Notícias

Pernambuco sedia curso nacional sobre Gestão Pericial

Por Nill Júnior

Evento é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública e busca fortalecer ações estratégicas de gestão da Polícia Científica em todo País

A prova técnica, obtida por meio da perícia oficial de natureza criminal, é uma das formas mais eficazes de elucidar crimes, parte fundamental no trabalho de identificar e punir os criminosos. Assim, com o objetivo de qualificar a atuação dos profissionais e gestores da área, Pernambuco recebe, a partir desta quarta-feira (23/10), a 2ª Edição do Curso Perícia – Gestão Estratégica, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O evento, que terá início às 8h, será realizado no auditório da Secretaria de Planejamento de Pernambuco, localizada na Rua da Aurora.

Parte do ciclo de treinamentos organizados pela Senasp, o curso é voltado para gestores e administradores que estão à frente da Polícia Científica no Brasil, assim, foca na administração e gestão de unidades periciais, bem como na captação de recursos e planejamento estratégico.

Desse modo, com uma carga horária de 24 horas/aula, os participantes debaterão as principais formas de buscar recursos e investimentos de outros órgãos, focando na melhoria dos resultados, não só para o trabalho da perícia, mas para a segurança pública como um todo. Para tanto, serão abordadas disciplinas como Gestão Estratégica, Orçamento e Captação de Recursos; Gestão de Pessoas; e Gestão Pericial.

“Sediamos esse curso com base na experiência que temos desenvolvido em Pernambuco. Hoje, contamos com um dos laboratórios de análise de DNA mais modernos do país, além de possuir o maior banco de perfis genéticos de condenados pela Justiça, assim, temos servido de referência para os outros estados, além de trabalhar de forma integrada com os aqueles que não dispõem de um instituto de genética”, explica a gerente geral de Polícia Científica de Pernambuco, Sandra Santos.

Serviço: 2ª Edição do Curso Perícia – Gestão Estratégica – SENASP

Data/Hora: 23 a 25/10/2019, das 8h às 19h

Local: Auditório da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco – SEPLAG

Endereço: Rua da Aurora, 1377 – Santo Amaro, Recife – PE

Contato: assessoria de imprensa da SDS – 3183.5370 // 99488.3483

Outras Notícias

Pesquisa BTG/FSB: Lula têm 43% e Bolsonaro 36%

A pesquisa eleitoral BTG/FSB, divulgada nesta segunda-feira (29), apontou as intenções de voto para a presidência da República em todo o Brasil. O ex-presidente Lula (PT) lidera, com 43% das intenções de voto. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) que tem 36% dos votos totais. Em comparação com a última pesquisa BTG/FSB, Lula […]

A pesquisa eleitoral BTG/FSB, divulgada nesta segunda-feira (29), apontou as intenções de voto para a presidência da República em todo o Brasil.

O ex-presidente Lula (PT) lidera, com 43% das intenções de voto. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) que tem 36% dos votos totais.

Em comparação com a última pesquisa BTG/FSB, Lula oscilou negativamente, dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais adotada para esta pesquisa. O petista foi de 45% para 43%.

Já Bolsonaro manteve o mesmo número da última pesquisa eleitoral: 36%. Ciro Gomes (PDT) cresceu além da margem de erro. O ex-governador tinha 6% na última semana e agora marca 9% das intenções de voto.

Simone Tebet (MDB) oscila um ponto positivo e agora tem 4%. Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) empatam com 1%. Brancos e nulos marcaram 0%. Os que não pretendem votar em nenhum são 4% e 3% não sabem ou não responderam.

A pesquisa eleitoral BTG/FSB entrevistou 2000 eleitores por telefone entre os dias 26 e 28 de agosto. Sua margem de erro é de 2 pontos percentuais para um nível de confiança de 95%.

Ideppe e Amupe promovem 1º Curso de Capacitação para Eleições 2020

Evento será realizado no dia 18 de novembro e contará com a participação de diversos nomes do Direito Eleitoral no País Com o objetivo de preparar os gestores candidatos à reeleição no próximo ano e os pré-candidatos, o Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (IDEPPE) e a Amupe  realizam, no dia 18 de […]

Evento será realizado no dia 18 de novembro e contará com a participação de diversos nomes do Direito Eleitoral no País

Com o objetivo de preparar os gestores candidatos à reeleição no próximo ano e os pré-candidatos, o Instituto de Direito Eleitoral e Público de Pernambuco (IDEPPE) e a Amupe  realizam, no dia 18 de novembro, o 1º Curso de Capacitação para Prefeitos – Eleições 2020.

O evento tem o objetivo de repassar para aqueles que vão encarar as urnas as novas regras oriundas da última minirreforma eleitoral, sancionada há cerca de um mês, bem como orientar sobre os principais temas enfrentados na eleição numa linguagem para o candidato. O curso será realizado no Centro de Convenções, das 9h às 18h. As inscrições devem ser feitas no site www.ideppe.com.br.

