Pernambuco ultrapassa a marca de 10 milhões de doses de imunizantes contra a Covid-19
Por André Luis
Estado recebe, hoje, mais 502.040 doses de vacinas da Coronavac, que serão utilizadas na aplicação de primeiras e segundas doses
Nesta quarta-feira (01/09), Pernambuco receberá um importante reforço para dar continuidade à campanha de imunização da população contra a Covid-19. Chegarão ao Estado mais 502.040 doses de vacinas da Coronavac/Butantan.
O montante foi dividido em 76 volumes, embarcados em três voos distintos. O primeiro deles aterrissou no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre às 10h, e já seguiu para a sede do Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) para checagem, armazenamento e distribuição aos municípios. Com esses novos lotes, Pernambuco ultrapassa a marca de 10 milhões de doses recebidas para o combate ao novo coronavírus.
As doses da Coronavac devem ser utilizadas na aplicação de primeiras e segundas doses. Além do primeiro voo, são esperadas mais duas novas cargas, completando as entregas de imunizantes desse fabricante previstas para hoje.
De acordo com a pauta de distribuição do Ministério da Saúde, as unidades da Coronavac devem ser utilizadas para proteção da população com os esquemas de vacinação completos. Ou seja, com a primeira e a segunda dose.
Somadas as três novas entregas do Butantan, Pernambuco totaliza o recebimento de 10.422.650 doses de vacinas contra a Covid-19. Desse total, foram 4.133.520 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 3.931.320 da Coronavac/Butantan, 2.185.560 da Pfizer/BioNTech e 172.250 da Janssen.
Um áudio que circulou hoje nas redes sociais mostra a indignação de Edilene Oliveira, irmã do vereador Dicinha do Calçamento, símbolo da falta de ética que tomou parte do debate pela Mesa Diretora da Câmara de Tabira. Dicinha apoiava inicialmente a chapa de Nely Sampaio. Teria sido cooptado para votar em Aldo Santana. Não consumou […]
Um áudio que circulou hoje nas redes sociais mostra a indignação de Edilene Oliveira, irmã do vereador Dicinha do Calçamento, símbolo da falta de ética que tomou parte do debate pela Mesa Diretora da Câmara de Tabira.
Dicinha apoiava inicialmente a chapa de Nely Sampaio. Teria sido cooptado para votar em Aldo Santana. Não consumou o voto pela polêmica da sessão encerrada por Nely, antes que fosse derrotada.
A presidente da Câmara disse na Rádio Cidade FM que o valor recebido pela mudança teria passado dos R$ 30 mil e estava com as provas.
Depois Dicinha voltou o apoio para a chapa de Nely e o vereador Aristóteles Monteiro alegou que o valor da “recompra” atingiria R$ 120 mil, desde que ele trouxesse Didi de Heleno de volta, o que acabou acontecendo.
O áudio é de Edilene falando a Dicinha, compartilhado por ela em seguida com outro contato. Nele, ela inicialmente diz que o cargo que ocupa na prefeitura, não seria da “cota” de Dicinha, mas que mesmo assim havia colocado a disposição de Alan Dias, filho do prefeito Sebastião Dias, que estava a frente da articulação pró Aldo Santana.
“Não se preocupe que eu liguei pra Alan me botar pra fora hoje. Se você me dissesse que é por você eu não quero”.
“Quando você for conversar com seus irmãos sobre o circo que você armou com eles diga a eles que não estava por conta de emprego não. Eu me garanto. Quem anda com a palavra e com a verdade não tem medo de enfrentar ninguém não”.
Ela diz em seguida que é mulher honesta e de palavra. “Com que cara eu vou te defender? Eu vou dizer o que agora? Foi sua tacada final. Se você não vai entrar mais na política foi ótimo, parabéns. Apoio seu pra nada você vai conseguir mais”.
E seguiu: “você se perdeu, não tem mais palavra , não tem mais honestidade, você acabou-se. Você traiu sua própria família. Quem vai acreditar num homem que traiu sua própria irmã no momento de sair pra votação? Eu não vou esquecer nunca quando você disse eu vou aí lhe pegar pra gente ir. Porque você não disse a mim saia fora, não vá!? Eu vou votar contra.”
Ela disse que chegou a adoecer mas que para Dicinha isso pouco importava porque agora ele está com dinheiro no bolso. “Espero que esse dinheiro compre alguma coisa para tua vida porque dignidade e vergonha tú não tem. Isso aí vai se acabar”.
“Não vou te largar porque tú votou em Nely não. Vou te largar porque tu não tem vergonha e não tem palavra. Não queria que tú votasse em Aldo, queria que tú limpasse teu nome, de tu ter dignidade. Quando você está com a razão e a dignidade, você consegue reverter”.
Ela ainda perguntou quantas pessoas ele iria comprar com o dinheiro que recebeu. “Se tú chegasse aqui com meio milhão a gente não te apoia”.
