Notícias

PGE-PE e SES realizam reuniões sobre editais padrão no Getúlio Vargas e no Otávio de Freitas

Por André Luis

Representantes da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) e da Secretaria de Saúde (SES) realizaram visitas técnicas nos hospitais Getúlio Vargas e Otávio de Freitas, no Recife, na quinta (24/10) e sexta-feira (25/10), respectivamente. O objetivo é divulgar e dirimir dúvidas sobre os editais padrão que devem ser obrigatoriamente utilizados nos processos de compra de medicamentos e insumos realizados pela administração pública.

O procurador do Estado Oscar Vilaça, do Núcleo de Apoio às Secretarias da Procuradoria Consultiva, com atuação na SES; e a diretora jurídica da SES, Cristiane Azevedo, reuniram-se com integrantes das equipes de licitação, técnicas e com os diretores dos hospitais para tratar sobre a nova metodologia.

“Observamos a importância das reuniões para o conhecimento das padronizações e os desdobramentos que podem acarretar nos processos. A celeridade e a simplificação dos andamentos processuais foram os pontos altos nas discussões envolvendo diretores dos hospitais, os integrantes das comissões permanentes de licitação e das áreas técnicas envolvidas”, avaliou Cristiane Azevedo.

Em três horas de visita no Getúlio Vargas, o procurador e a diretora reuniram-se com representantes dos setores de licitação, de contratos, de suprimentos, e técnico de farmácia, integrado por farmacêuticos que elaboram os termos de referência de medicação. “Por fim, o diretor do HGV, Barto Nascimento, fez uma reunião com todos e foi muito proveitoso. Salientamos que a Procuradoria está aberta a contribuições que venham a aperfeiçoar a nova modelagem de padronização”, disse Oscar Vilaça.

No Otávio de Freitas, os mesmos setores foram visitados e houve reunião com o diretor do HOF, Antônio Almeida. “Houve uma ótima receptividade, com os técnicos informando que acreditam que a adoção dos editais irá promover mais celeridade aos processos dentro do hospital. Estivemos ainda com a equipe técnica do Programa de Síndromes de Hipoventilação e Oxigenioterapia Domiciliar, coordenado pela fisioterapeuta Thayse Neves Santos Silva, chefe da Reabilitação do HOF. Esse serviço é projeto modelo do Estado que tem sido bastante demandado”, completou o procurador.

As visitas técnicas começaram na semana passada pelo Hospital da Restauração e ainda serão realizadas nos outros três grandes hospitais públicos do Estado: Agamenon Magalhães e Barão de Lucena, no Recife, e Regional do Agreste, em Caruaru.

Outras Notícias

Comitê de Prevenção de Acidentes lança Maio Amarelo em Arcoverde

Nessa segunda-feira (04), o Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto do Sertão do Moxotó – CRMPAM deu início a um série de ações do movimento Maio Amarelo- Atenção pela Vida. O lançamento aconteceu agora a tarde, no semáforo da Avenida Antonio Japiassu, que dá acesso à Rua  Germano Magalhães Bastos com a inauguração […]

JORNAL PORTAL DO SERTÃO (ÉMERSON) (43)Nessa segunda-feira (04), o Comitê Regional de Prevenção aos Acidentes de Moto do Sertão do Moxotó – CRMPAM deu início a um série de ações do movimento Maio Amarelo- Atenção pela Vida.

O lançamento aconteceu agora a tarde, no semáforo da Avenida Antonio Japiassu, que dá acesso à Rua  Germano Magalhães Bastos com a inauguração da sinalização de pedestres, blitz e panfletagem.

Em Arcoverde, as atividades se estendem às escolas municipais e estaduais, aos círculos de educação e cultura do Programa Mãe Coruja. Haverá também Operação da Lei Seca do dia 15 ao 17 maio, assim como, Blitz do 3º Batalhão e da Arcotrans.

O encerramento será no dia 31 com Passeio Ciclístico e participação dos Mototaxistas com saída da praça da Bíblia até a Praça Wiston Siqueira (Virgínia Guerra).

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Esse mês foi escolhido, pois em 2011, a ONU decretou a Década de ação para a Segurança no trânsito. Com isso, maio se tornou a referência para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Além disso em 2013, foi lançada a Semana Mundial de Segurança do Pedestre.

Jovem morre em acidente na PE-320, em Tabira

Na noite desta quinta-feira (6), um grave acidente na PE-320, em Tabira, resultou na morte do jovem Leandro Soares, de 28 anos, residente no bairro João Cordeiro. Outra pessoa também ficou ferida, mas não corre risco de morte. O acidente ocorreu na entrada do sítio Logradouro, na divisa entre Tabira e São José do Egito. […]

Na noite desta quinta-feira (6), um grave acidente na PE-320, em Tabira, resultou na morte do jovem Leandro Soares, de 28 anos, residente no bairro João Cordeiro. Outra pessoa também ficou ferida, mas não corre risco de morte.

O acidente ocorreu na entrada do sítio Logradouro, na divisa entre Tabira e São José do Egito. De acordo com testemunhas, a colisão envolveu uma motocicleta e um caminhão modelo F4000, que estava parado na via.

Populares relataram que Leandro havia acabado de adquirir a moto, o que torna a tragédia ainda mais comovente.

