Notícias

Pesquisa aponta que 100% aprovam uso de pulseira identificando positivado pra Covid-19

Por André Luis

Secretário de Saúde informou que jurídico da Prefeitura está estudando a constitucionalidade da medida.

Por André Luis

O programa A Tarde é Sua da Rádio Pajeú, pesquisou, nesta segunda-feira (31), se as pessoas aprovavam ou não a medida anunciada pelo promotor Lúcio Luiz de Almeida Neto durante entrevista ao programa Manhã Total da Pajeú, sobre o início do uso de uma pulseira identificando pessoas que testarem positivo para Covid-19 em Afogados da Ingazeira.

A medida, que foi usada em Nova Granada, no interior de São Paulo, foi aprovada por 100% dos respondentes. Ao todo participaram da pesquisa 66 pessoas. 

Alguns dos ouvintes, no entanto, questionaram a medida, na prática. “E se a pessoa tirar a pulseira”, questionou um ouvinte. “E se a pessoa esconder com uma camisa de mangas longas, ou de outra forma?”, questionou outra.

Segundo o promotor Lúcio Almeida, em casos de descumprimento, a prefeitura prevê uma multa de R$ 300 caso o paciente retire a pulseira por conta própria. A autuação pode ser dada caso o cidadão seja flagrado em locais públicos, violando o isolamento.  

O promotor afirmou que descumprimentos serão enquadrados como crime com base no Artigo 268 do Código Penal, por expor outros a risco de contágio.

Questionado pela redação do blog do Nill Júnior, o secretário de Saúde, Artur Amorim, explicou como a medida foi pactuada.

“Nossas ideias e pactuações nascem da escuta coletiva e humilde que nós temos com as instituições e a sociedade. Nunca tomamos decisões isoladas. Sempre nessa temática, inclusive escutando as demandas da imprensa. A própria lei 8.142/90 é defensora desse modelo. Participação ativa da sociedade para construção do SUS”, explicou o secretário.

Ainda segundo Artur, Prefeitura, Secretaria de Saúde e Ministério Público estavam discutindo várias formas mais efetivas de garantir o monitoramento de casos, visto a dificuldade de manter o monitoramento quando se tem muitos casos ativos e também pelo número de denúncias erradas ou inverídicas.  

“Às vezes a denúncia chegava e o paciente já tinha tido alta. Às vezes, o paciente nunca tinha testado positivo. Poucas vezes, a denúncia chegava de maneira correta. Nesses casos, a denúncia partia da própria família”, afirmou Artur.

O secretário de Saúde também informou que ainda está sendo discutido uma forma para fiscalizar o cumprimento da medida e pontuou: “o jurídico também está analisando a constitucionalidade da medida”.

Outras Notícias

Lula envia mensagem a Janones após internação em UTI: “Vamos lá, meu general”

O presidente Lula (PT) desejou nesta segunda-feira (19) rápida recuperação ao deputado federal André Janones (Rede-MG), internado em uma UTI em São Paulo após apresentar um episódio de arritmia cardíaca. O parlamentar está clinicamente estável e pode receber alta nas próximas 48 horas. A manifestação ocorreu durante agenda de campanha de Lula no Rio Grande […]

O presidente Lula (PT) desejou nesta segunda-feira (19) rápida recuperação ao deputado federal André Janones (Rede-MG), internado em uma UTI em São Paulo após apresentar um episódio de arritmia cardíaca. O parlamentar está clinicamente estável e pode receber alta nas próximas 48 horas.

A manifestação ocorreu durante agenda de campanha de Lula no Rio Grande do Sul. Janones foi internado no Hospital Vila Nova Star depois de acompanhar o debate presidencial entre Lula e Flávio Bolsonaro (PL), realizado neste domingo (18) pela Band.

“Meu companheiro André Janones está se recuperando depois da batalha de ontem e já, já estará de volta ao batente, pronto para mais uma jornada com o nosso Exército do Lula. Vamos lá, meu general. Vamos ativar nosso exército”, declarou Lula.

Janones coordena a criação e a administração da rede de canais denominada “Exército do Lula”, utilizada por apoiadores do presidente durante a campanha eleitoral. O deputado acompanhou a comitiva petista nos estúdios da Band durante o debate.

Ao longo da transmissão, o parlamentar enviou mensagens aos grupos orientando ações dos apoiadores nas redes sociais. A última publicação ocorreu às 0h40 desta segunda-feira.

De acordo com boletim médico divulgado pelo Hospital Vila Nova Star, Janones está clinicamente estável e não apresentou novos episódios de arritmia desde a internação.

A equipe médica informou que a evolução do quadro é favorável e há expectativa de alta hospitalar nas próximas 48 horas, caso sejam mantidas as atuais condições de estabilidade.