Ao final disse se sentir livre do irmão. “E vou lhe dizer e digo ao resto dos meus irmãos. Eu não tava nessa por Aldo não, eu tava por você, querendo lhe limpar, querendo provar pra sociedade que você era um homem. A vergonha que eu tô de sair na rua é grande. Agora quando todo mundo entender que eu sou diferente de você vou conseguir sair de cabeça erguida”.
Ao final avisou: “saia fora de política que se depender de mim eu não dou um passo e nem lhe dou um voto”.
A equipe de transição do governo eleito de Raquel Lyra solicitou ao Governo Estadual explicações detalhadas sobre a doação de parte do Espaço Ciência à iniciativa privada para a implantação de um centro de processamento de dados (Data Center) e a construção de uma estação para receber cabos submarinos. O documento foi protocolado no Palácio […]
A equipe de transição do governo eleito de Raquel Lyra solicitou ao Governo Estadual explicações detalhadas sobre a doação de parte do Espaço Ciência à iniciativa privada para a implantação de um centro de processamento de dados (Data Center) e a construção de uma estação para receber cabos submarinos.
O documento foi protocolado no Palácio do Campo das Princesas e tem como destinatário o coordenador da equipe de transição por parte da atual gestão, o secretário da Casa Civil, José Neto.
O ofício, assinado pela vice-governadora eleita e coordenadora do grupo de transição, Priscila Krause (Cidadania), solicita detalhes da transação imobiliária em tramitação a algumas semanas do final da atual administração, como a contrapartida que o poder público estadual receberá pela cessão do terreno, se existe um projeto técnico-econômico para o empreendimento, se há licença ambiental para a instalação do Data Center, entre outros.
“Temos o interesse em nos aprofundar sobre essa questão, que tem recebido atenção da sociedade. Trata-se de um importante espaço público de responsabilidade do Governo de Pernambuco, por um lado, e de um empreendimento que tem como finalidade algo estruturador para a economia pernambucana, que é a chegada dos cabos submarinos, fundamentais para o desenvolvimento do nosso polo tecnológico. Embora saibamos da importância dos cabos, é preciso que se esclareçam questões fundamentais para garantir que seja uma medida alinhada com o interesse público, como o detalhamento das contrapartidas, por exemplo”, afirma Priscila.
VEREADORES – Nesta sexta-feira, a coordenadora da equipe de transição esteve em Arcoverde, no Congresso da União dos Vereadores de Pernambuco (UVP), representando a governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB), que está participando de curso em Oxford, na Inglaterra.
No Recife, a equipe de transição manteve expediente interno, remetendo à gestão de Pernambuco novos ofícios em torno de dados gerais das secretarias de Administração, Educação, Mulher, Defesa Social e Secretaria de Infraestrutura, e os órgãos Compesa e Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe). Ao todo já foram 34 ofícios enviados ao Governo do Estado e três ao Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).
A Diretora do Hospital Maria Rafael de Siqueira, Ana Cláudia Cândido, a Aninha, fez uma avaliação positiva da retomada da gestão pelo município de São José do Egito. Essa semana, confirmando o que também havia dito ao Debate do Sábado, na Gazeta FM, Secretário de Saúde, Paulo Jucá, e o vice-prefeito Ecleriston Ramos esclareceram que […]
A Diretora do Hospital Maria Rafael de Siqueira, Ana Cláudia Cândido, a Aninha, fez uma avaliação positiva da retomada da gestão pelo município de São José do Egito.
Essa semana, confirmando o que também havia dito ao Debate do Sábado, na Gazeta FM, Secretário de Saúde, Paulo Jucá, e o vice-prefeito Ecleriston Ramos esclareceram que essa decisão foi tomada atendendo ao pedido da população.
Um dos destaques da retomada foi a transição no plantão das 7 horas, evitando hiatos no atendimento. A ideia é evitar que haja vácuos no atendimento dos plantonistas. “As pessoas e principalmente funcionários estão satisfeitos com a retomada”. A gestão foi entregue a uma OS, a João Paulo II, mas houve resistência e queixas ao modelo.
Ela destacou também a busca por obstetra e anestesista todos os dias. “Ainda não voltou como era mas já conseguiram de segunda a sexta ter esses profissionais. As cesarianas eletivas voltaram a ser agendadas e houve redução fila de cirurgia geral.
A direção busca ainda a retomada dos serviços de neurologia, mais três especialidades com mais demanda. Houve ainda manutenção sala vermelha e do centro cirúrgico, além da lavanderia.
Em nota assinada pelo Presidente do PR de São José do Egito, David Teixeira de Deus, a legenda se posiciona sobre as últimas especulações que cogitam que o ex-deputado José Marcos de Lima (PR) descartou a possibilidade de disputar a prefeitura de São José do Egito nas próximas eleições. “Na inauguração da EMEI Antônio Bitú, […]
Em nota assinada pelo Presidente do PR de São José do Egito, David Teixeira de Deus, a legenda se posiciona sobre as últimas especulações que cogitam que o ex-deputado José Marcos de Lima (PR) descartou a possibilidade de disputar a prefeitura de São José do Egito nas próximas eleições.
“Na inauguração da EMEI Antônio Bitú, no bairro São Borja, na última sexta, 23, em seu discurso, José Marcos em nenhum momento citou qualquer desistência em colocar seu nome na disputa. Ele é candidato a candidato”.
