Pernambuco registra, em 24 horas, 69 mortes e 2.843 casos de Covid-19
Por André Luis
Um total de 69 mortes por Covid-19 e 2.843 casos da doença foi registrado pela Secretaria Estadual de Saúde de (SES-PE) em Pernambuco nas últimas 24 horas.
Agora Pernambuco totaliza 13.317 mortes pela Covid-19 e 386.027 casos confirmados da doença, sendo 38.960 graves e 347.067 leves.
As mortes desse boletim ocorreram entre 9 de julho do ano passado e essa seguna-feira (19).
Entre os 2.843 casos confirmados hoje, 205 (7%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.638 (93%) são leves.
Blog do Didi Galvão Um jovem foi morto a tiros na noite da sexta-feira (16), após uma discussão política entre eleitores dos candidatos à Prefeitura de Tacaratu. O fato aconteceu no Sítio Gameleira, na zona rural de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco. A informação foi confirmada pela 4ª CIPM. De acordo com informações da Polícia […]
Um jovem foi morto a tiros na noite da sexta-feira (16), após uma discussão política entre eleitores dos candidatos à Prefeitura de Tacaratu. O fato aconteceu no Sítio Gameleira, na zona rural de Tacaratu, no Sertão de Pernambuco. A informação foi confirmada pela 4ª CIPM.
De acordo com informações da Polícia Militar (4ª CIPM), uma guarnição local ao realizar rondas no centro da cidade foi acionada pela Central de Operações, a qual informou que tinha acontecido um homicídio no Sítio Gameleira e a vítima, o jovem Eduardo conhecido por todos como Dudu de 23 anos, havia sido socorrida por populares para o hospital de Tacaratu.
De imediato a guarnição seguiu ao hospital, onde a médica plantonista relatou que a vítima havia dado entrada naquela unidade hospitalar sem os sinais vitais. Testemunhas relataram que o suspeito de idade não informada e a vítima, haviam discutido momentos antes por causa de política.
Segundo informações após a discussão, o suspeito foi até a sua residência e voltou a pé armado com um revólver. Ao se aproximar da vítima, efetuou um disparo no peito esquerdo, em seguida fugiu a pé.
Pesquisa do Instituto Opinião, em parceria com o Blog do Magno, sobre a disputa eleitoral em Sertânia, no Sertão, aponta vantagem para Rita Rodrigues (PSB). Se as eleições fossem hoje, a socialista teria 40,3% dos votos e Pollyana Abreu, do PSDB, 36,9%. Brancos e nulos somam 7,4% e indecisos chegam a 15,4%. Elas empatam tecnicamente […]
Pesquisa do Instituto Opinião, em parceria com o Blog do Magno, sobre a disputa eleitoral em Sertânia, no Sertão, aponta vantagem para Rita Rodrigues (PSB). Se as eleições fossem hoje, a socialista teria 40,3% dos votos e Pollyana Abreu, do PSDB, 36,9%. Brancos e nulos somam 7,4% e indecisos chegam a 15,4%.
Elas empatam tecnicamente no limite da margem de erro.
Na espontânea, modelo pelo qual o eleitor é forçado e lembrar o nome do candidato sem o auxílio da cartela com os nomes de todos os candidatos, os números praticamente se repetem em termos de vantagem para Rita: a candidata do PSB aparece com 25,7% e Pollyanna com 22,9%. São citados ainda Ângelo Ferreira, que não pode mais ser candidato, com 10,3%, e Paulo Henrique, com 0,3%.
Como em Sertânia só há duas pré-candidaturas, o Instituto não mediu a rejeição por considerar, tecnicamente, dispensável. A pesquisa foi a campo entre os dias 26 e 27 de março, sendo aplicados 350 questionários. O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Estratificando a pesquisa, Rita, apoiada pelo prefeito, tem suas maiores taxas de intenção de voto entre os eleitores com renda familiar superior a cinco salários (51%), entre os eleitores com grau de instrução superior (51,4%) e entre os eleitores na faixa etária entre 35 e 44 anos (46,4%). Por sexo, 42,5% dos seus eleitores são mulheres e 37,9% são homens.
Já Pollyanna, a candidata da oposição, tem suas maiores indicações de voto entre os eleitores com grau de ensino médio (38,3%), entre os eleitores com renda familiar até dois salários (39,1%) e entre os eleitores na faixa etária mais jovem, entre 16 e 24 anos (55,1%). Por sexo, 40,8% dos seus eleitores são homens e 33,1% são mulheres.
