Notícias

PF diz que não prende Lula hoje

Por Nill Júnior

A Polícia Federal decidiu que não há mais condições para cumprir o mandado de prisão contra o ex-presidente Lula na noite desta sexta-feira (6), informou Natuza Nery, na GloboNews.

Também não há previsão de que Lula se apresente nesta sexta – ele continua na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP).

Depois de ter um pedido de habeas corpus negado pelo ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a defesa de Lula recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar evitar a prisão. O relator do pedido é o ministro Edson Fachin.

O mandado de prisão contra Lula foi expedido pelo juiz federal Sérgio Moro na tarde de quinta-feira (5), minutos depois de o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) enviar ofício ao magistrado autorizando a ordem de prisão.

O documento foi enviado a Moro após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que na madrugada de quinta rejeitou o pedido de habeas corpus preventivo apresentado pela defesa de Lula. O placar foi de 6 votos contra 5.

Lula foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex em Guarujá (SP). Ele é acusado de receber o imóvel como propina dissimulada da construtora OAS, para favorecer a empresa em contratos com a Petrobras.

Outras Notícias

Sanfoneiros de Juazeiro, Carnaíba e Serra Talhada se destacam e vão à final do Fersan

Começou nesta sexta a 22ª edição do Festival Regional da Sanfona (Fersan), em Afogados da Ingazeira. O evento é um dos mais tradicionais do gênero no Estado. Na primeira eliminatória, foram 23 apresentações. Foram praticamente cinco horas entre o primeiro concorrente e o show de Genailson e banda. Antes, houve homenagem ao sanfoneiro Cícero Souza. […]

Favorito: a apresentação do pequeno Cícero Paulo, de treze anos, levantou o público na eliminatória do Fersan
Favorito: a apresentação do pequeno Cícero Paulo, de treze anos, levantou o público na eliminatória do Fersan

foto 3

Começou nesta sexta a 22ª edição do Festival Regional da Sanfona (Fersan), em Afogados da Ingazeira. O evento é um dos mais tradicionais do gênero no Estado. Na primeira eliminatória, foram 23 apresentações. Foram praticamente cinco horas entre o primeiro concorrente e o show de Genailson e banda.

Antes, houve homenagem ao sanfoneiro Cícero Souza. Abrindo a festa, o pequeno Cristian do Acordeon, o futuro do forró, baianinho que conquistou o público e que terá grande futuro na carreira, já tedo tocado com nomes como Cláudia Leite, Dorgival Dantas, entre outros talentos.

Cristian do Acordeon
Cristian do Acordeon

Como já era esperado, sanfoneiros de Juazeiro, Serra Talhada e Caraíba desbancaram os demais concorrente e garantiram vaga na final. De Serra Talhada, participarão da final os sanfoneiros Deyvsn Nogueira, Eronildes do Acordeon, Ivaldo Nogueira, Luiz de Dandi e Nogueira do Acordeon. De Carnaíba, Foguinho do Acordeon, Manezinho, Robinho e Deley foram classificados.

Mas os destaques da noite vieram de Juazeiro do Norte: o Trio “Três Daqui”, do sanfoneiro Dudu Sales e CPG, do garoto Cícero Paulo do Acordeon, ganharam vaga na decisão. No caso de Cícero, de apenas 13 anos, pode-se dizer que foi o “vencedor da eliminatória”, arrancando muitos aplausos do público. Na categoria Melhor Composição, o título já ficou com a compositora e intérprete radicada em Triunfo Joana Darck com a música “Sou Sertanejo”.

Bom público compareceu à primeira noite
Bom público compareceu à primeira noite

Na programação deste sábado, além da finalíssima, shows com a Orquestra Sanfônica de Carnaíba, Maria Luiza e seu regional, vendedora do Fersan 2014 e a cantora Irah Caldeira, que fechará com chave de ouro a programação. O festival premia os três primeiros lugares na categoria sanfona e ainda a melhor música própria com letra.

O apoio do evento é da Prefeitura de Afogados da Ingazeira, mais as prefeituras de Carnaíba, Sertânia e Tabira, Fundarpe, Damol, Blog do Magno, MP, BPM Serviços, dentre outros parceiros, como a  Rádio Pajeú e o Portal Pajeú Radioweb.

Michelli Martins, este blogueiro e Augusto Martins. Fotos: iPhone
Michelli Martins, este blogueiro e Augusto Martins. Fotos: iPhone
Apenas dois municípios do Pajeú serão administrados por mulheres

Afogados On Line Apenas dois municípios do Pajeú serão comandados por mulheres a partir de janeiro de 2017. Em Brejinho, no Alto Pajeú, Tânia Maria venceu o seu adversário Francisco de Sales (Chico Dudu) e administrará o município a partir de janeiro. O outro município que passará a ser comandado por mulher é Calumbi, com […]

sandra-ferraz-400x400Afogados On Line

Apenas dois municípios do Pajeú serão comandados por mulheres a partir de janeiro de 2017.

Em Brejinho, no Alto Pajeú, Tânia Maria venceu o seu adversário Francisco de Sales (Chico Dudu) e administrará o município a partir de janeiro.

O outro município que passará a ser comandado por mulher é Calumbi, com uma curiosidade: neste pleito a disputa aconteceu entre duas mulheres, Sandra da Farmácia e Aline Cordeiro, com Sandra vencendo o pleito com 598 votos de diferença para Aline. O terceiro candidato, Arnaldo Moura, obteve apenas 90 votos.

No pleito de 2012, foram eleitas para governar os municípios de Solidão e Flores, também duas mulheres: Cida Oliveira (Solidão) e Soraya Morioka (Flores). Uma conclui seu mandato fazendo o sucessor, Djalma da Padaria. A outra, perdeu para Marconi Santana.