Equipes de socorro foram acionadas rapidamente, mas o jovem não resistiu aos ferimentos. A pessoa ferida foi atendida e permanece em recuperação.

O acidente levanta novamente o alerta para os cuidados no trânsito e a importância da sinalização adequada, especialmente em áreas rurais e durante a noite. As autoridades devem investigar as circunstâncias do ocorrido. As informações são do Mais Pajeú.

Vídeo mostra as 19 horas de despedida a Eduardo Campos

O vídeo intitulado “19 de Despedida” e produzido pelo Diário de Pernambuco, mostra como foi as últimas homenagens do povo Pernambucano ao ex-governador Eduardo Campos.

O vídeo intitulado “19 de Despedida” e produzido pelo Diário de Pernambuco, mostra como foi as últimas homenagens do povo Pernambucano ao ex-governador Eduardo Campos.

Tabira: Secretários de Cultura e Educação reafirmam que decisão de proibir eventos em quadra “não tem volta”

A novela que trata da proibição de uso da quadra Poliesportiva pela Prefeitura de Tabira pela iniciativa privada para a realização de eventos festivos, talvez tenha vivido ontem o seu último capitulo. A Secretária de Educação Aracelis Amaral e o Secretário de Cultura Edgley Freitas falaram ontem pela primeira vez sobre o assunto em entrevista […]

Edgley (foto) e Aracely garantiram não haver conotação política na decisão
Edgley (foto) e Aracely garantiram não haver conotação política na decisão

A novela que trata da proibição de uso da quadra Poliesportiva pela Prefeitura de Tabira pela iniciativa privada para a realização de eventos festivos, talvez tenha vivido ontem o seu último capitulo. A Secretária de Educação Aracelis Amaral e o Secretário de Cultura Edgley Freitas falaram ontem pela primeira vez sobre o assunto em entrevista a Anchieta Santos na Rádio Cidade FM.

Inicialmente, Aracelis assegurou que desde o ano passado foi procurada pelos professores de Educação Física reclamando contra o estado que a quadra era encontrada após as festas, com chiclete, copos e garrafas no chão. “Daí surgiu um abaixo assinado constando quinze nomes de educadores físicos pedindo exclusividade na utilização da quadra pelos estudantes das redes municipal e estadual”, disse.

A Secretária afirmou que o espaço foi reformado pelo governo Sebastião Dias de quem ganhou alambrado onde existem apenas duas entradas estreitas. Aracelis assegurou que a decisão não tem nenhuma conotação política e nada tem contra Wilton Confecções, pois o mesmo espaço já foi utilizado para festas tambem por promotores de eventos como o próprio Edgley, Zé de Bira, Dudé e Alan Dias. Como outro agravante a professora falou da construção da Creche na mesma área da quadra.

Já Edgley, ressaltando que seria a primeira e última vez a falar sobre o assunto disse que na festa de abril, Wilton solicitou a quadra seis dias antes do evento e pediu dois dias para entregar. O que resultou em reclamação dos professores de Educação física. Edgley procurou o promotor do evento para conversar e surgiu certo desentendimento, mas que depois ele entendeu o pedido e a reclamação dos professores.

O Secretário de Cultura disse que foi ao MP de onde recebeu o apoio para a decisão da Prefeitura. A decisão não afeta apenas Wilton e sim todos os promotores de eventos. Sobre a declaração de Wilton de estar sendo apoiado para fazer sua próxima festa em Afogados, o evento será no Aplauso show, espaço que não é coberto e perguntou Edgley: “por que faz em espaço sem cobertura em Afogados e não faz em Tabira?”.

“A decisão está tomada, o governo não vai recuar e a Prefeitura está pronta para colaborar com todos”, completou Edgley.

PT reúne diretorias para apresentar propostas a Armando

do JC Online O PT irá reunir, no início de agosto, as 20 diretorias setoriais da legenda para apresentar propostas e fazer reivindicações à coligação Pernambuco Vai Mais Longe. O encontro terá a participação do candidato a governador, Armando Monteiro (PTB), a vice, Paulo Rubem (PDT) e a senador, João Paulo (PT). O local ainda […]

Armando-Monteiro1-624x416

do JC Online

O PT irá reunir, no início de agosto, as 20 diretorias setoriais da legenda para apresentar propostas e fazer reivindicações à coligação Pernambuco Vai Mais Longe. O encontro terá a participação do candidato a governador, Armando Monteiro (PTB), a vice, Paulo Rubem (PDT) e a senador, João Paulo (PT).

O local ainda não foi definido, mas tudo indica que será no auditório de algum sindicato ligado ao PT. O objetivo da reunião será debater as propostas em áreas como saúde, educação, políticas sociais, políticas para mulheres, entre outras.

Na noite da última segunda-feira (28), o PT reuniu os diretórios das 14 cidades da Região Metropolitana no Recife para debater os rumos da campanha. Estiveram presentes João Paulo, Paulo Rubem, e o senador Humberto Costa, que coordena a campanha da reeleição da presidente Dilma Rousseff no Estado. Entre os assuntos abordados, o engajamento da militância no projeto.

Humberto também falou sobre as ações de campanha da presidente Dilma. As primeiras peças devem chegar ao Estado na próxima semana. Também estão previstas duas vindas da presidente a Pernambuco. As datas e os formatos do ato não estão definidos.