Notícias

Pesquisadores britânicos listam sintomas da ômicron em vacinados contra Covid-19

Por André Luis

Estudo concluiu que ômicron causa sintomas mais leves, mas ainda pode ser perigosa para pessoas mais vulneráveis

Um dos maiores estudos populacionais do mundo sobre os sintomas da variante ômicron do SARS-CoV-2, feito por meio do aplicativo ZOE COVID Study, em parceria com o King’s College London, da Inglaterra, detectou sintomas comuns entre infectados com a variante ômicron e constatou que a maioria deles são mais leves do que os causados pela variante delta. 

A variante ômicron, descoberta na África do Sul em dezembro de 2021, se espalhou por mais de 80 países e se tornou a cepa dominante em todo o mundo, superando a delta, cujos sintomas são mais semelhantes aos de um resfriado.

O estudo analisou os sintomas de 62 mil participantes vacinados no Reino Unido, que testaram positivo para a Covid-19 entre 1º de junho e 27 de novembro de 2021, quando a delta predominava. Também foram analisados sintomas de casos positivos para Covid-19 entre 20 de dezembro de 2021 e 17 de janeiro de 2022, quando a ômicron já era a variante dominante. 

Os sintomas foram relatados pelo aplicativo feito em parceria com o governo do Reino Unido para monitorar casos, sintomas e o avanço da pandemia no seu território. Os dados foram publicados pela plataforma em dois momentos: em abril deste ano no site e em artigo da The Lancet sobre os sintomas da ômicron em vacinados e não vacinados, e em 15/6 em uma revisão comparando os sintomas da ômicron com os da delta.

Sintomas da ômicron em vacinados com duas doses ou mais

Segundo a plataforma, pessoas com o esquema vacinal completo contra a Covid-19 (ao menos duas doses) infectadas pela ômicron, que informaram a sintomatologia pelo aplicativo, apresentaram os seguintes sintomas, em sua maioria, nesta ordem: coriza; dor de cabeça; espirro; dor de garganta; tosse persistente.

Sintomas da ômicron em vacinados com apenas uma dose da vacina: dor de cabeça; coriza; dor de garganta; espirro; tosse persistente.

Sintomas da ômicron em não vacinados: dor de cabeça; dor de garganta; coriza; febre; tosse persistente.

Sintomas da ômicron menos comuns em vacinados com duas ou mais doses: Confusão mental; Perda de olfato (apenas 20% dos casos); Sintomas respiratórios graves que causam hospitalização (mais raro). 

Vacinação afeta duração dos sintomas

Embora todos os imunizantes disponíveis contra a Covid-19 não impeçam a infecção pelo SARS-CoV-2, os pesquisadores britânicos descobriram que os sintomas da ômicron duram menos em pessoas vacinadas do que em não vacinadas.  Segundo o levantamento, a duração dos sintomas na ômicron foi de 6,87 dias, em média, contra 8,89 dias da delta.

“Esta é mais uma evidência para sugerir que as vacinas, apesar de terem sido desenvolvidas antes da ômicron, ainda ajudam a prevenir sintomas duradouros nos infectados”, destaca o comunicado da ZOE COVID STUDY.

“Com uma duração mais curta dos sintomas na população vacinada, isso sugere que o tempo de incubação e o período da infecção por ômicron também podem ser mais curtos”, reitera o comunicado.

“Embora sejam necessárias mais pesquisas, a ômicron é provavelmente menos grave do que a delta – tanto em termos de gravidade dos sintomas quanto no número de hospitalizações – porque a delta é melhor em infectar células pulmonares do que a ômicron, que entra em outras células da mucosa”, conclui o estudo.

Ômicron nem sempre é leve

Embora os sintomas da ômicron sejam menos graves do que os da delta ou outras variantes anteriores do coronavírus, os pesquisadores destacam que ainda existem riscos ao contrair Covid-19, entre eles a Covid longa, especialmente na população mais vulnerável – crianças, não vacinados, pessoas com comorbidades e imunossuprimidos.

