A Polícia Civil de Pernambuco anunciou, nesta sexta-feira (2), que os dois policiais militares envolvidos na morte de um jovem de 19 anos atingido por uma bala de borracha durante um ato pela paz, na Zona da Mata de Pernambuco, vão responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
A corporação, no entanto, revelou que o soldado quer atirou e o capitão responsável pelo comando da ação ficarão em liberdade até o julgamento. A informação foi repassada durante entrevista coletiva, que marcou a conclusão do inquérito policial, realizada na área central do Recife.
Segundo a Polícia Civil, os dois militares não tinham treinamento para utilizar esse tipo de munição. Eles foram retirados das ruas e, por enquanto, cumprem funções administrativas na PM. A capacitação da tropa para ações com utilização de armas não letais é alvo de inquérito instaurado pelo MInistério Público de Pernambuco (MPPE). O capitão também foi indiciado por abuso de autoridade, por causa de agressões físicas à vítima, filmadas por testemunhas.
O crime ocorreu em 17 de março, em Itambé, distante 92 quilômetros da capital pernambucana. Edvaldo da Silva Alves teve uma veia da coxa atingida por uma bala de borracha. Ele passou 24 dias internado no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife. O rapaz morreu em abril, devido a uma infecção generalizada.
Vem aí os Super Debates! A Rádio Pajeú definiu, convidou e protocolou os convites para a série de Super Debates com candidatos às prefeituras do Pajeú. Será a última oportunidade de definição dos indecisos nas cidades na região. A série será gerada para a emissora e em suas redes sociais, com destaque para o YouTube […]
A Rádio Pajeú definiu, convidou e protocolou os convites para a série de Super Debates com candidatos às prefeituras do Pajeú.
Será a última oportunidade de definição dos indecisos nas cidades na região. A série será gerada para a emissora e em suas redes sociais, com destaque para o YouTube com geração profissional através da Wally Filmes. Um estúdio será montado com profissionais que trabalharam na produção para emissoras.
Dia 3 de novembro, a série será aberta por Tabira. O de São José do Egito será 4 de novembro. Ingazeira terá seu encontro dia 5 de novembro.
Tuparetama, dia 6 de novembro. Solidão, dia 9. Iguaracy dia 10. Dia 11 é a vez de Carnaíba. Afogados da Ingazeira fecha a série dia 12.
Dentre as novidades, a participação do Grupo Fé e Política, que luta por políticas públicas de inclusão e na área ambiental da região, com suporte da Diocese de Afogados da Ingazeira.
Essa semana, de terça (27) a quinta (29) que vem haverá a série de entrevistas com os três candidatos à prefeitura de Afogados.
E em cadeia com a Cultura FM, a emissora ainda retransmite o “Último Debate” na noite de 12/11, com candidatos à prefeitura de Serra Talhada.
Vai faltar?
As informações dão conta de que Márcia Conrado (PT) vai faltar aos últimos debates em Serra Talhada. Entre eles o “Último Debate” que a Cultura FM promoverá na noite do dia 12. Será? Faltar a debates não é bom pra candidato em nenhuma circunstância. Pecha de fujona não é legal.
Último e melhor
O Último Debate da Cultura vai reunir representantes da sociedade civil organizada. Do padre ao promotor, da CDL à Sindicom. Terá transmissão para todo o estado com seis emissoras e cinco dos maiores blogs do estado.
Censura
No Debate com candidatos à prefeitura de Afogados da Ingazeira da Afogados FM, assessores dos três candidatos vetaram pergunta desse jornalista depois de fazer questionamentos que incomodaram no encontro do Blog do Finfa. Democracia zero.
O que eles três não quiseram responder
Para evitar episódios como o das diárias de Totonho a Daniel Valadares, legais para o TCE mas um engodo consequência da permissividade do nepotismo, que compromissos os candidatos assumem em não contratar parentes? Já Finfa perguntaria qual será o critério para escolha do Secretariado.
