torres, Joel Gomes diz que o prefeito está enrolado com nova derrota no TJPE. A 2ª Turma de Direito julgou improvidos os recursos no processo que o condenou sobre a má administração do dinheiro do Previdência Social do Município, o FUMPRETU. Em primeira instância, Torres foi condenado a devolver os recursos corrigidos mais perda dos direitos políticos por cinco anos e multa. “Sofra as consequências da lei”, cutuca.
Pré candidato “lai-lô”
Na Frente Popular, brigam pela indicação de candidato a vice na chapa de Alessandro Palmeira nomes como Igor Mariano, um nome do PT e é ventilada a possibilidade de Augusto Martins. No grupo do ex-prefeito Totonho Valadares, nomes cotados de Zé Negão, Evângela Vieira e também é ventilado o nome de Augusto Martins. O vereador não sinaliza para onde vai de mala e cuia, mas o fato é esse: Augusto é o pré-candidato lai-lô.
Olha o gás…
O caso do vereador Bujão, que vai usar dinheiro da Câmara de Solidão para trocar um carro seminovo por um de R$ 104 mil mostra que falta bom senso com o dinheiro que sobra e poderia voltar para ação carimbada nos municípios. Tem presidente de Câmara caçando onde gastar para não ter que devolver e ainda receber vantagens, denunciam os que criticam a farra. De rachadinha a diária sem justificativa, dizem, rola de tudo no Pajeú…
Duquinho diz que não levou Lei Seca para ST
Mesmo que irmão desafeto politicamente do prefeito Luciano Duque, João Duque Filho, o Duquinho, hoje na Ciretran, diz que não articulou a ida de uma Operação Lei Seca para Serra Talhada. Mesmo com o cargo ligado ao Detran, diz “não ter esse poder”. Nega também que tenha criticado a STTRANS criada pelo irmão Duque. “Querem plantar mais desavenças “, afirmou à Coluna.
Mandato único
Até que se prove o contrário, são prefeitos de um mandato só: Lino Morais (Ingazeira), Tânia Maria (Brejinho) e Tião de Galdêncio (Quixaba). Mesmo com direito a reeleição, vão ceder a Luciano Torres, Zé Vanderlei e Zé Pretinho. Cida Oliveira sonhava o mesmo para Djalma Alves (Solidão), mas ele segurou a candidatura e houve o racha.
Campeões morais
A gestão Evandro Valadares e a Câmara de Vereadores de São José do Egito, encabeçada por Rogaciano Jorge, devem estudar uma homenagem aos meninos da EREM Oliveira Lima que representaram a cidade na Olimpíada Pernambucana de Língua Portuguesa. Não ganharam o prêmio máximo porque o poeta Gilberto Alves, que se deixou filmar, não autorizou uso de imagem. Saíram como campeões morais. Merecem a homenagem.
Frase da semana: “Você tem plantações de maconha, mas não é três de maconha, você tem plantações extensivas nas universidades”. Do Ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre as universidades brasileiras. Reitores querem processá-lo.
A Unidade de Polícia Científica do Sertão do Pajeú, sediada em Afogados, está engajada na campanha nacional de coleta de DNA de familiares de desaparecidos. A informação é de Noemia Lucena, do Administrativo da unidade: campanha acontece até 18 de junho, mas importante, caso não possa vir nessa data, o(a) interessado(a) pode marcar e vir […]
A Unidade de Polícia Científica do Sertão do Pajeú, sediada em Afogados, está engajada na campanha nacional de coleta de DNA de familiares de desaparecidos.
A informação é de Noemia Lucena, do Administrativo da unidade: campanha acontece até 18 de junho, mas importante, caso não possa vir nessa data, o(a) interessado(a) pode marcar e vir posteriormente na Unidade que fica na Área Integrada de segurança, por trás da delegacia.