A modalidade adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A pesquisa está registrada sob o protocolo PE-00119/2024. O levantamento também aferiu a avaliação dos Governos Lula, Raquel e Ângelo Ferreira, atual prefeito do município.
O Governo do presidente Lula é aprovado por 79,7% em Sertânia e desaprovado por apenas 12,6%, enquanto a gestão da tucana Raquel Lyra é aprovada por 50,4% e desaprovada por 29,4%. Já a administração do prefeito Ângelo Ferreira tem aprovação de 63,7% da população e a desaprovação está em 26,6%.
É hora dele, Sandrinho, Patriota, Jucá e Márcia mostrarem grandeza pondo fim a esse jogo de vaidades na região Não bastasse o erro estratégico na organização das medidas mais restritivas por parte da 3a Circunscrição do MP, ao não envolver o Cimpajeú na discussão, unificando qualquer que fosse a decisão; Não bastasse a guerra fria […]
É hora dele, Sandrinho, Patriota, Jucá e Márcia mostrarem grandeza pondo fim a esse jogo de vaidades na região
Não bastasse o erro estratégico na organização das medidas mais restritivas por parte da 3a Circunscrição do MP, ao não envolver o Cimpajeú na discussão, unificando qualquer que fosse a decisão;
Não bastasse a guerra fria entre os prefeitos da região, envolvendo os que aderiram e os que não aderiram às medidas mais restritivas, com erros de todos os lados – a exposição de Márcia Conrado por Sandrinho Palmeira, o sim da prefeita que teria virado não e todas as consequências ruins para a região, que precisa de mais unidade que picuinhas;
Quando precisávamos de um bombeiro para apaziguar e liderar um esforço para uma pedra no assunto, eis que de um dos líderes dos quais se esperaria um agitar de bandeira branca por tantas causas regionais onde a unidade é necessária, vem mais ataques a prefeitos e promotores da região.
O pior, usando um dado sabidamente equivocado. O ex-prefeito Luciano Duque usou um dado incorreto, como admite o próprio MP, para atacar e dividir em tom jocoso.
Ao Farol de Notícias disse que o “lockdown” de 5 dias adotado nas 12 cidades do Pajeú mais Sertânia não funcionou como se esperava.
“Os municípios de maior isolamento assim como Serra Talhada seguiram o modelo proposto pelo Governo do Estado em obediência ao decreto proposto. E os 13 municípios do Pajeú, apesar de adotarem um modelo mais rigoroso, não lograram êxito”, disse em tom crítico.
Mas o dado é irreal. E não precisa ser especialista. As treze cidades tiveram grande queda na circulação de pessoas como comprovadamente foi relatado. E tecnicamente já houve antes da fala de Luciano um esclarecimento do próprio MP, que ele sequer considerou.
O promotor Aurinilton Leão Sobrinho já havia afirmado que o Painel de Isolamento Social do MPPE em parceria com a In Loco não está funcionando, pelo menos desde o dia 23/03/2021. E antes disso já apresentava distorções e inconsistências relativamente aos Municípios do interior do Estado.
“Atualmente, o Painel de Isolamento Social não serve de parâmetro para a aferição do índice de isolamento social em nenhum Município do Sertão e, provavelmente, de nenhum Município de Pernambuco”.
A própria empresa In Loco está anunciando publicamente essa informação em seu site.
“Portanto, as conclusões relativas à baixa adesão são inadequadas, não apenas por se basearem numa ferramenta descontinuada, mas sobretudo por não considerar a realidade vivida nos 13 Municípios e os dados empíricos ilustrados pelas ruas desertas e estabelecimentos fechados”, concluiu.
Tanto que o Procurador Geral de Justiça, Paulo Augusto de Freitas Oliveira publicará uma nota e o portal será temporariamente desativado.
Ou seja, pra criar mais divisão, Duque descredencia e ridiculariza, despreza argumentação do próprio MP.
Basta! A hora não é de divisão. Observar se haverá ou não resultados práticos nas treze cidades que adotaram as medidas e nas cinco que não o fizeram é tarefa importante, sem estar buscando agora provar quem está certo ou não. Enquanto esse debate infantilizado toma o Pajeú, morrem de Covid pessoas em Serra, Afogados, São José do Egito, Tabira e outras cidades sertanejas.
