Notícias

Justiça não proibiu pesquisa Múltipla em Salgueiro

Por Nill Júnior

Mais uma notícia tentando descredenciar o Instituto Múltipla sendo compartilhada tenta induzir a erro.

A notícia tentm confundir a população com matéria datada de hoje, indicando que o Múltipla teria tido pesquisa proibida de ser divulgada em Salgueiro. Mas não houve respeito aos fatos.

Para isso, pegam print de uma decisão liminar de 8 de outubro como se fosse de agora, ainda tentando espetacularizar o fato. E só contam uma parte da história.

Naquela data, a justiça eleitoral de Sertânia havia proibido por liminar todos os institutos de divulgar pesquisas. Uma delas, da Coligação Pra Frente Salgueiro, questionando a metodologia. Mas o Múltipla confirmou a metodologia, seriedade e espertise na realização dos levantamentos. Resultado: a pesquisa foi divulgada cinco dias depois da decisão, dia 13 de outubro.

O número de identificação da pesquisa foi  PE 00205/2020. O período de realização da coleta: – 05 de outubro de 2020 com 300 entrevistados. A margem de erro foi de 5,7% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O Múltipla disponibilizou seu relatório completo: Relatório completo Salgueiro .

Outra informação é a de que não há nenhuma pesquisa do Instituto registrada para Salgueiro nessa reta final da campanha (último print). O blog inclusive já soltou nota tratando dos últimos levantamentos.

Questionar dados, dizer que não acredita, é um direito legítimo. Pesquisas são pesquisas e por isso tem margem de erro. Os números que valem são os de 15 de novembro, onde aí sim, poderão ser comparados. E o Múltipla segue sem nenhuma pesquisa com divulgação proibida desde o início dos levantamentos. Só entristece ver formadores de opinião, por interesses políticos, alguns colegas, recorrendo a esse expediente. Uma pena. Diga não às Fake News!

Outras Notícias

Anchieta Patriota cumpre agenda em Brasília nesta quarta (24)

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, participa nesta quarta-feira (24) da Reunião Pública de apresentação do Projeto GEF-Terrestre (Estratégias de conservação, restauração e manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal). A reunião acontecerá no Hotel Cullinam Hplus Premium, em Brasília, tem o objetivo de apresentar o relatório de avaliação ambiental e social do […]

O prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, participa nesta quarta-feira (24) da Reunião Pública de apresentação do Projeto GEF-Terrestre (Estratégias de conservação, restauração e manejo para a biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal).

A reunião acontecerá no Hotel Cullinam Hplus Premium, em Brasília, tem o objetivo de apresentar o relatório de avaliação ambiental e social do projeto e respectivo plano de gestão de impactos do Projeto GEF Terrestre, dentre eles a preservação sustentável da Matinha.

A abertura da reunião está prevista para as 14h com as boas vindas e apresentação dos objetivos da reunião; as 14h20 serão apresentados os objetivos, áreas, arranjos de implementação e forma de atuação; as 14h40 haverá a apresentação da Avaliação Ambiental e Social do Projeto e respectivo Plano de Gestão dos impactos; as 16h15 conhecerão o Mecanismo de Reclamos – objetivos, processo, papeis e responsabilidades; as 16h30 haverá abertura para perguntas e respostas e o encerramento está previsto para as 16h50, com a apresentação das considerações finais e próximos passos na revisão de documentos e preparação do projeto.

O Evento é patrocinado pelo Ministério do Meio Ambiente, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco.

Serra: Prefeito entrega obra no Bom Jesus

O Prefeito Luciano Duque aproveitou o  sábado (02), para trabalhar uma agenda positiva. Junto aos moradores da Rua Projetada II e Travessa Bela Vista (Próximo a Escola Municipal Pequeno Mandacaru) no Bairro do Bom Jesus, inaugurou oficialmente o saneamento e a pavimentação com paralelepípedo. Ao som da Banda Marcial da Escola Antônio Medeiros, Vereadores, Secretários, o prefeito […]

Inauguração 2

O Prefeito Luciano Duque aproveitou o  sábado (02), para trabalhar uma agenda positiva. Junto aos moradores da Rua Projetada II e Travessa Bela Vista (Próximo a Escola Municipal Pequeno Mandacaru) no Bairro do Bom Jesus, inaugurou oficialmente o saneamento e a pavimentação com paralelepípedo.

Ao som da Banda Marcial da Escola Antônio Medeiros, Vereadores, Secretários, o prefeito Luciano Duque e a Primeira Dama Karina Rodrigues fizeram todo o percurso entregue estimado em 150 metros quadrados.

Duque aproveitou para prometer que cerca de 30 ruas começarão a ser calçadas nos próximos meses na Capital Do Xaxado. Outra obra cuja promessa é de entrega em breve é o binário localizado no alto da Conceição, nas ruas Ademar Xavier e Silvino Cordeiro. A obra deverá ser inaugurada em breve.