Fonte: Diario de Pernambuco
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

TRE-PE atualiza para oito as seções com mudança de endereço no segundo turno

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) atualizou nesta segunda-feira (19) para oito o número de seções eleitorais que funcionarão em endereços diferentes no segundo turno. As alterações atingem Buíque, Floresta e Tacaimbó e envolvem 2.914 eleitores. O balanço anterior apontava seis seções com mudança de endereço. A atualização ocorreu com a inclusão de duas […]

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) atualizou nesta segunda-feira (19) para oito o número de seções eleitorais que funcionarão em endereços diferentes no segundo turno. As alterações atingem Buíque, Floresta e Tacaimbó e envolvem 2.914 eleitores.

O balanço anterior apontava seis seções com mudança de endereço. A atualização ocorreu com a inclusão de duas seções de Tacaimbó, no Agreste, onde uma reforma no prédio utilizado no primeiro turno tornou necessária a transferência. 

Em Buíque, as seções 005 e 006 deixarão a Secretaria Municipal de Assistência Social e voltarão a funcionar na Câmara Municipal, localizada na Rua Doutor João Hiecenio Alves Maciel, nº 111. A alteração afeta 756 eleitores e o novo endereço fica a cerca de 150 metros do local utilizado no primeiro turno. 

Em Floresta, no Sertão, as seções 068, 091, 121 e 123 sairão da Unidade Básica de Saúde Dr. Cantidiano Valgueiro de Carvalho e passarão a funcionar na Creche Municipal Professora Nair Diniz Ferraz, na Rua Adalberto Emílio Novaes, sem número. A mudança alcança 1.568 eleitores e o novo local fica no mesmo bairro. 

Já em Tacaimbó, as seções 107 e 112, anteriormente instaladas na Escola Manoel Martins de Lima, na Vila Igrejinha, zona rural, funcionarão na Escola Maria Luíza Pereira, na Rua Velha, nº 13, no Centro. A mudança foi motivada por uma reforma na escola e atinge 590 eleitores. O TRE-PE informou que haverá transporte para o público afetado pela transferência. 

Ao todo, Pernambuco terá 22.091 seções distribuídas por 3.406 locais de votação no segundo turno. Segundo o tribunal, nos demais locais os endereços permanecem os mesmos utilizados no primeiro turno. Mudanças adicionais só deverão ocorrer em situações excepcionais que impeçam o funcionamento de algum prédio. 

Também nesta segunda-feira, a deputada Rosa Amorim (PT) pediu ao TRE-PE maior divulgação das alterações nos locais de votação. O tribunal informou que cartórios eleitorais instalaram faixas nos prédios afetados e estão utilizando rádios locais e carros de som para orientar os eleitores. 

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor confira o local de votação antes de sair de casa. A consulta pode ser feita pelo aplicativo e-Título, pelo Autoatendimento Eleitoral do TRE-PE ou pelo telefone e WhatsApp (81) 3194-9400. 

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

Dr. Ismael Quintino destaca avanço do asfaltamento na Rua Santa Luzia

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael Quintino, acompanhou os serviços de asfaltamento da Rua Santa Luzia, na zona urbana do município. Segundo a Prefeitura, a intervenção contempla 17 mil metros quadrados de pavimentação. Durante visita ao local, o prefeito destacou a execução da obra e afirmou que os recursos foram viabilizados […]

O prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde, Dr. Ismael Quintino, acompanhou os serviços de asfaltamento da Rua Santa Luzia, na zona urbana do município. Segundo a Prefeitura, a intervenção contempla 17 mil metros quadrados de pavimentação.

Durante visita ao local, o prefeito destacou a execução da obra e afirmou que os recursos foram viabilizados com participação do Governo Federal, por meio da Codevasf, e articulação do deputado federal Sílvio Costa Filho.

“Quero agradecer ao deputado federal Sílvio Costa Filho, ao Governo Federal, por meio da Codevasf, e ao presidente Lula pela parceria e pela destinação dos recursos que tornaram possível o asfaltamento da Rua Santa Luzia. Essa obra é importante para o nosso município e representa mais melhorias na infraestrutura e na mobilidade para o nosso povo”, afirmou Dr. Ismael.

De acordo com a gestão municipal, o asfaltamento busca melhorar as condições de circulação na Rua Santa Luzia para moradores, motoristas, motociclistas e pedestres.

Moradores da localidade também comentaram a intervenção em depoimentos divulgados pela Prefeitura. Uma moradora, que afirmou viver na área há duas décadas, disse que a pavimentação deverá trazer novas possibilidades de utilização do espaço.

“Eu moro aqui há 20 anos. É muito bom! Isso aqui é uma coisa que beneficiou todo mundo. Todo mundo sai ganhando com uma obra dessa. Isso é riqueza pra gente. Vai servir pra gente fazer caminhada, vai servir até de lazer pra mim e pra todo mundo”, declarou.