O evento, que ainda conta com apoio da Comissão de Direito Eleitoral da OAB de Pernambuco, do Tribunal Regional Eleitoral e do Conselho Regional de Contabiliade, contará com a participação de diversos nomes especializados na área Eleitoral para exemplificar as modificações das regras para as campanhas. “A ideia é promover uma ampla orientação para essas pessoas que vão, de fato, enfrentar as urnas e precisam estar bem preparadas para o novo cenário”, explica a presidente do IDEPPE, a advogada Vesta Pires.

Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), o prefeito José Patriota destaca que iniciativa do IDEPPE foi muito oportuna, já que mais de 80% dos prefeitos no Estado podem disputar a reeleição. “AMUPE está abraçando este evento e vai convidar todos seus associados para participar dessa oportunidade, visto que temos excelentes palestrantes, além de um instituto de credibilidade organizando o curso”, afirmou.

A programação terá as seguintes palestras: Alterações nas regras das eleições municipais: minireforma eleitoral, fim das coligações para proporcionais e seus possíveis reflexos nas campanhas de prefeito, com a advogada Diana Câmara; Publicidade Institucional: riscos e cuidados em ano de eleição (compliance), proferida pela advogada Gabriela Rollemberg; Propaganda na Internet: propaganda antecipada, mídias sociais, impulsionamento e fake news, com o doutor em direito constitucional Diogo Rais, que também é consultor do Facebook para as eleições 2020.

Em seguida, a discussão será sobre A nova mídia e os políticos: como se relacionar com a imprensa, com palestra do jornalista Magno Martins. À tarde, haverá explanação de Adriano Oliveira, que integra o Instituto de Pesquisa Sociais Políticas e Econômicas (IPESPE), que falará sobre Pesquisa e Estratégia para o sucesso eleitoral.

“O objetivo do encontro é realmente fazer com que os prefeitos candidatos à reeleição fiquem cientes sobre os diversos aspectos que vão nortear a disputa de 2020, facilitando sua disputa No que tange às regras eleitorais”, explica a advogada Diana Câmara, que é presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PE.

 O Diretor Geral do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Orson Lemos, falará dos Aspectos polêmicos e atuais de financiamento de campanhas e prestação de contas eleitorais. Assessora em Prestação de contas de candidatos e partidos políticos em Pernambuco, Patrícia Gomes encerra a atividade com palestra sobre Arrecadação e gastos de campanha eleitoral na prática. Este painel contará ainda com a participação de Marcos José, chefe do departamento de contas do TRE-PE.

O encerramento ficará a cargo do ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, que fará uma Conferência Magna voltada aos candidatos e falará sobre as expectativas e inovações para as Eleições 2020 do ponto de vista do TSE.

“Patriota está submetido a cuidados mais intensivos”, diz Assessoria

A assessoria do Deputado Estadual José Patriota (PSB) acaba de soltar nota tratando do quadro de saúde do parlamentar. Patriota está internado em um Hospital na capital pernambucana. Segundo o blog apurou, o prefeito Sandrinho foi a Recife juntamente com o advogado Carlos Marques. Patriota está acompanhado da esposa Madalena e dos filhos. Veja nota: […]

A assessoria do Deputado Estadual José Patriota (PSB) acaba de soltar nota tratando do quadro de saúde do parlamentar. Patriota está internado em um Hospital na capital pernambucana.

Segundo o blog apurou, o prefeito Sandrinho foi a Recife juntamente com o advogado Carlos Marques. Patriota está acompanhado da esposa Madalena e dos filhos. Veja nota:

“Em atualização ao quadro de saúde do deputado estadual José Patriota, vimos informar que o tratamento segue os procedimentos indicados pela equipe médica.

Neste momento, Patriota encontra-se em Recife, submetido a cuidados mais intensivos.

O quadro é considerado estável e natural para o estágio do acompanhamento. Seguimos firmes e confiantes na constante evolução. A família agradece por toda atenção e solidariedade”.

Caixa dois sempre foi ‘modelo reinante’ no país, diz Emilio Odebrecht

Extra Em depoimento ao juiz Sérgio Moro, Emilio Odebrecht afirmou que pagamentos não-contabilizados sempre fizeram parte do “modelo reinante” no Brasil. Emilio afirmou saber que existia o uso, por Marcelo Odebrecht, do que a defesa do empreiteiro chamou de “recursos não-contabilizados”, que pode incluir o pagamento de caixa dois em campanhas eleitorais. O juiz Sérgio […]

Extra

Em depoimento ao juiz Sérgio Moro, Emilio Odebrecht afirmou que pagamentos não-contabilizados sempre fizeram parte do “modelo reinante” no Brasil.