“Observamos uma apresentação clínica diferente dos sintomas nos infectados com a ômicron em comparação com a delta. À medida que estamos nos afastando ainda mais do paciente médio com ‘sintomas aprovados’, ou seja, febre, tosse persistente, perda de olfato, nossos resultados apontam para uma seleção diferente de sintomas que podem indicar infecção. Para proteger os outros, ainda é importante se isolar por cinco dias assim que notar algum sintoma”, detalha a pesquisadora Cristina Menni, do King’s College London.

Outras Notícias

Em Serra Talhada Victor Oliveira faz caminhada no bairro Borborema

Na noite dessa quinta-feira (18) o candidato a prefeito Victor Oliveira e o vice Marquinhos Dantas, da coligação “União Pela Mudança”, cumpriram agenda no Borborema, onde caminharam pelo bairro fazendo o corpo a corpo. Aproximadamente 400 militantes, segundo números da organização, e simpatizantes acompanharam a movimentação, que começou por volta das 19h30, durou duas horas […]

vICTOR 1

vICTOR

Na noite dessa quinta-feira (18) o candidato a prefeito Victor Oliveira e o vice Marquinhos Dantas, da coligação “União Pela Mudança”, cumpriram agenda no Borborema, onde caminharam pelo bairro fazendo o corpo a corpo.

Aproximadamente 400 militantes, segundo números da organização, e simpatizantes acompanharam a movimentação, que começou por volta das 19h30, durou duas horas e meia, e percorreu aproximadamente 10 ruas, concentrando-se na Rua Conselheiro Oliveira Neto.

Victor enalteceu a importância do contato do político com o povo, “conhecendo o morador em sua casa” e tendo uma conversa “olho no olho” e agradeceu: “eu quero agradecer as pessoas que abriram suas portas e vieram conversar com a gente, para poder escutar as nossas idéias, para dar sugestões, um futuro com mais praças e aéreas de convivência num bairro que e tão importante”, disse em tom de cobrança.

Estado limita eventos a 500 pessoas em locais abertos

Devido ao crescimento acelerado no número de casos e pressão sobre o sistema de Saúde, eventos passam a ter limite de 500 pessoas O Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 definiu nesta segunda-feira (07.02) que o limite de pessoas em eventos em Pernambuco será reduzido de três mil para 500 pessoas, em locais abertos e de […]

Devido ao crescimento acelerado no número de casos e pressão sobre o sistema de Saúde, eventos passam a ter limite de 500 pessoas

O Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 definiu nesta segunda-feira (07.02) que o limite de pessoas em eventos em Pernambuco será reduzido de três mil para 500 pessoas, em locais abertos e de mil para 300, em locais fechados.

A determinação foi motivada pela aceleração do número de casos de coronavírus e da demanda por leitos. As medidas valem a partir da próxima quarta-feira (09.02) e vão até o dia 1° de março.

“Sabemos de todas as repercussões econômicas, sociais e culturais em torno dessa decisão, mas não há condições sanitárias para que seja realizada qualquer tipo de festividade no período de carnaval em Pernambuco. Além disso, reduzimos a capacidade dos eventos de 3 mil para 500 pessoas e não descartamos tomar outras medidas restritivas se o número de casos continuar em crescimento acelerado”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Nos eventos acima de 300 pessoas será exigida a apresentação de teste negativo de Covid, além do passaporte vacinal. Para eventos corporativos, não-festivos, o limite será de até 1.500 participantes.

A variante Ômicron da Covid-19 continua em franca aceleração em Pernambuco, impactando no aumento de positividade e, consequentemente, hospitalizações e óbitos, principalmente em não vacinados.

Atualmente, 919 pacientes estão internados com quadros respiratórios graves nos leitos de UTI na rede pública – mesmo patamar de julho do ano passado. Além disso, a média móvel de confirmações diárias de novos óbitos no Estado chegou a 13,2 nesta segunda-feira (07.02) – um aumento de 128% na comparação com a de 14 dias atrás.