Mesmo entre bolsonaristas, Lula é apontado por tirar Brasil do Mapa da Fome

Lula e o governo federal são apontados como responsáveis pela saída do Brasil do Mapa da Fome, anunciada em julho pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mesmo por eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com pesquisa Genial/Quaest, apenas metade (49%) da população sabia da saída do Mapa da […]

Lula e o governo federal são apontados como responsáveis pela saída do Brasil do Mapa da Fome, anunciada em julho pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), mesmo por eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com pesquisa Genial/Quaest, apenas metade (49%) da população sabia da saída do Mapa da Fome, enquanto 50% ficou sabendo pelos entrevistadores. A margem de erro é de dois pontos. O presidente e seu governo são apontados por 41% da população como os responsáveis por isso e outros 6% indicam especificamente os programas sociais do governo.

Os que afirmam que ninguém é responsável perfazem 6%, os que apontam governos estaduais e seus governadores são 4% e a melhora geral na economia é citada por 3%. No total, 40% não souberam ou não quiseram responder.

A saída do mapa não significa que não exista fome no país, mas que, agora, ela representa menos de 2,5% da população. Um dos elementos apontados no relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo”, da FAO, foi a renovação de investimentos em políticas sociais, com impacto direto na redução da insegurança alimentar.

Entre os que se dizem lulistas, 62% atribuem ao atual presidente o mérito pela conquista. O número aumenta junto à esquerda não-lulista, com 68%. Entre os que não têm posicionamento, 34% creditam a Lula. Já 21% da direita não-bolsonarista e 22% dos bolsonaristas têm o mesmo entendimento. Em todos os casos, Lula e seu governo foram a opção entre os responsáveis pela mudança que teve o maior endosso.

Considerando os eleitores de Lula no segundo turno de 2022, o petista e seu governo são apontados como os principais responsáveis, com 60%, seguido dos programas sociais do governo (5%), de governos estaduais e seus governadores (4%), melhora geral na economia (3%) e ninguém sendo responsável (2%). No total, 26% não quiseram ou souberam responder.

Já entre os eleitores de Jair Bolsonaro, Lula e seu governo são apontados como a principal resposta, totalizando 18%. Na sequência aparecem aqueles que dizem que ninguém é responsável (14%), programas sociais do governo (5%) e governos estaduais e seus governadores (5%), melhora geral na economia (2%), prefeituras e seus prefeitos (1%). Os que não souberam ou não quiseram responder somam 55%, um número que pode demonstrar incômodo em admitir uma resposta.

Por fim, entre os que votaram branco e nulo ou não foram votar, 35% atribuem a Lula, resposta seguida dos programas sociais do governo (6%). As informações são da coluna do Leonardo Sakamoto/UOL.

Júnior Finfa é internado com suspeita de infarto

Quadro é estável,  ele está consciente e orientado,  diz unidade.  O blogueiro amigo Júnior Finfa está sendo transferido do Hospital Regional Emília Câmara para emergência cardiológica do Eduardo Campos, em Serra Talhada. Ele teve um mal em São José do Egito, onde recebia uma homenagem. O doutor Antônio Godê o orientou a ir para o […]

Quadro é estável,  ele está consciente e orientado,  diz unidade. 

O blogueiro amigo Júnior Finfa está sendo transferido do Hospital Regional Emília Câmara para emergência cardiológica do Eduardo Campos, em Serra Talhada.

Ele teve um mal em São José do Egito, onde recebia uma homenagem. O doutor Antônio Godê o orientou a ir para o Regional Emília Câmara.

Há uma suspeita de infarto. A equipe de cardiologia do Eduardo já foi comunicada e caso precise será feito cateterismo no próprio hospital. Exames complementares foram realizados e confirmaram a necessidade de transferí-lo.

Segundo a diretoria da unidade falando ao blog,  Júnior está consciente e orientado,  sem necessidade de maior suporte.

Ele estava na ala vermelha da unidade monitorado. A família está passando relativa tranquilidade com o caso. A esposa Valquíria o acompanha a caminho da unidade.

Nossa torcida e vai dar tudo certo com a graça de Deus.

Sinduprom acusa gestão de Carnaíba de ignorar diálogo 

O SINDUPROM-PE denunciou, nesta segunda-feira (19), a postura de silenciamento adotada pela gestão municipal de Carnaíba. O sindicato acusa a prefeitura de se recusar a reconhecer a representação da categoria e de travar o diálogo sobre pautas urgentes dos educadores. A entidade já protocolou ofícios junto à Secretaria Municipal de Educação e aguarda o agendamento […]

O SINDUPROM-PE denunciou, nesta segunda-feira (19), a postura de silenciamento adotada pela gestão municipal de Carnaíba. O sindicato acusa a prefeitura de se recusar a reconhecer a representação da categoria e de travar o diálogo sobre pautas urgentes dos educadores.

A entidade já protocolou ofícios junto à Secretaria Municipal de Educação e aguarda o agendamento de uma mesa de negociação até o final desta semana. Caso o descaso persista, medidas judiciais serão tomadas para garantir o direito à livre associação e à organização sindical.

“Não aceitaremos silenciamento nem tentativas de deslegitimar a representação sindical”, afirma a nota da entidade, reforçando que a filiação dos servidores é um direito legal já estabelecido, independentemente de entraves burocráticos no desconto em folha.

Ultimato e via judicial O sindicato estabeleceu o final de janeiro de 2026 como prazo limite para uma resposta oficial. Diante da negativa sistemática, o caso será encaminhado ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Para o SINDUPROM-PE, a postura da gestão não é apenas um desrespeito administrativo, mas um ataque à construção democrática de soluções para o magistério público.