Notícias

Planalto não comenta reprovação recorde de Temer na Datafolha

Por André Luis
Foto: Alan Santos/Presidência da República

Do Estadão Conteúdo

O Palácio do Planalto decidiu não se manifestar sobre a mais recente Pesquisa Datafolha, divulgada na madrugada deste domingo (10). Dentre os resultados, a pesquisa revela que 82% dos brasileiros consideram o governo de Michel Temer péssimo ou ruim. O índice torna Temer o presidente mais impopular da história do País, no período pós redemocratização, batendo seu próprio recorde de reprovação. “O Planalto não irá comentar”, retornou a assessoria ao ser perguntada sobre esse e outros pontos da pesquisa.

O estudo mostra que a greve dos caminhoneiros e a lenta retomada da economia aumentaram em 12 pontos porcentuais a taxa de reprovação da gestão Temer – a reprovação de 82% de Temer supera a reprovação do presidente na última mostra do instituto, divulgada no dia 15 de abril, que foi registrada em 70%.

Após a paralisação dos caminhoneiros, apenas 3% consideram a gestão de Temer ótima ou boa e 14%, regular. O índice de rejeição de Temer bate o de Dilma Rousseff, que em agosto de 2015 atingia 71% entre os brasileiros.

Um outro dado também sem resposta do Planalto foi o alto índice de rejeição ao eventual candidato indicado por Temer nas eleições de outubro. O Datafolha mostra que uma indicação do presidente Michel Temer levaria 92% dos eleitores a não votarem em um candidato.

As questões enviadas à Presidência pela reportagem perguntavam, em resumo, sobre se a baixíssima popularidade de Temer não fragiliza ainda mais o governo, que precisa adotar várias ações até o fim de sua gestão para poder equilibrar as contas públicas; sobre uma avaliação da percepção da população quanto às ações adotadas pelo governo para conter a paralisação dos caminhoneiros; e sobre o cenário para as eleições, especificamente quanto à viabilidade da candidatura do ex-ministro Henrique Meirelles (MDB) à Presidência, que, por ora, tem a marca do governo.

Outras Notícias

Lançamento, na Assembleia Legislativa, da Campanha da Fraternidade 2018

Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, às 10h30, a Assembleia Legislativa abrirá espaço para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2018 com o tema “Fraternidade e Superação da Violência”, realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil durante o período da Quaresma e coordenada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O Grande Expediente […]

Nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, às 10h30, a Assembleia Legislativa abrirá espaço para o lançamento da Campanha da Fraternidade 2018 com o tema “Fraternidade e Superação da Violência”, realizada todos os anos pela Igreja Católica no Brasil durante o período da Quaresma e coordenada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

O Grande Expediente Especial foi solicitado pela deputada estadual Teresa Leitão. A Campanha é realizada em âmbito nacional e envolve todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas do Brasil.

Zeinha Torres cumpre agenda em Brasília

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, cumpre agenda em Brasília, onde na companhia da secretária de Saúde, Joaudeni Cavalcante e também do prefeito da cidade de Ingazeira, Luciano Torres, estão buscando emendas junto aos parlamentares em benefício de seus municípios. Junto ao deputado federal Renildo Calheiros, Zeinha conseguiu: dois equipamentos para exames de colposcopia; uma […]

O prefeito de Iguaracy, Zeinha Torres, cumpre agenda em Brasília, onde na companhia da secretária de Saúde, Joaudeni Cavalcante e também do prefeito da cidade de Ingazeira, Luciano Torres, estão buscando emendas junto aos parlamentares em benefício de seus municípios.

Junto ao deputado federal Renildo Calheiros, Zeinha conseguiu: dois equipamentos para exames de colposcopia; uma ambulância de grande porte; um ônibus escolar; uma patrol motoniveladora; Emenda para aquisição de equipamentos para atenção básica; Emenda para aquisição de equipamentos para Unidade Mista de Iguaracy e Emenda para pavimentação de ruas no município.

O prefeito ainda esteve visitando o gabinete do deputado Gonzaga Patriota juntamente com outros prefeitos do Pajeú onde também protocolou alguns ofícios solicitando recursos para o município.

Triunfo: Distrito de Jericó recebe área de lazer e esportes

A população do Distrito de Jericó recebeu na manhã deste sábado (18), uma área de lazer, que conta com pista de atletismo, parque infantil e uma quadra de futebol society, localizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral (EMEFI) Manuel Cândido Ferreira.  As obras iniciaram no mandato anterior, do ex-prefeito João Batista Rodrigues, e foram […]

A população do Distrito de Jericó recebeu na manhã deste sábado (18), uma área de lazer, que conta com pista de atletismo, parque infantil e uma quadra de futebol society, localizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral (EMEFI) Manuel Cândido Ferreira. 

