Notícias

Poeta Iranildo Marques nega machismo contra poetisa

Por André Luis

Por André Luis

O poeta Iranildo Marques, de Serra Talhada, afirmou nesta quarta-feira (12.08), que não foi machista com a colega poetisa, Elenilda Amaral. Iranildo falou ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú.

Na última segunda-feira (10.08), o programa conversou com a poetisa, Elenilda Amaral sobre o machismo na poesia.

O assunto tem ganhado importante proporção nas redes sociais, a partir de um episódio vivido pela poetisa Isabel Nascimento, de Sergipe, durante um evento online que debatia o cordel. A situação vivenciada por Isabel, rendeu um movimento encabeçado por mulheres denominado de “Cordel sem Machismo”. 

Durante a conversa com Elenilda, ela foi provocada a falar sobre um episódio semelhante protagonizado por ela e o poeta Iranildo Marques. Elenilda disse ter sido vítima de machismo por parte do poeta, após um comentário em uma publicação de Iranildo no Facebook. 

“Eu não usei de machismo contra ela e vou explicar porque não. As pessoas não sabem o que aconteceu antes. Eu me senti incomodado e fui defender o direito dos homens cordelistas. É um direito da mulher querer se promover. É direito da Elenilda querer se autopromover as custas de um suposto machismo. É um direito dela dizer que existe machismo no cordel. Agora, é um direito meu também, de dizer que não sou [machista], ou não? Ou será que só vale a palavra da mulher”, questionou Iranildo. 

Questionado se não teria sido machista quando na sua mensagem disse que iria falar com o marido de Elenilda [ela é solteira], Irenildo disse que não. “Quando disse que iria falar com o marido dela, era pra pedir para intervir na situação, não pra mandar nela”, disse o poeta, negando que a intenção foi a de que o marido, regulasse a poetisa.

“Esta aberração que, na verdade, é mais uma, fake news no Brasil” afirmou o poeta se referindo ao movimento Cordel sem Machismo.

“Ela disse que existe machismo no cordel e venho contestando isso em redes sociais e venho sendo atacado por mulheres quando eu digo que não sou, não vejo e não tem machismo no cordel. Eu julgo que as mulheres são muito inteligentes, não são alienadas pra poder dizer que todo cordelista é machista. Elas querem levantar a bandeira disso aí, de uma coisa que no cordel não existe, é isolado, um caso ou outro. As mulheres estão sendo machistas” afirmou Iranildo se referindo a poetisa Isabel Nascimento.

Outras Notícias

Serra: Hospital Veterinário Municipal recebe equipamento de ultrassom

A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Saúde, realiza nesta quarta-feira (13) a entrega de 01 aparelho de ultrassom ao Hospital Veterinário Municipal, localizado às margens da BR-232, na saída para o distrito de Santa Rita. O Hospital Veterinário Municipal de Serra Talhada foi inaugurado em janeiro de 2015, sendo o primeiro hospital […]

Foto: Leidiane Rodrigues/C1

A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Saúde, realiza nesta quarta-feira (13) a entrega de 01 aparelho de ultrassom ao Hospital Veterinário Municipal, localizado às margens da BR-232, na saída para o distrito de Santa Rita.

O Hospital Veterinário Municipal de Serra Talhada foi inaugurado em janeiro de 2015, sendo o primeiro hospital veterinário público de Pernambuco e um dos primeiros do Nordeste. O equipamento funciona no Centro de Controle de Zoonoses, sob a coordenação do Núcleo de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde.

Na unidade hospitalar são realizados diversos atendimentos a animais de rua e domiciliados, como atendimento ambulatorial, consultas, vacinação antirrábica, testes rápidos de Leishmaniose Visceral Canina – LVC, quimioterapia em cães com TVT, cirurgias de castração, cesarianas e amputações, além de apreensão de animais de grande e pequeno porte.

TRANSMISSÃO DE CARGO – Após a entrega do equipamento ao Hospital Veterinário, haverá, às 10h, na Câmara Municipal, o ato de transmissão de cargo para o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Enfermeiro, que assumirá interinamente o governo municipal em virtude das férias do Prefeito Luciano Duque  e da agenda internacional do vice-prefeito Márcio Oliveira, que integrará a Frente Nacional de Prefeitos em um congresso na Espanha.