Quem tiver familiar desaparecido pode procurar a unidade pra que se proceda a coleta e posteriormente comparação no banco de DNA nacional.
As amostras serão processadas e os perfis genéticos obtidos serão inseridos no banco de dados do instituto e de toda a Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que iniciou uma campanha para identificação de pessoas desaparecidas em todo o país.
De forma totalmente voluntária, a doação deverá ser feita, preferencialmente, por familiares de primeiro grau da pessoa desaparecida, seguindo a ordem de preferência: pai e mãe, filhos e irmãos. Esse trabalho rende ótimos resultados em muitos países. Crimes são desvendados, reencontros após anos, com vasta documentação na imprensa.
Falando a imprensa, representantes da Justiça Eleitoral admitem que o número de abstenções, apesar do recadastramento em algumas cidades pode ser significativo. Dentre os motivos, deficiências do transporte em algumas cidades, desinteresse do eleitor em um pleito com essas características, onde não há o clima do processo municipal. Em Afogados da Ingazeira, mesmo com o […]
Falando a imprensa, representantes da Justiça Eleitoral admitem que o número de abstenções, apesar do recadastramento em algumas cidades pode ser significativo.
Dentre os motivos, deficiências do transporte em algumas cidades, desinteresse do eleitor em um pleito com essas características, onde não há o clima do processo municipal.
Em Afogados da Ingazeira, mesmo com o voto descentralizado, a Juíza Eleitoral Maria da Conceição Godoi Bertolini acredita que ainda teremos uma abstenção importante.
Ela admitiu essa possibilidade em contato com o repórter Celso Brandão, da Rádio Pajeú. O mesmo acontece nos demais colégios eleitorais da região.
Estudante faz parte de um grupo de 12 escolhidos para oportunidade de estudo e emprego remunerados no país europeu O estudante Jhony Kleyton Batista, egresso do Curso Técnico Integrado em Saneamento do IFPE Afogados, acaba de ser selecionado para cursar Enfermagem na cidade de Leipzig, no estado da Saxónia, leste da Alemanha. Ele concorreu à […]
Estudante faz parte de um grupo de 12 escolhidos para oportunidade de estudo e emprego remunerados no país europeu
O estudante Jhony Kleyton Batista, egresso do Curso Técnico Integrado em Saneamento do IFPE Afogados, acaba de ser selecionado para cursar Enfermagem na cidade de Leipzig, no estado da Saxónia, leste da Alemanha.
Ele concorreu à oportunidade para pessoas jovens entre 18 e 25 anos que concluíram o ensino médio em escolas públicas estaduais ou Institutos Federais – IF do Programa “Pernambuco & Alemanha: Chances para todas e todos 2025 – Formação em enfermagem”, do Centro Cultural Brasil-Alemanha – CCBA, de Recife. A iniciativa é fruto da cooperação entre o CCBA e a Diakonie Sachsen (Diakonie Leipzig e Diakonie Zwickau no Estado da Saxonia/Alemanha).
O estudante participou das etapas que consistiam em análise dos seguintes itens: notas do histórico escolar com média 8 nas disciplinas de português e matemática; carta de motivação; currículo.
Esta primeira etapa pré-selecionou 35 candidatos/as para a fase das entrevistas presenciais que resultaram na escolha de 12 estudantes. O resultado foi divulgado nesta terça-feira 22/04.
A partir do mês de maio de 2025, Jhony vai participar de um curso presencial e intensivo de alemão no Recife com duração de 10 meses para atingir os níveis B1 e B2 no idioma, realizando as respectivas provas oficiais do Goethe Institut. Os/as selecionados/as receberão uma bolsa mensal para custear sua estadia.
Entre os meses de abril e junho de 2026 está prevista a ida para a Alemanha para o curso completo de enfermagem de três anos com remuneração e perspectiva de emprego fixo como enfermeiro após conclusão do curso. As organizações responsáveis na Alemanha, cuidarão do processo de visto, viagem e moradia além das diversas formalidades na Alemanha.