Segundo a nota, José Marcos deixou claro que continua com o mesmo propósito acordado ainda durante as definições do pleito que aconteceu em 2012: Discutir nomes para encabeçar chapas apenas em abril de 2016.
“O ex-deputado defende que deve haver uma pesquisa que possa identificar quem do atual grupo tem mais condições de vencer as próximas eleições, seja ele próprio, o atual prefeito ou qualquer outro que componha a base aliada”.
José Marcos de Lima, continua o texto, “milita há várias décadas na política estadual e nunca cogitou retirar seu nome de qualquer disputa sem que antes haja consenso entre todos os interessados do grupo ao qual faz parte; ele se considera um soldado da sigla a qual se integra e não foge à luta se assim for da vontade da maioria”.
E conclui: “deixamos claro que o ex-deputado José Marcos de Lima continua disponível para disputar a prefeitura de São José do Egito caso seja da aprovação da maioria emitida através de pesquisa ou outro fato que esteja de total acordo com o seu grupo político”.
A Diocese de Afogados da Ingazeira acaba de confirmar a morte do Padre Ailton Costa. Ele teve falência de múltiplos órgãos em decorrência do infarto sofrido na última segunda. O Bispo Diocesano Dom Limacêdo Antonio acaba de ser comunicado pelo padre Claudivan Siqueira, delegado para ir até Roraima acompanhar o caso, e pelo Bispo Diocesano […]
A Diocese de Afogados da Ingazeira acaba de confirmar a morte do Padre Ailton Costa.
Ele teve falência de múltiplos órgãos em decorrência do infarto sofrido na última segunda.
O Bispo Diocesano Dom Limacêdo Antonio acaba de ser comunicado pelo padre Claudivan Siqueira, delegado para ir até Roraima acompanhar o caso, e pelo Bispo Diocesano Dom Evaristo Pascoal Spengler.
Agora, serão tomadas as providências para traslado do corpo até a região, velório e sepultamento. Antes do traslado, haverá uma missa de corpo presente, hoje, às 19 horas, na Igreja Santana, para despedida dos diocesanos de sua área de atuação pastoral.
Quadro irreversível: o quadro já era dado como gravíssimo, com duas paradas cardíacas.
Padre Ailton atuava como Pároco da Área Missionária São Raimundo Nonato, na cidade de Boa Vista. Após uma confraternização dos missionários e missionárias da Diocese, apresentou um mal-estar.
“Após o almoço, foi levado para a sua residência pelos padres diocesanos. No decorrer da tarde passou mal e foi socorrido, levado para o Hospital Cosme Silva, no bairro Pintolândia. Foi prontamente atendido e diagnosticou-se um infarto”.
Segundo a nota, pelas 18 horas sofreu uma parada cardíaca, foi reanimado e entubado. “O Padre Josimar Lobo o acompanhou e lhe ministrou o sacramento da unção dos enfermos. Pelas 21h00 quando seu quadro estva estabilizado foi transferido para a UTI do Hospital Geral de Roraima (HGR).”
Segundo a nota, durante a noite ele teve uma segunda parada cardíaca e a sua pressão arterial estavam sendo controladas com medicação. Seu estado era tido como grave e as notícias seguintes indicavam piora acentuada.
Padre Ailton participou da posse de Diom Limacêdo Antonio da Silva, concelebrou na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios no domingo pela manhã e depois seguiu com Dom Evaristo de volta para Roraima.
História: batural de Carnaíba, ele tem 60 anos e já atuou em outras paróquias da Diocese, como Imaculada Conceição de Flores, São José do Belmonte, São José em Itapetim e Sagrado Coração de Jesus em Tuparetama.
Nascido em 9 de março de 1963 em Carnaíba, foi ordenado em 3 de junho de 1995.
Em novembro do ano passado, foi designado por Dom Egídio Bisol para assumir o serviço missionário à Diocese de Roraima, na periferia da cidade de Boa Vista, juntamente com o Padre Claudivan Siqueira Santos. Antes da missão a Roraima, foi responsável pela Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em São José do Belmonte. Ainda foi Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Tuparetama e na Paróquia de São Pedro, em Itapetim.
Em 2017, participou do ato contra a reforma trabalhista e da previdência com outros sacerdotes da Diocese. Também participou da Jornada Mundial da Juventude, em Cracóvia.
Foi notícia em setembro de 2021, na festa da Penha, quando na homilia fez uma fala contra a política armamentista. “Eu fico, assim, abismado. A gente escuta cada barbaridade que deixa a gente com nojo de cristão postando armas, a arma nossa é a Bíblia! é a palavra de Deus! me desculpem àqueles que vestem camisa com armas, seja de quem for a ideia, mas é péssimo. Não tem nada a ver com Nossa Senhora da Penha, não tem nada a ver com a Maria que a gente conhece, precisamos diante disso abrir nossos corações, mas abrir os olhos, que sejamos de verdade cristãos”, alertou o religioso.
Você precisa fazer login para comentar.