É hora de maturidade. Duque, Sandrinho, Márcia, Patriota, Paulo Jucá e tantos outros nomes importantes devem dar à região uma demonstração de grandeza, espírito público e real defesa da região. Chega! Esse joguinho de vaidades e do querer ter razão já cansou e só contribui para o alastrar da pandemia…
Nesta semana, a gestão do Governo Municipal de Sertânia recebeu na cidade a comitiva da Universidade Federal de Pernambuco. Na última terça-feira, dia 26, houve uma reunião de escuta, na sede do Nemip, sobre as necessidades do município e da região para os cursos que, inicialmente, serão implementados em Sertânia. São eles: Administração Pública; Licenciatura […]
Nesta semana, a gestão do Governo Municipal de Sertânia recebeu na cidade a comitiva da Universidade Federal de Pernambuco. Na última terça-feira, dia 26, houve uma reunião de escuta, na sede do Nemip, sobre as necessidades do município e da região para os cursos que, inicialmente, serão implementados em Sertânia. São eles:
Administração Pública; Licenciatura em História; Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente; Engenharia de energias renováveis; Medicina Veterinária; Medicina.
Já na quarta-feira, dia 27, o prefeito Ângelo Ferreira se reuniu com o reitor Alfredo Gomes e a equipe da UFPE, na Prefeitura.
Em seguida, a comitiva realizou a visita ao prédio onde será instalado o Campus, com as aulas começando já no segundo semestre de 2025.
A Prefeitura cedeu esse prédio, onde seria a nova sede da Secretaria de Educação para instalar o Campus, de forma provisória e até que as obras de construções dos prédios definitivos fiquem prontas.
No terreno, às margens da rodovia PE-280, foi realizado ainda o lançamento da Pedra fundamental da construção do Campus da UFPE Sertão. O plantio de um Jequitibá marcou esse momento histórico para o município.
Estiveram presentes o prefeito Ângelo Ferreira, o reitor Alfredo Gomes, o vice-reitor Moacir Araújo, o superintendente de projetos e obra da UFPE, Carlos Falcão, a pró-reitora de graduação da UFPE, Magna Silva, os vereadores Antônio Henrique Ferreira (Presidente da Câmara), Tadeu Queiroz, Rita Rodrigues, Washington Passos, Marinho do Ônibus e Niltinho Souza, além dos secretários municipais Simoni Laet, Renato Remígio, Neto Cajueiro, Marco Ferreira, Tácio Henrique, Alexandre Laet, Jozenilda Batista, Mariana Araújo, Laís Alves, Wanderley Freitas, Irineu Cordeio, Ana Cristina Leandro e Marcelo Patu.
Pesquisa da Simplex/CBN, divulgada nesta segunda-feira (01.08), aponta a vantagem de Teresa Leitão para o Senado. A petista lidera as intenções de voto com 12,1%, seguida por Gilson Machado (PL – 8,5%) e André de Paula (PSD – 6,5%). A margem de erro é de 3%, o que significa que os três estão tecnicamente empatados. […]
Pesquisa da Simplex/CBN, divulgada nesta segunda-feira (01.08), aponta a vantagem de Teresa Leitão para o Senado. A petista lidera as intenções de voto com 12,1%, seguida por Gilson Machado (PL – 8,5%) e André de Paula (PSD – 6,5%).
A margem de erro é de 3%, o que significa que os três estão tecnicamente empatados.
Para a deputada estadual, que é líder do PT na Assembleia Legislativa, o resultado da pesquisa “é uma boa notícia”. No entanto, ela prefere manter a prudência: “a campanha ainda nem começou”.
“Eu tenho sentido muita receptividade. Ser a senadora de Lula, indicada por Lula, é algo muito forte. Além disso, sou a candidata da maior coligação do estado, a Frente Popular, e tenho minha própria história política de sindicalista e deputada estadual no quinto mandato consecutivo”, avalia.
“Fico feliz com o indicativo da pesquisa, mas sou muito pé no chão. Sei o tamanho da responsabilidade que tenho”, disse a pré-candidata ao Senado pela Frente Popular. “A campanha ainda nem começou. A maioria das pessoas ainda nem sabe quem vai ser candidato. Vou continuar meu trabalho, visitando os municípios, conversando com as pessoas, como tenho feito”.
Você precisa fazer login para comentar.