Deputado alerta para possível paralisação da Civil no Carnaval

A possibilidade de paralisação da Polícia Civil durante o Carnaval foi apresentada pelo deputado Joel da Harpa (PP), durante a Reunião Plenária desta terça (11). O parlamentar informou que na próxima quinta, a categoria realiza uma Assembleia Geral e o deputado esteve reunido com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Áureo Cysneiros, para tratar […]

A possibilidade de paralisação da Polícia Civil durante o Carnaval foi apresentada pelo deputado Joel da Harpa (PP), durante a Reunião Plenária desta terça (11).

O parlamentar informou que na próxima quinta, a categoria realiza uma Assembleia Geral e o deputado esteve reunido com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Áureo Cysneiros, para tratar do assunto.

Ele fez um apelo ao Governo do Estado para que chame o Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol-PE) para a mesa de negociação. “Não podemos ficar sem a nossa Polícia Civil no período carnavalesco. Faço um apelo ao Governo de Pernambuco para que possa chamar os companheiros, a fim de abrir um canal de diálogo. Até a Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) sinalizou que pode apoiar esse movimento do Sinpol”, declarou o deputado na tribuna.

O parlamentar disse que pretende estar presente à assembleia desta quinta e apresentou a pauta de reivindicações do Sinpol.   A categoria pede salário inicial de R$ 6 mil, novo enquadramento no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) para todos os policais civis (incluindo os que estão em estágio probatório) e unificação dos cargos de agente e escrivão, entre outras demandas relativas à carreira.

Joel também alertou sobre os policiais militares. “O que temos visto em Estados vizinhos, como Paraíba, Ceará e Alagoas, é que policiais civis e militares estão criando movimentos unificados de reivindicação. Se a Polícia Civil já tem ameaças de paralisação, eu me preocupo com o que pode haver também na Polícia Militar. Seria uma coisa muito difícil para toda a população”, conclui.

Anderson usa helicóptero da FAB em campanha. PDT ingressa com ação

G1 PE Candidato do PL ao governo de Pernambuco, Anderson Ferreira utilizou um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) durante um ato de campanha no Agreste, no sábado (17). Ele publicou, nas redes sociais, um vídeo do voo junto com o presidente Jair Bolsonaro, candidato do PL à reeleição, e Gilson Machado, o candidato do […]

G1 PE

Candidato do PL ao governo de Pernambuco, Anderson Ferreira utilizou um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB) durante um ato de campanha no Agreste, no sábado (17).

Ele publicou, nas redes sociais, um vídeo do voo junto com o presidente Jair Bolsonaro, candidato do PL à reeleição, e Gilson Machado, o candidato do partido ao Senado.

Os voos em aerovanes da FAB são custeados com dinheiro público e permitidos pela legislação eleitoral apenas ao presidente e aos integrantes da comitiva dele que não concorram às eleições, mas os cofres públicos devem ser reembolsados pela legenda partidária; no caso, o PL.

No domingo (18), o PDT, partido de Ciro Gomes, candidato à Presidência da República, apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma ação cautelar contra a chapa de Bolsonaro pedindo transparência sobre o uso de aviões e helicópteros da FAB utilizados na campanha eleitoral. Na ação, o partido alertou que a presença de outros candidatos nesses voos configura “crime eleitoral”.

De acordo com o artigo 11, inciso V, da Lei nº 6.091/1974, constitui crime eleitoral utilizar em campanha eleitoral, “no decurso dos 90 dias que antecedem o pleito”, veículos e embarcações pertencentes à União, estados, territórios, municípios e respectivas autarquias. A pena prevista é o cancelamento do registro do candidato ou de seu diploma, se já houver sido proclamado eleito.

Por nota, a assessoria de imprensa de Gilson Machado disse que a utilização de aeronave da FAB é uma questão compulsória ao cargo de presidente da República. “O voo foi custeado pelo partido dos candidatos e, portanto, a lista de passageiros é decisão do próprio partido”, contou.

França lança novos ataques contra o Estado Islâmico na Síria

A França lançou nesta terça-feira, 17, novos ataques aéreos contra o Estado Islâmico, na região de Raqqa, na Síria. O bombardeio destruiu o posto de comando e o centro de treinamento do EI. “O exército francês conduziu pela segunda vez nas últimas 24 horas um ataque aéreo contra Daesh (acrônimo de EI, em árabe) em […]

2014-09-19t170824z_16744190_1

A França lançou nesta terça-feira, 17, novos ataques aéreos contra o Estado Islâmico, na região de Raqqa, na Síria. O bombardeio destruiu o posto de comando e o centro de treinamento do EI.

“O exército francês conduziu pela segunda vez nas últimas 24 horas um ataque aéreo contra Daesh (acrônimo de EI, em árabe) em Raqqa, na Síria. Os dois pontos foram destruídos simultaneamente”, divulgou o governo em comunicado. Dez caças (Rafaele e Mirage 2000), que saíram dos Emirados Árabes e da Jordânia, lançaram 16 bombas na cidade situada no norte do país árabe.

O governo francês afirmou que a ação foi realizada em coordenação com os Estados Unidos e depois de identificar os locais após missões de reconhecimento realizadas anteriormente.

O bombardeio aconteceu após o presidente François Hollande anunciar na noite de segunda-feira, 16, que tomaria medidas de exceção contra o que ele chama de “terrorismo de guerra”, em resposta aos atentados em Paris que deixaram 129 mortos e 352 feridos.