SERVIÇO

Entrega de aparelho de ultrassom ao Hospital Veterinário Municipal / Ato de Transmissão de Cargo

Data: Quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Local: Hospital Veterinário Municipal / Câmara de Vereadores

Horário: 08h / 10h

Veja imagens: chuva recorde deve tirar cidades do Alto Pajeú de racionamento

Algumas cidades dependiam de carros pipa e em uma noite viram reservatórios encher. Águas devem chegar a Barragens como Brotas Como o blog noticiou mais cedo, choveu em todo o Pajeú na noite desta terça-feira, nesta que já é a maior precipitação registrada nos últimos seis anos na região. Segundo o colaborador e blogueiro Marcelo […]

12512414_827643114025486_7836634198778093615_n
Barragem de Caramucuqui, esta manhã

Algumas cidades dependiam de carros pipa e em uma noite viram reservatórios encher. Águas devem chegar a Barragens como Brotas

Como o blog noticiou mais cedo, choveu em todo o Pajeú na noite desta terça-feira, nesta que já é a maior precipitação registrada nos últimos seis anos na região.

Segundo o colaborador e blogueiro Marcelo Patriota ao blog, as chuvas no Alto Pajeú onde o recorde foi registrado encheram barragem que estavam em colapso total. O Rio Pajeú encheu em vários pontos de sua extensão. A expectativa é de que o volume de água tenha repercussão em barragens como a de Brotas , em Afogados da Ingazeira.

Parte das cidades que viviam drama com colapso total, abastecidas por carros pipa, tiveram seus principais reservatórios ganhando grande volume de água e devem sair da lata dágua na cabeça.

Pela ordem de precipitação, choveu em  São José do Egito (215 mm), Brejinho (213 mm), Santa Terezinha (205 mm), Itapetim (180 mm), Triunfo (123,1 mm), Serra Talhada (117,1 mm), Tuparetama (90 mm), Flores (87,4 mm), Quixaba (81 mm), Afogados da Ingazeira (55 mm), Solidão (52,7 mm), Ingazeira (50 mm), Carnaíba (45 mm), Tabira (40 mm), Santa Cruz da Baixa Verde (19 mm), Iguaracy (16,2 mm), e Calumbi (9 mm).

Veja registros da incrível chuva no Alto Pajeú, cedidas ao blog por Marcelo Patriota:

Passagem molhada - Barragem de Caramucuqui
Passagem molhada – Barragem de Caramucuqui
12921134_792268437546261_880696085_n
Distrito de Piedade, Itapetim
12919859_947165418724112_5097436556096167424_n
Curiosos observam cheia em Tuparetama
12670691_752228491581173_2212613773569634798_n
Macambira, São José do Egito
12472578_980486328686110_203395996137626849_n
Açude São José II
12472325_865152740296565_1306548769709859736_n
Ponte em área de Loteamento, em São José do Egito
Rio Pajeú em Itapetim
Rio Pajeú em Itapetim
12038358_827654374024360_6861940634182112947_n
Serraria, em Brejinho, tomando água
Rio Pajeú, em Tuparetama
Rio Pajeú, em Tuparetama
Câmara de Tabira desrespeita Lei que criou ao conceder Título de Cidadão

Por Anchieta Santos Durante a gestão do Prefeito Josete Amaral em 2008, o vereador Marcílio Pires inconformado com a falta de critérios para aprovação do título de cidadão pela Câmara de vereadores de Tabira, apresentou um Projeto de Lei que foi aprovado e sancionado pelo gestor. Assim foi criada a Lei 466/2008 que define: “Fica determinado que o […]

Por Anchieta Santos

Durante a gestão do Prefeito Josete Amaral em 2008, o vereador Marcílio Pires inconformado com a falta de critérios para aprovação do título de cidadão pela Câmara de vereadores de Tabira, apresentou um Projeto de Lei que foi aprovado e sancionado pelo gestor.

Assim foi criada a Lei 466/2008 que define: “Fica determinado que o Título de Cidadão Tabirense só pode contemplar meritoriamente pessoas que residam no mínimo três anos em nosso município ou que tenha tido residência fixa por este período”.

Contrariando a própria Lei que criou, a Câmara está concedendo Título de Cidadão a três por quatro. Um grande exemplo está na sugestão da vereadora Claudicéia Rocha em homenagear o Deputado Estadual Clodoaldo Magalhães que não mora e nem nunca morou em Tabira.

As justificativas para o título são impressionantes: luta em defesa do Seguro Safra de Tabira/2017 (que segue bloqueado) e Emenda no valor de R$ 60 mil para compra de uma ambulância para Tabira (até o momento não liberada). Existem vários outros homenageados na mesma situação.