“Este cenário de aceleração exponencial da variante Ômicron impõe a adoção de novas medidas restritivas dentro do nosso Plano de Convivência. Por determinação do Governador Paulo Câmara, vamos continuar trabalhando para minimizar os impactos da doença, com a contratação de profissionais de saúde e a abertura de novos leitos. Mas só os esforços do Governo do Estado não serão suficientes para diminuir a circulação viral e superar o vírus. Precisamos, então,  do engajamento da sociedade, com o respeito aos protocolos, o reforço nos cuidados e, principalmente, com a vacinação”, destaca o secretário estadual de Saúde, André Longo.

IFPE divulga listão dos aprovados no Vestibular 2018.2

Candidatos devem ficar atento às matrículas, que já começam nesta quinta-feira (12) em alguns campi Fim da espera para os mais de 8 mil candidatos às vagas do Vestibular 2018.2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). O listão dos aprovados foi publicado nesta quarta-feira (11) no bloco F do Campus […]

Candidatos devem ficar atento às matrículas, que já começam nesta quinta-feira (12) em alguns campi

Fim da espera para os mais de 8 mil candidatos às vagas do Vestibular 2018.2 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). O listão dos aprovados foi publicado nesta quarta-feira (11) no bloco F do Campus Recife e já está disponível no site da Comissão de Vestibulares e Concursos (CVest).

O primeiro colocado geral do processo seletivo foi Aldemir Alves de Arruda, aprovado com a nota 84,41 para o curso técnico em Eletrônica, na modalidade Subsequente, ofertado no Campus Recife. Já a maior nota entre todos os cursos técnicos Integrados ao ensino Médio foi a do estudante José Lucas de Lima Moura, que obteve 83,75 e vai cursar Eletrônica, ofertado na mesma unidade.

Entre os cursos superiores, o primeiro colocado foi Frederico Lins e Silva Pires Neto, com 66,51, e que vai cursar Tecnologia em Gestão da Qualidade – o primeiro ofertado nesta modalidade no Campus Igarassu.  Quem obteve a maior nota na modalidade Proeja  foi Renata Rafaela Barros Nascimento, com 37,39, para o curso de Qualificação em Operador de Computador, ofertado no Campus Barreiros.

Os primeiros colocados foram homenageados na manhã desta terça-feira (11), antes da publicação do listão, e recebidos pela reitora do Instituto, a professora Anália Ribeiro. “A partir de agora, começa uma nova jornada para cada um dos aprovados. Que todos possam se envolver com Ensino, com Pesquisa e com Extensão no IFPE. Este envolvimento será uma experiência de extrema importância na vida acadêmica de todos”, declarou ela.

Matrículas – Os candidatos aprovados agora devem ficar atentos aos prazos para a realização da matrícula, que variam de acordo com cada campus da Instituição. Nos campi de Belo Jardim, Garanhuns, Ipojuca e Olinda, as matrículas já acontecem nesta quinta-feira (12). O cronograma completo pode ser consultado no Manual do Candidato.

No edital de matrícula, também publicado nesta quarta-feira, constam a lista de documentos que devem ser apresentados por todos os aprovados no ato da matrícula, além dos itens comprobatórios que também devem ser levados por quem se inscreveu como cotista. O documento encontra-se disponível no site cvest.ifpe.edu.br

Vestibular – Nesta edição do meio do ano, o Vestibular do IFPE contou com 8.972 inscritos, que concorreram a 2.585 vagas, distribuídas em 42 cursos técnicos e superiores, em 16 cidades. O curso mais concorrido foi o de Técnico em Enfermagem, oferecido na modalidade Subsequente pelo Campus Abreu e Lima. As provas foram realizadas no dia 1° julho.

Em caso de dúvidas, os interessados também podem entrar em contato através do e-mail [email protected] ou do telefone (81)2125.1724.