Por trás dos números
Segundo Ronald Falabella, do Múltipla, a pesquisa de ontem revelou que dos eleitores que aprovam a gestão Luciano Duque, 71%, ao total 60% já apoiam a candidata Márcia Conrado. Outro dado é que os votos da oposição juntos somam 30%.
Felizes
Em Arcoverde, a divulgação da pesquisa Múltipla gerou uma curiosidade: os dois principais grupos comemoraram . Zeca Cavalcanti, porque lidera com 38,4%. E Wellington da LW porque está relativamente próximo com 31,3%. No final, dia 15, só pode um.
Cadê o nível?
Em momentos do debate da Afogados FM, Zé Negão parecia estar sonolento. Quando a chave ligava, optou por atacar mais, principalmente Sandrinho, e propor menos. Aliás – e isso nada tem a ver com a organização, mediação ou regras – foi o debate até agora de pior nível. Capitão Sidney tratou Sandrinho como um militar tentando enquadrar um civil.
Fusuê
A carreata da Frente Popular noite passada em Afogados foi uma afronta às normas da vigilância sanitária. Perturbação, gente sem máscara, amontoados em carrocerias, uma confusão. A campanha de Sandrinho vai dizer que “não conseguiu controlar o povo”. Só prova que isso não dá certo.
Frase da semana:
“Vacina obrigatória só no Faísca”.
Do presidente Jair Bolsonaro sobre a polêmica da vacina contra Covid. O presidente também não quer a vacina chinesa Coronavac por aqui.
Uma equipe de estudantes do IFPE Afogados foi campeão e outras duas equipes foram vice-campeãs da 46ªJornada de Foguetes, da Mostra Brasileira de Foguetes. A MOBFOG é um evento integrante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA 2023. A competição avalia, entre outros aspectos, as distâncias máximas alcançadas pelo lançamento dos foguetes e aconteceu […]
Uma equipe de estudantes do IFPE Afogados foi campeão e outras duas equipes foram vice-campeãs da 46ªJornada de Foguetes, da Mostra Brasileira de Foguetes.
A MOBFOG é um evento integrante da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, OBA 2023.
A competição avalia, entre outros aspectos, as distâncias máximas alcançadas pelo lançamento dos foguetes e aconteceu entre os dias 02 e 05 de outubro, em Barra do Piraí, estado do Rio de Janeiro.
A competição é voltada para alunos do ensino médio que lançam foguetes de bicarbonato de sódio e vinagre, uma mistura que, estando contida em uma câmara de combustão, gera a propulsão necessária para que o foguete decole.
Os competidores colocam em prática seus conhecimentos em ciências desde a fabricação dos foguetes, feito com materiais recicláveis, até o lançamento e a medição das marcas alcançadas.
Os nove estudantes viajaram com as despesas custeadas pelo IFPE e foram acompanhados pelos professores do campus Ladjane Coelho e Newton Souza.
A diretora-geral do IFPE Afogados comemorou o resultado e destacou o trabalho em equipe para tornar a participação dos estudantes possível.
“Gostaria de agradecer aos esforços dos servidores administrativos e professores envolvidos, aos pais pela confiança em nós e, principalmente, parabenizar aos estudantes que levaram o nome do Sertão do Pajeú para Barra do Piraí”.
Vice-campeões em 2022
É a segunda vez que estudantes do Campus Afogados participam da competição, em 2022, a equipe formada pelo trio de estudantes foi vice-campeã. José Fernando Araújo Rodrigues, João dos Santos Leite Virgínio Neto e Gabriel Farias Silva Costa alcançaram a marca de 122,4 metros de lançamento, na modalidade de foguetes com propelente de vinagre de bicarbonato de sódio.
O seu projeto ficou entre os 10 melhores em inovação das 63 equipes da competição.