Outra moradora também comemorou a chegada do asfalto. “Agora tá uma bênção. Foi mandado por Jesus Cristo!”, disse.

Fotos: Divulgação

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

Lula diz que vai autorizar TSE a quebrar sigilo dele e de familiares

O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (19) que entregará ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um documento autorizando o acesso aos seus sigilos bancário e telefônico e aos de integrantes de sua família. A declaração ocorre após o petista desafiar Flávio Bolsonaro (PL) a adotar a mesma medida durante o debate da Band. Lula retomou […]

O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira (19) que entregará ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um documento autorizando o acesso aos seus sigilos bancário e telefônico e aos de integrantes de sua família. A declaração ocorre após o petista desafiar Flávio Bolsonaro (PL) a adotar a mesma medida durante o debate da Band.

Lula retomou o assunto durante uma agenda de campanha no Rio Grande do Sul, um dia depois do primeiro confronto direto com Flávio no segundo turno da eleição presidencial.

Segundo o presidente, o objetivo é formalizar perante a Justiça Eleitoral a autorização para que suas informações bancárias e telefônicas possam ser analisadas. Ele voltou a desafiar o adversário a permitir acesso semelhante às próprias contas, aos registros telefônicos e aos dados de familiares e empresas.

“A única coisa que eu estou pedindo é que ele tenha coragem de provar que é honesto, que ele tenha coragem, que faça como estou fazendo”, afirmou Lula.

O desafio havia sido lançado durante o debate realizado neste domingo (18). Na ocasião, Lula propôs que os dois candidatos abrissem as contas bancárias e os sigilos telefônicos, incluindo informações de familiares, para que os dados fossem entregues às autoridades antes do segundo turno.

“Eu desafio você que eu, amanhã… amanhã, abrirmos a nossa conta bancária, abrirmos nosso sigilo telefônico, para que o povo brasileiro saiba quem é ladrão neste país!”, declarou o presidente durante o debate.

A votação do segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro está marcada para o próximo domingo (25).

Fonte: Metrópoles
Foto: Frame/ Reprodução

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠

Coordenadora econômica de Flávio prevê regra de transição para desligamento do Bolsa Família em 2 anos

A campanha de Flávio Bolsonaro (PL) propõe ampliar para dois anos a regra de transição do Bolsa Família para beneficiários que consigam emprego com carteira assinada ou iniciem um negócio. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (19) pela coordenadora econômica da campanha, Daniella Marques, durante entrevista à CBN Bahia. De acordo com a proposta, a […]

A campanha de Flávio Bolsonaro (PL) propõe ampliar para dois anos a regra de transição do Bolsa Família para beneficiários que consigam emprego com carteira assinada ou iniciem um negócio. A proposta foi apresentada nesta segunda-feira (19) pela coordenadora econômica da campanha, Daniella Marques, durante entrevista à CBN Bahia.

De acordo com a proposta, a entrada no mercado formal ou o início de uma atividade empreendedora não provocaria o desligamento imediato do programa. O beneficiário teria um período de transição de dois anos e poderia retornar automaticamente ao Bolsa Família caso a tentativa de obtenção de renda não se sustentasse.

“Quem está no Bolsa Família vai ter regra de transição, como teve na época do presidente Bolsonaro, de dois anos, para que possa abrir o seu negócio ou aceitar emprego de carteira assinada. Com uma regra de transição por dois anos e o retorno automático caso dê errado”, afirmou Daniella durante a entrevista. 

A declaração gerou diferentes interpretações ao longo desta segunda-feira. A campanha esclareceu posteriormente que a proposta não estabelece um limite geral de dois anos para permanência no Bolsa Família. O prazo seria aplicado à regra de proteção para beneficiários que passassem a ter renda por emprego formal ou atividade empreendedora. 

O programa já possui um mecanismo para evitar o desligamento imediato de famílias que apresentam aumento de renda. A proposta apresentada pela equipe de Flávio é modificar o período dessa transição.

Durante a entrevista à CBN Bahia, Daniella também afirmou que um eventual governo de Flávio pretende criar o chamado Ministério da Prosperidade, com ações voltadas à capacitação profissional, concessão de crédito e apoio a pequenos negócios. 

“As pessoas não podem ficar presas para sempre no Bolsa Família. Aquilo é uma proteção, mas é o início de uma jornada”, disse a coordenadora econômica ao explicar a proposta. 

Flávio disputa o segundo turno da eleição presidencial contra Lula (PT). A votação acontece no próximo domingo (25).

Clique no link abaixo e confira, em nosso Instagram, o trecho da entrevista em que Daniella Marques explica a proposta para o Bolsa Família.

 

Fonte: g1
Vídeo: Reprodução/CBN Bahia

Acompanhe o Blog do Nill Júnior também no Instagram e veja essa e outras notícias: @nill_jr⁠