Adelmo e Djalma ainda não fecharam chapa para 2022

Após o programa, interpelados por este blogueiro, Adelmo Moura e Djalma Alves disseram ainda não ter resolvido o imbróglio da escolha de seus candidatos em 2022. Djalma Alves tem a situação mais complexa. O seu Estadual, Clodoaldo Magalhães, agora candidato a Federal, quer seu apoio. Já até sugeriu que Djalma apoie o egipciense Paulo Jucá, […]

Após o programa, interpelados por este blogueiro, Adelmo Moura e Djalma Alves disseram ainda não ter resolvido o imbróglio da escolha de seus candidatos em 2022.

Djalma Alves tem a situação mais complexa. O seu Estadual, Clodoaldo Magalhães, agora candidato a Federal, quer seu apoio. Já até sugeriu que Djalma apoie o egipciense Paulo Jucá, nome que quer disputar vaga na ALEPE saindo com boa votação no Alto Pajeú e beliscando no Médio. Tem ainda o presidente da AMUPE, José Patriota, que esteve com ele no encontro recente do PSB.

E Adelmo mantém o Federal, Gonzaga Patriota, mas jogou para o Palácio das Princesas a decisão entre Paulo Jucá e José Patriota. “Tenho boa relação e sou amigo dos dois. Quem o Palácio definir, eu voto”. Ao comentar a sua posição,  Djalma brincou: “E voc~e acha que o Palácio vai decidir?” – sinalizando que a bomba teria que ser desarmada pelo próprio Adelmo.

Convenção anima campanha de Victor Oliveira

Do Farol de Notícias Alegria, festa e muita animação foram os principais ingredientes da convenção da coligação União por Serra Talhada (PR, SD, PMDB, PROS, PRP, PEN, DEM, PRB, PSDB, PSDC, PP E PSB) realizada nessa sexta-feira (5) no auditório do Colégio Imaculada Conceição (CIC), no Centro da cidade. Além do auditório lotado, a militância […]

conv-pr
Farol de Notícias/Alejandro Garcia

Do Farol de Notícias

Alegria, festa e muita animação foram os principais ingredientes da convenção da coligação União por Serra Talhada (PR, SD, PMDB, PROS, PRP, PEN, DEM, PRB, PSDB, PSDC, PP E PSB) realizada nessa sexta-feira (5) no auditório do Colégio Imaculada Conceição (CIC), no Centro da cidade.

Além do auditório lotado, a militância ocupou também – com buzinas, bandeiras e gritos de guerra – a quadra esportiva do colégio e ainda parte da Rua Afrânio Godoy, que ficou tomada de militantes e apoiadores da candidatura de Victor Oliveira e Marquinhos Dantas à Prefeitura.

O bom humor também foi mote do evento onde várias pessoas vestiram camisetas com a imagem do boneco Pinóquio com inscrições de ‘tchau, papai!’ em alusão à frase dita pelo prefeito Luciano Duque, que após a convenção do PT se autodeclarou o ‘pai’ da juventude petista.

Antes da chegada da dupla Victor e Marquinhos Dantas, o palanqueiro oficial atiçou o auditório com frases de efeito: ‘após esta convenção vai faltar Maracujina nas farmácias de Serra Talhada, pois é a liberdade que está chegando!’. Antes dos discursos, foram feitos coros de despedida ao prefeito Duque.

Mesmo com as presenças do ex-deputado Inocêncio Oliveira e dos deputados Sebastião Oliveira e Rogério Leão, além dos ex-prefeitos Carlos Evandro e Geni Pereira, quem acabou ‘roubando a cena’ foi um vídeo de 2 minutos com o depoimento do governador Paulo Câmara em defesa da candidatura de Victor Oliveira.

Na peça, o governador deixa claro que não tem dois palanques em Serra Talhada e não aposta na reeleição de Luciano Duque: “Sei Victor, do seu preparo e da sua determinação para defender os interesses de Serra Talhada em 2017”, declarou Câmara, com convicção.