Conheça as equipes vencedoras:
Equipe 61 – Vice-campeã – Alcance: 185,6 m
Nicole Souza Gomes – 6º período Saneamento Integrado, Gabriel Farias Silva Costa – 6º período Informática Integrado e Pedro Vinícius Gaudêncio de Santana Fônseca – 4º período Informática Integrado.
Equipe 62 – Vice-campeã – Alcance: 130,3 m
Lucas Matheus de Alcântara Pereira – 6º período Saneamento Integrado, Lucas Teixeira dos Santos Filho – 6º período Informática Integrado e José Fernando Araújo Rodrigues – 6º período Informática Integrado.
Equipe 63 – Campeã – Alcance: 224,6 m
Ellen Lays Marques de França – 6º período Informática Integrado, Maria Eduarda de Carvalho Olegário – 2º período Saneamento Integrado e José Pedro Rick Alves Cavalcante – 4º período Informática Integrado.
O empresário e candidato a prefeito de São José do Egito, Fredson Brito (Republicanos), está enfrentando um processo judicial movido por Rona Leite, presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-vereador. A ação é baseada nos artigos 138 e 139 do Código Penal, que tratam dos crimes de calúnia e difamação. Segundo […]
O empresário e candidato a prefeito de São José do Egito, Fredson Brito (Republicanos), está enfrentando um processo judicial movido por Rona Leite, presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) e ex-vereador. A ação é baseada nos artigos 138 e 139 do Código Penal, que tratam dos crimes de calúnia e difamação.
Segundo Rona Leite, durante um comício realizado no distrito de São Sebastião do Aguiar, no domingo, 18 de agosto, Fredson Brito fez declarações ofensivas e injuriosas contra o PT em seu discurso. “Essas declarações não apenas ultrapassam os limites da liberdade de expressão, como também configuram crimes de calúnia e difamação”, afirmou o dirigente petista.
Na peça acusatória, Rona Leite destaca que, na presença de diversos eleitores e posteriormente nas redes sociais, Fredson Brito se referiu ao PT de São José do Egito como uma “quadrilha”. A acusação argumenta que, com base na Lei nº 12.850/13, que alterou o artigo 288 do Código Penal, o termo “quadrilha” passou a ser entendido como “associação criminosa”. Dessa forma, Fredson Brito teria imputado falsamente condutas criminosas ao partido, seus representantes e filiados.
Rona Leite reforça que a imputação de um fato criminoso, quando sabidamente inverídico, configura o crime de calúnia, conforme o artigo 138 do Código Penal. “Ao proferir tais declarações, Fredson Brito ultrapassou o direito à crítica política, transformando seu discurso de ódio em uma falsa acusação de prática delituosa, causando grave lesão à honra do Partido dos Trabalhadores de São José do Egito”, explicou.
O presidente do PT também ressaltou que Fredson Brito não se contentou com a primeira ofensa e continuou suas declarações, afirmando que o PT de São José do Egito “se vendeu” e que é um “PT vendido” que “vende a sigla para o PSB”. Essas declarações, segundo Rona, atingem diretamente a integridade moral do partido, configurando o crime de difamação, conforme o artigo 139 do Código Penal.
Rona Leite concluiu sua denúncia destacando que as declarações foram gravadas em vídeo e amplamente compartilhadas nas redes sociais, o que ampliou ainda mais o alcance das ofensas e os danos à reputação do Partido dos Trabalhadores de São José do Egito. “A difusão dessas falas em meios digitais amplia o dano causado, tornando a ofensa ainda mais grave e profunda”, finalizou. Com informações do Blog Folha do Sertão.
A partir deste ano, os agentes de endemias dos municípios pernambucanos, responsáveis pelas visitas domiciliares para detecção, tratamento e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti terão acesso ao aplicativo e-visit@PE. Desenvolvido e cedido à Secretaria Estadual de Pernambuco (SES-PE) pela Secretaria Estadual do Mato Grosso do Sul, a tecnologia permitirá o envio das informações […]
A partir deste ano, os agentes de endemias dos municípios pernambucanos, responsáveis pelas visitas domiciliares para detecção, tratamento e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti terão acesso ao aplicativo e-visit@PE.