As obras iniciaram no mandato anterior, do ex-prefeito João Batista Rodrigues, e foram concluídas pela atual gestão de Luciano Bonfim.

O espaço ganhou o nome de Lupércio Damasceno Barbosa, triunfense, natural de Jericó, que foi um dos maiores quadros da cultura do MST. Graduado em Arte-Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), era especialista em Teorias Sociais e Produção do Conhecimento. 

Estudou cultura popular, teatro político, literatura e música popular brasileira. Lupércio também compôs a equipe que preparou alfabetização no método cubano, conhecido por ser o mais rápido de alfabetizar, denominado “Sim, Eu Posso”, que hoje é exemplo para a América Latina e para o Brasil. Por isso, o devido reconhecimento e homenagem.

Seguindo todos os protocolos para convivência com a Covid-19, os equipamentos foram inaugurados com as participações do prefeito de Triunfo, Luciano Bonfim, vice-prefeito, João Hermano, secretários e gerentes municipais, diretores de escolas, professoras e professores e os vereadores: Camilo Ferreira, Djaci Marques, Anselmo Marins, Bal, Leonardo da Areia, Mácio de Selminha e Léo de Angelita.

Após a cerimônia, o prefeito Luciano Bonfim se dirigiu ao centro da quadra society e deu o pontapé inicial da partida amistosa entre os alunos da Escola, inaugurando efetivamente o equipamento esportivo, que vai servir para alunas e alunos da unidade escolar, assim como, toda comunidade local.

Carnaíba: Thaynnara Queiroz fala e age como pré-candidata

Por André Luis Em Carnaíba, assim como na maioria dos municípios do Sertão do Pajeú onde o atual prefeito não tem direito a reeleição, ainda não há um nome definido pelo bloco governista para a sucessão de Anchieta Patriota. Há algumas semanas era certo o nome da secretária de Assistência e Inclusão Social Thaynnara Queiroz, […]

Por André Luis

Em Carnaíba, assim como na maioria dos municípios do Sertão do Pajeú onde o atual prefeito não tem direito a reeleição, ainda não há um nome definido pelo bloco governista para a sucessão de Anchieta Patriota.

Há algumas semanas era certo o nome da secretária de Assistência e Inclusão Social Thaynnara Queiroz, mas parece não ter sido bem aceita mesmo dentro do grupo governista, o que fez com que Anchieta desse um passo atrás e durante entrevista ao programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, em maio, negasse que seria ela a ungida.

Mas apesar de Anchieta ter negado que Thaynnara será o nome anunciado para disputar a sua sucessão dentro do grupo governista, a secretária tem tido papel de destaque ao lado do prefeito em todas as agendas do município.

Nesta segunda-feira (26), durante a entrega oficial da documentação das casas do Conjunto Habitacional Manoel José de Medeiros, Thaynnara destacou os esforços nos últimos seis meses, cumprindo toda a burocracia exigida, indo a Cehab, em Recife, para que, finalmente os moradores pudessem ter a documentação em mãos. 

“Desde que assumi me comprometi com eles que não ia descansar enquanto não fizesse essa entrega e estamos cumprindo”, afirmou.

É ou não, uma fala de pré-candidata?

Segunda Estação Cultural de Sertânia acontece nesta sexta 

Depois do grande sucesso da Primeira Estação Cultural de Sertânia, a Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo já agendou a data da segunda edição do evento. O momento que reunirá diversas manifestações artísticas como música, poesia e artesanato será realizado na próxima sexta-feira (20), no pátio da SEJECT (Antiga Estação). A ação começa às […]

Depois do grande sucesso da Primeira Estação Cultural de Sertânia, a Secretaria de Juventude, Esporte, Cultura e Turismo já agendou a data da segunda edição do evento.

O momento que reunirá diversas manifestações artísticas como música, poesia e artesanato será realizado na próxima sexta-feira (20), no pátio da SEJECT (Antiga Estação).

A ação começa às 19h e vai contar com apresentação dos alunos de sanfona e sopro da Escola de Música Demétrio Dias Araújo. Para abrilhantar o espetáculo, o público vai assistir ao Alto de Natal com a CIA Primeiro Traço. Ainda haverá participação da Banda Super Rifs.

Em paralelo a exibição cultural estará acontecendo uma feira de artesanato, que apresenta obras dos artesãos e artistas populares de Sertânia, como: esculturas, quadros de madeira, pintura em tecido, bijuterias, bonecas de cabaças, azulejos pintados e produtos reciclados.

Além disso, o local irá dispor de um espaço para venda de comidas típicas. A proposta é democratizar o acesso à cultura e oferecer à população instantes de lazer, diversão e arte.

A programação é totalmente gratuita. A intenção da SEJECT é promover mensalmente a Estação Cultural.