Daí perguntar não ofende: o Prefeito Sebastião Dias (PTB) vai sancionar os títulos mesmo sabendo do erro? Ou vai ser necessário o MP intervir para fazer a Câmara de Tabira respeitar uma Lei que ela mesma criou?

Mesmo no clima paz e amor, Zé Amaral acusa secretários Flavio Marques e Edgley Freitas de mandarem no governo de Tabira

Por Anchieta Santos O que não faz o político quando deseja o voto do povo? A pergunta cai bem para o “bom de briga” Zé Amaral, que agora se intitula de candidato do povão. Nem perguntas do tipo: “No Governo de Josete, Zé Amaral mais atrapalhava do que ajudava”? – “O Senhor é candidato, por […]

1Por Anchieta Santos

O que não faz o político quando deseja o voto do povo? A pergunta cai bem para o “bom de briga” Zé Amaral, que agora se intitula de candidato do povão. Nem perguntas do tipo: “No Governo de Josete, Zé Amaral mais atrapalhava do que ajudava”? – “O Senhor é candidato, por que se Dinca que é grosseiro foi prefeito, Zé Amaral também pode ser?” – tiraram o bom humor de Zé de Helena durante entrevista à Rádio Cidade FM.

Zé chegou ao extremo de dizer que gosta do ex-prefeito Dinca Brandino e que aceitaria o voto dele com muito carinho. Os dois já se envolveram em muitas polemicas políticas. Deixou claro que conversou com boa parte da família e que Josete Amaral num primeiro momento não levou a sério seu desejo de disputar a Prefeitura de Tabira. Acredita que vai convencê-lo.

Com o slogam ‘Agora é Zé”, Amaral botou o bloco na rua e está animado. Confirmou ter devolvido três cargos que tinha no governo, dados pelo secretário de saúde Alan Dias. Disse gostar do prefeito Sebastião Dias de quem é compadre, mas vê que ele perdeu as rédeas do governo onde hoje quem manda são os secretários Flávio Marques de Administração e Edgley Freitas de Cultura e Obras. Sobre a passagem do irmão Mário pela Secretaria de Obras disse que depois de um bom início, ele não recebeu mais condições de trabalho.

Zé Amaral que pertence ao PSDC admitiu trocar de legenda, como também deixou claro que não será candidato de qualquer jeito. “Surgindo um nome que una o grupo mais do que eu, retiro o meu sem problema”. Zé acredita que mesmo não tendo condições de reunir as lideranças que lhe deram a vitória, Sebastião Dias disputará a reeleição. E sobre a candidata de Dinca, a esposa D. Nicinha, Zé Amaral disse tratar-se de uma pessoa de bem e competente. O Zé Amaral que quer se prefeito de Tabira, é um novo homem.

Danilo Cabral apresenta Anchieta Patriota a lideranças comunitárias no Recife

O deputado federal Danilo Cabral reuniu em seu escritório em Recife diversas lideranças que compõem seu núcleo de apoio político, apresentando  o nome de Anchieta Patriota como o seu candidato a Deputado Estadual. Estiveram presentes representantes e lideranças dos bairros de Campina do Barreto, Campo Grande, Brasília Teimosa, Pina, Santo Amaro e outros bairros da […]

ANCHIETA E DANILO

O deputado federal Danilo Cabral reuniu em seu escritório em Recife diversas lideranças que compõem seu núcleo de apoio político, apresentando  o nome de Anchieta Patriota como o seu candidato a Deputado Estadual.

Estiveram presentes representantes e lideranças dos bairros de Campina do Barreto, Campo Grande, Brasília Teimosa, Pina, Santo Amaro e outros bairros da capital pernambucana.

Em sua fala, Danilo ressaltou que a candidatura de Anchieta é tida como uma das prioridades do PSB, enfatizou a sua história política, reforçando sua condição de “soldado do partido”, destacando também sua administração a frente da prefeitura de Carnaíba por dois mandatos.

Anchieta, por sua vez, falou aos presentes da sua história política, que se iniciou com movimento estudantil no início dos anos oitenta, finalizando sua apresentação agradecendo o apoio de todos, reafirmando sua condição de homem público fiel aos movimentos populares.

A expectativa traçada é a de que Anchieta Patriota tenha cerca de 7 mil votos na capital pernambucana.