Ainda sob a emoção da notícia, Jhony que sairá do país pela primeira vez, fala das suas expectativas para o novo desafio: “Eu sempre fui muito apaixonado por idiomas, então estou com bastante expectativa para aprender o alemão. Terei que morar em outra cidade e depois em outro país, então ainda estou tentando absorver todas essas informações. A ficha ainda não caiu. Estou muito animado com tudo: aprender um novo idioma, uma nova cultura, morar em Leipzig, estudar Enfermagem lá…estou ansioso”.
O vice-prefeito Daniel Valadares (MDB) foi o convidado de hoje na série de sabatinas com candidatos a vice de Afogados da Ingazeira no programa Manhã Total, da Rádio Pajeú. Por praticamente uma hora e quinze minutos, Daniel respondeu perguntas desse jornalista, da população e demais jornalistas e blogueiros, além do adversário, Edson Henrique. Em toda […]
O vice-prefeito Daniel Valadares (MDB) foi o convidado de hoje na série de sabatinas com candidatos a vice de Afogados da Ingazeira no programa Manhã Total, da Rádio Pajeú.
Por praticamente uma hora e quinze minutos, Daniel respondeu perguntas desse jornalista, da população e demais jornalistas e blogueiros, além do adversário, Edson Henrique.
Em toda a participação, Daniel buscou destacar seu papel na gestão Sandrinho, invocando sua participação na captação de mais de R$ 6 milhões, citando veículos adquidos, obras e máquinário que atendem comunidades rurais do município.
No primeiro momento, se deteve a destacar obras do ciclo de gestão, citando a ponte sobre o Rio Pajeú, ruas calçadas ou asfaltadas, pórticos de entrada, Procon, fim do lixão, receptivo de passageiros, UBS do Planalto, Faculdade de Medicina, dentre outras ações.
Daniel fez dois anúncios. No início, o da construção de uma base mais equipada do Corpo de Bombeiros, em pareceria com o Estado, e um segundo concurso público a ser realizado. Não houve detalhamento sobre o segundo tema porque a fala foi feita nas considerações finais.
Prometeu avançar no debate da causa animal diante do quesionamento do excesso de animais soltos, dizendo haver avanço com a Clínica Veterinária. Sobre trânsito, disse que no papel, ele já está municipalizado, e prometeu: “nós vamos avançar sim”.
Em duas oportunidades, foi provocado pela agenda política, sobre a influência do pai, Totonho Valadares, na manutenção do seu nome a vice, e na saída do páreo do vereador Vicentinho.
“Tenho orgulho da história do meu pai. Totonho e Patriota tem um peso no grupo inquestionável. Mas o que fez com que a gente colocasse o nome foi essa nossa prestação de serviço”. Sobre Vicentinho, disse que o vereador entendeu e foi correto nas discussões até definir retirar seu nome.
O candidato a vice da União Pelo Povo, Edson Henrique, perguntou sobre a demora em estabelecer um plano de coleta de lixo, diante de duas entrevistas desde março de 2023 em que Daniel chega a se comprometer comn a melhoria do serviço, e que o lixão de Afogados só foi fechado por ferramentas de fiscalização e prazos de MPPE e TCE.
Daniel disse tratar Edson como “oponente, não adversário”, e que não atacará sua honra nem de Danilo. E respondeu: “na verdade, mesmo com direcionamento de MP e TCE ainda tem muinicípios que não encerraram o lixão”, disse, para destacar a ação de seu ciclo, além de voltar a invocar a crise econômica como motivação para a não efetivação do projeto plenamente.
Disse ainda que a cidade é a primeira do Pajeú e 15ªno estado em ranking de eficiência dos municípios, que afere saúde, educação e saneamento, segundo reportagem da Folha de São Paulo. Assista na íntegra:
Você precisa fazer login para comentar.