Emilio afirmou saber que existia o uso, por Marcelo Odebrecht, do que a defesa do empreiteiro chamou de “recursos não-contabilizados”, que pode incluir o pagamento de caixa dois em campanhas eleitorais.

O juiz Sérgio Moro decretou o sigilo dos depoimentos mas os vídeos vazaram em razão de um erro técnico no sistema de consulta processual da Justiça Federal do Paraná.

“Sim, existia isto já e sempre foi modelo reinante no país e que veio até recentemente. O que houve impedimento a partir de 2014. Até então, sempre existiu. Desde minha época, da época do meu pai e também de Marcelo, sem dúvida nenhuma”, afirmou.

No depoimento, Emilio Odebrecht disse atuar na empreiteira desde 1990 até chegar à presidência-executiva. Ele deixou o comando diário da empresa em 2002. A partir de então, permaneceu apenas como presidente do Conselho de Administração. Em relação ao pagamento de caixa dois, o presidente da Odebrecht novamente reafirmou acreditar que a prática sempre existiu.

“Eu desconfio seriamente que sempre houve, porque na minha época existia doação de campanha oficial e não-oficial de recursos não-contabilizados. Não vejo por que isso não continuou mesmo quando eu não estava na liderança”.

Segundo Emilio, na sua época, o funcionamento do sistema de pagamento de valores eram muito mais simples, uma vez que a empresa atuava, basicamente, em dois negócios, de engenharia e petroquímica. Emilio Odebrecht afirmou que não saberia dizer se Marcelo Odebrecht era o responsável pela estruturação do esquema de utilizaçaõ de empresas offshore.

“Não saberia dizer em hipótese nenhuma. Na minha época, as coisas eram muito mais simples. Não tinha a complexidade que a organização passou a ter a partir de determinado período. Não saberia dizer se ele teve algum envolvimento, se liderou aquilo que chamam erradamente como departamento de propina”, afirmou.

Emílio Odebrecht disse que não sabe dizer se o “italiano” citado nas planilhas da empresa é o ex-ministro Antonio Palocci. Afirmou que existiam várias pessoas dentro da empresa, “companheiros internos”, que muitas vezes ele chamava de “italiano”

“Existem muitos apelidos na organização, eu seria leviano, irresponsável. Ele (italiano) pode ser também nosso Palocci. (…) Não sei dizer se efetivamente era o doutor Palocci, mas com certeza ele também era identificado como italiano”,  disse.

Emílio disse que com certeza os executivos da empresa dialogavam com o governo em busca de soluções para os problemas do país e levavam questões de interesse da empresa.

O empresário disse que sabia que existia valores destinados pela Odebrecht ao PT, mas que não saberia dizer valores, e que estava afastado do comando da empresa desde o início dos anos 2000.

Perguntado pelo juiz Sérgio Moro se tinha ou não conhecimento se Palocci ou o PT receberam pagamentos do departamento de operações estruturadas da empresa, afirmou.

“Teve contribuição, não tenho dúvida. Pode ser que ele foi um dos operadores, um dos que receberam, mas o detalhe disso eu não saberia. Existia a regra: ou não contribuía para ninguém ou contribuiria para todos, mas valor e forma, não tenho esse domínio”.

 

Rogério Lins confirma apoio do MDB a Pedro Alves e Marquinhos

O presidente do MDB de Iguaracy, Rogério Lins, confirmou agora em entrevista ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que apoia as pré-candidaturas de Pedro Alves e Marcos Melo, o Marquinhos, à prefeitura do município. Ele já havia dito que não concordou com a condução da oposição capitaneada por Albérico Rocha. Agora, diz que foi […]

O presidente do MDB de Iguaracy, Rogério Lins, confirmou agora em entrevista ao programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, que apoia as pré-candidaturas de Pedro Alves e Marcos Melo, o Marquinhos, à prefeitura do município.

Ele já havia dito que não concordou com a condução da oposição capitaneada por Albérico Rocha. Agora, diz que foi procurado pelos pré-candidatos Pedro e Marquinhos, que buscaram seu apoio. Ele condicionou o apoio a uma conversa com o prefeito Zeinha Torres.

“O que disse a Zeinha foi que não tinha nenhum interesse em secretaria. Infelizmente foram, feitos comentários maliciosos para tentar nos descredenciar nossa condução”, disse. Ele diz que conseguiu a adesão de todo o MDB, incluindo todos os suplentes e pré-candidato a vereador.

O pré-candidato Pedro Alves agradeceu ao apoio. “Eu ando no município e já senti a importância do apoio de Rogério ao nosso projeto”. Marquinhos destacou que o apoio e o trabalho da gestão Zeinha eram respostas às críticas da oposição.

Nas eleições de 2020, Rogério foi o nome da oposição contra Zeinha Torres. Teve 42,06% dos votos, alcançando 2.872 votos, contra 57,94%, ou 3.957 votos dados ao prefeito reeleito, Zeinha Torres.