Desenvolvido e cedido à Secretaria Estadual de Pernambuco (SES-PE) pela Secretaria Estadual do Mato Grosso do Sul, a tecnologia permitirá o envio das informações das visitas em tempo real, agilizando e otimizando a consolidação dos dados e a tomada de decisões pelos gestores municipais e estadual.
Nesta terça-feira (07), às 8h, no Hotel Imperador, em Salgueiro, a secretária executiva de Vigilância em Saúde da SES, Luciana Albuquerque, fará a entrega dos celulares com acesso ao aplicativo para os agentes dos sete municípios da VII Gerência Regional de Saúde (Geres), região com o maior percentual de aumento nas notificações de dengue e chikungunya e zika este ano.
Ao todo, serão 83 aparelhos, todos com acesso à internet. No final de abril, seis municípios do Agreste (Pesqueira, Sanharó, Alagoinha, Ibirajuba, Poção e Jurema) também foram contemplados, com 65 celulares. A expectativa é, até o final do ano, todos os municípios pernambucanos já estejam utilizando a tecnologia. Por ano, mais de R$ 1,8 milhão serão investidos para manutenção desse trabalho.
No ambiente on-line, os agentes têm as informações de toda a sua área de atuação e poderão informar as casas visitadas e quais recusaram ou estavam fechadas; os focos positivos para o Aedes, quantos foram tratados e se houve a necessidade de usar larvicida; se há pessoas com suspeita de alguma das arboviroses no domicílio, entre outros dados.
CASOS – Até 27 de abril, os sete municípios da VII Geres notificaram 1.760 suspeitas de dengue (44 no mesmo período de 2018 / + 3.900%), 182 de chukungunya (34 em 2018 / + 435%) e 39 de zika (6 em 2018 /550%). Desde o início do ano, o Estado tem monitorado a situação, dando assessoria técnica aos gestores municipais e fazendo, nas localidades com necessidade, pulverização em UBV leve e/ou pesado, que é a aplicação de inseticida para eliminar o inseto vetor. Na VII Geres, esse trabalho de pulverização foi feito em Salgueiro e Terra Nova.
Nesta terça (04), a Rádio Pajeú, primeira emissora do Sertão de Pernambuco, comemora 63 anos. Idealizada por um bispo católico, Dom João José da Mota e Albuquerque, a rádio iniciou suas atividades em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú graças ao seu empenho e de uma equipe de abnegados. Para se ter uma ideia, no […]
Nesta terça (04), a Rádio Pajeú, primeira emissora do Sertão de Pernambuco, comemora 63 anos.
Idealizada por um bispo católico, Dom João José da Mota e Albuquerque, a rádio iniciou suas atividades em Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú graças ao seu empenho e de uma equipe de abnegados.
Para se ter uma ideia, no fim dos anos 50, a região sequer contava com energia elétrica. O funcionamento se deu graças a motores a óleo.
Ao longo do tempo, a rádio, décima do estado, foi se moldando como importante instrumento de formação e entretenimento no Sertão de Pernambuco.
Hoje, após a migração para FM, é líder na região com uma programação que tem como carro chefe a participação popular, a informação e a música regional.
Programação dos 63 anos: este ano, por conta das eleições, não foi possível fazer uma programação festiva, como em anos anteriores. Hoje a emissora participa da celebração de encerramento da Festa de São Francisco, na comunidade onde nasceu, com procissão a partir das 18 horas.
A Rádio Pajeú é uma emissora da Fundação Cultural Senhor Bom Jesus dos Remédios, um braço da Diocese de Afogados da Ingazeira, que tem como Bispo Diocesano Dom Egídio Bisol. Seu Presidente é o Padre Josenildo Nunes de Oliveira.
Você precisa fazer login para comentar.